18/11/17
Itaúna será uma das sedes da Conferência Territorial de Educação
A cidade de Itaúna será sede da Conferência Territorial da Educação no próximo dia 25, desenvolvida pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais. A conferência vai "apresentar um conjunto de propostas relativas à implementação do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG), ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE), melhorias às políticas nacional, estadual e municipais de Educação e a pactuação de responsabilidades entre os entes federativos com vistas à garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".
No dia 25, no seminário, estará em pauta a construção do sistema e de um projeto pedagógico integrado; o financiamento da Educação; a redistribuição do ICMS para a área, com a finalidade de ampliação do atendimento no nível municipal, em especial no ensino infantil; a gestão democrática, reafirmando o ideário de participação na gestão que os conselhos municipais representam; e a reafirmação do princípio da liberdade de aprender, de ensinar e da pesquisa.
Nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, Itaúna realizou o Fórum Municipal de Educação para discutir as propostas e eleger os delegados para a Conferência Territorial no dia 25. O Fórum Municipal previa o envolvimento de cerca de 60 pessoas, representantes das 30 instituições da rede mantida pelo Município, mas vez que o encontro foi aberto às escolas estaduais, particulares, cursos técnicos e superiores.
Outros 12 municípios vão sediar o Dia "T", Etapa Territorial, no dia 25 de novembro: Santos Dumont, Ibirité, Caratinga, Diamantina, Itaúna, Varginha, Montes Claros, Paracatu, Araçuaí, Teófilo Otoni, Uberlândia e Januária.