16/06/18
Prefeito de Carmo de Cajuru visita APAC
O prefeito de Carmo de Cajuru, Edson Vilela, esteve na quinta-feira, dia 7 de junho, na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Itaúna - APAC. Acompanharam o prefeito o juiz da Comarca de Carmo do Cajuru, Dr. Jacinto Copatto Costa, e os vereadores Adriano Nogueira e Edésio Avelar. Eles foram recebidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Itaúna, Dr. Paulo Antônio de Carvalho, da vice-presidente da APAC, Adriana Lopes Gontijo e pelos recuperandos.
No local receberam orientações sobre o funcionamento do local, recursos para necessários para a implantação e regras básicas da instituição.
Atualmente, a APAC de Itaúna possui a população prisional de 172, sendo 79 de regime fechado, 63 no semiaberto (Trabalho Intramuros) e 29 no regime semiaberto (Trabalho Externo). O quadro profissional é formado por médico, dentista, psicólogo, assistente social, advogado, segurança e diretoria. Os trabalhos no regime semiaberto são: cozinha (preparo das alimentações pelos próprios presos), padaria (para venda e alimentação dos presos), marcenaria, horta, viveiro de mudas, parceria com a empresa Maria, fábrica de tijolos de blocos e serralheria. Já no regime fechado os trabalhos são: Laborterapia (Desenho, Pintura, Crochê, Trabalhos em MDF, Coral) Magneti Marelli, trabalhos para a APAC e demais atividades. Em se tratando de escolarização, 5 presos cursam o Ensino Fundamental (anos iniciais), 58 estão no Ensino Fundamental (anos finais), 47 no Ensino Médio, 4 possuem ensino superior e 5 possuem curso técnico.