13/05/17
Projetos instituem o dia do Rotary e da Maçonaria
O Projeto de Lei 55/2017, de autoria dos vereadores Alexandre Campos e Silvano Gomes, que institui o "Dia Municipal do Rotary Club", a ser comemorado no dia 10 de dezembro foi aprovado por unanimidade na reunião desta semana, do Legislativo itaunense.
A data da comemoração foi corrigida já que o "Dia Internacional do Rotary" é dia 23 de fevereiro.
Em Itaúna existem três Rotary's: Cidade Educativa, Cidade Universitária e Rotary Itaúna.
A redação da lei pode ter ainda alteração para "Dia Municipal do Rotary" excluindo a palavra "club" para que os três clubes sejam homenageados na data.
Os dois vereadores apresentaram projeto igual para o "Dia Municipal da Maçonaria". Este também foi aprovado por unanimidade.
O Projeto de Lei 52/17 do vereador Iago Prachana Jack que institui o programa municipal "Adote uma Escola", para incentivar pessoas físicas e jurídicas a contribuírem para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública municipal recebeu pedido de vistas do vereador Da Lua, o que teve aprovação dos vereadores.
Limite para emissão de odores pelas indústrias
O Projeto 29/17 de autoria das vereadoras Márcia Cristina e Otacília Barbosa fixa limite para a emissão de substâncias odoríferas. Elas justificaram dizendo que "os moradores do Município de Itaúna, especialmente os que se encontram em algumas comunidades rurais, tem sofrido muito nos últimos anos pelo lançamento de fortes odores na atmosfera de nosso Município."
O vereador Giordani Alberto perguntou como seria aplicada a lei para as indústrias já instaladas.
Otacília respondeu que a lei estabelece o prazo de um ano para as empresas se adaptarem aos limites que forem estabelecidos pelo poder público.