Dia do teste do pezinho: exame pode identificar diversas doenças – Rádio Santana FM – Notícias de Itaúna e Região

 

O teste do pezinho é de caráter preventivo. Em Itaúna é realizado no Posto Central – Foto Arquivo

 

 

06 de Junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data criada para conscientizar o público e os profissionais de saúde sobre a relevância do Teste do Pezinho na triagem neonatal.

 

O teste do pezinho é de extrema importância no diagnóstico precoce de diversas doenças. Com a detecção rápida, o tratamento pode iniciar cedo e mudar a história do recém-nascido. No entanto, essa não é a realidade para muitos bebês, que mesmo realizando o teste, enfrentam consequências da falta de diagnóstico precoce para doenças não incluídas no programa.

 

Segundo a Técnica em Enfermagem do Posto Central, Sandra Cristina Correa “ Itaúna tem cobertura de 100% dos recém-nascidos no teste do Pezinho e na vacinação contra BCG e Hepatite B.”

 

Ainda, de acordo com Sandra, o teste do Pezinho é de extrema importância para garantir uma vida saudável a todas as crianças pois uma vez detectada a doença , o tratamento já é iniciado e a família recebe todo apoio e orientações necessárias.

 

O teste é de caráter preventivo, cuja meta principal é detectar distúrbios do metabolismo que podem não causar sintomas nos primeiros dias de vida do bebê.

 

Uma a cada 2.500 crianças que nascem no Brasil, vai ter uma doença rara, que poderia ser diagnosticada por um Programa de Triagem Neonatal ampliado.

 

Quando fazer o teste

Itaúna tem cobertura de 100% dos recém-nascidos – Foto arquivo/ Reprodução

 

 

A coleta de sangue deverá ser feita, preferencialmente, entre o 3° e o 5° dias de vida e sempre após 48 horas da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, porém, quanto mais cedo for realizada a coleta mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados.

 

Aqui em Itaúna, o local para realização do teste é o Posto Central, de segunda a sexta feira de 08h:00 às 11h:00. Endereço Rua Zezé Lima, 631 no Centro. Outras informações pelo telefone 3249 – 9846.