20/05/17
Vacinação contra a gripe atinge 67,6% do público-alvo
Sábado, 13 de maio, foi o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Itaúna, as 22 unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF – da área urbana ficaram abertas das 8h às 17 horas para a aplicação das doses. Conforme o relatório apresentado pelo setor de Epidemiologia, 1.500 pessoas receberam a imunização na data determinada pelo Ministério da Saúde para o reforço da mobilização. Com isso, o Município atingiu até esta segunda-feira, 16, o índice de 67,6% do público-alvo; a distribuição da vacina começou em 17 de abril, foi levada também à zona rural para facilitar o acesso dos moradores das regiões mais distantes.
Os idosos acima de 60 anos lideram hoje a procura pela vacina, que contempla também as gestantes; mulheres com até 45 dias pós-parto; crianças entre seis meses e cinco anos incompletos; e trabalhadores da área da saúde. Portadores de comorbidades, doenças como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios, e obesos, têm direito, se apresentarem o encaminhamento médico, conforme determinação do Ministério da Saúde; além de detentos e funcionários do sistema prisional. O total da população-alvo em Itaúna é de 22.157 pessoas, o que corresponde aos seis grupos prioritários, e a meta é vacinar 90%.
Incluídos pela primeira vez no calendário, os professores que estão em atividade nas salas de aulas não aderiram em massa à proposta de imunização. No entanto, as equipes da Epidemiologia estão reforçando a mobilização dos educadores, em visitas às escolas. A campanha continua até 26 de maio, nas unidades da ESF.