03/06/17
Empresa de ônibus terá que emplacar seus veículos em Itaúna
A Câmara Municipal de Itaúna aprovou o projeto do vereador Alexandre Campos, que institui a "Semana de Combate à Corrupção Eleitoral e Valorização da Ficha Limpa". Serão realizados eventos de conscientização para jovens e eleitores com o objetivo de impedir a compra e venda de votos e demonstrar ao eleitorado como identificar um mau candidato.
Para o presidente da Casa, Marcinho Hakuna, o projeto contribuirá para a melhoria da cidade como um todo. "Todos os mecanismos de combate à corrupção e ao mau político são válidos. Itaúna só tem a ganhar".
Outro projeto aprovado obriga a Autotrans, a emplacar, em Itaúna, os veículos que rodam na cidade.
O vereador Antônio de Miranda lembrou que a obrigatoriedade já está em contrato, mas não é cumprida. "É importante aprovarmos a lei para que possamos trazer o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, para a cidade. É aqui que os ônibus rodam e é aqui que o imposto deve ficar" complementa.
Atualmente a frota é emplacada em Carmésia, Município mineiro de pouco mais de cinco mil habitantes. Por uma lei municipal, aprovada na década de 80, naquele Município, parte do IPVA destinado à cidade é restituído ao frotista e empresas de transportes que lá fizerem o emplacamento.
O vereador Antônio José de Faria Júnior – Da Lua, teve aprovada sua proposta de Moção de Aplausos ao Tiro de Guerra 04-009.
O subtenente chefe da Instrução do Tiro de Guerra – TG 04-009, Wilson Geraldo de Oliveira e o subtenente Wagson Fernandes Pinheiro acompanharam a votação.
Também foram aprovados Moção de Apoio aos agentes penitenciários e diploma de Mérito Esportivo ao jogador itaunense Pedro Henrique Souza Lopes, que hoje defende o Atlético Mineiro, em suas categorias de base.
A vereadora Márcia Cristina Silva Santos pediu mudanças na marcação de exames e contratação urgente de médicos pediatras e endocrinologistas. "É claro e notório que vimos vários médicos contratados pela administração. Mas hoje temos uma grande dificuldade de pediatras e endocrinologistas no pronto-socorro e PSFs."
O vereador Hudson Bernardes quer que a Câmara discuta sobre a reintegração dos servidores imposta pela Justiça esta semana. O assunto veio à tona depois de publicada reportagem que tornou pública a decisão da Justiça a favor dos demitidos.
O advogado do SINDSERV, Marcos Penido, responsável pela defesa dos servidores, será convidado a dar esclarecimentos.
A vereadora Otacília Barbosa , na época procuradora do Município, pediu que os procuradores que atuaram no mandato do ex-prefeito Osmando Pereira sejam também convidados a participar do debate.