Itaúna recebe a exposição Poesias Edificadas – Rádio Santana FM – Notícias de Itaúna e Região

A mostra estará aberta à visitação gratuita até o dia 22- Foto Divulgação

 

A partir de segunda-feira, 13 de junho, o Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, em Itaúna, recebe a exposição itinerante Poesias Edificadas.

 

A mostra estará aberta à visitação gratuita até o dia 22 e faz parte do projeto Arte com Minérios e Metais, realizado pelo Instituto Cultural Quattro, com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Itaúna.

 

A curadoria da exposição é de Letícia Sá e Marianne Farah Arnone, que visa apresentar a produção artística contemporânea, utilizando como matéria-prima e suporte os metais e minerais. “Poesias Edificadas” traz à tona a junção entre linguagem poética e o fazer artístico, em um constante ritmo de construção.

 

O conjunto exposto compõe o acervo da Casa de Metal Espaço Cultural e reúne oito obras dos artistas Anna Menezes, Ateliê Brocca, Fagus, Greta Ateliê, Luiz 83, Marcelo Theodoro e o coletivo Mulheres do Barro.

 

A mostra passou por Porto Alegre (RS), Cubatão (SP) e circulará por Itaúna e Ipatinga (MG), além de Recife (PE). Para além da itinerância, foi criada uma cartilha educativa, elaborada especialmente para a ocasião. Visitas escolares poderão ser agendadas e oficinas criativas serão ministradas para o público.

 

Casa de Metal

 

A Casa de Metal Espaço Cultural foi inaugurada no início de maio, em São Paulo. É um espaço dedicado à exposição permanente de objetos relacionados à história da metalurgia, materiais e mineração, além de obras feitas com esses materiais. Com mais de 700 metros quadrados, a Casa de Metal Espaço Cultural é um centro de convivência e informação. Além da exposição permanente, o local também conta com espaços dedicados à realização de outros eventos culturais.

 

A Usiminas doou blocos intertravados para o estacionamento do local. Outro destaque é a réplica de um carro torpedo utilizado na Usina de Cubatão (SP), que está exposto no espaço. O projeto foi estruturado pela Quattro Projetos, com a chancela da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. O patrocínio é da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio, do Instituto Usiminas.

SERVIÇO

 

Exposição Poesias Edificadas

 

Data: 13/06 a 22/06

Horário: 7h às 22h

Local: Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, em Itaúna

Entrada gratuita

 

Informações:   e no telefone (37) 3243-6425.