Emerenciano
da 
Catalunha
Eu poderia ficar quieto no meu canto. Mas com tantas coisas acontecendo me vi, até na obrigação, de escrever, dar minha opinião sobre alguns fatos da cidade. Leiam e tirem suas conclusões

2013  

2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006
30/12/06

Racha no PT
Lemos no Brexó de 16/12/06 a resposta do prefeito Eugênio Pinto, dizendo que o PT de Itaúna não o ajudou em nada na campanha política de 2004. E ainda que o PT queria sete secretarias. Engraçado é que o prefeito Eugênio Pinto reclamou que o PT não o ajudou, mas muitos servidores da prefeitura o ajudaram e também não tiveram o devido reconhecimento por parte do atual prefeito. Muitos não quiseram o Élvio até por medo e outros por causa do Osmando que largou seus companheiros jogados à própria sorte. Em pesquisa encomendada pelo PSDB em 2004, Luiz Guimarães, que era o vice de Osmando, aparecia em primeiro lugar. Como o PSDB não tinha um nome de peso para lançar candidato, deveria ter apoiado o Luiz. Mas não, Osmando quis ir para o lado de Élvio, o que acabou desagradando Luiz Guimarães que passou a apoiar Eugênio e assim vários servidores acompanharam o ex-prefeito. O povo ainda não concordou com o grupão por não ter opção de escolha e deu aquela virada histórica. E o Élvio estava com a eleição ganha mas quis fechar em torno de si de uma tal maneira que acabou dando com os burros n'água. E deu no que deu.

Figurões
O engraçado nisso tudo é que o prefeito Eugênio Pinto privilegia só os antigos figurões do governo passado como o Waldir, o Nilzon, etc. Mas muita gente do segundo e terceiro escalões ajudou e votou no Eugênio e não teve o devido reconhecimento. O prefeito preferiu gente de fora e já circula uma conversa que na campanha de 2008, os adversários vão explorar isso ao máximo. O Eugênio tinha prometido que não traria ninguém de fora, para desmentir a GAZETA que cansou de avisar isto, mas foi o que mais fez: trouxe gente de todo lugar para trabalhar em cargos importantes da prefeitura.

Os jornais
Ainda na resposta do prefeito Eugênio no Brexó (único jornal com quem ele fala) disse que só lê dois jornais em Itaúna: Brexó e S'Passo. Eu tenho a opinião que o prefeito deveria ler o que os outros jornais trazem em suas páginas como o GAZETA, a Tribuna, o Integração e a Folha do Povo. Seria bom, ajudaria o prefeito fazer um governo melhor. Mas ele não aceita críticas e nem procura melhorar, então que o povo o julgue em 2008.

Pegou mal
Pegou muito mal a traição da pastora Vanda para com seus colegas. No final da semana que aconteceu a eleição na Câmara, o comentário foi geral na cidade. A surpresa maior foi porque, em se tratando de uma pastora evangélica (crente), que com certeza deve pregar na sua igreja a traição de Judas Iscariotes sobre Jesus, ela traiu seus colegas. E seus colegas não a traíram, todos votaram na pastora para a vice-presidência. O que será que a fez mudar de lado, depois de compromisso assinado com seu grupo? Com certeza o tempo dirá, viu pastora? Pois Jesus disse que nada neste mundo ficará encoberto.

23/12/06

Mais uma do Lula
Bem que avisei para que não votassem no Lula. O barbudinho agora está querendo aumentar a idade mínima para 65 anos para o brasileiro se aposentar. As férias de 30 dias, ele quer passar para 20, fora outras coisas que ainda virão. Enquanto os marajás têm férias duas vezes por ano, o cacique-mor do Partido dos Trabalhadores está querendo arrebentar com os trabalhadores. Os sindicatos vão aceitar isso? Os trabalhadores, principalmente o trabalhador braçal. o que pega no pesado, vai aceitar isso? Se continuar do jeito que este governo do Partido dos Trabalhadores está querendo fazer, o trabalhador não vai se aposentar nunca. Vai trabalhar até morrer. E o pior vai ser agüentar patrão implicante, porque o trabalhador não vai estar produzindo conforme necessário por causa da idade já avançada. O peso da idade vai chegando e ninguém dá conta de produzir igual a um jovem de 20 anos. Aí é demissão na certa e o trabalhador já não vai conseguir arrumar mais emprego e não se aposentará também. Vamos ver no que vai dar!

Previdência
O mais interessante de tudo é que o governo não abre a caixa preta da Previdência, para explicar de onde vem o rombo de tantos anos. O Lula é farinha do mesmo saco que os outros, entrou no governo, se calou, se acomodou igual aos seus antecessores. Dinheiro para a Previdência sempre falta. Mas não falta para comprar a base de sustentação do governo, como os sanguessugas, mensalões, mensaleiros, dólares na cueca, dossiês, etc. Dinheiro sempre tem para gastos excessivos, para compras superfaturadas, como no caso das ambulâncias. Só não tem dinheiro para pagar aposentadoria justa para o trabalhador que contribui anos a fio com a Previdência.

Iluminação
Muito pobre a iluminação de natal na Praça da Matriz, esse ano. Enquanto isso, em cidades de menor porte que Itaúna, a iluminação de Natal está linda. Já vi jornais antigos de Itaúna criticando administrações passadas pela pobreza da iluminação natalina, agora não vemos mais...Por quê será?

Guarita
A prefeitura demoliu a guarita que havia na avenida Miguel Augusto Gonçalves quase em frente à nova entrada da ponte Silva Jardim/Jove Soares. Só que não providenciaram nenhum abrigo para os usuários de coletivos. Com as chuvas do mês de dezembro ali não existe nem marquise de comércio para os passageiros se protegerem. E por ali passam ônibus para Santanense, circular 1, Morada Nova, Cidade Nova, Distrito Industrial, etc. Quem for pego de surpresa pela chuva vai se esconder onde, senhor prefeito?

16/12/06

Para inglês ver
Os leitores desta coluna devem se lembrar que este colunista escreveu e leitores enviaram cartas e e-mails à redação, reclamando do mato e do assoreamento que tomou conta do Rio São João. Pois bem, não é que o prefeito ou o secretário de Obras mandou apenas roçar o mato? O rio continua do mesmo jeito. Se vier uma enchente, não sei não... Foi uma limpeza apenas para inglês ver...Cadê a draga poclain?

Justiça
Você se lembram daquela doméstica, Angélica Souza Teodoro, de 19 anos, que ficou presa durante 128 dias por causa de furtar um pote de manteiga de um supermercado? Pois é! Agora ela foi condenada pelo juiz da 23ª Vara Criminal de São Paulo, a quatro anos de prisão em regime semi-aberto. O valor do pote de manteiga era de R$ 3,20 em 16 de novembro de 2005. Enquanto isso, mensaleiros, sanguessugas, José Dirceu, Valdomiro Diniz, José Genoíno e tantos outros estão soltos por aí, protegidos pelo Congresso Nacional e, o mais agravante ainda, pelo Supremo Tribunal Federal que lhes dá até o direito de permanecerem em silêncio para não produzirem provas contra eles mesmo. É por isso que todo mundo diz que no Brasil a justiça é só para pobre, puta e preto.
Repercussão
Lembro-me que no final da década de 70, um conhecido churrasqueiro aqui da cidade que trabalhava na porta de um cinema, resolveu fazer aumentar seus parcos rendimentos com uma barraquinha de jogo de bicho. A polícia descobriu, foi lá e prendeu o homem. A justiça o condenou a três anos de prisão em regime fechado. Só que na época da condenação o Doca Street tinha acabado de sair da cadeia, graças a um Hábeas Corpus que a justiça do Rio de Janeiro lhe concedeu. Doca tinha, há pouco tempo, matado a tiros a bela pantera mineira Leila Diniz. Enquanto um assassino covarde e frio era colocado em liberdade, o churrasqueiro de Itaúna era colocado atrás das grades por causa de uma contravenção. Lembro-me que a Folha do Oeste, do saudoso Piu, desceu o pau no caso fazendo a comparação entre o Doca e o churrasqueiro. A repercussão negativa do caso foi tanta que, na semana seguinte, o juiz, se não me engano, Dr. Nabor, mandou colocar o pobre homem na rua em regime de sursis. Portanto, relembro o caso para que o povo possa comparar o caso da empregada doméstica que furtou uma margarina com o José Dirceu, José Genoíno, Waldemar da Costa Netto, José Janene, Hamilton Lacerda, Valdemar Padilha, Jorge Lorenzetti, Juvenil Alves, etc.

09/12/06

Desvio de função

É muito comum uma empresa privada, e principalmente pública como a prefeitura, desviar pessoas de sua função, onde estão há anos e praticamente só sabem fazer aquele trabalho. Estou comentando esse assunto porque o jornal Diário da Tarde, de 22/11/2006, na sua página 13, trouxe importante matéria do advogado Antônio Carlos Teodoro, presidente da SOS Vida, alertando às empresas particulares sobre o desvio de função. Na matéria, o advogado diz: "quando você é contratado para exercer um trabalho, é preciso dominar completamente aquela função. Quando um superior hierárquico determina que você realize outro serviço que não aquele que você foi contratado, ou não possui conhecimento, isso fica caracterizado como desvio de função". De acordo com o advogado Teodoro, essa situação é comum em várias empresas e muita gente é contratada para realizar uma função e acaba exercendo outra. A maioria das reclamações que gira em torno do tema, foca a questão salarial: muitas vezes a função exercida é melhor remunerada do que aquela que está no contrato, mas a pessoa permanece recebendo o salário baixo. Outro problema comum em casos como esse, são os constantes acidentes de trabalho, já que as pessoas desempenham serviços para os quais não estão habilitadas. Teodoro ainda lembra um caso ocorrido recentemente: Um trabalhador perdeu uma perna em um acidente devido à manobra realizada por um funcionário não qualificado. A vítima ganhou indenização de 500 mil reais. Ricardo Sena, de 20 anos, era auxiliar de mecânico, habilitado a exercer essa função e trabalhava em uma empreiteira que prestava serviço a uma empresa concessionária de uma linha férrea em Minas Gerais. Ele estava trocando a peça em um vagão quando um outro funcionário, sem experiência, virou uma ponte móvel para o lado errado e atingiu o vagão onde o rapaz trabalhava, esmagando sua perna. O jovem ficou no CTI por muito tempo, com afundamento do crânio, perdeu parte óssea da boca e vários dentes, além da perna que foi amputada.

Estou transcrevendo parte dessa matéria do Diário da Tarde, porque na prefeitura é comum o desvio de função, principalmente por perseguição política. Às vezes não tem como mandar o servidor embora e eles ficam jogando o servidor igual bolinha de ping-pong, de um lado para outro. Então quando prefeito exonera cargos de confiança de administração passada é comum eles colocarem pessoas em cargos onde eles nem conhecem o serviço e ficam totalmente perdidos. Não estou falando só da Administração atual, mas de administrações anteriores que também fizeram isso. Então, que o empresário e prefeito pensem bem, pois aquele que procura economia demais acaba, no futuro tendo que pagar indenizações milionárias. Ninguém é obrigado a fazer um trabalho que não sabe e que não gosta e, principalmente, se não é sua função. 

02/12/06

De novo
Segundo comentários da imprensa itaunense, com o fim do mandato do vereador Orlando Rodrigues na presidência da Câmara, o Nilzon Borges voltaria para a prefeitura e assumiria o cargo de diretor do SAAE, ou de secretário de Administração. Para a maioria dos servidores seria bom que quem fosse eleito presidente mantivesse o Nilzon por lá. Na prefeitura ninguém o perdoa desde aquele fatídico mês de março de 2003 quando Osmando dispensou todos os cargos de confiança. E com essa "brincadeira" muita gente está tendo dificuldade hoje para se apostilar no cargo e muita gente está prestes a se aposentar. Como o Nilzon era o secretário de Administração à época, muita gente desconfia que a idéia tenha sido dele. Por isso nenhum servidor quer saber dele por lá. Para os servidores mais antigos da prefeitura nunca haverá dois secretários tão queridos como o Marcos Elias e o Marcélio Nogueira. Com a palavra, o Nilzon.

Recaída
Vocês se lembram o que o PT falava do Newton Cardoso e o Newton Cardoso falava do PT? Aqui em Itaúna estamos vendo desde o início do mandato atual o Rosse, a Gláucia e a pastora Vanda sempre criticando a Administração do prefeito Eugênio Pinto. Só que, com o passar do tempo, a Vanda ficou quietinha, o Rosse já está batendo o martelo e praticamente com um pé no governo municipal. Resta apenas a Gláucia para fazer oposição? E o Rosse, como vai explicar aos seus eleitores essa guinada de 180 graus? Em política é preciso acima de tudo ter coerência e saber respeitar os eleitores. Quem sabe essa guinada do Rosse, se caso vier a ser concretizada, possa ser o fim de sua carreira política. É só aguardar para ver.

Oposição
A oposição é necessária. Ela faz o prefeito errar menos. Se a Câmara fosse mais fiscalizadora e cumpridora de seus deveres o prefeito não estaria com tantos problemas com o Ministério Público. A oposição não é para crucificar o prefeito, mas para que ele erre menos. Uma pessoa que fez parte da Administração eugenista disse que o perfeito quando quer fazer qualquer coisa, se entusiasma demais e não pensa nas conseqüências.
O administrador público tem que pensar em impacto ambiental, em leis, em autorização da Câmara e um monte de coisas mais. Não pode ir pegando e fazendo a bel prazer. E um dos deveres da Câmara é analisar junto com o prefeito, o que é bom para a cidade.

25/11/06

Parabéns
Está de parabéns a promotora Fernanda Hönigmann por se preocupar com nosso maior patrimônio que é a Praça da Matriz. Ela se preocupa, inclusive, com a preservação da fonte luminosa que é (ou era) tradição em Itaúna desde 1962. Ela foi construída no primeiro mandato do prefeito Célio Calambau (1958-1962) e também precisa ser preservada. Não se pode desmanchar o que um prefeito anterior fez. Para mim a única obra que deveria ter sido mesmo desmanchada era aquela pista de skate, uma idéia infeliz à época. E o Geraldo Turruca que me perdoe, já que gosto muito dele, mas aquela banca de revistas de alvenaria também não deveria ter sido permitida.

Fonte Luminosa
Além de inúmeras casas antigas que foram demolidas, tanto este colunista, quanto o conhecido José Maria de Aquino (Bigode) nos preocupamos com nossas tradições. Outro dia, no jornal Brexó, de 02/11/06, fiquei surpreso ao ler artigo do Celinho, que admiro muito, dando idéia de acabar com a fonte luminosa. Que o Celinho me desculpe, mas esta idéia não dá para concordar de jeito nenhum. Que o Ministério Público fique de olho em nossas tradições e em nossa cultura, pois infelizmente temos políticos insensíveis. É bom lembrar do padre que esteve aqui em Itaúna e quis mudar nossas tradições religiosas. O povo não gostou dele, e não gosta até hoje, e ele teve que ir embora.

Recaída
Estamos lendo na imprensa que o vereador Rosse Andrade está prestes a aceitar um cargo na secretaria de Esportes do governo Eugenista. O Rosse vai deixar de ser oposição para ser situação? Que recaída é essa, Rosse? Um prefeito para ser um bom administrador precisa ter oposição, o que faz ele errar menos. Se os vereadores fiscalizassem mais a prefeitura, com toda a certeza o prefeito não estaria com tantos problemas no Ministério Público. Você está querendo queimar seu filme Rosse? Já vi vários políticos virarem a casaca e se darem mal, não conseguiram mais se eleger. Você, Rosse, se lê esta coluna deve se lembrar do que falamos aqui a respeito do PT e do Newton Cardoso. O que um falava do outro era de estarrecer. Você viu onde o "porcão" foi parar, né? Se você quiser ir assumir mesmo uma secretaria é problema seu , mas cuidado com o troco do povo, quem avisa amigo é.

Mendigos
Concordo plenamente com o leitor da GAZETA na coluna "Cartas e E-mails" que diz sobre as mudanças do 13. A quantidade de mendigos na Silva Jardim, Praça da Matriz, Rua Antônio de Matos, Lagoinha e Marechal Deodoro está sem jeito. E nem daqui eles são. É bom lembrar à Dona Marisa que os secretários anteriores sempre davam um jeito de retirá-los da cidade com um simples telefonema de um reclamante. Hoje não se tira nem com as inúmeras críticas da imprensa... Fazer o que? Apelar para outros órgãos?

13/11/06
Amarrando
Muitos servidores, segundo informações que tivemos, estão apenas esperando o visto do secretário de Administração, para se apostilarem no cargo. E porque o secretário Adriano Machado até hoje não deu o visto? Ora, ele é um dos secretários mais queridos da Administração eugenista e não deveria demorar para dar esses vistos nos processos de apostilamentos dos servidores. Esperamos que agora a coisa ande, para o bem de todos.
 
Muita degola
Também tivemos informações de que mais degolas de servidores estarão para acontecer por estes dias. Será que irão trocar mais servidores itaunenses para dar vaga à gente de Ipatinga ou Betim? Outra coisa que está deixando os servidores insatisfeitos é que pessoas novatas na prefeitura em cargo de carreira estão ocupando o lugar dos chefes exonerados. Ao invés do prefeito pegar o mais antigo, está protegendo apadrinhados políticos. E o prefeito em suas declarações de 2004 disse que prestigiaria os servidores de carreira, principalmente aqueles que já estavam esperando há anos por uma oportunidade. Se o prefeito se esqueceu do que prometeu, nós o estamos lembrando e dizendo que está tudo registrado nos jornais da época.
 
Ame-o ou deixe-o
Ficamos sabendo ainda que durante a inauguração da ouvidoria do servidor, o prefeito Eugênio teria dito que servidor concursado que não estiver satisfeito com ele que tire licença de dois anos, sem remuneração. E que servidor que não for estável que se quiser sair, saia. Acontece prefeito, que servidor também vota. Os familiares votam e os amigos também votam. Nunca ficamos sabendo de prefeitos anteriores falando nestes termos com os servidores. Isto acaba com o restinho de seu filme. Inclusive o ex-prefeito Bandinho teve seu filme queimado por causa de algumas jararacas que ele colocou em seu governo. O Bandinho é uma pessoa muito boa, mas pecou por não escolher bem as pessoas a quem ele daria carta branca para agir e acabou apunhalado pelas costas. Abra bem os olhos, prefeito, e pense antes de falar, pois o povo pode lhe dar a resposta em 2008.
 
O poder
Esse colunista conhece o Eugênio há muitos anos. O Eugênio era um cara legal pra caramba, muito simples e humilde. Conheço seu pai que é uma pessoa super gente boa e conheci a mãe, que era um doce. Ainda conheço algumas tias dele que são gente boa demais.De repente o Eugênio se elege prefeito e o poder lhe sobe à cabeça. Ficam mandando servidor tirar licença, sair, se desentendendo e demitindo servidor em posto de saúde, etc. É como diz o presidente Lula. plagiando Fernando Gabeira: "O que é isso companheiro?".
 
04/11/06
Rola cabeças
E continua rolando cabeças na prefeitura. A última delas foi a do técnico das torres de televisão, Neulion Santos. Ora, cabeça de técnico não precisa rolar, basta a prefeitura dar condições técnicas para trabalhar, comprar as peças necessárias para reposição, criar torres repetidoras onde as imagens são mais difíceis de serem captadas. Pelo andar da carruagem, quando o prefeito deixar o cargo vai ter tantos inimigos que vai ficar até difícil ir às casas das pessoas pedir voto para um segundo mandato. Assim as coisas ficam difíceis e vocês se esquecem que servidores, familiares e amigos, também votam. E só espero que o substituto de Neulion não seja de Ipatinga ou Betim.
 
Banheiro público
Muita gente está criticando o prefeito por transformar o coreto da praça da Matriz em banheiro. Há anos a população itaunense cobra dos prefeitos esses banheiros. Na prefeitura, segundo alguns aposentados, os vigias não permitem que eles usem os banheiros do pátio, ordens superiores. No comércio também são barrados. Então os banheiros são mesmo precisos. Mas derrubar coreto, colocar um banheiro na praça da Matriz, em meio aos seus jardins, em frente à igreja? Isso já é demais. É preciso procurar um outro local para construir os banheiros. Que pode até ser naquele canto do prédio da prefeitura, entre a própria prefeitura e o escritório do SAAE.
 
Copos descartáveis.
Foi o comentário mais ouvido nas rodinhas de conversas na cidade, na última semana, a colocação de logomarcas da administração em copos descartáveis. Nem ex-prefeitos que gostavam de colocar a logomarca de seu governo em tudo ousaram fazer uma coisa destas. Acredito que a idéia não irá para frente pois a repercussão foi bastante negativa. Enquanto isso a gente fica sabendo que os servidores levam coisas de suas casas para não deixar o público sem atendimento, e já que a prefeitura está sem dinheiro não se pode permitir tamanho disparate. Dinheiro público é coisa séria. A pessoa que deu esta idéia deveria ser advertida, mesmo que o custo seja baixo, existem outras prioridades.
 
Grandes mágoas
Outro que entra para a lista de ex-amigos do prefeito é o ex-servidor Firmino Rocha. Os dois, prefeito e Firmino foram colegas de Tiro de Guerra, companheiros de futebol, amigos de freqüentar um a casa do outro. Mas, infeliz-mente, na política você tem aliados, não amigos. E parece que o Eugênio se esqueceu de sua amizade de longa data com o Firmino, sem falar que ele era competente no que fazia, e o dispensou sem mais, nem menos. Mais um cargo à dis-posição dos estrangeiros e mais um inimigo para o prefeito.
 
 
28/10/06

Tiro no pé
Com certos elementos que o PT tem em seus quadros não há necessidade de oposição; eles mesmos se encarregam de destruir o partido. A suposta compra do dossiê para incriminar José Serra foi um verdadeiro tiro no pé dos petistas, quando Lula já estava assegurado no primeiro turno e provocou o segundo. Depois vieram falar da filha do Alckmin trabalhar na Daslu, uma das lojas mais elegantes de São Paulo. Só que ela é apenas funcionária da loja e se a loja está tendo problemas com o fisco, o problema não é dela e sim da proprietária. Mas a sujeirada política tentou envolver a moça para ver se isso trazia votos para o PT. Só que mais uma vez o PT deu um tiro no próprio pé e até o Lula se viu obrigado a entrar no meio e abafar o caso com um pedido de desculpas ou seria o seu fim.

Morde e assopra 
O PT é assim: ele morde e depois assopra, não pensa nas conseqüências de seus atos e sai buscando detalhes da vida íntima das pessoas. Então, quando a coisa complica para o lado deles e começam a ver o suicídio político, eles formalizam pedidos de desculpas. Só que, quem bate esquece, mas quem apanha, não esquece. Vamos ver no que vai dar no domingo.

Mais uma
Segundo o jornal Integração de 13/10/06, a super competente Aparecida Medeiros foi exonerada do cargo de leis e contratos para dar lugar a uma pessoa de Betim. Será que o prefeito está pensado que vai ficar eternamente no cargo? Que pode ficar prejudicando servidores de carreira a torto e direito? O que revolta é ver um itaunense perder o cargo para "estrangeiro" de Betim ou Ipatinga. Mas não tem problema não, a eleição está chegando e queremos ver o prefeito pedindo votos para sua reeleição. Em 2004 ele tinha prometido não trazer ninguém de fora para ocupar vaga de itaunense. É só consultar os jornais da época. E como ele vai chegar à casa do servidor e de seus familiares e pedir voto? Imagine a raiva que estão deles? Vamos aguardar e ver no que vai dar.

Segundo turno
Domingo, amanhã, estaremos votando em segundo turno para presidente. Em alguns estados, o que não é o caso de Minas Gerais, estarão votando também para governador. A população, o eleitor, precisa refletir muito. Se estão satisfeitos com esse estado de coisas, de escândalos que vimos todos os dias na imprensa nacional ou se é necessário uma mudança. O eleitor é quem vai decidir. Eleição é coisa séria e temos que pensar muito para não nos arrependermos depois. Depois, ter que agüentar mais quatro anos de escândalos é dose para leão! Que Deus Todo Poderoso ilumine a cabeça dos eleitores e que os ajudem a decidir o que será melhor .

Na posse
Lembro-me direitinho na posse do prefeito Eugênio Pinto, lá no Centro Esportivo da Universidade de Itaúna, quando ele disse que não ia perseguir ninguém, e a que a campanha política tinha se encerrado naquele 3 de outubro de 2004. Ele manteve a maioria da turma do Osmando até pescarem conhecimentos e depois começou a degola. Quem acreditou, dançou. Trabalhar em firma política é sempre um tormento para o servidor que dá a vida pelo município e quando muda a administração a degola começa. Eta, vida!

21/10/06
Folhetos
Vários folhetos sobre o debate entre Lula e Alckmin, na Band, foram jogados nas ruas de Itaúna. Além da sujeira, as mentiras de sempre e ainda dizendo que Lula venceu o debate. Eu não assisti ao debate nas li no dia seguinte os jornais, Neles diziam que o Lula ficou meio perdido e acuado. Mas, isso já era esperado de um governo onde a corrupção cresceu assustadoramente.
 
Sujeira
O Lula diz que não joga a sujeira debaixo do tapete como fazia o Fernando Henrique (intervenção da digitação: não joga porque eles levaram até o tapete!) que não apurava e investigava nada. Mas quando a polícia federal mostra a transparência e cumprimento da lei, o ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, que é o superior hierárquico, simplesmente afasta os delegado das investigações. Assim foi com o delegado que prendeu o ex-marqueteiro Duda Mendonça por causa de rinhas de galo e com o delegado que mostrou as fotos do dinheiro da suposta compra do dossiê.
 
Dinheiro
Segundo a grande imprensa a idéia mais provável, de acordo com as investigações da polícia federal, o dinheiro do suposto dossiê, levantado pelos amigos de longa data do Lula, teria vindo do Jogo do Bicho e de bingos. Com isso mais uma vez estamos vendo o PT que tanto fala em ética, transparência e honestidade, ser cada dia que passa mais descarado e desmoralizado. Vamos pensar bem para votar no segundo turno?
 
Santos
Não vou dizer aqui que os outros partidos são santos, pois corrupção existiu sempre. Mas o PT que se intitulava como o partido mais ético e honesto, decepcionou o povo e muito. Eu mesmo votei no Lula esperando em 2002 que ele revolucionasse esse país em bons salários, crescimento, juros baixos, política econômica com boa distribuição de renda, mas assim que ele se sentou na cadeira de presidente, ficou ao lado dos banqueiros e das elites. Ele traiu os seus ideais e ao povo que confiou nele. Por isso, ele não teve coragem de enfrentar a senadora Heloísa Helena no primeiro turno, porque ela ia jogar tudo na cara barbuda dele.
 
Rio São João
Outro dia eu atravessava a ponte da rua Silva Jardim e observava o Rio São João. Da ponte até as proximidades do Depósito Pedrosa não se vê mais o rio já que o capim tomou conta de tudo. Não se vê o filete de água. Além deste colunista já ter falado aqui que que venderam a draga Plocain que servia para limpar o rio, o engenheiro Cláudio Marcelo (Penado) denunciou no jornal Integração há pouco tempo q venda da citada draga. Em novembro, dezembro e janeiro, os meses mais chuvosos. Estamos alertando o prefeito aqui já faz um tempão. Mas pelo jeito ele não quer ser alertado. Deixe que as enchentes invadam as casas da população ribeirinha por causa do mato que ele vai ver o que é enfrentar a ira do povo. É como disse o deputado estadual Neider Moreira em sua entrevista após sua reeleição: "quanta inércia do prefeito!"
 
14/10/06

Newtão dançou
Nestas eleições uma coisa me deixou bastante satisfeito: a derrota de Newton Cardoso. O povo está cada dia mais inteligente e não deu o mandato de senador a ele. Ele, que havia cantado vitória de desbancar Itamar Franco na convenção do PMDB, deu com os burros n'água também. Começou forte na candidatura, mas foi caindo, caindo e com o apoio fundamental de Aécio Neves, o eleito foi o Eliseu Resende. Quem se lembra do que o PT falava do Newton e do que o Newton falava do PT, não deve ter agüentado tanta sem-vergonhice de ambas as partes ao verem os dois caminharem juntos. O povo que não está mais bobo, deu o troco no Newtão e no PT nas urnas.

Tudo pelo bem!
Uma coisa que o povo não está mais engolindo dos políticos é essa coisa de que estão unidos pelo bem da cidade, pelo bem do estado, pelo bem do país. Eles estão unidos é pelo bem do poder e pelo bem do ganhame fácil, sem se esforçarem em nada pelo bem das comunidades.
Depois de ouvir e ver o PT falar que o Newton Cardoso no Senado era a melhor opção, depois de ver o PT falar "cobras e lagartos" do Newtão , o eleitor teria que ser muito cara de pau para acreditar nos dois. Portanto Newtão perdeu e o PT dançou no governo do Estado e o Lula foi para o segundo turno. Que coisa boa!

Deputado Neider
Meu caro deputado Neider, agora que você está consagradamente reeleito para mais um mandato, vamos lhe pedir duas coisas. Uma delas é lutar junto ao governador Aécio Neves para aumentar o efetivo policial de Itaúna em, pelo menos, mais 50 homens para que esta cidade seja mais policiada. A violência, infelizmente, chegou na outrora tranqüila Itaúna. Morro de pena quando vou a Belo Horizonte e vejo a rodoviária de Itaúna infestada de mendigos e andarilhos. Os funcionários e o gerente fazem de tudo para tirá-los de lá, mas em vão. Simplesmente porque falta policiamento no local e assim fica difícil. Na rodoviária de Divinópolis tem policiamento constante e os policiais de lá não deixam que mendigos fiquem perturbando aqueles que vão viajar. O segundo pedido é a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, pois não podemos mais aceitar a violência em uma cidade, como Itaúna, que até bem pouco tempo, era tranqüila.
Houve alguns finais de semana seguidos que se a gente torcesse os jornais itaunenses saía sangue, por causa dos assassinatos ocorridos na cidade. Queremos segurança. Depois da série de assassinatos, os vereadores chegaram a dizer que iam tomar providências, mas a coisa parece que já esfriou. E como você, deputado Neider, não é de cruzar os braços e quando quer resolver, resolve mesmo, contamos mais uma vez com seu trabalho para melhorar Itaúna. E, se o prefeito, se negar a reconhecer suas conquistas, seu trabalho, pode ter certeza que mencionaremos e agradeceremos você aqui na GAZETA.

07/10/06

Grande vitória
Conforme já era esperado, o deputado Neider Moreira foi reeleito com uma votação espetacular. Isto foi a resposta do povo em reconhecimento ao seu grande trabalho por Itaúna e outras regiões onde ele tem expressiva votação. Neider é, sem dúvida, um dos melhores representantes que já tivemos no Estado. E, com seu carisma, ele pode ser futuramente governador do Estado.

Itaúna Viva
Estive lendo o jornal Itaúna Viva e na última página estava matéria sobre o Corpo de Bombeiros, instalado recentemente em Itaúna. O engraçado é que em momento algum na matéria é mencionado o empenho do deputado Neider Moreira para que se conseguisse a tão sonhada unidade. Mas não tem problema não, o povo reconheceu e deu uma votação histórica a Neider.

Sem picuinhas
O mais interessante que acho no Neider é que mesmo com pessoas contra ele (o Osmando não o apoiou em 2002 e o Eugênio que não o apoiou agora), ele jamais deixou de ajudar a cidade. Os interesses de Itaúna estão acima de qualquer rivalidade política para Neider. E como o povo está vendo tudo isso a resposta veio com votação consagradora.

Outros candidatos
Algumas pessoas que se lançaram candidatos com a intenção de vender a candidatura, quebraram a cara pois além de não vender ainda tiveram uma votação ridícula. Se o objetivo era atrapalhar o Neider, não conseguiram e ainda se queimaram politicamente.

Resposta
Essa votação histórica no nome do deputado Neider também é uma resposta ao prefeito Eugênio Pinto que mesmo o Neider tendo procurado ajudar e estar sempre ajudando à cidade, o Eugênio fez de tudo para não mencionar o nome do deputado em nenhuma de suas conquistas. Além do mais, os itaunenses não gostaram de ver esta quantidade de gente de fora mandando na prefeitura, depois da campanha, conforme está nos jornais da época, quando o Eugênio tinha prometido que não traria ninguém de fora. E foi o que mais aconteceu.

Cobrança
O ex-deputado Marcos Lima ficou na suplência, mas com certeza vai entrar na vaga de algum deputado que acabar como secretário ou ministro.
Só que nós ficaremos de olho nele e vamos cobrar benefícios para Itaúna. Não vamos aceitar picuinhas políticas iguais as da época do então prefeito Ramalho que por causa da briga dos dois, Itaúna só não ficou imensamente prejudicada porque a prefeitura nadava em dinheiro.
Portanto, Marcos Lima, vamos procurar agir igual ao Neider, deixando de lado questões partidárias para segundo ou terceiro plano e pensar na sua cidade.

29/09/06

Sete Lagoas
No jornal Super Notícias, de 14/09/2006, o Sindicato dos Motoristas de Sete Lagoas denunciou que a empresa que é concessionária do transporte coletivo da cidade, de nome Turi, estava querendo acabar com a função do cobrador. Nesse caso, o motorista, além de dirigir o ônibus faria a função de cobrador. A Turi, segundo o Sindicato dos Transportes Rodoviários de Sete Lagoas (SITROSEL) apresentou uma proposta de demissão voluntária com a promessa de recontratação em outra empresa do grupo. Na recontratação, os ônibus passariam a circular apenas com o motorista que ficaria responsável de cobrar as passagens. Para tentar barrar a proposta foi encaminhado à Câmara Municipal de Sete Lagoas um ante-projeto de lei do vereador Caio Dutra proíbe as empresas de ônibus locais de rodarem sem cobrador nos coletivos. Segundo o diretor do Sitrosel, Teófilo Albano Ribeiro, desde que a empresa apresentou a proposta aos trabalhadores, há cerca de vinte dias, pelo menos 13 dos 70 cobradores assinaram a demissão. A reportagem do Super Notícias tentou ouvir a direção da Turi, sem sucesso no dia 13/09.

E aqui?
Aqui em Itaúna, a Morro Alto teria comprado 11 ônibus novos para trabalhar sem cobrador. Mas, segundo informações não oficiais, o prefeito Eugênio Pinto, não teria aceitado pois iria provocar a demissão de 33 cobradores, já que a empresa trabalha com 3 turnos e em cada turno utiliza-se um cobrador. Portanto onze ônibus no sistema seriam 33 cobradores demitidos. Agora eu gostaria de fazer apenas uma pergunta: se um motorista de carro particular for flagrado falando ao celular enquanto dirige, é multado e perde pontos na carteira. Pode um motorista de ônibus que carrega vidas se preocupar com trânsito, portas, retrovisores, idosos, deficientes e ainda exercer a função de cobrador? Pode um motorista dirigir e ficar voltando troco ao passageiro? Com a palavra a empresa e as autoridades.

Ônibus novos
É claro que a Morro Alto merece vários elogios por trazer ônibus novos, inclusive com elevador para deficientes físicos. Já trouxe há tempos uma van com o mesmo objetivo. Ficamos sabendo que eles pretendem renovar toda a frota até o início do ano que vem. Não vou deixar de elogiar as melhorias que a empresa concede aos usuários, mas demissão em massa e ninguém está conseguindo emprego com facilidade, o que acaba virando? Incitação à violência, pois a pessoa perde o emprego, procura outro e não acha, a fome começa a pesar no estômago e a pessoa se desespera e pode passar a roubar e até matar para comer, Vamos procurar pensar mais com a consciência e o coração e menos no lucro alto?

Desemprego
Segundo o Diário da Tarde, de 14/09/06, página 14, caderno de economia, o número de jovens sem trabalho, corresponde a mais de 45% da população economicamente ativa. E na minha modesta opinião muita gente não gosta da dar empregos para jovens antes dos 18 e 19 anos por causa do serviço militar. Portanto, empresário, vamos lutar contra o Lula por causa da alta carga tributária e juros altíssimos que acabam com os empresários, mas jamais deixem de empregar as pessoas.

23/09/06

Sem Corujão
No último final de semana, ou seja, na semana da exposição, a Viação Morro Alto nos deixou sem o "Corujão" de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo. Com certeza pensaram que a cidade inteira ia para a exposição e se esqueceram que nem todos vão. Ficamos sabendo que garçons, cozinheiros e fregueses de barzinhos da Jove Soares ficaram a ver navios, esperando o "Corujão", que não passou. A preocupação da empresa foi apenas com a exposição e muita gente teve que se deslocar a pé para os seus bairros, os que não tinham dinheiro para um táxi. Agora, pergunto: pode-se cancelar uma linha em favor de outra? Quando o prefeito permitiu o aumento nas tarifas, foi feito muito alarde de que a população teria o benefício do "Corujão" nos finais de semana. Realmente ele o fez, mas sem nenhum aviso prévio a Morro Alto cancelou os horários para atender apenas à exposição. Da próxima vez que isso acontecer vamos acordar os fiscais de trânsito, o chefe do trânsito, vereadores e, se preciso, até o prefeito, para mostrar o que acontece na calada da noite.Se fosse avisado que o "Corujão" seria cancelado as pessoas davam um jeito de irem embora mais cedo, evitando caminhar tarde da noite pelas ruas, arriscando suas vidas. Foi uma falta imperdoável.

Casarões antigos
No jornal Brexó do dia 09/09/06, o conhecido José Maria de Aquino (Bigode) também reclamava das demolições dos casarões antigos de Itaúna. A cada dia que passa mais um casarão é demolido em nome da modernidade e do progresso. Pois é, meu caro José Maria, tenho reclamado e pelejado aqui neste espaço de papel para que a prefeitura tenha uma política de preservação destes casarões. Acontece que o pessoal não lê nossas críticas (juram, né?) e assim fica difícil. Enquanto isso, em Belo Horizonte, casarões antigos que foram demolidos pela Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, para dar lugar a estacionamento, está dando pano pra manga. A prefeitura de BH entrou na justiça e a derrubada destes casarões está dando muitos problemas para a Igreja Universal. Esperamos que o departamento de Cultura e o prefeito Eugênio Pinto se manifestem a respeito.

Grama da praça
A prefeitura continua trocando a grama na praça da Matriz. mas infelizmente não retornou a praça às suas características originais, reabrindo as alamedas e deixando voltar a ser como foi idealizada, arborizada e ajardinada pelo saudoso prefeito Milton Penido. Agora eu quero saber da prefeitura se as festas continuarão a acontecer na praça. Já sugeri aqui que as festas sejam realizadas no final da Jove Soares, onde se monta o parque de Diversão, para não danificar a nossa bela praça. Fica mais uma vez a sugestão.

Lê sim!
Apesar de todos da adminis-tração municipal dizerem que não lêem o GAZETA DE ITAÚ-NA, os moradores das redon-dezas do Mercado Municipal estão satisfeitos com a matéria veiculada aqui sobre a Feira Livre. Agora a feira termina às 13 horas, conforme o projeto original e a prefeitura se encarre-ga de deixar tudo limpo, recolhe copos e toda a sujeira. Pagode agora só uns bêbados "burri-cidos" que cismam em pegar o microfone, mas a coisa não vai para frente. Lendo ou não a GA-ZETA, a administração entendeu a reclamação da população!

16/09/06

Sem empolgação
Faltando 15 dias para as eleições e a campanha política está fria com as proibições de showmícios, brindes, camisetas, etc. Essa campanha tem que ser a campanha da sola do sapato, do corpo-a-corpo com o eleitor. Nem as fofocas tão comuns, nessa época, ouvimos mais.Agora uma coisa que não está empolgando muito o eleitor são as candidaturas pra deputado federal e senador, pois o povo está com nojo da Câmara Federal e do Senado.Aquela turma lá de Brasília deu conta de acabar com toda a credibilidade dos políticos. Mas, mesmo assim, eu votarei para deputado federal em um candidato itaunense porque Itaúna não pode ficar sem um filho da terra para carrear fundos para a cidade. Para estadual eu já declarei que sou Neider Moreira, pois reconheço o seu grande trabalho por Itaúna. E aproveito para mandar um recado para os candidatos a deputado federal em Itaúna. Caso sejam eleitos, honrem seu nome e seu cargo, não se envolvam com mensaleiros e sanguessugas de Brasília, pois a gente vai ficar de olho em quem é de Itaúna e chegar à Câmara Federal. O povo não deve anular o voto, mas escolher bem e ficar de olho, acompanhando pela imprensa e cobrar depois. Vamos trabalhar com honestidade pois o povo está completamente descrente com a classe política.

Candidatos de fora
O povo deve ficar de olho nos candidatos copa do mundo que aparecem aqui de 4 em 4 anos e depois, adeus. Estamos vendo um monte deles aqui e depois, passadas as eleições, só se lembram que Itaúna existe daqui a quatro anos. Eu já votei em gente de fora, mas agora ninguém mais leva meu precioso voto, já estou escaldado com este povo...

Vigilância sanitária
Recebemos várias reclamações dos mais diversos setores da prefeitura de que a Vigilância Sanitária anda pegando no pé dos próprios colegas que são diretores ou coordenadores. Bom, se a Vigilância Sanitária está cumprindo seu papel, acontece que outros setores não cumprem o seu. Segundo os reclamantes a vigilância faz um relatório de tudo quanto é pendência que precisa ser resolvida, e a maioria delas depende da secretaria de Infra-estrutura e o canteiro de obras. Só que os diretores e coordenadores mandam memorandos cobrando soluções para os problemas, ou eles não atendem, ou quando atendem demoram demais. Alô, prefeito Eugênio Pinto, vamos ver o que está acontecendo?

Grosseria
Alô, grande secretário de Administração, Adriano Machado. Estamos recebendo reclamações de muita gente que é servidor municipal de que um servidor que trabalha na parte de baixo do prédio da prefeitura está sendo muito grosseiro com os colegas. Muita gente está mandando os subalternos irem lá quando precisam de alguma coisa para não entrar em choque com este servidor prepotente. Fique de olho, Adriano, que você vai descobrir quem é.

09/09/06

Virada?
Segundo o jornal Brexó do dia 26/08/06, o candidato ao governo de Minas, Nilmário Miranda (PT), ainda acredita em uma vitória sobre o atual governador Aécio Neves. Ele disse que aqui em Itaúna aconteceu isso, quando o Élvio era o candidato a prefeito mais forte e o Eugênio acabou vencendo as eleições. Acontece, meu caro Nilmário, que essa virada aconteceu aqui em Itaúna, em 2004, porque os políticos se juntaram em um grupão e tentaram enfiar o candidato Élvio Marques goela abaixo da população. E todo mundo sabe que o eleitor quer ter o direto de escolha, que ter opção. E então, não aceitou a candidatura na marra e acabaram virando para o lado do Eugênio. O Eugênio é prefeito por pura sorte, sendo eleito porque o povo se revoltou com candidatura única e resolveu dar uma lição nos políticos. Na época o Edilênio Carvalho, do PMDB, falava em ser candidato. E, se fosse, teria sido eleito. Então, Nilmário, hoje para governador do Estado temos várias opções, não temos candidatura enfiada goela abaixo, por isso não creio na virada que você está falando. Como eleição e mineração, só depois da apuração, vamos ver no que vai dar. O estado de Minas Gerais cresceu muito mais que o país de Lula que, com os juros lá nas alturas, não deixa o país crescer. Mas como brasileiro não sabe mesmo votar e o FHC foi um fracasso no seu segundo mandato, tudo indica que é Lula lá de novo. Que saco! 

SAAE
O SAAE nunca coloca os vencimentos de suas contas de acordo com o dia em que maioria dos consumidores recebe seus salários, entre os dias 5 e 10 de cada mês. Até a prefeitura que estava pagando entre os dias 30 e 31, passou a pagar entre os dias 4 e 5 do mês subseqüente. Acontece que o consumidor tem que esperar para receber no dia 5 para pagar a conta que venceu nos dias 20, 23 e 25 e assim por diante. Aí o SAAE manda junto com a conta seguinte a famosa cartinha de cobrança. E, além de mais, as lotéricas demoram na comunicação do pagamento, o que muitas vezes acaba em aviso de corte do serviço. Vamos procurar colocar os vencimentos das contas de acordo com a realidade da maioria dos brasileiros que recebem entre os dias 5 e 10? Com a palavra o diretor, super gente fina, Valdir Melo.

Prejudicados 
Servidores que ocupam cargos de confiança em administrações passadas estão se sentindo prejudicados para se apostilarem no cargo por causa daquela desastrada e famigerada idéia que algum idiota deu ao prefeito Osmando para demitir todos os cargos de confiança em 2003 e reconduzi-los, 15 ou 30 dias depois. Com essa idéia imbecil do assessor que ninguém conta o nome, vários servidores ficaram prejudicados e dependem do parecer do atual departamento jurídico para dar o sim ou não. Enquanto isso os servidores vão ficando angustiados por demorarem a resolver a sua situação. Essa infeliz idéia que deram ao Osmando, foi logo depois dessa turma prejudicada ter dado ao candidato dele, a deputado federal, na época, Rafael Guerra, mais de 7 mil votos. Que dureza!

02/09/06

Revolta
Os itaunenses estão revoltados com o corte de várias mangueiras em um lote em frente ao estádio José Flávio de Carvalho. Eram árvores frutíferas que foram plantadas há muitos anos e que deu frutos saborosos para várias gerações de itaunenses. Foi preservado apenas um pé de jabuticaba, caso o infeliz não esteja também condenado à morte. E, com certeza, tudo em nome do progresso e o meio ambiente que se dane. Que dureza!

Mais revolta
Funcionários de uma empresa, da qual me reservo o direito de omitir o nome, estão revoltados com as atitudes da gerência e da diretoria. É que, quando do falecimento da mãe do prefeito, a empresa mandou uma coroa de flores ao velório. Até aí, tudo bem, a saudosa senhora era uma pessoa bondosa e merecia a homenagem. Só que, há alguns dias atrás, faleceu um funcionário da empresa e nenhuma homenagem foi feita. Aliás, disseram que nenhum funcionário da empresa que faleceu mereceu tal distinção por parte de seus patrões. Mas, por interesse, e claro que é só por causa disto, a empresa enviou coroa no velório da mãe do prefeito. E o coitado do funcionário que trabalhou, produziu, não recebeu nem um botão de rosas. Através de nossa coluna fica o protesto dos funcionários que se sentiram desvalorizados e maltratados.

Lula
Tenho acompanhado as pesquisas eleitorais divulgadas pela TV e o Lula, se não houver uma reviravolta, vence as eleições no primeiro turno. Mas o covardão não quis encarar a oposição no primeiro debate realizado pela Bandeirantes, com medo de uma saia justa. E o brasileiro vai mesmo dar mais quatro anos para o homem que posava de ético e deixou montar em seu governo a maior rede de corrupção da história deste país. Como faz falta um Carlos Lacerda para peitar e desafiar o Lula. Os outros dão um cutucãozinho aqui, outro acolá, mas a maioria tem rabo preso e não pode se expor muito.

Sementinha do Amanhã
A escolinha Sementinha do Amanhã teve mesmo de deixar sua sede; não agüentava mais a pressão do poder público. Depois de lutar para mantê-la no local, a brava Maritê teve que alugar uma casa na rua Manoel Correa para não deixar as crianças abandonadas. Mas não liga não, Maritê. 2008 chegará mais rápido do que imagina, pois o tempo está voando.

Linha férrea
E a linha férrea que seria retirada do centro da cidade? Ninguém mais fala sobre isto. Na época da elaboração do projeto fizeram um estardalhaço danado e depois não mais se falou no assunto. Mas nós iremos cobrar; o projeto ficou caríssimo e o prefeito Eugênio disse que dependeria do Lula ganhar para o projeto ir para a frente. E, ao que parece, o Lula vai ganhar (contra minha vontade) e então cobraremos de novo.

26/08/06

Os ataques do PCC
No início de agosto começaram novamente os ataques do PCC e nada do governo tomar uma atitude pra valer contra o crime organizado.
Além das condições precárias das cadeias e penitenciárias que não recuperam ninguém, deveriam ser oferecidas ao preso as mínimas condições para que que ele cumpra a sua pena com dignidade e possa ser reintegrado à sociedade. Segundo o colunista e radialista Acir Antão, nunca se imaginou que o crime organizado estivesse bem mais equipado e organizado do que as instituições policiais e jurídicas desse país.
O Estado de São Paulo através do fraquíssimo governador Cláudio Lembo, tem se mostrado totalmente impotente diante da bandidagem. O povo quer segurança e as autoridades não agem. O código penal é caduco, de 1940, quando o Brasil, que hoje está se transformando em um Oriente Médio, era calmo.
O governo federal deveria voltar a permitir que os menores voltassem a trabalhar, pois assim não ficariam à mercê de traficantes que desde cedo os captam para o tráfico de drogas. Os menores de minha época quando aos 12, 13 ,14 anos de idade estavam trabalhando são hoje todos homens trabalhadores, de bem, com raras exceções. Dá saudade da lei que criou o salário do menor aprendiz. Toda empresa tinha o maior prazer em empregar um menor aprendiz. Naquela época formava-se mecânicos, carpinteiros, eletricistas, balconistas, serralheiros, pintores e um monte de outras profissões. Muitos homens de bem foram trocadores de ônibus e hoje são empresários. O próprio vice-governador, Clésio Andrade, era trocador de ônibus na empresa de seu pai, Oscar Andrade. Hoje ele é um empresário bem sucedido na vida.
Não vamos acabar com a infância de criança, mas a partir dos 14 anos, o trabalho é um grande aprendizado que dignifica o ser humano. A proibição do trabalho para menores foi feita por causa da exploração de crianças na agricultura e em vários outros serviços, principalmente no meio rural, nos grandes latifúndios e nas regiões mais pobres do país. O que aconteceu com estas crianças? Continuam lá, sendo exploradas, cortando cana, descascando mandioca com mãos que, mal dão ainda conta de segurar a faca para tal. O trabalho no meio rural continua para menores com até cinco anos de idade. Os menores que moram nos meios urbanos, nas regiões mais ricas, que trabalhavam como aprendizes, hoje trabalham como aviõezinhos, delatores a serviços do tráfico, em sua maioria.

Religião
Outra coisa que critico muito os pais de hoje é não ensinarem seus filhos a freqüentar uma religião, nem que apenas no final de semana.
Os filhos pequenos deveriam freqüentar a igreja católica ou evangélica, ou mesmos os centros espíritas, onde quer que lhe falassem de Deus. Quando a criança aprende a ser temente a Deus ela pensa muito antes de fazer coisas erradas. Minha saudosa mãe, me ensinou a ir à missa desde pequeno. Aprendi a gostar de uma maneira tal que vou à missa todo final de semana. Já tive de deixar de ir à muitas festas porque para mim, a missa vem em primeiro lugar. A diversão é depois. Hoje os filhos fazem o que querem dos pais que não têm autoridade para pedir a eles que freqüentem uma religião. O negócio deles é freqüentar sítios, clubes, parques e outras coisas. Não sou contra, mas o dever para com Deus em primeiro lugar. E vale lembrar a frase que foi muito usada na década de 70: "Seja pai de seu filho antes que um traficante o adote".

19/08/06

Maridos, tremei-vos
Veio em muito boa hora a chamada Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Lula, no último dia 7 de agosto. Com a nova lei, os maridos, se é que este tipo de gente pode ser chamado de marido, vão pegar de 1 a 3 anos de cadeia se agredirem as esposas, seja de maneira física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Com isso os maridos engraçadinhos de plantão, podem colocar as barbas de molho, pois serão presos em fragrante, sem pagamento de fiança, até o julgamento do mérito da questão. O rigor na hora da punição já era uma reivindicação dos movimentos feministas desde a década de 80, quando, num ataque de ciúmes, o empresário Márcio Stanciolli matou a sua esposa Heloísa Balesteros, na Pampulha, em Belo Horizonte, em 1980. O crime teve grande repercussão e até desencadeou o movimento "Quem ama não mata". Esse slogan foi pixado nos muros de várias cidades na época. A Lei Maria da Penha foi uma homenagem à bio-farmacêutica Maria da Penha que, em 83, foi vítima da violência do marido, um professor universitário, que atirou nas suas costas e a bala atingiu sua coluna, deixando-a paraplégica.

Vencer o silêncio
As mulheres que são vítimas de maridos violentos devem vencer o silêncio e não ter medo de denunciá-los. Algumas dizem que não denunciam porque se ele for preso ela não terá como alimentar os filhos. Mas, com a nova lei, os filhos terão garantia de alimentação, escola, saúde e todo o amparo necessário enquanto o pai estiver preso pelas agressões. Portanto, é preciso vencer o medo e não aceitar ser saco de pancada de ninguém. 

TV Alterosa
Está insuportável assistir à TV Alterosa aqui em Itaúna. Ela sempre dá umas saídas momentâneas do ar e quando você está interessado em uma notícia, fica, no mínimo 30 segundos, sem imagem e voz e acaba perdendo o fio da meada. No último dia 8 de agosto, foi impossível assistir ao Jornal da Alterosa, em sua primeira edição, às 13 horas, de tantas as vezes que o canal saiu do ar. Com palavra o técnico Neulion.

Torres repetidoras.
Muita gente tem cobrado e se não me engano deve estar no orçamento participativo, a instalação de torres repetidoras de TV no alto do Rosário e no bairro Morada Nova, já que as televisões nestes locais não conseguem captar a torre do Morro do Bonfim. Na rua Tiradentes, atrás do Morro do Rosário, quem não tem condições de comprar uma antena parabólica, tem uma péssima imagem em sua TV. Cadê as torres, sr. prefeito?

TV Horizonte
Outro canal que, se não me engano pertence aos Diários Associados, é a TV Horizonte, de Belo Horizonte. Vejo nos jornais a sua programação, mas não se tem o seu sinal por aqui. É necessário ter mais opção de canais na cidade, pois a maioria da população, que é pobre, não tem outro entretenimento que a televisão. E outro detalhe: a TV Alterosa é a única que traz informações da capital do estado, já que a TV União nos impõe notícias de Araxá, Montes Claros, Bom Despacho e outras cidades que não nos interessam, viu, sr. prefeito?

12/08/06

Limpeza no rio
A prefeitura precisa limpar s margens o Rio São João. O matagal e bancos de areia estão tomando conta de tudo.A draga Poclain adquirida pelo ex-prefeito Osmando era para limpar o mato dentro do rio. Mas só que ela foi leiloada e não compraram outra para fazer o serviço. Eles ficam utilizando homens para fazer o serviço manual e quando estão na metade do rio, o mato lá atrás já cresceu de novo. E como o rio está no centro da cidade, precisa ser melhor cuidado.. As pessoas que chegam de fora precisam ter uma melhor impressão da cidade, né?

Injustiça
Outro dia, conversando com servidores municipais, eles se queixavam do quanto a prefeitura é injusta. Diziam eles que, enquanto trabalham corretamente, não faltam ao trabalho, procuram produzir, alguns servidores têm trabalhado bêbados e nada acontece a eles. Enquanto muitos servidores não tiveram sua situação resolvida até hoje, outros fazem o que querem e nada lhes acontece. Diziam ainda que, na época do Bandinho, os servidores com mais de dez anos de casa ganharam um diploma de "honra ao mérito" e sem nada que desabonasse as suas condutas. Depois disso não houve mais a honraria e, ao contrário de olharem a ficha e o tempo de serviço e conceder a homenagem a eles, mandam os colegas escolherem pessoas de destaque na prefeitura. Servidor antigo de casa, seja do mais humilde operário ao mais graduado doutor, merece todo o respeito e homenagens pelo que fazem pelo município. Nesta parte eu tiro o chapéu para o ex-prefeito Bandinho e seu vice à época, Guaraci de Castro Nogueira que agraciavam os servidores antigos com diplomas e brindes. O reconhecimento foi melhor.

Gabião
Até que enfim estão retocando o gabião em frente à madeireira SB. Derrubado para a instalação de manilhas, há meses, corria o risco de algum veículo cair no rio durante a noite. Mas antes tarde de que nunca para arrumar o que foi desarrumado.

Água cara
Segundo o jornal Integração do dia 16 de junho, desde o dia primeiro de junho a água está 10% mais cara. Se fosse este aumento fosse na época do Osmando, o Mirinho estaria bravo, dizendo que assim: "o povo não agüenta mais". Mas agora ele fica caladinho, caladinho. Nada como um dia após o outro...

05/08/06

Encontro de motos
Antes que alguém me crucifique, quero dizer que não tenho nada contra o encontro de motos que acontece anualmente em nossa cidade. Pelo contrário, gosto da festa e gosto de ver os vários modelos de motos. Agora, o que não concordo é com a prefeitura teimar em fazer a festa na praça da Matriz, depois de ter trocado a grama em algumas partes dela. Esta festa poderia muito bem ser transferida para o final da Jove Soares, onde se instala o parque de diversão. Os motoqueiros teriam mais espaço para exporem suas motos, o povão teria também mais espaço para transitar e não acabaria com a nossa já mal tratada praça. É preciso preservar nosso cartão postal e enxergar que Itaúna cresceu e a praça não comporta mais essas festas como se Itaúna tivesse a mesma população dos anos 60 e 70. Vamos pensar no assunto?

Banheiros químicos
Pela terceira vez denuncio aqui na coluna que os banheiros químicos estão sendo colocados em cima da grama da praça da Matriz. Por ocasião da festa de Sant'Ana, lá estavam eles em cima da grama, de novo. E o pior é que não adianta falar. É a mesmo que chover no molhado. Até parece pirraça. Com tanto espaço tem que colocar os banheiros em cima da grama? Eta saudades do Ramalho que observava todas estas coisas e não aceitava ninguém cometer esses deslizes!

Restaurante popular
E dizem que já está decidido a construção do restaurante popular na área externa do Espaço Cultural. Muita gente não está gostando e quando o prefeito diz que não lê as críticas dos jornais considerado por ele "inimigos", nós estamos na verdade, é salvando a sua pele. E, com certeza, ele será candidato à reeleição, mas pelos comentários que se ouve hoje, pela insatisfação das pessoas, ele vai parar neste mandato.

Deputado Neider
Outro dia estava eu na praça da Matriz quando uma moça me entregou dois santinhos do deputado Neider Moreira, candidato à reeleição. Eu disse a ela, ao receber os santinhos, que nem precisava me pedir voto para o Neider. Sou uma pessoa que lê jornais, ouve rádio, televisão e procuro me informar a respeito de tudo do nosso deputado majoritário. Sei que ele fez um importante trabalho como deputado e como secretário de Estado. Em time que está ganhando não se mexe e eu, por amor a Itaúna, não por interesses pessoais, votarei no Neider novamente. Para deputado federal ainda não me decidi mas garanto que será em gente de Itaúna, já estou escaldado de ver os candidatos "políticos copa do mundo" que, de 4 em 4 anos, aparecem por aqui, levam nossos votos e depois desaparecem. A nossa diretora, Zenaide Gomes, num momento muito apropriado mostrou os votos que cada deputado de fora recebeu de Itaúna e perguntou pelos benefícios deles. Eu, pelo menos não consegui me lembrar de nenhum. Dizem que o Rafael Guerra conseguiu R$ 300 mil para o hospital Manoel Gonçalves mas, só isto em 4 anos?

28/07/06

PCC
Segundo o colunista Acir Antão o PCC quando foi criado, teve estatuto, registro em cartório e tudo mais que uma entidade precisa ter. O PCC foi fundado para defender os presos, vítimas de agressões de policiais e de agentes penitenciários. Só que a coisa tomou outro rumo e acabou virando uma facção criminosa com a bandidagem tomando conta de tudo e chegando a deixar policiais e agentes, reféns do medo. E o pior, é o velho gagá, o governador Cláudio Lembo, que já deveria ter colocado a Força de Segurança Nacional e o Exército nas ruas de São Paulo. Talvez, por motivos políticos, não o faça. Mas basta o povo fazer uma grande manifestação em frente ao Palácio dos Bandeirantes para pressionar o governador que ele, com certeza, tomará uma atitude mais séria.

O Exército
Quando o Exército ocupa as ruas a bandidagem fica acuada e os crimes diminuem e muito. Mas acontece que o governo federal coloca o Exército uns sessenta dias nas ruas e depois manda todos se recolherem aos quartéis. Aí a bandidagem volta a aprontar e a situação perde o controle, de novo. É preciso haver uma grande sintonia entre policiais militares, civis, Exército e poder Judiciário e punir com rigor os bandidos. Já que o Brasil é o país da impunidade a coisa está ficando feia mesmo!

Luzes acesas
Semana passada reclamamos aqui na coluna que as luzes do trevo próximo à Rodoviária estão acesas durante o dia. E em um poste da avenida Dorinato Lima, em frente ao nº 831, está acesa há meses. E nós, os consumidores é que estamos pagando a taxa de iluminação pública. E com a burocracia da Cemig com o telefone de contato para reclamações, um 0800, com tantas perguntas que o atendente faz, que o reclamante acaba desistindo.

Pesquisa Eleitoral
Saiu mais uma pesquisa eleitoral do Ibope e se a eleição fosse hoje, Lula estava reeleito. O mesmo Lula que manteve a política econômica de Fernando Henrique. O mesmo Lula que nega sempre que não sabia de nada. O mesmo Lula que faz negociatas com o Congresso Nacional. O mesmo Lula que é o preferido pelos especuladores, banqueiros e investidores em geral. O mesmo Lula que dá aos bancos lucros astronômicos. O mesmo Lula que é apoiado financeiramente pelos banqueiros em sua campanha. O mesmo Lula que já teve vários ministros derrubados e alguns sob suspeita. O mesmo Lula que vetou o aumento dos aposentados. O mesmo Lula que negou o FGTS para as empregadas domésticas. Mesmo assim o povo quer colocá-lo lá de novo. Com meu voto, garanto que não será, mas como diz o velho ditado; cada povo tem governo que merece.

22/07/06

Caiu a máscara
A máscara do presidente Lula caiu de vez. Ele vetou o aumento de 16,67% da medida provisória 291 para os aposentados. Aliás, aposentado no Brasil morre pagando e recebe muito pouco em troca. Lula e PT, quando eram oposição "metiam o cipó" no então presidente Fernando Henrique Cardoso. Hoje, tudo que prometeram em campanha foi esquecido. Acredito que a oposição no horário político vai mostrar as gravações da campanha passada para os telespectadores. A máscara do presidente estava caindo há muito tempo e agora caiu de vez. Conversando com vários aposentados descobri que muitos não votarão mais no Lula, pois o consideram um traidor.

As explicações
O PT tenta explicar que foi o PFL e o PSDB que desvincularam a aposentadoria do salário mínimo. Se eles foram os responsáveis por essa agressão contra os aposentados, o PT perdeu uma ótima chance de mostrar que respeita os aposentados que trabalharam uma vida inteira e que ainda são obrigados a contribuir para não terem retorno algum.

Patrimônio dobrado
Enquanto isso o patrimônio do presidente Lula dobrou em 4 anos. Como foi, ninguém sabe, já que na época do FHC diziam que o presidente da República não poderia ganhar mais que 8 mil reais. O Lula se aposentou apenas por causa da perda de um pedacinho do dedo e hoje ele tem um salário polpudo e um patrimônio duplicado. Agora, caso os brasileiros não tenham vergonha na cara, coloquem ele lá de novo e com certeza seu patrimônio vai triplicar.

Pesquisas
Nas pesquisas de opinião pública, ao que parece, Lula será reeleito em primeiro turno. Esses votos serão conseguidos das pessoas ignorantes e miseráveis que, por causa da Bolsa-Família acham que as roubalheiras do mensalão, mensalinho, sanguessuga e outras falcatruas, são para dar o dinheiro para eles, Já vi gente dizendo isso, vocês acreditam? Por isso pessoas como o candidato Cristovam Buarque nunca vão chegar ao poder. O Lula não quer de jeito nenhum um povo inteligente, que saiba ouvir uma notícia e entendê-la de forma correta. Para que dar a vara de pesca, se as sardinhas calam os brasileiros e os tornam dependentes de um governo?

Não sabe votar
O ex-jogador Pelé já dizia que o brasileiro não sabe votar. Concordo plenamente com ele, não sabe votar mesmo. Depois de verem na mídia tantos escândalos, roubos, mensalão, mensalinho, sanguessugas, extorsão de bicheiros, veto ao aumento dos aposentados e o brasileiro ao que parece vai dar mais quatro anos para o Lula. Depois não chorem nem reclamem...

Gente de fora
Faço um apelo aos itaunenses: não votem em candidatos de fora para deputado. Escolham os nomes que vocês quiserem, mas que sejam itaunenses. Gente de fora só vem buscar os votos aqui e depois desaparecem. Eu mesmo votei no Rafael Guerra e o homem tomou Doril e sumiu!

15/07/06

Os traidores da Pátria
Desde o primeiro jogo da Seleção Brasileira vimos a apatia em campo. Um time sem nenhuma criatividade, sem conjunto, sem raça, sem esquema, comandado por dois burros chamados Carlos Alberto Parreira e Jorge Mauro Lobo Zagalo. São dois que já deram o que tinham que dar. Viram um Ronaldo gordo que não estava jogando nada, pesado e o mantiveram em campo. Viram um Ronaldinho Gaúcho não jogando nada e o mantiveram também. Deixaram o Robinho e o Fred no banco de reservas para insistir com dois pernetas. E, no jogo contra a França, o Roberto Carlos se deu ao luxo de arrumar a meia em campo para deixar Zidane livre. Dá até para pensar que foram comprados. Além do mais os chamados jogadores "estrangeiros" estão nadando em dólares e euros e não estão nem aí para os sentimentos da nação. Os patrocinadores, multinacionais, fazem pressão na comissão técnica para escalarem os Ronaldos da vida, mesmo quando fora de forma. E aí, dá no que deu. Agora a maioria está na balada e 180 milhões de brasileiros estão a ver navios.

A ponte
Dessa vez acho que vai. A ponte da Silva Jardim/Jove Soares está com sua obra em ritmo acelerado. Depois de tanta polêmica a ponte será terminada e deverá melhorar bem o trânsito perto da antiga Guimarães. Com recursos conseguidos junto ao Governo do Estado, através do deputado Neider Moreira, agora finalmente poderemos comemorar a mais nova opção de trânsito para Itaúna.

Delegacia de Mulheres
Continua polêmica a instalação da Delegacia de Mulheres nas dependências da Escolinha Sementinha do Amanhã. Já sugeri, aqui nesta coluna, que esta delegacia poderia muito bem ser instalada onde funcionava a secretaria de Assistência Social, na casa do Sr. Victor Gonçalves. Falta de sugestão não é, não fazem porque não querem.

Cemig
A Cemig precisa dar uma percorrida nas ruas da cidade. Por causa de defeitos no sistema foto-eletro muitas lâmpadas ficam acesas nos postes durante o dia. Com isso quem paga o pato é o consu-midor, na taxa de iluminação pública. Outro dia, a caminho da Várzea da Olaria, próximo ao trevo da Rodoviária, quatro luminárias do trevo estavam acesas durante o dia. Com a palavra os órgãos competentes.

Passeios largos
A vereadora Dagmar Barbosa já sugeriu ao prefeito que alargasse os passeios da rua Cel Francisco Manoel Franco. Lá não cabem duas pessoas no passeio e uma sempre tem que descer para a rua correndo o perigo de ser atropelada por trás e sofrer sérios ferimentos ou até mesmo a morte. Porque, ao invés de trocar a grama da praça da Matriz, que poderia esperar outra ocasião, não usou a verba para alargar os passeios, conforme o Osmando fez com as ruas Antônio de Matos e Artur Vilaça?

10/07/06
Linha Férrea
Na coluna Transparência, da GAZETA, um leitor pergunta qual a garantia que a prefeitura terá de que a linha férrea será retirada de dentro da cidade. E eu endosso a pergunta: com um projeto de dois milhões de reais, teremos realmente a retirada da linha férrea? E projeto, depois de um certo tempo caduca. Qual a garantia de que este projeto será mesmo executado?
Afinal, é muito dinheiro que está em jogo e que daria para fazer muitas casas populares e até asfaltar toda a cidade. Se o prefeito Eugênio conseguir retirar a linha férrea, bateremos palmas para ele aqui na coluna mas, se não conseguir cobraremos também.
 
Ameaças
Primeiro foi a vereadora Gláucia Santiago que foi ameaçada de morte por criticar a administração pública. Recentemente a nossa diretora, Zenaide Gomes, recebeu ameaça de uma pessoa que se diz ligada ao vereador Anselmo dos Bailes. Esses caras, além de covardes, não têm a coragem de aparecer de cara limpa. É preciso que todos que sejam ameaçados procurem a polícia para fazer o rastreamento da ligação, caso venha de telefones não identificáveis, acionar a polícia federal e o Gabinete Institucional de Segurança Pública. Estamos no século 21 e não podemos aceitar que covardes fiquem fazendo ameaças quando algum político é criticado.
 
Queimando o filme
Esse pessoal que ameaça vereador oposicionista ou jornalista que faz críticas, se acha que está levando alguma vantagem nisso, está enganado.Ao citar nomes de quem está se sentindo incomodado acaba queimando o filme da pessoa, gerando ojeriza das pessoas de bem que não aceitam a violência. Cuidado gente! O povo não é bobo, como sempre digo aqui e vocês, políticos, prestem mais atenção em quem cerca vocês. Esse tipo de gente, que faz essa palhaçada, acaba com a carreira política de qualquer um!
 
Grama na praça
Logo quando comecei a escrever esta coluna o prefeito Eugênio Pinto anunciava que gostaria de reformar a praça da Matriz, um de nossos cartões postais. Eu até apoiei e disse que era para que na reforma a praça voltasse às suas características originais, já que ele foi toda descaracterizada na administração do Bandinho. Mas o prefeito resolveu reformar trocando apenas a grama e em nada parece que vai fazer com que volte ao que era antigamente. E um outro detalhe, um político, hoje sem mandato, mas que já ocupou pastas importantes na prefeitura, dias atrás disse o seguinte: "com tanta coisa para se fazer na cidade, de muita necessidade e estão trocando a grama da praça". Concordo com o político citado, mas se o prefeito tivesse retornado a praça às suas características antigas e tivesse demolido aquele coreto horroroso, eu aplaudiria. Mas no momento sou contra também. Apenas trocar a grama é como trocar seis por meia dúzia.
 
1º/07/06
Demolição
Estamos vendo a cada dia que passa casas antigas da cidade sendo demolidas. A última foi há cerca de um mês, mais ou menos, na rua Silva Jardim, onde morava o Sérgio Santiago. A prefeitura não tem uma política de incentivo aos proprietários de casarões antigos como isenção de impostos e ajuda na conservação dos mesmos, através da lei de incentivo à Cultura. Os antigos proprietários ou herdeiros não têm como conservar e vendem o imóvel e, quem compra, não tem a sensibilidade de preservar a memória da cidade e demole rapidinho, pensando em construir prédios modernos.
 
Vários casarões
Vários casarões históricos foram demolidos na cidade, o mais recente, o de Sérgio Santiago, na rua Silva Jardim. Na rua João de Cerqueira Lima, esquina com Zezé Lima, o casarão dos Tavares e o de Elizeu Jardim na rua Manoel Gonçalves com rua Zezé Lima. Outros foram demolidos há mais tempo, como o casarão do João Nogueira, que deu lugar ao Edifício 5ª Avenida e as construções antigas que deram lugar ao Edifício Central Park.
 
Hospital Velho
Certa vez tentaram jogar a fachada do antigo hospital no chão. O dr. Peri, na época, deu o grito na imprensa e interromperam o trabalho. Aquela fachada construída em estilo neo-clássico francês precisa ser preservada a exemplo do que foi a fachada da antiga escola normal.
 
Preservando a memória
Na rua Silva Jardim ainda resta, além da casa do Willian Leão, a casa da Maria José Saldanha e a do sr. Geraldo Chaves, pai do conhecido Paquela. Espero que o prefeito Eugênio crie uma política de incentivo à preservação dos antigos casarões de Itaúna antes que nossa cidade fique sem memória. Isto seria até uma homenagem ao Peri Tupinambás, um dos fundadores do PT e grande defensor da fachada do antigo hospital e das construções antigas da cidade.
 
Incentivo
É preciso que a prefeitura tenha leis de incentivo e preservação destes casarões que ainda restam. Não culpo só o atual prefeito, os anteriores também não tiveram nenhuma sensi-bilidade em preservar a nossa memória e o resultado está aí. Enquanto em Belo Horizonte procuram preservar os casarões, aqui em Itaúna estamos vendo quase todos os meses, um deles ser demolido. Vamos agir e preservar nossa memória, prefeito?
 
24/06/06
A desistência do Osmando
Conforme eu disse aqui na última coluna, o Osmando desistiu de ser candidato em virtude de problemas de saúde e porque sua campanha ficaria muito cara. Foi uma pena. Com o trânsito fácil que ele tem em Brasília, teríamos um deputado à altura de nos representar na esfera federal. Infelizmente o deputado Rafael Guerra, que apoiamos em 2002, não trouxe nenhum retorno lá de Brasília. Nada fez por nossa cidade. Esse negócio de votar em gente de fora dá nisso mesmo. O Osmando também não teria aquele entusiasmo de seus apoiadores, já que até hoje a turma que detinha cargo de confiança na sua administração e que foi dispensada, depois de ter dado mais de sete mil votos ao Rafael Guerra, não engole até hoje a dispensa. Muitos dos que voltaram ainda têm mágoa do que foi feito na época. De quem será que foi a brilhante idéia da dispensa que até hoje ninguém conta? Pois é, quem apanha nunca esquece mesmo.
 
Valorizando o servidor
Excelente a carta do major Ronaldo Bernardes elogiando os servidores municipais Elaine Magalhães e Lucas Barbosa. O Lucas, não conheço, mas a Elaine é uma servidora muito competente e procura fazer tudo com a maior dedicação. Enquanto muitos servidores até hoje não tiveram a sua situação solucionada, resolvida, as pessoas de fora da administração reconhecem o esforço dos servidores que, mesmo ganhando pouco, mostram que têm amor pelo que fazem. Parabéns, Major Bernardes, pois uma pessoa que reconhece o esforço dos outros merece todo o nosso respeito e consideração.
 
Asfaltamento
Estamos vendo até a rua Mirócles Carvalho, no bairro das Graças, sendo asfaltada. Enquanto isso, as ruas onde passam os coletivos, estão em péssimo estado, com calçamento todo arrebentado. Que dureza!
 
Seguro de vida
O Sindserv tem que ficar de cima sobre o seguro dos servidores. Com o falecimento do servidor e ex-vereador Nelson Bernardes Alves descobriu-se que o seguro estava vencido e a família com dificuldades para recebê-lo. Os servidores estão temerosos e se acontecer algum acidente, ou mesmo morte, como vai ser?
 
Restaurante Popular
O ex-vereador Mirinho, no jornal Brexó do dia 10/06/06 defendeu com unhas e dentes a construção do Restaurante Popular na área externa do Espaço Cultural. E aqui, neste espaço da GAZETA eu transmiti a insatisfação dos moradores e comerciantes da Jove Soares. Além do mais a refeição do Restaurante Popular deverá ser subsidiada pela prefeitura, a exemplo de Belo Horizonte. Com isso a refeição ou PF deverá custar apenas um real. Vai ser bom para a população mas vai levar todos os restaurantes da avenida à falência, já que os comerciantes pagando impostos, aluguéis e outros encargos não agüentarão a concorrência. Vamos pensar com calma no assunto, sr. Prefeito?
 
17/06/06
Invasão do Congresso
No último dia 6 a Câmara dos Deputados virou um verdadeiro palco de guerra patrocinado por um petista da executiva nacional, Bruno Maranhão. Ele e mais de 500 pessoas depredaram vários setores da Câmara, feriram seguranças e funcionários; alguns deles em estado grave. As 500 pessoas ou vândalos envolvidos na depredação são do MLST - Movimento de Libertação dos Sem Terra. São vândalos, dissidentes do MST - Movimento dos Sem Terra.
 
Baderna Geral
Essa não é a primeira vez que os Sem Terra aprontam quebradeira geral. Quem não se lembra da destruição do laboratório da Aracruz Celulose? É a sensação de impunidade patrocinada por um governo corrupto e um congresso corrupto que incentivam essa baderna que o país virou.
 
De quem é a culpa?
O jornalista e comentarista do Jornal da Globo, Arnaldo Jabor, teceu duras críticas ao Executivo, Legislativo e Judiciário. Primeiro é a leniência de Lula que aceita tudo e não pune ninguém. Segundo, o Legislativo, onde o comunista Aldo Rebelo, presidente da Câmara, arquiva processos e pedidos de impeachment de Lula, absolve deputados ladrões, sanguessugas, corruptos, verdadeiros bandidos. E, por fim, o Judiciário, mais precisamente o Supremo Tribunal que concede hábeas corpus a torto e a direito, dando à gente poderosa o direito de mentir, ficar calado e não se auto-incriminar. Enquanto pobre, preto e puta são julgados com os rigores da lei. Basta um safado da vida ter um cargo de relevância que o Supremo passa a mão na cabeça. E aí, dá no que deu. E pelo que estamos vendo, os três poderes vão levar o país a uma guerra civil. Cadê os generais patriotas?
 
Restaurante popular
Os moradores e comerciantes da avenida Jove Soares estão uma arara com o prefeito Eugênio que quer construir o restaurante popular na área externa do Espaço Cultural. Com isso a nossa principal avenida pode se tornar um reduto de mendigos e pedintes de R$ 1 para comer no tal restaurante. A Jove Soares, que hoje é um dos melhores point's itaunenses, pode inclusive se tornar uma avenida perigosíssima. Pense, Eugênio, pense!!!
 
10/06/06
Meio do ano
Pois é, estamos no meio do ano, faltando apenas 6 meses para 2006 terminar e recebemos informações que até hoje as compras da prefeitura ainda não foram feitas.
Os chefes de setores já não sabem mais o que fazer. Depois de anos de um sistema que todos os prefeitos anteriores usavam, o PT resolveu adotar o pregão e com isso a demora das compras chegou a tal ponto que estamos no meio de 2006 e nada dos diversos setores da prefeitura receberem material de limpeza, escritórios, consertos, impressos, etc.
 
Desespero
As pessoas que chefiam setores estão desesperadas. Se falta materiais de limpeza, por exemplo, a população não quer saber. Ela mete o pau, chama os jornais, a televisão e os chefes é que levam a culpa. Muitos deles estão comprando material com o dinheiro do próprio bolso, o que acho uma bobagem. Quando não tiverem mais nada, chamem testemunhas e mostrem o estoque zerado e depois deixem para a população julgar. Onde já se viu? Já ganham pouco e ainda vão gastar de seu próprio bolso materiais de consumo da prefeitura? Que dureza!
 
Controle de gastos
Normalmente todas as prefei-turas deixam de fazer compras a partir do início de outubro para segurar o orçamento para o pagamento da folha de dezembro e décimo terceiro salário. Agora não dá para entender porque estamos no meio do ano e as compras ainda não chegaram. Segundo informações no mês de novembro pedem a relação de materiais e demais gastos de cada setor para o próximo ano. Se isso foi feito em novembro de 2005, porque até hoje estas compras não chegaram?
 
Controle de materiais
Outras informações chegadas a nós são de que em governos passados, as pessoas pegavam pó de café e açúcar para estocar por um mês. Hoje você tem que ir de semana em semana, ou de três em três dias, buscar os ingredientes para o café, já que liberam apenas um pacote. Que dureza!
 
Placas brancas
Estamos vendo muitos carros de placa branca circulando sem o adesivo da Administração muni-cipal. Para quem não conhece, as placas brancas de Itaúna com as letras HMM, HMN E GMM, são de veículos que pertencem à prefeitura de Itaúna. Na época do Ramalho, veículo municipal nenhum circulava sem a logomarca da prefeitura. Existia controle de tudo. Ramalho foi o prefeito que sabia de tudo que acontecia, não tinha medo de nada e, por isso, até hoje, é considerado um dos melhores prefeitos que Itaúna já teve.
 
03/06/06
Banheiros químicos
Dias atrás critiquei a instalação de banheiros químicos em cima da grama da Praça da Matriz. E não é que na seresta em homenagem às mães, eles colocaram os banheiros em cima da grama, de novo? Quando eles tiram, a grama está toda amarelada, prestes a morrer. Que dureza, novamente!
 
Polícia e PCC
Antes a população de São Paulo estava aterrorizada com o PCC, com a bandidagem tomando conta de São Paulo. Agora está aterrorizada com a polícia militar do estado que, num desejo incontido de vingança, está metralhando suspeitos. Os policiais nem verificam se a pessoa é da facção criminosa; matam primeiro e perguntam depois. Agora o Ministério Público resolveu agir e quer o nome de todos os mortos e as respectivas causas mortis. Suspeita-se de execução, já que apareceram cadáveres com tiros na nuca. É, como diz o ditado, a população saiu do espeto e caiu na brasa.
 
Itatiaiuçu
Em Itatiaiuçu o prefeito, eleito pelo PT, não aceitou petista desempregado, de fora da cidade, querendo mamar na prefeitura. O Wagner Chaves rompeu com o partido e mostrou que na vizinha cidade quem manda é ele!
Parabéns!
Sobra de asfalto?
A prefeitura de Itaúna asfaltou um trecho da rua José Beba (antiga rua 10), no bairro de Lourdes, entre o Centro Social e a ETA. Mas parece que era apenas sobra de asfalto e o serviço vai parar onde está. Ficou faltando completar o asfalto ao lado de Centro Social.
 
Rua Otávio de Brito
A rua Otávio de Brito, ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA), que é itinerário de ônibus, tem o pior calçamento da cidade. Quando vimos as máquinas por lá e a empresa Embraurb asfaltando a rua José Beba, pensamos que finalmente a "Otávio de Brito" seria asfaltada. Me lembro que a imprensa itaunense cobrou muito isto do ex-prefeito Osmando. Quando pensamos que finalmente estava acontecendo, era apenas sobra de asfalto. Que dureza!
 
Rua Afife Salomão
A rua Afife Salomão, no bairro Morro do Engenho, que também é itinerário de ônibus, está uma vergonha, como diria o Boris Casoy. O calçamento, principalmente na parte de cima da rua, soltou-se todo. E não adianta arrumar, aquela rua precisa é de asfalto e uma camada daquelas bem grossas.
 
27/05/06

País perdeu o comando
Uma vergonha o que está acontecendo no Brasil. A polícia acuada e a bandidagem tomando conta de tudo. E isso, graças aos nossos "brilhantes" deputados constituintes de 1988 que, a pretexto de se fazer uma constituição cidadã levou o país para o caos total.

Recusando ajuda
O pior de tudo foi o governador de São Paulo, Cláudio Lembo recusar ajuda federal para enfrentar a crise. Na maior cara de pau o governador dizia que estava tudo sob controle. É, com certeza deveria estar mesmo, já que não mataram parentes dele. Esse governador deve ser caduco ou gagá e até esclerosado. A população de São Paulo, refém do medo, e ele dizendo que estava tudo sob controle. Ora, o homem perdeu a noção das coisas mesmo.

Direitos Humanos
Várias Comissões de Direitos Humanos agora estão percebendo que querer proteger bandido que não quer se recuperar e não tem mesmo recuperação está ajudando a levar o país para o caos. Afinal de contas, os Direitos Humanos foram criados para proteger vítimas da ditadura militar, presos políticos. Eles começaram a misturar as coisas e estão agora protegendo bandidos da pior espécie e aí, dá no que deu.

O Supremo
O Supremo Tribunal Federal também tem grande parcela de culpa pois está afrouxando as penas de crimes hediondos e passando a mão na cabeça de bandido. A certeza da impunidade e de penas brandas está ajudando nesse estado de verdadeira bagunça em que o país se encontra.

Saudades dos generais
Muita gente comentou na cidade diante da tragédia que ocorreu em São Paulo que se os generais estivessem no comando do país esta bandidagem não estaria com a crista alta. Eles sabiam que se aprontassem, seria uma vez só. Infelizmente o Brasil não está preparado para ser governado por civis. Brasileiro confunde democracia com bagunça. Apesar de que, com generais a gente perde muita liberdade, mas respeito, pelo menos, existia.

PMDB
O PMDB mostrou toda a sua indignação com o prefeito Eugênio Pinto em nota oficial na Folha do Povo, de 13/05/06. A Comissão Executiva Municipal considerou um desrespeito convidar o suplente de vereador Pedro Paulo Pinto para assumir o SAAE e depois de tudo acertado, tendo o Pedro até dado entrevista como praticamente diretor do SAAE, Eugênio recua e desrespeita o partido e o cidadão. Ficou muito feio e com certeza o filme do chefe do Executivo foi queimado mais uma vez. É o que eu sempre digo aqui: o prefeito é mal assessorado, sem ter quem o oriente, se é que ele aceitaria ser e por isso está sempre se queimando politicamente.

20/05/06

Lamentável
É triste e lamentável a ameaça de morte que a vereadora Gláucia Santiago e seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado Bandinho, receberam. Segundo a imprensa itaunense, a advogada Maria Helena Pereira entrou com pedido de quebra de sigilo telefônico na Justiça para saber de onde partiu tal ameaça. Acho que a advogada deveria também pedir ajuda à Polícia Federal e ao GISP (Gabinete Integrado de Segurança Pública) para ajudar nas investigações. Não podemos permitir de maneira alguma que as coisas aqui em Itaúna sejam resolvidas com violência. Aqui não pode se transformar em cidades como Porteirinha, Malacacheta, Capelinha, entre outras...

Ameaças
Se estão ameaçando pessoas importantes e tradicionais na cidade o que não teriam coragem de fazer com jornalistas, colaboradores e outros que criticam os políticos?

Silvinho Pereira
O ex-secretário geral do PT, Silvinho Pereira, voltou atrás nas suas declarações no jornal O Globo. Disse que estava com confusão mental, depressão e outras coisas. Mas ele, no mínimo deve ter recebido muita pressão, já que aos jornais de segunda e terça-feira disse que estava com medo de morrer. E procurou inocentar o Lula e algumas outras pessoas de qualquer jeito.

Constrangimento
O ex-todo poderoso José Dirceu passou por grande constrangimento na semana passada na PUC ao ser vaiado, chamado de ladrão e chefe de quadrilha pelos estudantes. O ex-líder estudantil não é mais respeitado pelos estudantes de hoje. No dia seguinte novo constrangimento na sala do aeroporto John Kennedy em Nova Iorque. Mas o constrangimento no Serviço de Imigração durou pouco, em menos de cinco minutos os oficiais norte americanos confirmaram que José Dirceu tinha visto no passaporte para cinco anos e o liberaram. Mas lá foi reconhecido e chamando novamente de ladrão e chefe de quadrilha pelos brasileiros que estavam no lugar.

Ponte
Qual a razão de tanta demora em dar continuidade à ponte da Jove Soares/Silva Jardim já que o governador Aécio Neves liberou a verba para terminá-la quando esteve recentemente na cidade?

Jove Soares
Também nas proximidades da Escola Celuta das Neves, no bairro Nogueirinha, começaram a abrir a avenida Jove Soares, ligando-a até o trevo do Motel Moon Ligth de forma precária. Quanta demora...

13/05/06
Gás da Bolívia
E mais uma vez vimos o presidente Lula amarelando diante de Evo Morales e Hugo Chávez na questão da nacionalização do gás da Bolívia. Lula está mais preocupado em defender os interesses da Bolívia que do Brasil.
Ele mostrou que é um fraco, covarde e que não sabe se impor. Ou ele terá que dizer a sua máxima "não sabia de nada" ou "fui traído"? Se o Lula sujou as mãos no petróleo e disse que somos auto suficientes no produto, porquê então não produzimos aqui mesmo no Brasil o gás e mandamos a Bolívia pras cucuias? Falta coragem?
 
Usina de Itaipu
E o pior que se o lado paraguaio resolver o mesmo com a barragem de Itaipu aí que o amarelado presidente vai ver o que é enfrentar uma crise de energia. Ele, com certeza, verá o Brasil às escuras desde que o PT assumiu o poder. Lula a cada dia mostra a todos que nós que não tem nenhuma capacidade de governar. E o pior é que como disse o Pelé: brasileiro não sabe votar e pode acabar reelegendo o fraquíssimo, que não sabe de nada, de novo.
 
Xerox 
Conforme os jornais da cidade vêm denunciando está faltando muita coisa na prefeitura. Açúcar, material de limpeza, de higiene e agora está faltando até papel para tirar xerox. Se o servidor não levar o papel ou não tiver em seu setor, nada feito. Muitos servidores estão preferindo ir ao comércio, tirar o xerox e pagar do próprio bolso. Que coisa hein?
 
Agressão
Lamentável sobre todos os aspectos a agressão entre duas professoras dentro de uma escola, conforme publicado há 15 dias aqui na GAZETA. De onde teria que partir o exemplo da não violência é que aconteceu exatamente ao contrário. E isso conforme a reportagem, foi feita na presença de adolescentes que estão em formação de caráter e que precisam de bons exemplos. A agressão ganhou grande repercussão na cidade e com certeza as envolvidas vão responder processo administrativo na prefeitura como já vimos no jornal oficial nº 439 de 27/04/06 a portaria nº 4.593 de 18/04/06 da Procuradoria Geral. Dependendo do que for apurado, após amplo direito de defesa, e na justiça comum dependendo do que o Magistrado interpretar pode até determinar a perda da função pública daquela que foi a agressora. Já li casos parecidos na grande imprensa mineira e o mais repugnante de tudo isto é que são pessoas estudadas e que têm diploma de curso superior. Se fossem pessoas ignorantes, de vida miserável, que morassem em favelas, até que dava para entender tamanha bestialidade, mas isso quem vai resolver são os órgãos competentes.
 
05/05/06
Desvio de conduta
O jornal Diário da Tarde de 25/04/06 publicou um pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fepamig), durante o 2º Seminário Internacional da Ouvidoria da Polícia. Segundo o ouvidor geral de polícia, José Francisco da Silva, a pesquisa desmistifica algumas situações, como a de que o policial mais humilde comete mais crimes. Também a convivência com a criminalidade ou fatores socio-econômicos contribuem para esse desvio de conduta.
Veja na íntegra os números da pesquisa sobre conduta delituosa.
O efetivo de militares em Minas Gerais é de 44.402 pessoas e da polícia civil é 8.956.

 

Delitos praticados                      polícia militar (%)            polícia civil (%)

Agressão                                           73,5                                  26,5

Abuso de autoridade - prisão               72,3                                   27,7

Abuso de autoridade - outros               73,3                                   26,7

Abuso de autoridade - ameaças           75,4                                  24,6

Constrangimento ilegal                        67,4                                  35,6

Lesão corporal                                    64,4                                  35,6

Infração disciplinar                              73,5                                  26,5

Má qualidade de atendimento              72,2                                  27,8

Negligência                                       76,2                                   23,8

Homicídio                                          76,2                                   23,8

Tentativa de homicídio                         74,5                                  25,5

Tortura                                              73,6                                  26,4
Impunidade
Gostei também de um artigo do Acir Antão no jornal Super Notícias do dia 25/04/06. Nele o Acir mostra todo o seu desapontamento com o judiciário que cada dia incentiva mais a impunidade, principalmente o Supremo. Quantos crimes hediondos ou mesmo contra o patrimônio motivados por corrupção, como aconteceu recentemente em Brasília. Ré confessa do assassinato de seus pais Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinhos voltaram para a cadeia depois de estarem gozando de liberdade graças a um Habeas Corpus. Vão dizer que é a lei, mas juízes e desembargadores podem negá-los. O Paulo Okamoto, aquele amigo de Lula, que pagou as contas para ele, já deveria ter seu sigilo bancário e fiscal quebrados há muito tempo, mas o Supremo não deixa, protege a ele e ao Lula de qualquer jeito. Se caso o Okamoto não tivesse nada a esconder, ele mesmo já teria dado o aval positivo colocando suas contas à disposição. O procurador geral da República denunciou 40 ladrões e a justiça só começará a julgá-los daqui a dois anos, quando estiverem esgotados todos os recursos e prazos dos advogados de defesa. Com isso o caso cai no esquecimento da opinião pública e acaba não dando em nada
 
29/04/06

Compras
Tenho recebido muita reclamação de servidores da prefeitura no tocante às compras. É que já estamos quase no mês de março e até agora a prefeitura não fez as compras para abastecer os mais diversos setores. Já tive informação que tem chefe de setor comprando material de limpeza com dinheiro do próprio bolso com receio de que a população comece a malhá-los, chamem a televisão e eles, coitados, não têm culpa de nada. A falha é do prefeito e de seus assessores que mudaram tudo lá e tiraram o Sebastião que conhecia tudo a fundo. Quem agüenta isso?

Banheiros químicos
Com tanto espaço na praça da Matriz e uma cabeça nada pensante, tiveram a infeliz idéia de colocar os banheiros químicos em cima do gramado. A praça já está muito mal cuidada e ainda colocam banheiros em cima da grama... Eta incompetência!

Deputado Neider
Vi as grandes manifestações de apoio que o deputado Neider Moreira recebeu quando de sua pré-candidatura. Neider terá apoios de várias cidades e aqui em Itaúna, acredito que ele terá muitos votos; o povo não é bobo e está vendo quem realmente trabalha. Neider inclusive batalhou muito junto ao governador Aécio Neves para conseguir o tão sonhado Corpo de Bombeiros. Não tenho nada contra os outros candidatos, mas concordo plenamente com o Dr. Guaracy, quando diz que alguns querem é "sujar a água".

Câmara
Estou vendo muita gente reclamando da atual Câmara Municipal que não está cumprindo na plenitude as suas funções, uma delas a de fiscalizar o executivo. Mas como tem vereador que emprega parentes ou cabos eleitorais na prefeitura, eles ficam quietinhos e não cumprem a sua função. A não ser um ou dois, os outros querem mesmo é bajular o Executivo. Não estou querendo que se faça um inferno na vida do prefeito, mas os vereadores precisam mostrar trabalho para justificar o que ganham e deixarem de ser apenas vaquinhas de presépio. Em 2004 o povo baniu quase todos os vereadores, reelegendo apenas dois. Quem sabe em 2008 o povo não faz o mesmo com alguns dos atuais vereadores?

Ônibus
No último sábado o ônibus da linha Jadir Marinho/Lourdes, no horá-rio de 14 horas, furou um pneu. Até aí tudo bem, essas coisas acontecem. Só que a empresa Morro Alto não manda outro ônibus para cobrir o horário e quem tem compromisso com hora marcada que se dane. Você mofa de 45 a 50 minutos no ponto para esperar o ônibus seguinte. Então de que servem os carros reserva? Para ficar enfeitando a garagem? Se algum dia alguém perder um compromisso e ter um prejuízo financeiro por causa de falhas do tipo, com certeza a empresa terá de pagar um indenização, ainda que na justiça para aprender a tratar com mais respeito o passageiro.

20/04/06
Falando grosso
No jornal Super Notícias, na coluna do Acir Antão, do dia 29/03/06, o deputado Durval Ângelo, do PT, disse ao Acir que é contra qualquer punição aos prefeitos do PT que assinaram documento pedindo que Aécio Neves se candidatasse à reeleição para governador. Embora não endossasse o ato dos prefeitos petistas, Durval disse que eles têm razão, já que Lula abandonou Minas. Mais ainda: os ministros mineiros abandonaram e contou que há pouco tempo os prefeitos estiveram em Brasília pedindo apoio e foram mal recebidos. Por isso, o carinho que eles têm para com o governador Aécio Neves que nunca os discriminou. Alô, prefeito Eugênio Pinto, que tal uma reflexão sobre o assunto?
 
Criticado
O prefeito Eugênio Pinto foi bastante criticado pelos fiéis que acompanhavam a procissão de encontro na quarta-feira santa. É que a prefeitura montou uma tenda em frente à fonte luminosa que acabou atrapalhando a procissão que veio da gruta e a que vinha do bairro das Graças. Foi preciso interromper uma procissão para passar a outra. A coisa só não ficou pior porque o encontro se deu dentro da igreja da Matriz, por causa do tempo chuvoso. Não se deve estacionar nem carros para não atrapalhar a procissão, quanto mais armar tenda! Fica aqui o protesto dos religiosos com mais esta falta de planejamento dos órgãos públicos.
Outro dia, também um domingo, dia 2 de abril, a avenida Jove Soares foi toda interditada para uma corrida de atletas. Isso foi feito sem divulgação da TV, rádios e jornais. O povo, principalmente os que usam ônibus, ficaram mais perdidos do que cachorro quando cai de caminhão de mudança. Os ônibus pararam longe da Jove Soares e pessoas que iam a algum lugar daquela avenida tiveram que dar voltas enormes. E de novo muita gente malhando o prefeito.
 
Decepção
Gostei muito do artigo do Cláudio Márcio Bernardes no jornal Brexó do dia 8 de abril. Sob o título de "Papai Noel não existe", o Cláudio mostrou toda a sua decepção com o Lula e o PT. Lula mudou de lado, ficou ao lado dos banqueiros e poderosos. A classe média hoje não existe mais por causa dele. Hoje ou a pessoa é pobre ou é riquíssima por causa de sua política econômica. Parabéns, Cláudio.
 
Imprensa
Gostei muito também do artigo do leitor Paulo César na GAZETA do último dia 13, onde ele critica alguns tradicionais jornais da cidade que antigamente não deixavam passar nada de errado e hoje estão caladinhos ou fazendo pouquíssima crítica à atual administração. Com isso vão perdendo a credibilidade porque o leitor não é bobo.
 
Matão no rio
O matagal do rio São João está uma vergonha. A draga Poclair que poderia limpá-lo em poucos dias foi leiloada pela prefeitura. Aí eles colocam homens para fazer o serviço mas quando eles chegam na metade da capina o matagal já cresceu de novo. Fico com vergonha dos visitantes que vêm de fora e vêem toda a sujeira do rio, em pleno centro da cidade. Que tal uma limpeza no nosso rio, senhor prefeito?
 
13/04/06
Devagar Prefeito
Lemos em quase toda a imprensa itaunense esta semana, que o prefeito Eugênio Pinto quer tirar a Escolinha Sementinha do Amanhã do local onde se encontra, na praça Dona Macrina, no bairro das Graças. No local o prefeito pretende instalar a Delegacia de Mulheres.
Ora, se o prefeito mostrou tanto interesse em reativar a Delegacia de Mulheres porque ele não a instala na casa do saudoso Victor Gonçalves, onde funcionava a secretaria de Assistência Social? Esse negócio de tirar a roupa de um santo para vestir outro não funciona mais não. Existem vários locais, inclusive centrais, para instalar a delegacia. Não se pode fazer isso com as crianças, não. O Eugênio, que foi ídolo das crianças durante a campanha política, está queimando seu filme com elas também. Esse negócio de mudanças, principalmente de crianças, acabam causando traumas, pergunte a qualquer psicólogo. E como estamos na Semana Santa, em respeito às crianças da Escolinha Sementinha do Amanhã, vai um recado ao nosso ilustre prefeito: "devagar com o andor que o santo é de barro".
 
O limite
Meus pais me ensinaram que o direito da gente termina onde começa o dos outros. Eu não sou uma pessoa perfeita, tenho meus defeitos e minhas qualidades, como todas as pessoas têm. Aliás quem é perfeito é só Deus. Mas na educação que meus pais me deram a gente não pode chegar na casa dos outros e ir entrando sem pedir licença, temos direito da privacidade e liberdade dentro de nossas casas. Se eu chego em uma casa e vou abrindo a porta sem tocar a campanhia e me deparo com uma pessoa nua dentro de casa, com que cara vou ficar?
As próprias polícias militar e civil não podem entrar nas casas dos outros sem consentimento do dono ou ordem judicial. Estou dizendo isso porque, conforme a imprensa noticiou na última semana, o prefeito Eugênio Pinto foi chegando à Escolinha Sementinha do Amanhã sem se anunciar e foi entrando, sem chamar a sua diretora e já ditando normas para a instalação da Delegacia de Mulheres. Dos prefeitos de quem me lembro, Toninho Dornas, Willian Leão, Jadir Marinho, Bandinho, Célio Calambau, Ramalho e Osmando, nunca ouvi falar de tal coisa, sempre existiu a hierarquia e o respeito de ambas as partes. Se o Eugênio fosse melhor assessorado, consultasse mais seu chefe de Gabinete, Luiz Guimarães, ele não cometeria este tipo de coisa. Não é porque o prédio é da prefeitura e por ele ser o prefeito, que pode ir agindo assim. É preciso respeitar para ser respeitado, já diziam meus saudosos pais.
 
Pronunciamento
Excelente o pronunciamento da vereadora Gláucia Santiago na reunião da Câmara no último dia 4 de abril e transcrita por quase toda a imprensa itaunense. Ela simplesmente disse aquilo que o cidadão itaunense comenta nos quatros cantos da cidade: "eu era feliz e não sabia!". Outros comentam: "não imaginava que sentiria saudades do Osmando tão cedo!"
08/04/06

Crimes Hediondos
A recente decisão do Supremo Tribunal Federal favorável à constitucionalidade da progressão de regime para os condenados pela prática dos chamados crimes hediondos, definidos em lei própria estão causando revolta em todo o Brasil. Para o Supremo, hoje um traficante de drogas condenado a 3 anos de prisão, só ficaria preso seis meses. Estupradores de crianças, um ano e mais um ano, em regime semi-aberto. Enquanto ladrões que matam para roubar, só três anos e quatro meses em regime fechado. Diante da indignação da sociedade, a resposta penal será suficiente? Na minha opinião e de muitos amigos, acho que as atitudes do Supremo estão sendo um incentivo à volta dos esquadrões da morte, já que no Brasil a impunidade é uma constante, a própria sociedade se encarregará de fazer justiça com as próprias mãos.

Sigilo bancário 
Depois que vimos a Caixa Econômica Federal quebrar o sigilo bancário sem ordem judicial do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que acusou o ministro da Fazenda Antônio Palocci de orgias sexuais na mansão da turma de Ribeirão Preto, você ainda acredita na instituição?

Foi um crime
Depois do caseiro Francenildo ter seu sigilo bancário revelado para todo o país e mostrado que ele tem uma polpuda conta, além de correr risco de ser seqüestrado, ele ainda pode estar correndo o risco de ser assassinado a mando de alguém. O senador Pedro Simon (PMDB/RS) disse que se acontecer alguma coisa com Francenildo o responsável será o presidente Lula.

Pizza
As cassações dos deputados envolvidos com o mensalão estão terminado em pizza com bastante orégano. É preciso que o povo brasileiro fique atento e, com raríssimas exceções, não votem e reelejam os atuais congressistas. Chega de tanta patifaria.

Deputado Neider
O atuante deputado estadual Neider Moreira, quando ainda secretário de Reforma Agrária trouxe a Itaúna o governador Aécio Neves para assinar o convênio de construção da escola do bairro Aeroporto e a continuação da polêmica ponte da Silva Jardim/Jove Soares. Agora, com certeza, a ponte será terminada e os constantes engarrafamentos perto da antiga Guimarães e Cia acabarão.Dizem que existe uma lei que se um prefeito interromper uma obra iniciada por outro, por picuinhas políticas, ele não receberá verbas estadual e federal para evitar desperdício de dinheiro público. Em boa hora veio a lei, mas é preciso colocá-la em prática.

Gente de fora
Lemos no jornal Integração que no dia 17 mais dois assessores de fora foram contratados pela prefeitura. Trata-se de Carlos Alberto (de Ipatinga ou Betim?) que assumiu o lugar de Luiz Gustavo no CPD. E o outro seria um jornalista de Catas Altas, Carlos Ney, para a assessoria de comunicação. Gente de Itaúna no governo do PT não tem prestígio mesmo. Agora quero ver a situação do prefeito Eugênio quando for pedir voto em 2008, com que cara falará ao povo sobre voto? Em todos os cantos da cidade já se ouve que o nome de Itaúna mudou. Agora é Betinga, uma mistura de Betim com Ipatinga.

1º/04/06
A vitória de Silmar
Foi com um largo sorriso que o ex-presidente da Câmara, Silmar Moreira de Faria, comemorou a sua vitória na justiça, depois das acusações de Delmo Barbosa e do diretor da Libertas, Miguel Dianese. Silmar, como católico praticante que é, tinha toda a certeza de que Deus não o abandonaria e como de fato, não abandonou mesmo. Em sua entrevista coletiva à imprensa disse que não quer revanchismo. O colunista aqui também acha que nenhum dos que foram acusados e perseguidos por Delmo devem partir para o revanchismo. Devem entregar para Deus, porque mais cedo ou mais tarde Deus cobrará tudo de Delmo, Miguel e de outros mais. Minha saudosa mãe dizia que, quando a gente se aproveita do poder para pisar no pescoço do outro, Deus, mais cedo ou mais tarde, cobra da gente e das pessoas que a gente mais ama que são os filhos. Os justos pagam pelos pecadores. Converta-se Delmo, e peça perdão a Deus pois ele é misericordioso.
 
Impunidade
No Diário da Tarde de 22 de março, li no caderno de polícia que menores zombaram da lei ao serem apreendidos. Três menores, dois de 17 e um de 16 anos , depois de furtarem em uma residência no bairro Enseada das Garças, na Pampulha, em Belo Horizonte, foram surpreendidos pela polícia com a "boca na botija". Eles roubavam uma televisão, um aparelho de som, máquina fotográfica e celular. Aparentando calma, os menores não demonstraram arrepen-dimento e ainda zombaram das leis dizendo: "Se nós fôssemos maiores não daríamos este mole. Sabemos como funciona o sistema". O menor que disse isto já tem passagens pela polícia por dois furtos e assalto à mão armada. Disseram que roubam para curtir. "A gente ia vender este material pra comprar umas roupas e sair na balada". Depois de uma destas dá para acreditar nas leis e no Brasil?
 
Proteção desprotege
Nos anos 70 havia tocava muito uma música do Erasmo Carlos que dizia assim: "Hei, Mãe, não sou mais menino/ não é justo que também queira parir meu destino/ você já vez a sua parte /me pondo no mundo/ que agora é meu dono, mãe /e nos meus planos não estão você./ Proteção desprotege/ e carinho demais faz arrepender./ No início vai ser difícil /mas depois você vai se acostumar". Se a gente prestar atenção à letra da música vai ver que o Estatuto da Criança e do Adolescente que foi feito para dar super proteção às crianças e jovens, está estragando-os mais ainda. Basta ler a nota acima e entender tudo. Menores assaltando, zombando da polícia, fazendo ameaças e outras coisas mais. Afinal de contas estamos no Brasil, não é?
 
Som baixo
Bastou a promotora de Meio Ambiente mandar a polícia prender e multar os engraçadinhos do som alto nos veículos que a cidade está um sossego. Quando existe lei e ela é aplicada com pulso forte a coisa funciona. Parabéns, Dra. Tatiane.
 
Loucura total
Quem era o louco, doido varrido, irresponsável que às 17h05 do dia 17 de março, na rua José Flávio Aguilar, no bairro de Lourdes, transitava em uma Parati prata, turbinada a uns 150 km/h, em uma rua em que moram muitas crianças? Foi em uma sexta-feira, à hora que o diabo já começa a tentar a cabeça dos boyzinhos.
 
25/03/06
Falta de preparo?
Dias atrás ouvi servidores antigos da prefeitura de Itaúna dizendo que o Ramalho prestigiou o Carlos Márcio em seu governo. Carlos só não ficou porque não quis. Em 1996, o PT apoiou o Osmando e o Marcinho Bernardes foi convidado e assumiu como secretário de Bem Estar Social. Nas eleições de 2004, muita gente ligada a Osmando e Ramalho apoiou discretamente e votou em Eugênio. Muita gente não quis seguir o elvismo e alguns servidores diziam ao Eugênio que continuasse a sua campanha com humildade que sua eleição estaria ganha. O povo tinha ficado furioso com o tal grupão e a partir de agosto a coisa começou a virar. O Eugênio foi eleito com uma votação histórica porque o povo queria ter o direito de escolher, de opinar. Os servidores então acharam que o tratamento aos osmandistas seria o mesmo, já que Carlinhos e Marcinho sempre foram bem tratados pelos colegas de administração. Hoje, principalmente o Carlinhos, que antes do poder era sempre cortês com os ex-colegas de prefeitura, mudou demais.
Às vezes nem cumprimenta, olha para os osmandistas e ramalhistas com os quais trabalhou, com uma indiferença tão grande que deixa os servidores abismados. Cuidado, meus filhos, a nossa vida é igual roda gigante, hoje vocês estão por cima, mas amanhã a roda gira e vocês podem estar por baixo e quem sabe se os servidores é que virarão a cara para vocês?
 
Inimizade
Tem muita gente que está fazendo o prefeito Eugênio ficar mal com os servidores, seus familiares e a população em geral. O prefeito só ouve as pessoas de fora e eles não deixam nomear, reconduzir ao cargo o servidor que por ventura serviu à administração passada. Só que sem eles vocês não sabem nada, já que a turma dos perseguidos é que detém os conhecimentos de serviço público de Itaúna.
 
Lá e cá
Nos Estados Unidos não existe essa coisa de perseguição de servidores. Lá a pessoa é livre para apoiar e votar no candidato que quiser. Depois o candidato eleito tenta conseguir levar o servidor para o seu lado, para apoiá-lo.
Aqui no Brasil, se pudessem, eles mandavam fuzilar o servidor. Deus nos livre de trabalhar em serviço público neste país! Ganha pouco e ainda é perseguido igual a Jesus pelos judeus.
 
MST
O MST de João Pedro Stédile aprontou mais uma cachorrada. Destruiu todo o laboratório de pesquisa da Aracruz Celulose, jogando por terra um trabalho de vinte anos. O Lula, ficou caladinho. Outro dia eu comentava com uns amigos: por causa desse pessoal que para reivindicar uma coisa legítima ficam destruindo propriedades e não demoram a insuflar os militares nos quartéis e ai poderemos ter até uma revolução e a volta da ditadura. Mas infelizmente baderneiros confundem democracia com bagunça e destruição. Se o Lula não fosse omisso, ele teria mandado a polícia militar, civil, federal e, se necessário, até o exército para prender estes destruidores. E teriam de ser exemplarmente punidos para aprenderem que o direitos deles terminam onde começam os dos outros.
Pra encerrar vai uma pergunta; Será que o brasileiro não sabe obedecer a civil? Tem que ter general no comando do país para haver respeito? Com o que o MST fez, coitadinho do Pedrão se fosse o Costa e Silva, o Médici ou o Geisel....
 
18/03/06
Servidores satisfeitos
Os servidores da prefeitura estão satisfeitos com a volta do Adriano Machado Diniz à Administração. Adriano é uma pessoa mais compreensiva com o funcionalismo público, sabe entender os problemas de todos, sabe ouvir o servidor, sabe dar a ele o direito de defesa. Desta vez, o prefeito Eugênio acertou em cheio.
Não podemos deixar de destacar o Sérgio Elias, que também é uma pessoa muito boa e religiosa, mas não é político. Ele é um técnico. E para trabalhar com o servidor o secretário precisa ser político, evitando que os servidores fiquem contra o prefeito, porque se isso acontece, toda a administração vai por água abaixo.
Quando os servidores ficam contrariados fazem pirraça, corpo mole e outras coisas mais. Já ganham uma merreca e ainda têm de agüentar gente enchendo o saco, a coisa complica.
 
Perseguição
Fiquei abismado ao ler o último Observatório da Corte e saber da perseguição da prefeitura para cima da GAZETA. Ora, aqui nós elogiamos quando é necessário e criticamos se necessário, também. Agora, fico admirado em ver o João José, que sempre elogio aqui por estar fazendo um bom trabalho à frente do SAAE, resolver não dar publicidades da prefeitura para a GAZETA. E logo o João José que foi um dos fundadores do Brexó, que conhece imprensa. O interessante é que a gente já leu no Brexó como eles foram muito perseguidos pelos políticos e delegado de polícia em uma outra época. Então eu não entendo: será que o João José passou de perseguido a perseguidor? Eu admiro o João José pela garra e entusiasmo com que ele abraça as coisas que faz, mas essa para cima da GAZETA, não deu pra entender. Serão ordens superiores?
 
Caladinho
O Mirinho agora está caladinho. Se fosse na Administração do Osmando ou de outro prefeito que chegasse a faltar até papel higiênico na prefeitura, com certeza, ele estaria com o ônibus do sindicato, xingando o prefeito e chamando ele de tudo. Mas agora que ele deixou de ser estilingue para ser vidraça, ficou mudo. Nada como um dia após o outro.
 
CPI em Itatiaiuçu
Ouvi na Rádio Santana na semana passada, dia 9, e li aqui na GAZETA que uma vereadora de Itatiaiuçu está respondendo a CPI por ter desviado vale-gás e bolsa Família de pessoas carentes da vizinha cidade. Quero apurar isso com mais detalhes, mas uma coisa eu garanto: uma mulher que ganha bem, desviar dinheiro de pessoas carentes, em benefício próprio, de uma coisa ela pode ter certeza: o capeta a espera de braços abertos no inferno, no dia do Juízo Final!
 
Críticas
Dizem que o prefeito não lê as críticas que alguns jornais fazem a ele. Eu duvido que não leia, mas conforme eu disse acima, a respeito do Mirinho, o Eugênio pegou muito no pé do Osmando, principalmente na área da saúde. Agora que ele também virou vidraça e deve estar vendo que não é fácil administrar, quando ele virar oposição em 2009, ele pensará mais para falar da administração alheia. Afinal de contas, jogar pedras no telhado de vidro dos outros é fácil. Quando a gente passa a ficar sob este telhado é que percebemos que fomos injustos.
11/03/06
Quero parabenizar a promotora de Justiça de Itaúna, Tatiane Marcellini Gherardi que resolveu moralizar o som alto dos carros em Itaúna. É muito comum os boyzinhos e filhinhos de papai com seus sons estridentes e com aquelas músicas da pior qualidade passarem ou pararem na rua, em porta de bares e a gente ser obrigado a ouvir aquela xaropada toda. Agora essa rapaziada tem que ficar de antena ligada para não ser multada ou pegar até cadeia. Da minha parte eu aplaudo a decisão da promotora pois esta atitude vai moralizar o comportamento dos jovens que acham que o mundo pertence só a eles.
 
Ficamos sabendo, através de pessoas e da própria GAZETA que o prefeito Eugênio Pinto anda fiscalizando e discutindo com servidores dos postos de saúde. Ora, se o prefeito tem secretários, diretores de divisão, eles é que deveriam fiscalizar. Não fica bem para o prefeito ficar batendo boca com servidor. Um cidadão comum pode presenciar a cena, sair contando pra Deus e o mundo e lá se vai o prestígio, ou o pouco que ainda lhe resta, água abaixo. E é bom lembrar que há alguns anos um ex-prefeito foi bater boca com um lixeiro, no antigo Canteiro de Obras. O lixeiro ficou nervoso, perdeu a paciência, e chamou o ex-prefeito para uma briga fora do canteiro. Claro que o ex-prefeito não topou em vista do preparo físico do lixeiro, que corria o dia todo, num sobe e desce do caminhão. Encarar seria fria. O ex-prefeito demitiu o funcionário e acabou causando raiva em todo o bairro onde o lixeiro morava. E até hoje, se candidato a qualquer cargo, o ex-prefeito tem poucos votos no lugar por causa da tal briga. Fica o alerta.
Festival de reclamações pelos servidores
Vale transporte
- Os servidores estão reclamando sobre o atraso na entrega do vale-transporte. Normalmente o servidor recebe o vale no dia 1º mas até hoje, dia 7 de março, quando esta coluna foi escrita, não havia sido nem sinal de quando os vales serão entregues. O que está acontecendo?
Leite - Outra reclamação é que desde o início de fevereiro os servidores não recebem o leite. De novo, o que está acontecendo?
Material de limpeza e manutenção - Mais uma reclamação é com relação às compras da prefeitura de início do ano. Segundo reclamações, na época dos prefeitos anteriores, até na segunda quinzena de janeiro, no máximo até início de fevereiro, as compras de materiais para limpeza e manutenção já estavam feitas. Mas agora, já estamos em março e até hoje as compras não chegaram. Com isso está faltando de tudo, até papel higiênico que está sendo comprado pelo próprio servidor... Mais uma vez: o que está acontecendo?
Alguns servidores que trabalham há anos na prefeitura desabafaram: "que saudades do tempo do Ramalho, em que você ia ao almoxarifado da prefeitura e achava de tudo. Hoje, você não acha nem bucha de torneira e quando pede para comprar, leva-se mais de um mês. E quando o povo começa a reclamar eles não vêem que a incompetência é deles mesmos. Quem acaba pagando o pato são os chefes da terceira divisão que já fizeram a parte deles mas, os outros, mais graduados, não fazem a sua".
04/03/06
O presidente do Superior Tribunal de Justiça - STJ-, ministro Edson Vidigal, segundo o jornal Super Notícia, de 14/02/06, afirmou em entrevista à Rádio CBN, de Manaus, que no Brasil existe uma justiça PPV - Pobre, Puta e Veado. Questionado pelo entrevistador de "porquê no Brasil a justiça é só para pobres?", Vidigal confirmou. "Concordo plenamente: é a justiça do PPV, para pobre, puta e veado. São as pessoas mais discriminadas na sociedade, as minorias, isso acontece porque essas pessoas não têm defensores. Os ricos, os mais endinheirados, que têm advogados, não vão para a cadeia. Eles conseguem escapar da cadeia porque a lei no Brasil é tão emaranhada, tão cheia de confusão que é preciso de gente muito especializada para enfrentar essa selvageria que é a nossa legislação processual". A declaração polêmica do presidente foi dada após a reunião do Conselho de Justiça Federal, que esteve reunido em Manaus.
 
Será que uma empresa que tem vários engenheiros em seu quadro de funcionários ia permitir que se fizesse uma viga invertida e jogar todo o trabalho por água abaixo? Pois é isso que o pessoal do Eugênio está dizendo em um jornal da cidade para não dar continuidade à construção da ponte ligando a Silva Jardim à Jove Soares. Por quê o Osmando fica em silêncio, juntamente com a empreiteira Sanex e não dão explicações claras e convincentes? Dizem que quem cala consente e é preciso que o Osmando saia do anonimato e mostre que as coisas não são do jeito que estão falando.
 
E o carnaval nos bairros foi um fiasco. Barraqueiros investiram e ficaram no prejuízo, pela ausência de público. Isso tudo é reflexo da falta de desfile de rua, dos blocos caricatos e escolas de samba. Para quem teve o privilégio de assistir aos Castores, Pães, Ponte e Zulu e ver a cada ano o nosso carnaval indo por água abaixo é muito triste.
O carnaval das Piedosas foi muito fraco, o das Delourdes a mesma coisa. Me parece que em Santanense não foi melhor. Pobre Itaúna que vai perdendo todas as suas tradições.
Eu fico me recordando da Fundação de Cultura, presidida pela Dr. Juracy Fernandes Ribeiro e secretariada pelo professor Marco Elísio Coutinho. Eles traziam comissões de alto nível para julgar o carnaval, inclusive já estiveram por aqui Rogério Fróes, Ronaldo Resedá e vários outros atores globais para julgarem as nossas escolas de samba. Até a época do Dr. Célio como prefeito, o carnaval de Itaúna deixava muita cidade com inveja. Depois com o Ramalho, Osmando, e agora Eugênio a coisa começou a sucumbir.
Antes que o Ramalho e Osmando fiquem bravos eu não posso deixar de dizer que eles foram os melhores prefeitos que Itaúna já teve, na minha opinião, mas o carnaval de rua começou a sucumbir nestas administrações. Na década de 70 o carnaval de Itaúna, sem modéstia nenhuma, não ficava devendo nada ao carnaval do Rio, mantidas as devidas proporções. Só não aconteceu carnaval em Itaúna em 1975, por causa de um surto de meningite e que havia matado muita gente. O prefeito à época, Bandinho, achou mais sensato não fazer carnaval naquele ano para evitar um epidemia na cidade.
Agora ficamos chateados com o Eugênio porque sabemos que ele gosta de exposição e carnaval, não está mais em início de governo e não se esforçou para realizar o carnaval deste ano. Mas os representantes da UESBI e outros carnavalescos também deveriam ter feito alguma coisa para arrecadar fundos e não ficar na eterna dependência da prefeitura ou deixar tudo para a última hora. A Banda Esplendor e Glória, que quase não saía, resolveu enfrentar as correntes contrárias e colocou seu carnaval na rua. Agora é esperar que se cumpra a promessa de começar a pensar mais cedo o carnaval 2007 e realizar um desfile à altura de Itaúna.
25/02/06
Ficamos sabendo através da imprensa que o Sebastião não é mais o responsável pelo setor de Compras da prefeitura. Em seu lugar veio mais um de fora, da cidade de Betim. Eu entendo perfeitamente que o cargo de confiança é de livre recrutamento e exoneração do prefeito. Mas o interessante de tudo isso é que quando o atual prefeito assumiu o cargo, dia 1º de janeiro de 2005, disse que não ia perseguir ninguém. Tanto que ele reconduziu ao cargo o Sebastião e muitos assessores do ex-prefeito Osmando. Agora o que dá revolta em muita gente é que quando Eugênio e a turma do PT não entendiam bulufas da prefeitura e serviço público, a turma do Osmando servia para eles. Agora que eles "pescaram" conhecimentos, simplesmente dão com o pé na bunda do servidor. Olha, prefeito, se você é católico como o povo falava durante a sua campanha, você é um mau católico, pois o que você está fazendo é um grande pecado. Se aproveitar de um servidor quando vocês não sabiam nada e depois dar com o pé na bunda dele é um papelão sem tamanho, que com toda certeza você vai prestar contas a Deus no dia do Juízo Final. Só "garrando com Deus mesmo..."
É por isso que tem servidor que é nó cego, enrolador e muito mais. Para que o servidor trabalhar honestamente, com responsa-bilidade, se quando troca de prefeito ele não tem mais nenhum valor?
 
E o pior é que tem gente que é dedo duro, puxa saco, fofoqueiro, que gosta de ficar entregando os outros, achando que vai crescer dentro da prefeitura. Pelo contrário, a prefeitura é uma empresa onde ao invés de crescer, você diminui. Na atual administração funcionário é igual a rabo de cavalo, só cresce para baixo.
 
Um pré-candidato a deputado estadual durante uma conversa com um empresário dizia: Olha, vou disputar essa eleição nem que seja para arrumar uns 500 votos. O empresário respondeu: Quer dizer que o seu objetivo e de seu chefe maior é prejudicar o Neider e a cidade de Itaúna? Então já vou avisando uma coisa; faça a sua campanha sem o meu dinheiro, não conte comigo para essa palhaçada. O pré-candidato viu que falou demais e deu bom dia a cavalo, ficou sem graça e saiu de fininho.
 
Um grande sonho deste colunista, desde a época do Ramalho é que Itaúna tivesse seu parque municipal. A cidade é carente de áreas de lazer e agora parece que vai se tornar realidade. O prefeito adquiriu terreno para esse fim. Então tem o nosso apoio.
 
E o desfile de carnaval já era. O pessoal não esperava isso do Eugênio, já que ele gosta tanto de festa, e achava que neste ano o carnaval viria para arrebentar. Agora fazer carnaval só para o povão deve ter muita segurança e policiais, já que em pleno 7 de setembro, como o do ano passado que que era uma festa cívica, teve briga generalizada com mais de 100 pessoas envolvidas. Imaginem no carnaval, gente com a cara cheia de tudo o que há, o que pode acontecer?
18/02/06
Circulou notícia na imprensa que no último dia 7, Maria do Carmo Ghislotti, de 31 anos, matou seu vizinho, de 15 anos, depois que o adolescente violentou sexualmente seu filho de apenas 3 anos. O crime aconteceu dentro da Delegacia da Mulher, em São Carlos (SP), enquanto era registrada a ocorrência da agressão sexual. Enquanto esperavam, Maria do Carmo atacou o rapaz, cravando-lhe uma faca de cozinha no pescoço. Ela foi presa em fragrante e disse que matou porque o rapaz havia lhe dito que, por ser menor, não ficaria preso.
Por isso que digo que esse Estatuto da Criança e do Adolescente já nasceu errado e o que acaba acontecendo é isso mesmo. A Justiça acaba sendo refém de uma lei mal feita, onde um rapaz de 15 anos tinha plena consciência do que estava fazendo e ainda sabia da conseqüência legal do seu ato, ou seja, nenhuma grande punição. Nos Estados Unidos, esse adolescente seria julgado com todos os rigores da lei. É preciso que essa lei seja modificada já, pois com os menores cientes da proteção que têm, estão aprontando mesmo. Mas apenas comentar isso não vai adiantar muito. Os políticos que fazem as leis estão preocupados é com reeleição e mensalão. Quem sabe o dia que os menores começarem a fazer barbaridades com os filhos dos políticos eles não tomam providências?
Que todo mundo sabe que é um pacote eleitoreiro é obvio. Mas o Lula assinou no último dia 7 de fevereiro um pacote para beneficiar a população de baixa renda para construir ou reformar suas moradias. Devem baixar de preços azulejos, cimento, cerâmica esmaltada, louça sanitária, vidro, caixa d'água, argamassa e tintas. Agora é bom que a população fique de olho, já que estamos no Brasil, onde tudo é possível, e pode acontecer dos comerciantes não baixarem os preços, na ânsia de um lucro demasiado. Será preciso muita pesquisa para não cairmos em armadilhas.
Estamos enfrentando um calor infernal, ou seja, o chamado veranico. E de vez em quanto a gente vê as madames com suas mangueiras, lavando passeios. E olha que a barragem ainda não encheu esse ano, pelo contrário, ela está super vazia. As madames morrem de preguiça de pegar a vassoura ou aproveitar a água da roupa. E além do mais elas não devem ter dó da carteira do marido, porque com a água cara do jeito que é e elas ficam desperdiçando um líquido que está escasso e com a falta de chuvas e por mais que os meios de comunicação peçam, para economizar, elas se fingem de surdas.
Meu caro prefeito Eugênio! O que aconteceu com você que na campanha política criticava o Osmando dizendo que a prefeitura tinha cargos de confiança demais e que a mudança era com o 13? De repente você manda um projeto para a Câmara, em pleno recesso parlamentar, e cria tantos cargos assim! Não estou entendendo mais nada! Enquanto isso você não resolve a situação de outras pessoas que estão aguardando uma solução para seus cargos desde o dia 1º de janeiro de 2005. É, ainda bem que 2008 não está tão longe assim!
Eu critiquei o Eugênio na nota acima, mas agora quero parabenizá-lo por se interessar em criar a reciclagem de entulho em parceria com a APAC. Essa é a melhor solução para não se ter problemas com o meio ambiente. Viu como a gente não só critica, mas também aponta soluções?
 
11/02/06
Eu era adolescente quando o Jadir Marinho de Faria, pai do deputado e secretário de estado Neider Moreira, era prefeito. Lembro-me direitinho quando ele abriu a avenida Jove Soares, canalizou e procurou endireitar ao máximo o córrego do Sumidouro, que passa na avenida. A draga retirava areia do córrego para canalizá-lo e jogava onde seria a avenida. Por isso o povo começou com a gozação de chamar o local de praia ou prainha, como é conhecida até os dias de hoje. No seu mandato tampão, de 1.970 a 1.972, o então prefeito Jadir Marinho, dizia que o futuro de Itaúna seria naquela avenida. E sua visão foi acertada. Hoje é uma avenida onde se tem de tudo, além de ter se tornado um ótimo lugar de lazer nos finais de semana. E não podemos nos esquecer que o ex-prefeito Osmando Pereira da Silva, no final de seu primeiro mandato, em 1992, abriu todo o canal com lajotas de cimento, permitindo assim criar uma pista de cooper para os itaunenses fazerem suas caminhadas de manhã e de tarde. Agora parece que o prefeito Eugênio Pinto deu mostras que vai continuar a avenida a partir do bairro Nogueirinha até o trevo de motel Moon Ligth. Mas também esperamos que ele termine a ponte da Silva Jardim, completando a avenida que cortará a cidade de norte a sul.
 
Outra avenida que o Eugênio precisa terminar é a São João, do trevo do motel Moon Ligth até as proximidades do pontilhão. Com a integração das avenidas Jove Soares e São João teríamos uma espécie de avenida do contorno, o que desafogaria muito o trânsito dentro da cidade. Portanto Eugênio, esta é mais uma sugestão dada e que a população itaunense sabe que é ótima. Basta apenas ter a visão de futuro e executar. Como sempre dizia o ex-presidente e ex-governador Itamar Franco: "é preciso ouvir com mais freqüência a voz das ruas"
 
Alô d. Marisa Pinto! Os mendigos, andarilhos e leprosos da Colônia Santa Isabel invadiram as ruas de Itaúna. Pedimos providências! Os secretários anteriores na pasta que a senhora ocupa não deixavam ficar deste jeito não. A população está revoltada e com razão já que, além de ninguém ter sossego, dá uma péssima impressão às pessoas de vêm visitar a cidade. E porquê a senhora não dá uma dura na direção da Colônia Santa Isabel que não cuida dos leprosos direito? Acione as autoridades e exija mais controle por parte dela, assim a senhora livra a população e a si própria de tantos aborrecimentos.
 
Na última sexta-feira, dia 3, vi o caminhão do SAAE, aquele que limpa esgotos, fazendo um bom trabalho na esquina da Rua da Gruta com Dorinato Lima. Tiraram muita areia e lixo de dentro dos bueiros. Que tal fazerem isso em todos os bueiros da cidade, já que estamos no período de chuvas e é melhor prevenir do que remediar? O João José está fazendo um bom trabalho à frente do SAAE e lhe mando a idéia, falou?
 
Estamos vendo muitas caras novas na prefeitura, não podemos dizer que não sejam pessoas educadas para nos tratar, mas estão mais perdidos no serviço que cego no tiroteio. Ninguém sabe nada. Veja Eugênio, você poderia ter até ter trocado secretários, diretores, etc. Mas mexer com o pessoal que entende se serviço público foi um atestado de bobeira, sem tamanho. Recicle suas idéias.