13/05/17
Maio é mês de mobilização contra acidentes de trânsito
O Município de Itaúna integra-se ao movimento do Maio Amarelo, com ações educacionais de segurança no trânsito. A mobilização nacional visa chamar a atenção de toda a sociedade para o problema dos acidentes nas estradas, ruas e rodovias, responsáveis por altos índices de mortos e feridos. O objetivo é mobilizar a sociedade civil para discutir segurança viária e colocar em prática ações que propaguem esse conhecimento.
No Município, a Gerência Municipal de Trânsito está articulando juntamente a empresas, entidades e órgãos públicos, como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, para a oferta de ações educativas e palestras, buscando a conscientização sobre boas práticas no trânsito. "O Poder Público é um mobilizador e, por meio das abordagens promovidas durante o Maio Amarelo, a população será estimulada a adotar boas escolhas para salvar vidas. Nosso objetivo é alertar a todos sobre decisões tomadas no dia a dia que podem evitar acidentes, como não dirigir usando o celular, não ingerir bebida alcoólica e assumir a direção do veículo, não invadir o sinal vermelho, além de sempre usar o cinto de segurança e capacete", explicou o gerente de Mobilidade Urbana, Audrey Juliano Ferreira Leite.
O lançamento da campanha com ações efetivas foi na manhã desta quinta-feira, 11 de maio, na sede do Tiro de Guerra, com a participação de 90 atiradores. "As atividades são inclusivas e a mobilização cumpre o propósito de ser educativa a partir do momento que promove a conscientização desse jovens, com idade de 18 anos, e que estão ingressando no trânsito da cidade", afirmou a gerente de Planejamento Viário, Cíntia Valadares.
Para o chefe da instrução do Tiro de Guerra 04-009, subtenente Wilson Geraldo de Oliveira, e o instrutor do TG, subtenente Wagson Fernandes Pinheiro "o maior patrimônio do ser humano é a vida. E, o encontro proposto pela Prefeitura com os atiradores consolida esse e outros valores, fundamentais para a formação cidadã", afirmaram.
 
Mais ação
Ao longo do mês mais ações serão propostas envolvendo grande parte da sociedade nessa campanha de mobilização. Nas próximas semanas, está prevista a visita às escolas de nível médio, fortalecendo o alcance do "Maio Amarelo" e blitz educativa.
O tema da campanha deste ano, "Minha escolha faz a diferença", é um alerta para que condutores e pedestres adotem posturas corretas no trânsito. A marca que simboliza a conscientização é o laço da cor amarela, segmentando a mesma proposta de mobilizações já bem-sucedidas, como o combate ao câncer de mama e próstata (outubro rosa e novembro azul).