17/03/18
Aprovação de 75%
Toinzinho reforçou sua emenda de repasse de 60 mil reais para a Casa de Caridade Manoel Gonçalves pelo Município. Sobre a reclamação de Felipe, dos moradores do Fundão não serem atendidos pelo PSF da Várzea, Toinzinho contou que Felipe esteve no gabinete do prefeito para levar a reclamação e quem o atendeu pediu que ele levasse o reclamante até a Prefeitura. "Se todo reclamante tiver que ir pessoalmente à Prefeitura vai ser complicado porque lá não cabe nem 10% das pessoas que têm reclamado", disse. Criticou o discurso do prefeito Neider Moreira, durante a inauguração das novas salas de atendimento médico do hospital. "O prefeito disse que as coisas estão melhorando. O prefeito não deve estar morando em Itaúna porque são muitas as reclamações em relação à saúde no município, infraestrutura, limpeza urbana, mas na área da saúde as reclamações que recebemos diariamente são muitas. Até pessoas ligadas ao prefeito tem sacudido ele, mostrado que muita coisa precisa mudar, para a coisa realinhar, todo mundo falando a mesma coisa da situação do município, mas o prefeito nas suas conversas, nas suas falas, diz que tem 75% de aprovação na sua administração. Não sei se sou eu quem está enganado ou se o prefeito não está morando na cidade e não tem convivido com os problemas ... Estamos no começo do ano, quando a arrecadação é melhor. Final de ano, se não se precaver, se não fizer um enxugamento da máquina, vai ter dificuldade. Na prestação de contas mostrou que passou de um ano para outro com cerca de 12 milhões de reais a pagar. O alerta é com objetivo de ajudar, de pensar em Itaúna".
 
 
Parceria para melhorar o Plantão 24 Horas
A vereadora Otacília Barbosa falou do seu projeto que tramita na Casa que obriga que todas as despesas feitas com festas populares, como carnaval e dia da mulher, sejam divulgadas. Segundo ela a população sempre pergunta sobre estes valores. A lei vai trazer mais transparência e mais facilidade para fiscalização pelos vereadores.
Outro projeto da vereadora objetiva permitir que a iniciativa privada faça parceria com a Prefeitura de Itaúna para receber patrocínio para melhorias no Plantão 24 horas, a exemplo do que foi feito com as novas salas do plantão dos convênios médicos no hospital Manoel Gonçalves. Na semana passada foram inauguradas oito novas salas médicas para atender pacientes que mantém convênios com planos de saúde. A obra foi patrocinada pela iniciativa privada.
Para que o mesmo aconteça com o Plantão 24 Horas, Otacília sugere no seu projeto que as empresas que patrocinarem estas melhorias terão espaços publicitários nos eventos populares organizados pelo Município.
Segundo a vereadora Gláucia estas parcerias não são difíceis de conseguir. Ela contou que através da iniciativa privada já conseguiu a reforma do PSF da Vila Tavares e do PSF do bairro itaunense.
O vereador Hudson Bernardes disse que o projeto não é necessário porque hoje o Plantão 24 horas é de total responsabilidade do Hospital Manoel Gonçalves e que a própria instituição pode buscar estes recursos junto a empresários.