20/01/18
Livro conta história do Centro de Artes Yara Tupynambá
A Associação de Arte e Artesanato do Centro Social Urbano de Itaúna lançou no dia 12 de janeiro, o livro "Mãos que Trabalham". A obra conta a história da entidade, que há quase 40 anos desenvolve importante trabalho na cidade, e também ressaltando o talento e a dedicação dos envolvidos nas atividades, há aproximadamente quatro décadas, como os fundadores, dirigentes, instrutores e alunos das 23 oficinas oferecidas.
A instituição foi criada em 1981 para unir e valorizar os artesãos do Município. Com o passar do tempo foram incorporado o ensino de técnicas variadas, como pintura, cerâmica, modelagem, marchetaria, tricô, crochê, macramê, boneca, cartonagem, biscuit, sabonete, EVA, entre outras. Além do aprendizado, os artesãos recebem estímulo para produzir e expor os produtos, inclusive na sede do projeto, o Centro de Arte e Artesanato Yara Tupinambá e em feiras periódicas.
Recursos captados por meio das leis de incentivo à cultura reforçaram desde 2005 as ações e já beneficiaram quase quatro mil pessoas de Itaúna e região. Hoje, com a ajuda de patrocínios, lança o livro que aborda todos os tipos de oficinas, destacando as realizações, a capacitação garantida a tanta gente, com possibilidade de aumento da renda familiar e aumento da autoestima.