24/06/17
Cemig informa previsão do tempo para o inverno
Nesta quarta-feira, 21 de junho, à 1h24 da madrugada, teve início a estação mais fria do ano: o inverno. Com a chegada do período, caracterizado pelas baixas temperaturas e pelo tempo seco, a Cemig informa a previsão do tempo para o estado e destaca que o Oceano Pacífico permanecerá neutro, no qual os fenômenos El Niño e La Niña não terão influência positiva ou negativa nas temperaturas.
Segundo Arthur Chaves de Paiva Neto, meteorologista da Cemig, haverá, neste inverno, uma queda significativa nas temperaturas devido ao deslocamento de massas de ar frio vindas do Polo Sul. De acordo com o meteorologista, o fenômeno deverá provocar, ainda, a diminuição das chuvas no estado. "Uma característica importante é que no decorrer da estação a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 20% em muitos dias, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e regiões mais ao norte", explica.
Já nas regiões serranas do estado, poderão ocorrer nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia, que decorrem de variações rápidas das condições climáticas.
 
Chuvas
Julho, comparado à média histórica, deve ser o mês mais seco deste inverno, enquanto agosto e setembro deverão apresentar os maiores volumes de chuva da estação. Para setembro, também são esperadas pancadas fortes com possibilidade de granizo.
Nos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, a previsão é de chuvas acima da média. Já no Triângulo Mineiro e nas regiões Norte e Noroeste, os níveis de chuva deverão ficar ligeiramente abaixo da média.