16/12/17
História do Jornal Visual é contada em livro
No dia 16 de dezembro, neste sábado, às 10 horas, na Universidade José do Rosário Vellano- Campus Divinópolis, acontece o lançamento do livro Jornal Visual da Rede Minas de televisão: reconhecimento, acessibilidade e acesso à informação para a pessoa surda — Um relato dos profissionais tradutores e intérpretes.
O livro traz como autores Valdiana Carla de Sousa, Jardel Joaquim Alves dos Santos e Willian da Cunha Pacheco e relata a história do Jornal Visual contada por aqueles que nele trabalharam. São quatro depoimentos de apresentadores/intérpretes que destrincham ao longo de 87 páginas os bastidores, a história e as dificuldades do primeiro Jornal transmitido em Línguas de Sinais do Brasil e que por 27 anos foi único voltado para a comunidade Surda em Minas Gerais.
Os intérpretes/apresentadores entrevistados para esta obra foram: Dayse Garcia Miranda, Sônia Marta de Oliveira, Antônio Marcondes de Araújo e Roseane Lucas.
O leitor terá, assim, a história no período de 1986 a 2013 do Jornal Visual transmitido pela TV Pública Rede Minas. Os autores fazem uma narrativa que possibilite conhecer o contexto histórico em que o Jornal foi criado, o seu papel como meio de informação para os surdos, a tentativa de acessibilidade para esta comunidade, as dificuldades e sua transformação durante o período em que ficou no ar.