Itaúna sedia Jogos Mineiros de Capoeira, que começam nesta semana – Rádio Santana FM – Notícias de Itaúna e Região

O evento, que normalmente é realizado na capital, será realizado no Complexo da UIT – Foto Divulgação

 

 

Pela primeira vez em sua história, Itaúna será sede de uma edição dos Jogos Mineiros de Capoeira, principal evento da modalidade esportiva/cultural do estado.

 

Nos dias 10, 11 e 12 de junho Itaúna recebe a VIII edição dos Jogos, que normalmente são realizado na capital,  será realizado no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna, na Avenida São João, próximo a rodoviária, com os portões abertos ao público. e reunirá capoeiristas da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira) de toda Minas Gerais.

 

Além dos competidores, o evento organizado pelo Denis Mariano (Professor Filhote) e sua equipe, contará com a presença de alguns mestrandos ilustres e do Mestre Cobra, um dos principais nomes da Abadá-Capoeira, que é uma das maiores escolas de capoeira do mundo, presente em todos os estados brasileiros e em 58 países, nos 5 continentes.

 

“Está é a primeira vez que o evento é realizado na nossa cidade e deixo aqui um convite para a população conhecer um pouco mais da capoeira e do formato de competição dela, com os melhores capoeiristas do nosso estado. Itaúna gosta de capoeira e hoje recebe um evento projetado, inicialmente, para um grande centro, de grandes proporções, o que é um privilégio de poucos”, comentou Filhote.

 

Cabe destacar que na capoeira os praticantes recebem apelidos e muitas vezes ficam mais conhecidos por eles, como é o caso do Professor Filhote. Logo, além de prestigiar jogos com movimentos espetaculares, o público vai conhecer os mais variados apelidos e outras peculiaridades da arte marcial que camufla seus golpes na dança e é praticada ao som de instrumentos produzidos de forma artesanal.

 

Programação:

 

10/06 – SEXTA-FEIRA

19h – Curso técnico com Mestre Cobra para alunos.

20h30 – Curso técnico com Mestre Cobra para graduados, Instrutores e Professores.

 

 

11/06 – SÁBADO

8h30 – Curso técnico com Mestre Cobra para alunos.

10h – Curso técnico com Mestre Cobra para graduados, Instrutores e Professores.

11h30 – Roda

14h – Aula de Berimbau para Graduados, Instrutores e Professores.

16h – ABERTURA DO VIII JOGOS MINEIROS.

 

 

12/06 – DOMINGO

9h – Finais

15h – Premiação e encerramento