19/05/18
É anunciada, novamente, a nomeação dos aprovados em concurso da PMI 
Na reunião do Legislativo desta semana apenas dois projetos foram à votação e ambos aprovados por unanimidade.
O Projeto de Lei nº 26, de fevereiro de 2018, muda a redação do artigo 10 da Lei no 5.172, de 28 de junho de 2017. Desta forma na lei que criou o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, que é composto de membros efetivos e seus suplentes, retira o representante no conselho de entidades ligadas ao meio ambiente e o substitui por dois representantes de Associações de Moradores. Já no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Trânsito e Transportes, foi acrescentado um membro da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O Projeto de Lei de nº 36 de abril de 2018 autorizou a concessão de uso de imóvel localizado na Rua José Calambau, no Distrito Industrial, com área de 2.971,30 m² à empresa VBL Fundidos, para construção e instalação de sede própria e expansão de suas atividades no Município.
Entre muitos assuntos abordados na reunião, o vereador Lacimar Silva informou que sua indicação para a contratação de um psicólogo para o Sine foi atendida e elogiou as equipes de capina e limpeza pelo trabalho feito no bairro Veredas. Lacimar comunicou ainda a mudança para mão única da Rua Mármore entre a Avenida Central e a praça de esportes do bairro Padre Eustáquio, também de sua indicação.
O vereador apresentou imagens da situação de abandono em que se encontra o Parque Socioambiental Sindimei Afonso Lima. O parque vem sofrendo ataques de vandalismo, e está sob controle do tráfico de drogas. Lacimar anunciou que a Prefeitura deverá fazer um chamamento público para que a delegacia possa assumir o local.
Antônio de Miranda parabenizou a indicação do psicólogo no Sine, mas cobrou a contração de psicólogos, fazendo coro ao vereador Giordane Alberto, para os PSFs, cujo número foi reduzido na atual gestão.
O vereador Toinzinho lamentou uma reportagem de TV sobre o atraso, desde o mês de dezembro, da Prefeitura de Itaúna em cumprir medida judicial na entrega de medicamentos e complementos alimentares para o tratamento de três adolescentes com paralisia cerebral. A Prefeitura teria respondido que alguns itens já chegaram, outros terão que passar ainda por licitação. Toinzinho disse que foi procurado pelas mães destes adolescentes que reclamaram do atraso.
O vereador disse que é preciso planejamento das licitações para adquirir este tipo de medicamento para as crianças especiais.
Gláucia Santiago pediu instalação de rampas de acesso para deficientes na Praça José Flávio de Carvalho e no Edifício Central Park; traffic-calming na Rua Leão José e na Rua Jacinto Ferreira, bairro Vila Tavares; asfaltamento da Rua Heli Rodrigues, bairro Veredas; instalação de um novo ponto de ônibus na Rua Augusto Gonçalves Paulino, bairro Itaunense; pintura das faixas de pedestres e quebra-molas nas ruas da cidade. Reiterou o pedido de limpeza da Av. Walter Mendes.
Gleison Fernandes parabenizou a inauguração de uma hípica com serviço de equoterapia em Itaúna e falou sobre a importância e resultados positivos dessa atividade e anunciou projeto de Pedido de Repúdio ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, pela falta de repasses financeiros à APAES do Estado.
A vereadora Otacília Barbosa reclamou porque seus pedidos de informações sempre têm prazo prorrogado. "Tanta prorrogação faz com que a gente até tenha mais vontade de fiscalizar". Entre as suas indicações feitas ao Executivo, ela disse que está o pedido de revisão sobre a retirada da gratificação dos servidores do SAAE, gratificação estabelecida em lei. Disse que é de forma arbitrária que o corte está sendo feito. "Não se corta direitos de servidor desta forma".
Hudson Bernardes disse que apresentou emendas ao projeto original do Regimento Interno, que não foram inseridas. Disse que vai reapresentar todas as emendas. "Pra ser franco, não está me satisfazendo".
Hudson anunciou que segundo a direção do SAAE, a cobrança de conservação de hidrômetro poderá ser extinta já a partir de julho próximo e que em 2018 não haverá mais reajustes na taxa de resíduos sólidos
Depois da participação popular de Ana Paula Mascarenhas sobre o concurso público, até hoje não nomearam os aprovados, Hudson disse que no dia 11 de maio o Município foi citado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e agora os concursados serão nomeados. "Brevemente".
Otacília completou que o TC terminou sua análise e que só faltou a publicidade do decreto, que espera que já na próxima semana a novela acabe.
Os vereadores Otacília Barbosa, Alexandre Campos e Márcia Cristina S. Santos pediram informações sobre reuniões da Comissão Sindicante (instaurada para apurar acordo referente a nomeação de psicólogas) com a Procuradora Chefe Judicial e Fiscal e Procuradora Chefe Administrativa e Patrimonial.