15/04/17
Hudson propõe reunião de concursados com prefeito para conhecimento dos entraves
Novamente a Câmara Municipal de Itaúna recebeu aprovados do concurso da Prefeitura de Itaúna, realizado no ano passado, insatisfeitos com a decisão do prefeito Neider Moreira em suspender a homologação e permitir que a polêmica se arraste para mais seis meses.
Todos os vereadores foram solidários com os aprovados e, mais uma vez, pediram agilidade na solução deste impasse. O vereador Hudson Bernardes, líder do prefeito, propôs uma reunião entre todas as partes envolvidas com o prefeito Neider para as 11 horas de quarta-feira, dia 12 de abril. Como a Câmara entrou em recesso na quarta-feira, ao meio dia, o jornal não conseguiu informações sobre a reunião.
O Projeto de Lei Ordinária 24 2017 que ratifica os atos do prefeito Neider Moreira para a realização do carnaval 2017 recebeu sete votos favoráveis e sete contrários. O Presidente da Casa, Marcio Gonçalves, deu seu voto minerva aprovando o PLO. contrários. Os vereadores Antônio Da Lua e Iago Souza não votaram por estarem ausentes na sessão.
Também foi para votação o Projeto de Lei Ordinária 38 2017 que permite a cessão de servidores (Associação das Pessoas Deficientes Físicas de Itaúna – Adfi / Pça Esportes Nossa Senhora Aparecida – Lourdes Tênis Clube). O vereador Alex Artur pediu vistas.
Aprovado ainda Projeto de Lei Ordinária 39 2017 que autoriza o Executivo a concessão de subvenção a creches.
Com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária 41 2017 será criado o programa "Empresa Amiga do Esporte e o "Selo Empresa Amiga do Esporte".
Renúncia e indicações
O vereador Alex Arthur comunicou sua renúncia ao cargo de membro da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Meio Ambiente da Câmara; e fez solicitação ao Executivo para Operação Tapa-buracos nas ruas do bairro Antunes; solicitou a implantação de traffic-calming nas ruas Sete de Setembro e Virgílio Gonçalves, bairro Garcias; instalação de um braço médio com luminária de vapor de sódio de 100 watts na rua Boa Esperança (Antunes); sinalização e implantação de traffic-calming na Av. Albino Santos (Garcias); melhorias na iluminação da via que liga as comunidades de Lopes e Campos; sinalização de solo com preferência de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais na Rua Manoel Zacarias (Garcias); manutenção da sinalização nas ruas do bairro Piedade; limpeza e capina em todas as ruas do bairro Vila Nazaré; corte de tronco de árvore na Rua Antônio Pércope (Garcias); manutenção da sinalização das ruas do bairro Novo Horizonte; criticou a qualidade do serviço de limpeza realizado na Av. Chico Morais; reforçou ser contra a terceirização da coleta de lixo; pediu maior agilidade na Operação Tapa-buracos.
Alexandre Campos – pediu informações sobre a execução e fiscalização da Lei Municipal nº 3.648/2001, que versa sobre a "meia passagem estudantil"; solicitou o asfaltamento das ruas Bustamante e Volnei Soares, Centro; drenagem, retirada de cupins, limpeza, colocação de grades, portões e alambrados nas laterais do "Campão" da Praça de Esportes do bairro de Lourdes; designação de seguranças para atuar de forma permanente no Morro do Bonfim; agradeceu o Secretário de Esportes, Gustavo Barbosa, pelas solicitações atendidas; parabenizou e agradeceu ao atendimento do pedido de limpeza da Av. São João.
Anselmo Fabiano – solicitou a criação de um ponto de ônibus na Av. Albino Santos, antes da travessia da linha férrea; implantação de traffic-calming nas Ruas Virgílio Gonçalves, Zé Cavaquinho e Av. Albino Santos; revitalização da Praça do bairro Garcias; reforçou a necessidade de uma limpeza mais efetiva e cuidadosa na estrada dos Campos.
Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – solicitou a limpeza do Campo Divininho, no bairro das Graças; asfaltamento da Rua Joaquim Soares Nogueira (Parque Jardim); autuação do proprietário de um lote na esquina da Rua Assucena com Rua Hortência (Vila Washington), para limpeza do imóvel; ampliação dos horários de transporte coletivo para atendimento aos moradores do bairro Piaguassu. Justificou sua ausência por problemas de saúde.
Antônio de Miranda – pediu informações sobre os servidores contratados nos meses de fevereiro e março de 2017; solicitou Tapa-buracos nas ruas dos bairros Leonane, Irmãos Auler, Padre Eustáquio, Vila Vilaça e Vila Tavares; asfaltamento da Rua Ivo Teixeira (Vale das Aroeiras); asfaltamento da Rua Izaurino do Vale (Vila Tavares); elaboração de projeto de lei alterando a Lei 3.991/2005, autorizando redução da jornada de trabalho de servidores públicos municipais legalmente responsáveis por pessoa portadora de necessidades especiais; asfaltamento da Rua Antônio Vilaça (Várzea da Olaria); instalação de equipamentos de esporte e lazer na área do bairro Parque Jardim onde funcionou a antiga Usina de Lixo; asfaltamento das ruas Raimundo Batista e Sidney Drumont, bairro Nogueira Machado; reforma do PSF do bairro Pio XII; instalação de lixeira comunitária na Rua João Ferreira da Silva, entre as praças do Veredas I e II; asfaltamento da Av. São João no bairro Nova Vila Mozart; Tapa-buracos na Av. Mozart Machado (Lourdes); Tapa-buracos na Av. Dorinato Lima (Lourdes); calçamento na Av. das Garças, antiga Rua Três, (Recanto dos Pássaros).
Giordane Alberto – implantação de placas indicativas e informativas de horários e itinerários de ônibus nos principais pontos da cidade; instalação de mais lixeiras na Praça Celi da Av. Jove Soares; asfaltamento de buraco deixado por obra do SAAE em frente a Escola Dr. Augusto Gonçalves; Operação Tapa-buracos em todas as ruas do bairro das Graças; criação de projeto de aquisição de guaritas de ônibus.
Gláucia Santiago – solicitou a revitalização da Rua Eliza Inácia Soares (Centro); instalação de traffic-calming na Rua Franciso Alberto (Várzea da Olaria); reforma geral do Centro Comunitário do bairro Irmãos Auler; captação pluvial na Rua José de Alencar (Irmãos Auler); instalação de academia ao ar livre nas ruas Jorge Antônio da Fonseca e Antônio José dos Santos, bairro Aeroporto; parabenizou o vereador Hudson Bernardes pelos serviços prestados como líder do prefeito.
Gleison Fernandes – solicitou a análise do trânsito da Rua João da Cruz, para redução da velocidade dos veículos que por ali transitam; construção de "ilha calma" na Rua Dona Neca, substituindo faixa de pedestre próximo à Escola Municipal Maria Augusta de Faria.
Hudson Bernardes – solicitou o envio de memorais descritivos das ruas da comunidade rural de Lopes; informou o pedido para que sejam designados mais militares para as ruas de Itaúna.
Iago Souza – justificou sua ausência por estar em compromisso parlamentar na busca de recursos para o município.
Joel Arruda – solicitou a capina e limpeza nas ruas Gesner de Faria, Josefina Gonçalves e Marieta D'Angelo; capina e limpeza das ruas Monsenhor Hilton, Hely Saldanha, bem como do Parque Ecológico e do campo de futebol entre os bairros Jadir Marinho e Centenário.
Lacimar Silva – O Três – solicitou a pintura e reforma do banheiro do Pronto-Socorro do Hospital Manoel Gonçalves; revitalização da Av. Central (Padre Eustáquio); abertura de processos licitatórios para concessão de serviços funerários; asfaltamento da Rua Laci Nogueira de Assis (Aeroporto); instalação de traffic-calming na Rua Divinópolis (Morro do Sol).
Lucinho de Santanense – solicitou a notificação de proprietários de lotes sujos para limpeza dos imóveis; ampliação e melhorias na Praça situada na Av. Ana de Faria Dornas (Santa Edwiges); limpeza geral na área verde ao lado do Poliesportivo Hélio do Carmo Maciel (Itaunense); seja analisada a possibilidade de fornecer transporte das pessoas que participarão de eventos programados pela Amaiben (Associação Amigos da Irmã Benigna); elogiou o atendimento a seus pedidos de limpeza de lotes que já estão ocorrendo e reforçou ainda haver muitos lotes na cidade com a necessidade de serem limpos.
Márcia Cristina – solicitou a manutenção da estrada rural da comunidade do Sumidouro; Operação Tapa-buracos na Av. Faria Tavares; pintura da faixa de pedestres em frente a Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado; iluminação no entorno da Escola Municipal Dona Cota (Caic); iluminação no entorno da Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado; manutenção e pavimentação da estrada do Vale dos Ipês; notificação dos proprietários de lotes na Rua Geraldo Sebastião Justino (Piaguassu) para limpeza dos imóveis; manutenção da estrada rural da comunidade de Cachoeirinha; ressaltou ainda estar recebendo diversas reclamações da população acerca da cor da água tratada pelo SAAE e cobrou da autarquia informações sobre o produto usado e até quando ele estará presente desta forma na água da cidade; informou que já estão sendo tomadas as medidas para que o laboratório da Policlínica Dr. Ovídio realize todos os exames antes realizados.
Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – elogiou a atuação do Secretário de Esportes, Gustavo Barbosa em benfeitorias para a cidade.
Otacília Barbosa – solicitou o asfaltamento da Av. São João, esquina com a Rua João Herculano Pereira Júnior (Lourdes).