Itaúna: PF realiza operação de combate a exploração sexual – Rádio Santana FM – Notícias de Itaúna e Região

Além de Itaúna, a operação também é realizada em outras cidades – Foto Divulgação Polícia Federal

 

 

Um mandado de busca e apreensão ligado a 2ª fase da Operação “Saint Nicolas” será cumprido em Itaúna nesta terça-feira (31). A informação foi confirmada pela Polícia Federal de Divinópolis, responsável pela região.

 

A primeira fase da operação foi realizada em setembro do ano passado. Na época foram cumpridos mandados em Divinópolis e outras 35 cidades do Estado. Desta vez, foram expedidos 15 mandados, sendo 14 de busca e apreensão e um de prisão.

 

Além de Itaúna, a operação também cumpre mandados em Belo Horizonte, Sabará, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros e Ipatinga.

 

De acordo com a Polícia, as investigações tiveram início a partir do uso de ferramentas e técnicas que permitiram a coleta de informações na internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo na rede.

 

A ação teve como intuito reprimir a disseminação de arquivos de imagem e vídeo com conteúdo de abuso sexual infantil em Minas Gerais. Os investigados, se condenados, podem cumprir até 10 anos de reclusão mais multa. Cerca de 160 policiais federais atuaram na operação.

 

Os presos serão encaminhados para a penitenciária Inspetor Martinho Drummond e ficarão à disposição da Justiça. Eles responderão pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros, e se condenados, poderão cumprir até 10 anos de reclusão mais multa.