29/04/17
Aprovada a criação da Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher
Da Lua defende convênio com Ministério das Cidades para construção de 1.200 casas e Alexandre Campos lista obras do ex-deputado Marcos Lima em Itaúna
Na reunião da Câmara desta semana foi aprovado o Projeto de Lei nº 32/2017 que institui a Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher. O projeto é de autoria dos vereadores Antônio de Miranda, Gláucia Santiago, Márcia Cristina e Otacília Barbosa.
Quando sancionada pelo prefeito Neider Moreira a Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher passará a integrar o calendário oficial de eventos do Município e será comemorada, todos os anos, na semana em que cair o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Nesta semana devem ser promovidos eventos e atividades de cunho educacional, pedagógicos e cultural, que terão por tema o combate à violência doméstica e o combate ao feminicídio.
 
Marcos Lima
O vereador Alexandre Campos falou sobre as realizações do ex-deputado Marcos Lima. Segundo ele um jornal da cidade "com linha editorial partidária" divulgou que o ex-deputado não teria realizado obras na cidade. O vereador citou algumas das obras que foram feitas através do deputado Marcos Lima: asfaltamento do Parque de Exposições Pedro Calambau; idealização e construção do bairro Jadir Marinho, junto à Cohab; construção da Escola Municipal Dona Cota - Caic; iluminação do bairro Nogueirinha; reforma das escolas estaduais dr. José Gonçalves no bairro Garcias, João Dornas Filho no bairro Santo Antônio, Santana no bairro Padre Eustáquio e Padre Luiz Turkenburg do Irmãos Auler; asfaltamento de diversas ruas da cidade; compra de equipamentos para a escola Gilka Drumond de Faria. "O início dos trabalhos de transposição da linha férrea foi feito por Marcos Lima junto ao DNIT. Votou favorável à emenda constitucional que instituiu o voto direto para a presidência da República, lei Dante de Oliveira". Alexandre completou que, mesmo quando perdeu as eleições não se reelegendo, Marcos Lima prestando serviço em Furnas continuou a direcionar verbas para diversas instituições de Itaúna.
Convênio com a Cohab
O vereador Lacimar falou sobre a assinatura do convênio no gabinete do prefeito Neider Moreira com representantes da Cohab para a construção de cerca de 200 apartamentos em uma área de 19 mil metros, na região do bairro Santa Edwiges. Lacimar lembrou do deputado Agostinho Patrus que colaborou com o projeto. Sobre o mesmo assunto falou o vereador líder do prefeito, Hudson Bernardes, dizendo entre outras informações, que o empreendimento vai gerar empregos e incrementar a economia do município.
 
Contratação da Magueta Engenharia
Hudson informou ao vereador Antônio de Miranda e demais edis sobre a contratação de uma nova empresa para os serviços de iluminação pública. A empresa anterior teve seu trabalho suspenso em 2016 sob determinação do Ministério Público. Foi contratada, em caráter emergencial, a empresa Magueta Engenharia, da cidade de Peruíbe, São Paulo, que está se estruturando na cidade. O jornal foi informado que a cidade foi dividida em cinco regiões e a demanda de 200 pedidos de trocas de lâmpadas deve ser atendida em três semanas. Quem precisar dos serviços de troca de lâmpadas ou informar qualquer outro problema de iluminação pública deve ligar para o telefone 3243-6688 e passar todas as informações como endereço completo, ponto de referência, telefone de contato.
 
Perseguição a servidores
O vereador Alex Artur usou mais uma vez o Pequeno Expediente para reclamar da atual administração municipal. Lequinho disse que vários servidores estão sendo perseguidos na Prefeitura e citou como exemplo o servidor José Antônio Teixeira, conhecido como Tinoco, que trabalha há quase 30 anos na Prefeitura e é portador de necessidades especiais. Tinoco foi transferido para a vigilância da igreja do Bonfim.
O vereador Hudson pediu ipsis litteris da fala do vereador Lequinho.
 
Médico legista
A vereadora Gláucia Santiago falou que, junto com o delegado dr. Jorge Antônio, tem procurado trazer de volta à cidade, um médico legista. Gláucia elogiou o trabalho do secretário municipal de Esportes, Gustavo Dornas, que anunciou, possivelmente para a próxima semana, a reabertura da piscina da praça de esportes do bairro de Lourdes que passa por reformas.
 
Ministério das Cidades
O vereador Antônio da Lua pediu ao vereador Hudson que lembrasse ao prefeito a reunião a ser feita com o ministro das Cidades, quando espera que a cidade consiga a construção de 1.200 moradias. O vereador contou que recebeu telefonema do gabinete do deputado Paulo Abi Ackel perguntando se o prefeito Neider Moreira já havia se manifestado sobre a reunião com o ministro. Da Lua espera conseguir nesta reunião não só a construção de casas populares mas ainda a revitalização da avenida Walter Mendes.
Da Lua contou também sobre uma visita que fez, junto com o vereador Lucinho de Santanense ao presídio de Oliveira. A cidade tem um convênio com a Prefeitura onde a limpeza das ruas como capina, varrição são feitas pelos presidiários. "Projeto fenomenal e que gera economia para os cofres públicos". Da Lua se reuniu com o delegado Wesley Amaral, de Itaúna, para estudar as possibilidades de viabilizar projeto parecido em Itaúna.