21/04/18
ALMG fará debate público sobre juros abusivos
A Assembleia de Minas vai realizar debate público sobre juros abusivos no Brasil.
Sob o título "Juros abusivos: um alto custo para o desenvolvimento do Brasil e para a vida dos cidadãos", o evento contará com a participação de agentes financeiros, economistas, pesquisadores, representantes do Banco Central, lideranças empresariais e de entidades de defesa dos consumidores.
Com uma taxa de juros anuais de 324% no cheque especial e de 174% no parcelado do cartão de crédito, as instituições financeiras e operadoras de cartões de crédito mantêm o Brasil no topo das nações que apresentam as maiores taxas de juros médios cobrados de seus cidadãos.
Os juros elevados ampliam o endividamento das famílias e das empresas, principalmente as pequenas e médias, e levam ao aumento da inadimplência, que por sua vez é usado como justificativa para onerar ainda mais o crédito.
O debate público será realizado no primeiro semestre deste ano, em data ainda a ser definida. As diversas correntes de pensamento sobre o tema, tanto as favoráveis como as contrárias, serão convidadas a participar.