19/05/18
Grupo propõe resgatar e documentar a memória da cidade 
Para pesquisar e resgatar a história de Itaúna reuniram-se historiadores e pesquisadores da cidade no dia 14 de maio. O grupo foi formado pelos historiadores Charles Aquino, Fonte Boa, Luiz Mascarenhas, o genealogista Alexandre Campos e da pesquisadora Patrícia Nogueira.
Vários debates sobre como seria feito o trabalho sob diversos aspectos historiográficos a serem operacionalizados; em torno de instituições, pessoas e famílias que marcaram de modo significativo as páginas da história itaunense. Busca-se com essa iniciativa, dar continuidade ao trabalho de tantos historiadores do passado que, ao longo dos tempos, se propuseram a pesquisar, documentar e preservar a memória da cidade como João Dornas Filho, Miguel Augusto Gonçalves de Souza, Guaracy de Castro Nogueira, dentre outros.
No desenvolvimento dos trabalhos, o grupo conta com a ajuda dos itaunenses. Qualquer pessoa que tenha material para subsidiar o registro da história de Itaúna, como fotos antigas, documentos, testamentos, cartas e objetos variados ou ainda testemunhos orais de fatos marcantes, deve entrar em contato. Todo o material será copiado ou fotografado, não sendo necessária a doação dos mesmos.
Os interessados podem entrar em contato com os membros do grupo supracitados, pelas redes sociais, como o facebook.