08/04/17
Mês da Mulher encerra com palestra 
As comemorações pelo mês da Mulher em Itaúna foram encerradas no dia 31 de março com palestra sobre os direitos da mulher. Realizada no Teatro Sílvio de Mattos pela psicóloga Luciana Crepaldi (foto) trouxe à tona a importância de políticas públicas voltadas à valorização e equiparação dos direitos das representantes do sexo feminino. A primeira-dama do Município, Daniela Cristina Nogueira Melo, professoras de várias escolas municipais, representantes da Secretaria de Assistência Social, comunidades terapêuticas, vereadoras e o delegado Jorge Antônio Pereira de Mello, contribuíram para o sucesso do evento.
O representante da Polícia Civil elogiou a iniciativa da administração municipal. "É preciso que se fale sobre o assunto e estabeleça de maneira bem clara os direitos da mulher. A informação é uma importante forma de prevenção contra a violência de gênero", analisou.
A palestrante Luciana Crepaldi, especialista em criminologia, é fundadora da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres em Minas Gerais. Luciana trouxe esclarecimentos sobre o funcionamento e o avanço da legislação em defesa da mulher, com destaque para a lei Maria da Penha, que dispõe sobre a violência doméstica, e a recém-aprovada lei que caracteriza o feminicídio, termo que descreve o crime de ódio baseado no gênero.
Ao final do encontro, o secretário de Assistência Social, Élvio Marques, destacou os objetivos da administração municipal com foco para o trabalho de mobilização e educação social para a construção de uma sociedade mais justa. Ressaltou ainda a parceria promovida com a Comunidade Mães e Filhos, apoiadora do evento. "Precisamos que o trabalho seja contínuo e faremos isso, buscando junto à sociedade, entidades organizadas e autoridades competentes, soluções no sentido de coibir a criminalidade e acolher as vítimas. Todos podem participar e se engajar nesta luta conosco", afirmou.
A primeira-dama do Município, Daniela Cristina Nogueira Melo, falou da importância das lutas por direitos e resumiu o encontro. "As conquistas das mulheres mobilizaram os governos ao longo do tempo a adotarem uma nova postura de defesa e valorização da mulher. Hoje, o Município conta com vários equipamentos, programas sociais e projetos voltados para as itaunenses como forma de reconhecer a importância da mulher na sociedade moderna", analisou.