08/04/17
Anvisa define nova composição da vacina contra gripe para 2017
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a nova composição da vacina contra gripe que estará disponível no País em 2017. A vacina trará uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1.
Todo o ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova uma nova composição da vacina Influenza que considera novos vírus circulantes no País e no mundo.
 
Vacinação
O SUS e o Ministério da Saúde promovem, anualmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A ação acontece entre abril e maio. Em Itaúna a vacinação tem início no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio. O Dia D da campanha será 13 de maio.
Os grupos mais vulneráveis devem se vacinar todos os anos. Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e populações indígenas devem ir até um posto de vacinação para se protegerem contra a gripe.
 
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.