20/01/18
ENTREVISTA
Fernando Franco: temos um "Canteiro de Guerreiros"
O trabalho do vice-prefeito Fernando Franco frente à Secretaria Municipal de Infraestrutura tem sido constantemente elogiado e gerado muitos agradecimentos públicos dos vereadores itaunenses. Segundo os vereadores, Fernando tem atendido de forma satisfatória os pedidos feitos por eles em nome da população itaunense.
A GAZETA conversou com o secretário Fernando Franco, que fez um balanço do trabalho que tem realizado, falou dos novos projetos e dos serviços da sua pasta que estão em andamento.
Fernando assumiu a secretaria após o falecimento do ex-deputado e ex-prefeito Francisco Ramalho, em março de 2017. Encarou o novo cargo como um desafio e levou para a secretaria a sua experiência de trabalho em equipe, que sempre prezou na sua carreira profissional. Fernando estava determinado a transformar o Canteiro de Obras em uma grande equipe, sem diferenças entre os funcionários, todos eles voltados para um só compromisso: o de trabalhar para melhorar a cidade, embelezá-la. Os funcionários do Canteiro, que Fernando chama de "Guerreiros ", abraçaram a ideia do secretário e neste primeiro ano de gestão da pasta uma grande equipe foi formada. Fernando reconhece o trabalho de sua equipe e explica porque os chama de "Guerreiros". "O trabalho é braçal, pesado; o salário deixa a desejar, mas infelizmente não podemos melhorar. Mas, nem por isso deixam de fazer o que é necessário para que tudo saia a contento". O secretário conta que um dia uma máquina da qual precisariam logo na manhã seguinte, apresentou problemas no final do expediente. A máquina precisava dos reparos e não foi encostada. "Ficaram até as 19h30 no canteiro fazendo a manutenção, mesmo cientes de que não receberiam por hora extra".
Além do trabalho em equipe, Fernando Franco levou a sua experiência de anos no seu escritório de contabilidade. Faz um controle rigoroso de tudo que é gasto na secretaria; nada pode ser desperdiçado, do combustível ao cimento ou qualquer outro material de trabalho. Implantou o programa 5S que torna o trabalho mais organizado, reduz perdas de material e otimiza o tempo empregado no serviço. O resultado é maior produtividade dos funcionários e melhoria na qualidade do serviço realizado. Auditorias são feitas de tempos em tempos e são de surpresa. A última, em dezembro de 2017, não conseguiu apontar sequer um erro na gestão de materiais e equipamentos.
Fernando Franco espera conseguir entregar à população duas grandes obras para as quais depende de obtenção de altos recursos. Uma delas, a pavimentação da Avenida Walter Mendes, com orçamento em torno de 10 milhões de reais, e a obra que vai resolver de vez a ocorrência de alagamentos e enchentes na avenida Jove Soares. Para esta segunda obra, orçada em torno de 15 milhões de reais, um projeto foi feito ano passado e já encaminhado para o Ministério das Cidades para análise e liberação de recursos.
Fernando lembrou da solução do primeiro problema que chegou às suas mãos e para o qual foi dada solução de forma eficaz e sem onerar os cofres públicos. A obra foi feita na rua Ana de Faria, no bairro Morada Nova, que sofria constantes inundações. Até uma emissora de TV da capital mineira foi chamada para registrar a insatisfação da população. Com a falta de recursos, a obra seria quase impossível de ser feita já que os 600 mil reais para sua execução não estavam disponíveis. Fernando levou a questão para sua equipe e, juntos, decidiram solucionar o problema com a própria mão de obra da Prefeitura de Itaúna. O resultado foi que a obra custou apenas 20 mil reais e assim acabaram com a inundação da rua. "Foi a estreia na pasta da qual me lembro com orgulho da minha equipe".
 
Principais obras em 2017
Durante o ano de 2017, a Secretaria de Infraestrutura realizou obras por todo o Município com destaque para a melhoria na iluminação pública com troca para lâmpadas para led, realizada no trevo da entrada da cidade, na avenida Jove Soares e nas avenidas de maior tráfego. Na segunda etapa deste programa de iluminação serão ainda implantadas câmeras de segurança nos postes.
Todas as praças de esportes foram reformadas em parceria com a Secretaria de Esporte, comandada pelo secretário Gustavo Dornas.
Atendendo demandas da Secretaria de Educação, a Infraestrutura fez reformas nas escolas Padre Waldemar, Dr. Lincoln, Ana Cintra (em execução), Granja Escola (em execução), Dr. Augusto Gonçalves (em execução), Souza Moreira, Curumim, Escola de Pedras, CAIC, Maria Augusta de Faria, Escola do Córrego do Soldado, Artur Contagem Vilaça, Escola de Vista Alegre, Escola de Paulas; Creche do Padre Eustáquio e na escola Custódio Emídio a reforma se inicia na segunda-feira. A Creche Aeroporto recebeu várias reformas internas durante todo o ano de 2017.
Além das obras de demandas contínuas, está previsto o asfaltamento de várias ruas nos próximos seis meses: Ruas Agripino Lima, Dr. José Gonçalves, Marechal Deodoro, Dorinato Lima, Vasco Mendes, Melo Viana, João de Cerqueira Lima, Praça Dr. Augusto Gonçalves, parte das ruas Padre Antônio, Antônio de Matos e Gonçalves da Guia.
A equipe ainda cuidou das praças, dos canteiros, capinas de ruas e limpeza de ruas, reformas em órgãos públicos. Todo um ano de muito trabalho.
Fernando Franco falou ainda que uma das obras que deseja muito realizar é a pavimentação da estrada que liga Itaúna/ Brejo Alegre, que leva ao Distrito Industrial.