26/08/17
Itaúna representada no Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
O 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação reuniu mais de 1.500 pessoas em extensa pauta sobre as prioridades, os programas e políticas públicas para o setor, com foco nas questões pedagógicas, administrativas, orçamentárias e financeiras. Palestras e debates completaram a programação. Estiveram presentes ao congresso, entre os dias 08 e 11 de agosto, autoridades, especialistas e representantes de diversas instituições, entre os quais, a secretária de Educação e Cultura de Itaúna, Alessandra Nogueira Santos Araújo.
A gestora participou das discussões, como delegada nacional e, com direito a voto, apoiou, representando a Undime Minas Gerais, a reeleição do presidente nacional, Alessio Costa Lima, empossado para o mandato 2017/2019. Entre os destaques do encontro, voltado aos dirigentes e técnicos, os desafios da implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, considerado o principal instrumento de planejamento dos rumos da área. Aprovado pela Lei 13.005/2014, o PNE, que tem vigência até 2024, completou três anos em junho e é composto por 10 diretrizes, 20 metas e 254 estratégias.
O Fórum é uma iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – Undime. A secretária de Itaúna, é ainda conselheira fiscal da entidade mineira.