Ônibus se envolve em acidente com o trem na Avenida Dona Cota – Rádio Santana FM – Notícias de Itaúna e Região

Cinco passageiros sofreram escoriações leves – Foto Redes Sociais

 

 

Mais um acidente na linha férrea foi registrado em Itaúna na noite desta quarta-feira, 18/05. Desta vez, um ônibus colidiu com o trem na passagem de nível na Avenida Dona Cota.

 

A VLI, controladora da linha férrea, esclarece que registrou a ocorrência, por volta das 19h25 desta quarta-feira (18).

 

“O motorista de um ônibus tentou cruzar a linha férrea no momento da passagem de um trem, provocando a colisão. A VLI imediatamente acionou a Polícia Militar e o Samu. Cinco passageiros sofreram escoriações leves e foram socorridos para atendimento no Hospital Manoel Gonçalves, no centro da cidade. A composição deixou o local às 21h após autorização e realização de todas as verificações de segurança para seguir viagem” informou a concessionária..

 

A PM informou que foi acionada às 19h36. Os militares conversaram com o condutor do ônibus, homem de 44 anos, o qual informou que ao reduzir o veículo para transpor o cruzamento da linha férrea, o sinalizador existente no cruzamento não estava funcionando, e assim prosseguiu, sendo surpreendido pela locomotiva, ocorrendo a colisão.

 

Já o condutor da locomotiva, homem de 38 anos, informou que acionou sim o apito antes do cruzamento para avisar os usuários da via para evitar acidentes. No local testemunhas confirmaram que não ouve o acionamento do apito da locomotiva.

 

De acordo com a PM, uma pessoa com ferimentos leves, que estava de passageira no ônibus,  foi encaminhada ao Hospital Manoel Gonçalves.

 

 

Veja a Nota da VLI

 

A empresa lamenta o registro e informa que todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados. Esclarece ainda que a área também possui sinalização, como determina a legislação.

 

A VLI orienta motoristas e pedestres a sempre respeitar a sinalização e o aviso de “pare, olhe e escute” antes de atravessar uma linha férrea. Conforme o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação. 

 

A maioria das ocorrências poderia ser evitada com a adoção de um comportamento seguro em relação à linha férrea. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão. Entre as dicas que motoristas e pedestres devem se aplicar todos os dias estão:

 

• Antes de cruzar a ferrovia em seu veículo, reduza a velocidade, olhe para os dois lados e escute;

• Compreenda os sinais e os avisos de segurança;

• Ao atravessar a linha férrea: pare, olhe e escute;

• Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.

 

Testemunhas confirmaram que não ouve o acionamento do apito da locomotiva – Foto Redes Sociais