25/08/18
Inscrições abertas para o Curso de Iniciação à Gestão Cultural e oficinas em Itaúna
Itaúna vai receber as atividades do Observatório da Diversidade Cultural. Neste 2° semestre de 2018, os interessados poderão se inscrever no Curso de Iniciação à Gestão Cultural; no Curso de Mapeamento Da Diversidade Cultural; e nas oficinas: Modos de Brincar e Modos de Lembrar.
Para participar é preciso preencher os formulários disponíveis no site http://observatoriodadiversidade.org.br e encaminhar para o e-mail: secretaria@observatoriodadiversidade.org.br
As inscrições vão até 21 de setembro e somente serão aceitas as inscrições feitas exclusivamente pelo e-mail.
As vagas são limitadas e os selecionados serão informados por e-mail até 1° de outubro para as atividades em Itaúna. Entre os requisitos para a seleção é preciso ter a partir de 16 anos, atuar na área da cultura, ser morador de Itaúna e cidades vizinhas, além de ter disponibilidade para participar conforme as datas e período em que os cursos acontecem. Os que completarem as atividades e tiverem frequência nas aulas, de pelo menos 75%, receberão certificados ao final.
Os cursos e oficinas são totalmente gratuitos e contam com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além da parceria do Instituto Cultural Usiminas, do SESI Itaúna, e da Prefeitura de Itaúna.
Voltado a gestores e agentes culturais, artistas, educadores e interessados na área, o programa capacita gestores culturais locais proporcionando uma visão ampla para a construção de parcerias e viabilização de propostas. Tem carga horária de 112 horas, de 5 de outubro a 8 de dezembro, em Itaúna, no Sesi Itaúna, sempre com aulas às sextas à noite e aos sábados pela manhã e à tarde.
Contempla módulos como Produção Cultural; Alternativas de Financiamento da Cultura; Trabalho Colaborativo, tecnologias e mobilização; Mediação e Públicos de Cultura; e Gestão de Projetos Culturais; em aulas que aliam conhecimentos teóricos e práticos.
 
OFICINA MODOS DE BRINCAR
De 4 a 6 de outubro, a oficina apresenta as práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais como fontes para a compreensão da relação memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural, com foco em arte educadores e mediadores de diversas instituições culturais e educacionais. A oficina acontece nos três dias das 9h às 18h, na Secretaria Municipal de Cultura de Itaúna, tendo 24 horas no total da carga horária.
 
CURSO DE MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL
O curso desenvolve pesquisa e mapeamento da realidade sociocultural local, por meio de exercícios conceituais e práticos e metodologia para sua identificação, registro e promoção. Após a formação e o acompanhamento dos agentes culturais na identificação e reconhecimento da diversidade de expressões culturais da região em que vivem, as informações serão organizadas e disponibilizadas à sociedade em plataforma digital, em estreita articulação com o poder público municipal, de modo que possam impactar positivamente nas políticas públicas locais. A carga horária é de 60 horas divididas pelos dias 15 a 20, 25, 26 e 27 de outubro, 8, 9 e 10 de novembro. Sendo das 18h às 22h30 nos dias úteis e nos sábados de 9h a 17h30, na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Itaúna.
 
OFICINA MODOS DE LEMBRAR
São 24h de atividades que pretendem despertar sensibilização sobre as formas cotidianas e informais com que as pessoas produzem seus registros informais, expressando os modos de lembrar presentes nas práticas diárias de se organizar agendas, bilhetes, cadernos, recados, coleções pessoais. Acontece de 18 a 20 de outubro, das 9h às 18h, também na Secretaria Municipal de Cultura de Itaúna.
Mais informações pelo telefone (31) 99610-1905.