29/07/17
Empresa de Contagem assume coleta de lixo em Itaúna
A Engelife, empresa do ramo de construção, foi contratada, sem licitação, para fazer a coleta do lixo em Itaúna pelos próximos seis meses, tempo necessário para a licitação para o serviço. O contrato foi feito entre o SAAE e a Coopertur -Cooperativa de Transportes Urbano e Rural, que passou o serviço para uma de suas associadas, a Engelife Construções Transportes e Coleta. Os funcionários que já faziam a coleta foram mantidos e terão estabilidade até fevereiro em 2018. Todo esquema anterior, de rotas e horários da coleta, estão mantidos.
Tentamos informações oficiais, junto à assessoria de comunicação da Prefeitura de Itaúna, mas não obtivemos retorno, mas segundo o site da Rádio Santana FM, a Coopertur opera em 40 municípios mineiros como Santa Luzia, na Grande BH, e Timóteo, no Vale do Aço.
"Cerca de 30 funcionários realizam o serviço de coleta de lixo na área urbana de Itaúna, em uma frota de cinco caminhões. Na zona rural são quatro funcionários em dois veículos, de outras empresas. Entre as exigências do novo contrato estão o uso de caminhões com prensa automática, de menor ruído, e descarga superior, eliminando os problemas de vazamento de chorume e ferrugem da frota anteriormente locada por licitação na modalidade pregão."
A contratação foi feita por causa do grande número de faltas dos coletores ao trabalho, segundo o site que entrevistou o diretor do SAAE, Samuel Nunes, o que prejudica a prestação do serviço.