19/05/18
Capacitação em rede vai reforçar ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Teatro Sílvio de Mattos recebe Caroline Arcari, em palestra sobre enfrentamento ao problema, destinada aos profissionais de diversos setores
A Prefeitura de Itaúna promove na próxima segunda-feira, 28 de maio, uma capacitação em rede com a pedagoga Caroline Arcari. A especialista estará ao lado de profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação, para reforço às estratégias de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O seminário terá início às 08 horas, com entrada gratuita, e faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Itaúna, ao longo de maio, com foco no combate a esse problema.
Consultora técnica do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo, Caroline Arcari é graduada no Centro de Sexologia de Brasília – Cesex – e mestre pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Fundadora e presidente do Instituto Cores, a maior plataforma de cursos à distância sobre sexualidade e educação sexual, é palestrante convidada de importantes congressos nacionais e internacionais na área. A instituição já formou mais de 20 mil educadores. Os projetos desenvolvidos, premiados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, Fundação Abrinq e Save the Children, já beneficiaram pelo menos 250 mil estudantes desde 2006.
 
Ampliação das estratégias
Ao longo do mês, a Prefeitura de Itaúna realizou várias atividades para reforçar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O Dia D, instituído em 18 de maio, foi lembrado com ações de visibilidade para a data e ampliação das estratégias de proteção e acolhimento. Promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o trabalho incluiu a conscientização da população, chamando a atenção para a importância de denunciar os casos de violação de direitos.
Na manhã de sexta-feira, 18, as equipes plantaram mudas de gérberas amarelas, planta símbolo da mobilização nacional, na praça João Augusto de Oliveira, no bairro Padre Eustáquio, ato acompanhado por autoridades municipais. A mobilização também foi levada às escolas e unidades de saúde. Murais informativos reforçam a importância da luta pelos direitos das crianças e adolescentes.
"O objetivo é conscientizar a sociedade a lutar pelo fim da violência sexual e garantir os direitos das crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, Cristiane Franco. " O dia 18 de maio é um marco, mas ações de proteção infantojuvenil são desenvolvidas e monitoradas durante todo o ano em um trabalho contínuo e ininterrupto", completou.
 
Políticas Públicas
A Secretaria Municipal de Assistência Social garante auxílio às vítimas de abuso e exploração sexual. O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, nos bairros Vila Tavares e Morada Nova, o CREAS e o Conselho Tutelar são referências para o acolhimento de pessoas com direitos violados. Os serviços atendem, além do público infantojuvenil, pessoas de todas as idades, promovendo o fortalecimento de vínculos.
Vítimas de violência sexual também podem obter ajuda através do serviço nacional de Disque Denúncia, o Disque 100. O atendimento garante a proteção do denunciante, uma vez que a identificação não é obrigatória. Os casos atendidos pelo serviço são direcionados para a apuração.
A psicóloga e gerente do CREAS, Cristiane Franco, defende que as denúncias são a maneira mais eficaz para a tomada de atitude dos órgãos públicos.

Serviço
Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS
Avenida Getúlio Vargas, 861 – Centro
Telefone: 3242-8388
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Casa das Famílias
Rua Izaurino do Vale, 234 – Vila Tavares
Telefone: 3243-6768
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Prefeito Francisco Ramalho
Rua Sebastião José de Almeida, 299 – Morada Nova
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Conselho Tutelar
Rua Josias Machado, 69 – Centro
Telefones: 3241-3214 / 3241-3054
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h