04/02/17
Padre Everaldo Quirino assume Paróquia de Sant’ana de Itaúna
Prof. Luiz MASCARENHAS*
O repicar dos sinos da Matriz de Sant’ana de Itaúna, da Diocese de Divinópolis, anunciava alegremente a posse de mais um padre na direção espiritual desta veneranda Comunidade de Fé!
Reunida grande massa de fiéis - na tarde do sábado, dia 28 de janeiro do corrente ano- que se acotovelou no principal templo católico da cidade, afim de prestigiar o estimado vigário paroquial; que, em suas palavras, não estava a chegar; mas a mudar de função e assim colocar sobre os ombros a gestão administrativa e pastoral da Paróquia Sant’ana de Itaúna- dentro dos seus 176 anos de profícua existência e correspondendo ele ao 17º sacerdote que governará os destinos desta parcela do rebanho de Cristo na Igreja Particular de Divinópolis!
A solenidade foi presidida, com grande maestria, pelo revmo. Vigário Geral da Diocese, Pe. Paulo Sérgio Diniz Mendes que - representando o exmo.revmo. bispo diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos – passou às mãos do revmo. Pe. Everaldo Quirino Ferreira, a provisão episcopal que o investiu nas funções de Administrador Paroquial de Sant’ana de Itaúna.
Este importante documento, foi lido pelo revmo. Pe. Marcelo Geraldo, sendo ao final passado para as mãos do empossado pelo Vigário Geral, sob efusivos e calorosos aplausos da assembleia ali reunida. Ainda prestigiaram o ato solene , os revmos. Mons. Paulo Pereira e Pe. Gilmar Pinheiro Marques. A Santa Missa foi abrilhantada pelo Coral Sant’ana, sob a batuta do Maestro Carlos Henrique, que pela música e vozes, dignificaram ainda mais o serviço litúrgico.
Uma vez proclamado o evangelho das Bem aventuranças ( Mt 5,1-12ª ), de modo muito feliz e eloquente pelo sr. Vigário Geral, de modo a aprofundar nos corações a busca incessante pela verdadeira felicidade- não depositada nos bens deste mundo- mas guardada nos tesouros espirituais da Palavra Eterna contida nos planos da salvação traçados e queridos pelo Coração de Jesus para o imenso benefício de todos os homens!
Foram diversas e significativas as manifestações de carinho e afeto para com o revmo. Pe. Everaldo Quirino. Tornou-se praxe em nosso bispado, conceder-se primeiramente a função de Administrador Paroquial ao padre que assume a direção de uma paróquia, para somente após o interregno de um ano, dar-lhe a provisão como Pároco, nos ditames do Direito Canônico.
O revmo. Pe. Everaldo Quirino é natural de Mateus Leme; aonde nasceu a 24 de dezembro de 1974 ( 43 anos), filho de Ismair Quirino Ferreira e Laíde Custódia Ferreira. Recebeu sua ordenação sacerdotal das mãos de nosso –hoje bispo emérito – Dom José Belvino do Nascimento, a 19 de agosto de 2005, na Igreja de São José em Serra Azul. Aqui na Paróquia de Sant’ana. Exercia a função de vigário paroquial; sendo o Pároco Pe. Francisco Cotta de Oliveira; que após um exitoso paroquiato de resgate e valorização e reavivamento dos trabalhos paroquiais e uma reinserção da paróquia no cenário social de Itaúna, assume agora a importante e histórica Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de Pitangui- da qual as terras de Sant’ana de Itaúna se desmembraram.
Igualmente assume neste contexto, o revmo. Pe. Adriano José de Oliveira, divinopolitano, de 41 anos, como vigário paroquial de Sant’ana de Itaúna. Portanto, a Paróquia de Sant’ana doravante, ficou assim munida de sacerdotes: Pe. Everaldo ( Administrador Paroquial), Pe. Adriano José ( vigário paroquial), Pe. Joaquim Antônio ( de 62 anos - vigário paroquial- contudo, dado sua frágil situação de saúde, impossibilitado de exercer suas funções) e Pe. Bento Mateus Borges ( de 73 anos ) como colaborador.
Achegando-vos a Ele, a Pedra Viva, rejeitada pela humanidade, mas eleita e preciosa para Deus, 5vós também, como pedras vivas, sois edificados como Casa espiritual, com o propósito de serdes sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo...( 1 pedro 2).
*Bacharel em Direito / Licenciado em história pela Universidade de Itaúna
Historiador/ Escritor/ 1º secretário da Academia Itaunense de Letras
Autor de “Crônicas Barranqueiras” e coautor de “Essências” e “Olhares Múltiplos”/
Diretor da E.E. “Prof. Gilka Drumond de Faria”
Cidadão honorário de Itaúna