05/05/18
I taúna tem 5 escolas selecionadas para 2ª edição do "Meu Primeiro Negócio"
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e a Junior Achievement, divulgou, o resultado final da segunda edição do programa Meu Primeiro Negócio, com a lista das 400 escolas escolhidas que receberão a iniciativa em 2018. As 400 escolas são de 199 cidades do Estado e foram selecionadas entre 808 instituições inscritas, de mais de 300 municípios mineiros. A ação tem o apoio das entidades ACE Itaúna, CDL Itaúna e Sindicomércio.
Em Itaúna, as 05 escolas estaduais selecionadas foram: Escola Estadual de Itaúna, Doutor José Gonçalves, Victor Gonçalves de Souza, Professora Geralda Magela Leão de Melo e Professora Gilka Drumond de Faria.. De acordo com o agente de inovação do estado, Thiago Oliveira, tantas escolas selecionadas, mostram o reflexo dos resultados colhidos em 2017. "Muitos alunos despertaram para o mundo do empreendedorismo durante o programa. Muitos que nem imaginavam, agora são donos de seus próprios negócios," comenta o agente. A proposta, segundo ele, é sempre mostrar novos caminhos e inovar. "Hoje o mercado de trabalho precisa de inovação, de novos caminhos para esses meninos se desenvolverem", admite. Em cada escola, também é escolhido um orientador, muitas vezes, o próprio professor.
Na região centro-oeste, o Meu Primeiro Negócio conta com o apoio do Libertas Valley - ecossistema local de startups, tanto na divulgação quanto cedendo voluntários, palestrantes e mentores para as turmas.
Como funciona: O programa tem como objetivo promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais, por meio da criação e gestão de empresas estudantis. A segunda rodada será realizada com a mesma metodologia utilizada no ano passado. Serão 12 semanas em que os participantes aprenderão conceitos de mercado, comercialização e livre iniciativa, sendo acompanhados por profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Como resultado, os jovens serão imersos em uma jornada de educação empreendedora do começo ao fim do programa, tendo, assim, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com mais capacitação.
Voluntários: Para acontecer, o programa precisa de voluntários. Para participar como voluntário e mentor dos jovens, basta que o interessado preencha o formulário com seus dados pessoais até o dia 10 de maio de 2018. A inscrição consiste em um pré-cadastro de interesse para ser voluntário do programa em 2018. O formulário está disponível em meuprimeironegocio.mg.gov.br.
Para ser voluntário do programa, é necessário ter mais de 18 anos completos até a data de divulgação dos voluntários participantes; ter experiências profissionais e/ou acadêmicas preferencialmente correlacionadas às seguintes áreas de atuação: finanças, negócios, marketing, recursos humanos e produção; identificar-se com iniciativas empreendedoras e com os objetivos do Programa Meu Primeiro Negócio; e ter habilidade para trabalhar com adolescentes e jovens em diferentes ambientes sociais.
O grupo de voluntários é composto em média de cinco pessoas por Miniempresa, sendo divididos nas áreas de produção, marketing, finanças, RH e diretoria geral. Cada grupo de voluntários é responsável por atuar em uma escola, presencialmente, por 12 semanas. O encontro é semanal com duração de 3h30min no contra turno escolar, de acordo com a disponibilidade do voluntário.
Os selecionados receberão um treinamento sobre o programa e serão acompanhados durante as 12 semanas por um agente local e/ou por um professor responsável. Eles serão responsáveis por orientar os estudantes a criar e operacionalizar a Miniempresa; deverão agir como mediadores para garantir o bom relacionamento da equipe. Além de compartilhar sua experiência profissional com os jovens, visando seu aprendizado.
Para outras informações: meuprimeironegocio.mg.gov.br.