23/09/17
Marcação de consultas sofre modificações
Desde o dia 11 de setembro, a marcação de consultas especializadas e exames na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado sofreu modificações. O principal reflexo é o fim da distribuição de fichas para agendamento dos procedimentos e, consequentemente, a extinção das filas durante as madrugadas na porta da unidade, no bairro São Geraldo.
O projeto foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde e aprovado, sendo levado também ao conhecimento do Ministério Público e vereadores.
A partir de agora, os encaminhamentos para as especialidades médicas e marcação de exames são feitos pelas equipes das unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, após consulta do paciente com o clínico. De posse dos pedidos, a Central de Regulação disponibiliza o atendimento conforme normas estabelecidas no protocolo. A ordem segue os critérios de urgência, atestado por profissional de saúde, e cronológica, de acordo com a data do pedido.
Antes de ser implantado o novo sistema, a Regulação encaminhava para as unidades de ESF a quantidade de vagas existentes para as consultas especializadas e exames. Todas recebiam o mesmo número para procedimentos, independente das prioridades da comunidade, já que os dados epidemiológicos e populacionais não eram considerados.