28/04/18
Campanha de Vacinação contra Gripe deve imunizar 21 mil pessoas
A imunização contra a gripe começou na última segunda-feira, 23 de abril, e segue até 1º de junho, em todas as unidades de saúde da área urbana, que terão Dia D de imunização ao vírus Influenza, causador da doença, em 12 de maio, das 7h às 16 horas. Para a zona rural está sendo um cronograma especial, com a ampliação do acesso dos moradores dos povoados e distritos às doses.
A meta do Município é de alcançar o índice de cobertura de 90% do público-alvo, composto por idosos acima dos 60 anos; crianças de até cinco incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas, que são as mulheres com até 45 dias após o parto; e trabalhadores da área da saúde. Essa população corresponde a 21.075 pessoas. Também têm direito à imunização, gratuitamente, os professores; portadores de comorbidades (enfermidades como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios e obesidade), mediante apresentação de laudo médico; e os detentos.
A campanha em 2018 tem o tema "Pra enfrentar à gripe, vacine-se". A dose trivalente, distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS - protege contra os três principais tipos do vírus que mais circulam no estado e no país: o Influenza A H1N1 e H3N2 e o Influenza B. Quem faz parte dos grupos prioritários deve ser imunizado todos os anos. A restrição é para quem tem alergia a ovo.