20/01/17 Matéria apenas on line
Exames de mamografia suspensos temporariamente pelo Governo de Minas
A Secretaria de Estado de Saúde informou que estão suspensas temporariamente as rotas que receberiam as Unidades Móveis de Saúde responsáveis pelos exames de mamografia. A decisão foi justificada pelo aumento dos casos notificados de febre amarela em Minas Gerais o que, conforme o setor de Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, responsável pelo “Caminhão da Mamografia”, exigiu uma reorganização das redes assistenciais e o empenho de todos os esforços no combate ao surto.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o atendimento do “Caminhão da Mamografia” não foi cancelado, mas sim suspenso. As mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que estão na faixa etária preconizada, podem procurar uma unidade do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF, e solicitar o formulário de requisição, necessário para garantir o exame.
O “Caminhão da Mamografia” estava previsto para atender o Município de Itaúna entre os dias 30 de janeiro e 03 de março. A decisão de suspender a visita também afetou os municípios de Piracema, Santa Bárbara, Catas Altas e Santos Dumont.
As rotas estarão suspensas a partir do dia 27 de janeiro de 2017 e houve, por parte da Secretaria de Estado de Saúde, o compromisso de reagendar o atendimento do “Caminhão da Mamografia” a Itaúna.