04/02/17
Cidade vai receber UTI Móvel em 60 dias
A vereadora Gláucia Santiago anunciou na reunião da Câmara Municipal de Itaúna nesta semana, duas grandes conquistas de seu mandato para a saúde pública municipal. A primeira delas é sobre a vinda do caminhão de mamografia que estava agendado para Itaúna, mas teve sua vinda suspensa em 20 de janeiro, conforme foi noticiado pelos jornais e demais mídias itaunenses.
Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, Gláucia Santiago conseguiu reverter a suspensão e a vinda do mamógrafo foi reprogramada para este mês de fevereiro. O serviço faz parte do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama e é de grande importância para as mulheres itaunenses, já que a cidade não possui um mamógrafo na rede pública e os agendamentos para o exame fora da cidade muitas vezes esperam meses.
A segunda notícia dada pela vereadora na reunião do Legislativo foi muito comemorada por todos os seus colegas vereadores. Gláucia conseguiu junto à Secretaria Estadual de Saúde uma Unidade de Saúde Avançada, a chamada USA. O veículo é uma Unidade de Tratamento Intensivo Móvel - UTI Móvel. A vinda deste veículo, que deve ser em 60 dias, vem resolver um grande problema do Município. Até a data de hoje apenas duas ambulâncias prestam serviço na cidade, ambas do SAMU. O Hospital Manoel Gonçalves não possui tal equipamento e todas as vezes que precisa fazer uma transferência hospitalar de paciente que necessita dos recursos de uma UTI Móvel, tem que pedir uma das ambulâncias do SAMU, o que deixa a cidade desprovida do serviço de emergência por pelo menos 4 horas.
Com a vinda de uma USA para o Hospital Manoel Gonçalves o Município terá garantia de que o transporte de seus pacientes será feito de forma adequada, segura, sem prejudicar os serviços do SAMU.
Gláucia contou aos colegas edis a boa receptividade e apoio que teve na Secretaria de Estado pelo secretário estadual de Saúde, deputado Sávio Souza Cruz e do secretário adjunto, Nalton Sebastião Moreira da Cruz. Na entrega da UTI Móvel ao hospital Manoel Gonçalves, prevista para o prazo de dois meses, ambos estarão na cidade ao lado da vereadora Gláucia Santiago para entregar ao Município o benefício.