16/12/17
Secretário de Estado vem a Itaúna conhecer as demandas da saúde
A liberação de mais recursos para a saúde por parte do Governo de Minas, para a ampliação de serviços e manutenção de setores estratégicos, foi o tema que conduziu o encontro do secretário de Estado de Saúde, Luiz Sávio de Souza Cruz, com autoridades de Itaúna e região, no dia 7 de dezembro. Atendendo a um convite da vereadora Gláucia Santiago, o secretário visitou a cidade e participou de encontro com as autoridades municipais, além de representantes de instituições e parte da população na sede do Legislativo.
Na tribuna da Câmara, a vereadora Gláucia Santiago conduziu os debates. Gláucia agradeceu ao secretário a atenção que tem dispensado aos pedidos formalizados pelo Município na área da saúde e lembrou as conquistas recentes, como a UTI Móvel, a autorização para a ação de doação de sangue em Itaúna, feita pela Hemominas; o castramóvel, com a anuência do Estado; dois veículos, além de equipamentos para a saúde. O Governo de Minas abriu as portas para Itaúna e isso se deve muito ao apoio do Sávio", avaliou a parlamentar ao elogiar a atuação do secretário.
"Primeiro faço o registro da satisfação de ter sido convidado a participar desse encontro. De ter o reconhecimento e apresentar aquilo que já foi possível ser feito. Claro que sempre há onde progredir. Aqui eu descobri um pouco da situação em que vivem os municípios e que certamente é agravada pela maior crise da história recente do país. O Governo do Estado espera que as condições melhorem ainda mais em 2018, para que sejam atendidas essas e outras demandas na área da saúde", afirmou Sávio de Souza Cruz.
O prefeito Neider Moreira agradeceu o esforço do secretário para o atendimento das demandas apresentadas e falou das melhorias e mudanças realizadas na saúde em Itaúna. "Em menos de um ano fizemos a contratação de mais médicos, viabilizando o Plantão de Neurologia no Pronto Socorro 24 horas; a ampliação dos serviços na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, com o atendimento a mais especialidades clínicas, além da implantação de programas preventivos de saúde, as negociações com o Hospital Manoel Gonçalves para assumir a gestão do Plantão", resumiu. Ainda segundo Neider, essa última medida permitiu, em novembro, aumento de cerca de 20% no número de atendimentos no Pronto Socorro.
O prefeito aproveitou a oportunidade para transmitir ao secretário que estendesse ao governador Fernando Pimentel as preocupações em relação ao atraso dos repasses financeiros por parte do Governo de Minas. "O não pagamento de obrigações, como a transmissão de recursos do ICMS, por exemplo, coloca o Município em situação preocupante e faz com que as prefeituras enfrentem sérios problemas com o pagamento de servidores e fornecedores, e com a manutenção de serviços, analisou Neider.
O presidente da Câmara, Marcinho Hakuna, destacou o trabalho dos vereadores em viabilizar mais recursos para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde oferecidos à população.