15/07/17
Obras no canal da Jove Soares devem acabar com as enchentes
A Prefeitura de Itaúna com equipe formada por servidores do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, e das secretarias municipais de Infraestrutura e Regulação Urbana estuda obras no canal da Prainha para diminuir as enchentes que vêm acontecendo nos últimos anos.
Uma vistoria constatou vários pontos de estreitamento, além de tubulações, vigas e um banco de areia na saída do canal com origem nos assoreamentos no rio São João, que reduzem o fluxo normal da água.
A equipe estuda ainda a construção de um canal paralelo e agora parte para o levantamento dos custos das intervenções, para que o Município busque os recursos necessários.
As medidas adotadas pela Prefeitura são necessárias; hoje a capacidade de vazão do canal é insuficiente. Também contribui para o rápido acúmulo de água a condição de a avenida estar localizada numa baixada, área plana cercada por elevações, onde atualmente há cerca de 10 bairros.
Também estão sendo realizadas obras de drenagem das ruas Francisco F. Matos e Gerson da Silva no bairro Várzea da Olaria. Foi instalada nova rede de captação pluvial com 100 metros de cumprimento. Três novos bueiros foram construídos para aumentar a vazão necessária para escoamento da água das chuvas e colocando fim às inundações.