04/02/17
Neider sela parceria com AIDA e reafirma compromisso com os cuidados de animais de rua
Adequações às instalações do Centro de Zoonoses, onde são realizadas as castrações, estão previstas pela Prefeitura
O crescimento da população de cães de rua nos últimos anos se tornou um problema de saúde pública, além de gerar muitos transtornos para os moradores de diversas regiões da cidade. Nesta semana, a nova administração deu mais um passo no sentido de solucionar a questão, atendendo a uma cobrança antiga da comunidade. O prefeito Neider Moreira se reuniu com representantes da Associação Itaunense de Defesa Animal e Ambiental – AIDA – nesta quinta-feira, 26 de janeiro, e selou com a entidade a necessidade de instituir parcerias.
A partir de agora, o Município concederá apoio às ações para o cuidado e proteção aos animais de rua. Durante a conversa com os voluntários, o chefe do Executivo reafirmou o compromisso de garantir condições ao trabalho da Organização Não Governamental – ONG. E, a primeira providência para isso será a adequação pela Prefeitura das instalações do Centro de Controle de Zoonoses, onde funciona o canil, para a retomada das castrações, que ficarão também sob a responsabilidade do Município.
Outra reunião está marcada para o dia 02 de fevereiro. Na ocasião, Neider e representantes da AIDA discutirão os ajustes necessários ao novo convênio em relação aos aspectos jurídicos. “Faremos o que for preciso, dentro da legalidade, para resolver essa situação, pois, a quantidade de cães abandonados pelas vias públicas é enorme. As medidas previstas vão garantir que eles recebam cuidados e sejam castrados em um lugar adequado, com as condições necessárias para as intervenções”, comenta o prefeito.
O Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais já está em vigor e prevê o cadastramento de cães e gatos, incluindo os da zona rural, além da esterilização e campanha de conscientização da comunidade sobre a importância da posse responsável. A fiscalização, a cargo da Gerência de Vigilância em Saúde, foi intensificada.