Emerenciano
da 
Catalunha
Eu poderia ficar quieto no meu canto. Mas com tantas coisas acontecendo me vi, até na obrigação, de escrever, dar minha opinião sobre alguns fatos da cidade. Leiam e tirem suas conclusões

2013  

2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006
30/12/08
A nova Câmara
A nova Câmara que tomará posse no próximo dia 1º de janeiro será que se diferenciará das demais? Ou será que vai ser a mesmice de sempre? O vereador é eleito para fiscalizar o Executivo e não para ficar  comendo na mão do prefeito. A Câmara já começa a ficar subserviente ao Executivo a partir do momento em que o prefeito começa a interferir para eleger o presidente da mesma. Então já começam os conchavos daqui e dali, um favorzinho daqui e dali, um empreguinho daqui e dali e aí já se inicia a falta de independência dos poderes. Os vereadores acabam virando vaquinha de presépio e ficam dizendo amém a todos os atos do prefeito. 
É preciso lembrar aos novos vereadores que o povo está acordando e exigindo uma melhor postura deles. Um exemplo de vereador combativo, fiscalizador como deve qualquer vereador, é o Edno. Esse vereador, com apenas dois meses de mandato, fez mais que todos os outros em quatro anos. Então a gente espera que os novos vereadores mostrem serviço, fiscalizem o Executivo, pois nós da imprensa, vamos cobrar. E vocês, que viram que a população começa a cobrar também, principalmente os estudantes (estes sim, que levantam o movimento pedindo moralidade com a coisa pública). Vamos aguardar para ver e se não funcionar vamos cobrar com toda a certeza.
 
 
O "novo" prefeito
Esperamos que o prefeito Eugênio Pinto, neste seu segundo mandato que se inicia dia 1º de janeiro, faça de fato um mandato de verdade. Agora ele não pode alegar inexperiência. Se ele não tiver aprendido nada nestes quatro anos, não sei onde iremos parar. Esperamos que neste ano de 2009 ele termine a ponte da Jove Soares com Silva Jardim, e todas as obras que ele começou e não acabou. Conclua o asfaltamento de toda a avenida Jove Soares. E esperamos que seja para já. Que ele não espere por 2012 que será ano eleitoral para mostrar suas obras. Vamos cobrar aqui na GAZETA a conclusão destas obras desde o primeiro jornal em 2009. E vamos cobrar fiscalização dos vereadores também. Afinal é o dever deles, fiscalizar o Executivo. Feliz ano Novo para todos!  
 
20/12/08
Quem fala demais...
É, por essa o prefeito Eugênio Pinto não esperava. Ele pensou que xingar e humilhar um vereador era a mesma coisa que ele faz com os servidores municipais. E deu com os burros n'água. Ele pensou que estava xingando um pobre servidor que tem que ficar calado para não perder o emprego, que não tem defesa, a não ser o choro e acaba em depressão, o que pode levar até ao suicídio. 
Se o vereador Anselmo Fabiano ficou deprimido com a entrevista do Eugênio a Rádio Santanense, imaginem o servidor que, quando não tem que tolerar gritos dele chamando todo mundo de incompetente, ainda é perseguido, transferido e ameaçado de demissão. O Eugênio pensou que estava falando com um qualquer. Ele mostrou total despreparo para o cargo, nada tendo aprendido nada nestes quatro anos que se findam. 
O Eugênio está numa sinuca danada porque a Autotrans está querendo mais um aumento no valor das passagens. E o Eugênio prometeu na campanha eleitoral que a passagem não ia aumentar. Segundo alguns servidores, até um aviso foi colocado ao lado do relógio de ponto do prédio da prefeitura com o prefeito garantindo que a passagem não ia aumentar.  Agora, se por um acaso ele estiver sendo pressionado pela empresa, vai querer jogar a culpa toda nas costas do vereador Anselmo Fabiano. 
Para quem não sabe, a passagem de Itaúna já está entre as mais caras do estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, você anda quase duas horas de ônibus, de um bairro a outro e paga R$2,10. Aqui linhas que você leva 20, 30 ou 40 minutos paga-se R$1,70. Vamos ver até quando vai perdurar este preço. E o Eugênio tem que colocar na cabeça, que ele hoje não tem mais a maioria do povo a seu lado. Sua rejeição nas ruas foi de quase 72% do eleitorado e hoje é o prefeito da minoria. Então ele precisa descer do pedestal, parar de achar que é Deus, ser humilde porque a situação não está nada boa para o lado dele. Antes ele tinha maioria na Câmara e o apoio do povo. Agora não tem mais não. E os estudantes já estão fazendo manifestações pedindo seu impedimento.  Vocês se lembram que os estudantes ajudaram a derrubar o presidente Fernando Collor? Então conforme eu comecei a dizer no título desta coluna:'' Quem fala demais... dá bom dia a cavalo''.
 
06/12/08
Ser político
Certa vez ouvi alguém dizer que ser político é saber juntar forças para se fazer uma ótima administração. E saber conquistar os adversários. Político não deve ficar perseguindo ninguém pois o seu dever é administrar e fiscalizar a cidade. Ele não pode ficar perdendo tempo com picuinhas, pois, além de arrumar muitos inimigos, acaba prejudicando a própria administração. Sobre este assunto eu quero republicar uma carta que um ex-prefeito de Bom Despacho publicou em um jornal da capital que eu achei muito interessante e pude ver a riqueza de espírito deste político. Ele mostrou que sabe fazer política com ''P'' maiúsculo. Voltarei em breve neste assunto.

Água
Pois é, descobriram só agora que a água e demais tarifas do SAAE só podem ter reajuste com a devida autorização da Câmara. Se o SAAE tiver que devolver dinheiro com certeza a dívida será impagável. Os aumentos, segundo a Câmara de Vereadores, foram totalmente ilegais. E, o pior de tudo, é que foi muito comentado na época da campanha eleitoral que os asfaltamentos das ruas Getúlio Vargas, Mardoqueu Gonçalves, Francisco Manoel Franco, Francisco Santiago, Silva Jardim e Nô do Jove (essa foi asfaltada só a metade) teria tudo sido feito pelo SAAE. Não sabemos se é legal isso, uma vez que o SAAE esburacou essas ruas para mudar a rede de água e depois asfaltou. Mas, ao que parece a função do SAAE é água e esgoto. Então com quem está a razão?

Cargos
Cada dia você escuta um comentário maior que o outro. Fulano vai assumir a secretaria tal, beltrano a secretaria tal e cicrano a secretaria tal. Eu, se fosse vocês não confiariam muito, pois quem não se lembra do Pedro Paulo Pinto discursando como diretor do SAAE e depois tomou uma rasteira bem grande? É preciso primeiro assumir, para depois falar.

Caras novas
Alguém nos telefonou e disse que caras novas já começaram a aparecer na prefeitura. Uns estão sendo mandados embora e ao invés de enxugarem a máquina administrativa, estão trazendo outras pessoas. Não se vê por parte do prefeito Eugênio Pinto nenhuma ação para conter os gastos com pessoal na prefeitura. Pelo contrário, ele está trocando seis por meia dúzia. E tornando a perguntar, como é que farão para não deixarem restos a pagar de um mandato para outro? Voltarei a falar a respeito de uma reportagem que vi em um jornal da capital.

21/11/08
A briga
A briga entre a prefeitura e nosso único hospital continua rendendo. E a população será, com toda a certeza, a parte mais prejudicada. O secretário de Saúde, José Oscar Junior, diz que pode fazer um convênio com algum hospital de Divinópolis mas, além da distância, é preciso que o secretário se lembre que se houver algum acidente na rodovia que impeça o trânsito fluir normal, se não houver tempo hábil para o socorro, como fica o paciente? Já presenciei caso assim, fiquei mais de três horas na rodovia por causa de um acidente entre dois veículos. E se o paciente estiver em estado grave, como fica? E ainda, se tudo corre bem, o paciente chega a tempo do socorro mas e seus familiares? Não é fácil ficar se deslocando para Divinópolis para a maioria das pessoas que dependem do ônibus, que muitas vezes conseguem alguns minutos no trabalho para ver seu ente querido. Eu acho que estão mexendo numa caixa de marimbondos e isso pode não acabar muito bem. É preciso que pensem muito no que estão fazendo pois depois do estrago feito não adianta tentar consertar. 
 
Vereança 
Eu até pensei que o vereador Delmo Barbosa ia ser oposição ao prefeito, mas ao que parece eles vão caminhar juntos. Uma pena, todos pensando que ele estava com o ex-prefeito Osmando Pereira da Silva na campanha eleitoral. Tudo bem, se ele quer ficar com o Eugênio, que fique, mas será que os seus eleitores concordam com isso?
 
PMDB 
O PMDB continua sendo o partido pleiteador de cargos. Seja na área federal, estadual ou municipal, lá está ele pedindo cargos. Ao invés de dar total apoio ao seu filiado Toinzinho, que foi o vereador mais votado da cidade de Itaúna, em toda a sua história, o PMDB prefere fritar o vereador, ignorar a vontade da população, a troco de cargos, de secretarias na prefeitura. Quem entende a classe política? 
 
A Câmara 
E pelo que estou vendo a nova Câmara que se inicia em janeiro de 2009 não será muito diferente da atual. Vai ser um pede cargo aqui, outro ali, uma secretaria aqui, outra ali, um favorzinho e vão continuar comendo na mão do prefeito. Ficamos sabendo que tem vereador que já encaixou o cunhado na administração municipal. E quando a gente pensa que o prefeito vai enxugar a administração, ele acaba trocando seis por meia dúzia. Manda embora uma turma, mas contrata outra. Não existe preocupação com a contenção de gastos e sim em continuar um cabide de empregos.
 
 
15/11/08
Prefeitura x Hospital
É foi só passar as eleições que a briga entre prefeitura e hospital voltou com força total. E o hospital vai devolver o Plantão 24 Horas para a prefeitura. Agora quem precisa de atendimento vai ter que pagar particular. E como a maioria do povo é assalariado não vai ter como pagar. E com essa depois que o hospital entregar o plantão, com toda a certeza o povo deverá ir protestar na porta da prefeitura. Cadê aquele Eugênio Pinto que era uma pedra no sapato do então secretário de saúde Irineu Macedo? A saúde, com ele piorou e muito, chegando até a faltar fitinhas nos postos de saúde para medição de glicose. Não sabemos como o secretário de Saúde e o prefeito vão resolver o impasse, pois o desgaste político do prefeito vai piorar mais ainda. Não será mais de 62% de rejeição mas se acontecer de acabar o Plantão, ele deverá chegar a 100% de rejeição. Olho vivo, homem!
 
E agora?
Pois é, esse pessoal que atrapalhou a vitória certa do Osmando, agora está vendo o que fez com a cidade. Se nós ficarmos sem nosso único hospital o que acontecerá? Agora quero ver o Neider, a Gláucia, o Bandinho, o Marcos Penido arrumarem uma solução para o impasse hospital/prefeitura. A divisão que provocaram na oposição permitiu a reeleição do atual prefeito. E agora o que pretendem fazer? Mostrem que tem amor por Itaúna e façam alguma coisa para se redimirem do grande erro que cometeram. Por causa de pirracinhas, de um querer engolir o outro, olha o resultado aí. Abram o olho, gente ou vai sobrar para todo o mundo.
 
Vermelhão
Na época da política circulou um folheto anônimo dizendo que o prefeito estava querendo trazer o vermelhão da Viação Sta. Edwiges até Itaúna. Procurei o D.E.R. para me informar melhor e ele não pode fazer isso, pois a concessão pertence à Viação Itaúna. E além do mais, por ser a passagem mais barata, a bandidada de Belo Horizonte e Betim vai descer tudo aqui em Itaúna. E a cidade, que já não está tranqüila como antigamente, pode ficar infestada de marginais. Eu só deixei para comentar isso após as eleições para ninguém alegar propaganda política partidária. Mas realmente não acredito que o Eugênio deixaria estes ônibus virem até aqui em Itaúna, pois deve saber do perigo que isso representa. Em Mateus Leme, que é servido pelo vermelhão, não se tem mais sossego lá.
08/11/08
Salário alto
O prefeito Eugênio Pinto quando assumir seu segundo mandato, em janeiro de 2009, irá receber um salário de R$ 18 mil. Vereadores e secretários receberão R$ 9 mil. Já o salário do prefeito de Belo Horizonte, segundo o jornal Aqui, é R$ 15.900. E olhem o quanto Belo Horizonte é maior que Itaúna! O prefeito de Divinópolis, cidade também muito maior que Itaúna, vai receber R$ 12.384. Como os vereadores da atual legislatura chegaram a estes salários? Um absurdo! Em termos de Itaúna um salário de prefeito de R$ 9 ou R$ 10 mil estava muito bem pago. 
 
Vereador Edno 
O vereador Edno de Oliveira em apenas dois meses de mandato já mostrou muito mais serviço que os atuais vereadores durante seu mandato. Apresentou projeto proibindo o pagamento da reuniões extraordinárias (vamos acompanhar para ver qual vereador vai votar contra), projeto de lei para dar prioridade aos músicos itaunenses e também um para a proibição do uso de cores e símbolos que se refiram às agremiações partidárias. Bastou passarem as eleições que os uniformes vermelhos voltaram à tona. Aquela cor vermelha é clara referência ao PT, e a gente  torce para que a lei seja aprovada para evitar desperdício na prefeitura, conforme já comentei aqui quando o ex-assessor de imprensa da prefeitura, Carlos Ney, mandou recolher milhares de impressos com a marca da orquídea que é hoje o símbolo do município, e mandou incinerar tudo. Os servidores ficaram estarrecidos com o caso. Também nos veículos da prefeitura deveria ser usado apenas o brasão. Nada de colocar aqueles três bonequinhos com as mãos levantadas parecendo vítimas de assalto. Durante a campanha eles foram retirados dos veículos. Mais desperdício! Portanto, Edno, tem que apresentar mesmo projetos de lei que resgatem a moralidade. Parabéns!
 
Cachaçada
Ficamos sabendo que na segunda-feira, após as eleições, um chefe da prefeitura, ocupante de cargo de confiança, teria enchido a cara, não se sabe se para comemorar a vitória dos Pintos, e teve que ser levado carregado para a casa. E nada a aconteceu com ele! Agora pergunto: se fosse um servidor comum, que não fosse do partido do prefeito, com certeza estaria respondendo a um processo administrativo. Mas lá na prefeitura hoje é assim: para os amigos tudo, para os adversários, os rigores da lei.
 
 
01/11/08
Manifestação I
O prefeito Eugênio Pinto já começa a amargar a sua vitória apertada. O que lhe aperta o sapato no momento são as manifestações populares. A primeira delas foi contra a sua vitória, pois sua rejeição, ele não pode se esquecer disso, foi de 62%. O povo não se conforma em ter que engoli-lo por mais 4 anos, mas vai ter que se conformar. Nada pode impedi-lo de governar a cidade a não ser que um dos seus processos, por improbidade administrativa, conforme disse nosso amigo do Brexó, o colunista João Gabriel, na edição do dia 06 de outubro. Ou então, se ele tiver problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite deixar dívidas de um mandato para o outro. Não sabemos se ele tomará posse ou se dará o famoso "jeitinho brasileiro" e tudo se ajeitará. É esperar para ver.
 
Manifestação II 
A outra manifestação foi na quinta-feira passada, dia 23 de outubro, por causa do cancelamento do passe livre aos portadores de necessidades especiais. Cerca de 100 pessoas montaram "guarda" na porta da prefeitura e o prefeito teve que receber uma comissão para tentar resolver o impasse. Não sabemos se o fato será realmente resolvido, mas o Eugênio neste seu segundo mandato deve ser muito cobrado pela população. É esperar para ver. 
 
Manifestação III 
Também estamos sabendo que muitos familiares e amigos de servidores municipais estão de olho na perseguição feita pelo prefeito e seus assessores. Já se passaram quase 4 anos de perseguição e depois das eleições dizem que a coisa ficou pior. Um mãe de servidora nos telefonou e disse que esta turma vai ter uma surpresa se a coisa não acabar. Pretende, segundo ela, reunir muita gente para protestar na porta da prefeitura. É inadmissível a gente ver um parente chegar em casa, às vezes até chorando, por causa de perseguição política, disse a senhora. E não adianta recorrer à Justiça porque ela é lenta, existem ainda os recursos e no final das contas não dá nada para o prefeito e seus  assessores. Então a coisa vai funcionar na base da pressão, da manifestação, continuou ela. Então o Eugênio deve ir ser preparando. Ou ele deixa as pessoas trabalharem em paz ou a qualquer momento uma nova manifestação vai acontecer na porta da prefeitura. Calce as sandálias da humildade, homem! 
 
Antigos companheiros 
Outra coisa que ficamos sabendo é que os servidores estão indignados com antigos companheiros da prefeitura. Na época do Osmando todos eram amigos. Depois secretários e chefes acabaram virando eugenistas e hoje perseguem e ameaçam os antigos companheiros. Cuidado gente, esperem  para vocês terem certeza se o Eugênio vai mesmo ficar mais 4 anos no cargo, do contrário vocês cairão juntos, num tombo só! 
 
18/10/08
Quase caiu a máscara
O prefeito Eugênio Pinto e sua turma de Ipatinga não têm muito o que comemorar. Se aqui em Itaúna tivesse segundo turno o Eugênio estaria lascado, pois os leitores que votaram na Gláucia e no Marcos Penido migrariam para o Osmando. O prefeito se reelegeu com apenas 38% dos votos, não venceu com folga conforme pesquisa divulgada no Super Notícias. Se o Eugênio repensar o seu governo vai ver que não valeu a pena ser refém do PT e ter trazido essa turma de Ipatinga. Vai ver que perseguir servidores não é bom porque servidor tem família, amigos. Quando um prefeito persegue um servidor compra briga com muita gente. Outra coisa é ele agora entender que não deve nomear irmã para o secretariado e nem lhe dar tanto poder. Vai perceber também que não se vira as costas para quem o ajudou em 2004, e que ele, no melhor estilo rolo compressor, passou por cima. E ainda vai entender mais. Que só se reelegeu porque o Neider avacalhou tudo na oposição. 
E só espero que o Eugênio caia na real, perceba que o povo não anda nada satisfeito e que procure melhorar seu governo. Cuide mais de sua cidade, não ofenda os itaunenses chamando-os de incompetentes, não fique gritando com servidor. Quando iniciar uma obra, termine. Cuide do plantão 24 horas que é de sua responsabilidade, dos postos de saúde e dos PSFs. E para encerrar cuide da restauração da Igreja do Rosário, porque o empresário Igor Dornas com certeza é que não vai cuidar mais.
 
Pesquisas
Uma coisa ficou provada nesta eleição. Não se pode confiar em pesquisas. Elas foram manipuladas em favor de determinado candidato. A coligação da Gláucia soltou na véspera e no dia da eleição um folheto dizendo que tinha ultrapassado o candidato Osmando nos números de intenção de voto. Ficou provado que era mentira. O Eugênio soltou aquela pesquisa no jornal Super Notícias do dia 22 de setembro que mostrava sua liderança com folga. Outra mentira. As urnas mostraram o Osmando na frente de todos os candidatos. Infelizmente o Morada Nova, bairro que o Osmando mais ajudou em seus mandatos o traiu. O bairro Santanense a mesma coisa. Qualquer pessoa em sã consciência sabia que o Marcos Penido, que é uma boa pessoa, não tinha chances de ganhar. Agora por causa de erros, vaidade, orgulho, mania de poder, infantilidade, ambição e outros adjetivos mais de algumas pessoas teremos o Eugênio Pinto por mais quatro anos no poder. Se este segundo mandato será melhor ou pior que o primeiro não sabemos, mas torcemos muito para que o prefeito reeleito repense muitas de suas posições.
 
11/10/08
Estava decidido a deixar de escrever, mas "sou brasileiro e não desisto nunca" apesar do Lula, apesar do Eugênio, apesar do povo brasileiro que se deixa enganar e prefere continuar a vida miserável, recebendo migalhas do produto do seu próprio suor.
Não posso deixar dizer que estou arrasado depois de ver que o deputado Neider Moreira nos deu Eugênio Pinto de presente por mais 4 anos. Se Neider e Gláucia demonstrassem mais amor por Itaúna, como tanto apregoam, tinham se afastado das eleições e deixado Osmando recuperar nossa cidade. Os quase nove mil votos que tiveram eram de pessoas que não votariam de jeito nenhum no Eugênio. Então a tendência era votarem no Osmando. Mas o Neider, que perdeu uma ótima oportunidade de ficar quieto e não ter entrado no meio da política municipal, acabou pondo tudo a perder. Agora, por culpa exclusiva do nosso deputado, tão elogiado sempre nesta coluna e neste jornal, vamos ter que agüentar mais quatro anos de Eugênio. E o Neider pode se preparar porque em 2010 novos e bons candidatos vão entrar na disputa por uma vaga na Assembléia por Itaúna. Ele que tinha um nome consolidado neste páreo vai ter que trabalhar muito para reaproximar os seus apoios e conseguir a votação que teve no última eleição, em 2006.
Quanto ao Eugênio Pinto e Pedro Paulo e seus apoiadores não têm muito o que comemorar. Ganharam por uma diferença muito pequena. Vão governar com o apoio de apenas 38% da população. Eles também terão que trabalhar muito para legitimar esta vitória. Do contrário, estarão perdidos politicamente. E fica aqui uma dúvida que espero que algum leitor me responda: se o Eugênio não conseguir quitar as dívidas da prefeitura até 31 de dezembro como fica a Lei de Responsabilidade Fiscal? Ele pode ser empossado? Ou será que ele vai transformar esta dívida em "Restos a Pagar"? 20 milhões?
Mas que Deus ilumine o coração de Eugênio, do Pedro Paulo, dos novos secretários para que eles aceitem o desafio de governar para toda uma cidade ainda que a maior parte dela tenha preferido outro administrador.
 
03/10/08 
Sindserv 
Vários servidores tem se manifestado como as eleições no Sindserv  vem sendo conduzidas. A última eleição que teve neste mês de setembro ninguém viu o edital de convocação ser publicado em nenhum jornal da cidade, nem no jornal oficial da prefeitura, nem perto do relógio de ponto e outros lugares onde o povo pudesse ter acesso. Que me desculpem os membros do sindicato, mas são as mesmas pessoas se alternando ao poder há vários anos, mudando apenas de função. Então dá a impressão que está virando panelinha e os servidores não estão gostando disso. Prova disso é que o número de votantes foi bastante baixo esse ano. "É bom frisar que não temos nada contra nenhum membro do Sindserv, que são todas pessoas boas, só não concordamos com a maneira que a eleição foi divulgada" frisou um antigo servidor da prefeitura. Outra coisa que o Sindserv precisa olhar é que sindicato não é só para oferecer médico e dentista para o servidor não. Sindicato precisa ter um bom advogado disponível para orientar e ajudar o filiado contra as perseguições de quem está no poder na prefeitura. Olha que o atual prefeito e sua turma de Ipatinga deitou e rolou e fez dos servidores gato e sapato, não respeitando nem quem é velho de casa e deu muito de si para ajudar o município. O Sindserv precisa ser mais durão e precisa ser mais independente para realmente defender o servidor. 

Eleições 
Dependendo do resultado das eleições municipais esta coluna pode acabar. Porque não vou ficar malhando em ferro frio tentando abrir o olho das pessoas e de nada adiantar. E, dependendo ainda do resultado, talvez eu tenha que criticar um alto político que tem cargo de destaque no estado e por força alheia à minha vontade, talvez não possa fazer isso pois poderia prejudicar outras pessoas amigas nossas. Mas a minha insatisfação com este político e de várias outras pessoas é que se eu não puder criticá-lo, prefiro encerrar esta coluna. E além do mais não vou passar mais 4 anos malhando coisas erradas e o povo não está nem ai. O povo, a meu ver gosta do quanto pior, melhor. Aguardemos.
 
27/09/08
Férias
Eu estava para comentar, mas um jornal da cidade comentou em sua edição do dia 12 de setembro que um moço que trabalha há alguns meses no serviço público já está de férias e trabalhando na campanha política. Ficamos sabendo que vários servidores da prefeitura, que são considerados "peças chaves" da atual administração estão de férias, trabalhando firmes na campanha pela reeleição do atual prefeito. Este colunista mesmo viu na sexta-feira, dia 12 de setembro, o conhecido Diabo Loiro em uma kombi branca fazendo propaganda para o atual prefeito. E olha que outro dia, eu disse aqui que os caciques de cargo de confiança estariam ameaçando demitir servidores da prefeitura se os vissem em comitês de adversários durante o horário de serviço. Mas, para o lado deles, eles sempre dão um jeitinho para tudo! Afinal de contas pimenta nos olhos dos outros é refresco. O que vocês estão fazendo pode até ser legal, mas é imoral. 
 
107 anos
Itaúna completou 107 anos de emancipação no último dia 16. Não vejo muito o que comemorar, apesar do amor que tenho por esta cidade. Problemas existem e muitos. Infelizmente a cidade perdeu aquela tranqüilidade de cidade do interior, onde você podia andar tarde da noite sem ser molestado por ninguém. Hoje infelizmente a cidade tem tráfico de droga, assaltos, roubos, assassinatos não esclarecidos. Vivemos muita insegurança. Temos uma tradicional fonte luminosa que não funciona há vários anos e que até já foi alvo de denuncia do MP para que ela volte a funcionar, assim como toda uma reforma na praça da Matriz, o que não foi acatado pela prefeitura. Mas, apesar dos pesares, Itaúna ainda é uma cidade acolhedora, boa de se viver, onde se conhece muita gente, onde se faz muitos amigos, Ainda é uma cidade onde praticamente todo mundo se conhece. De qualquer forma, feliz aniversário, Itaúna!
 
Incompetência 
Recebemos várias reclamações de passageiros da Autotrans (antiga Morro Alto) que no último dia 12 de setembro, por ocasião de obras que a prefeitura estava fazendo na avenida Getúlio Vargas, o ônibus Jadir Marinho, sentido  Lourdes, não estava passando na praça da matriz. Vários passageiros, desinformados da mudança, ficaram à espera do coletivo e nada dele passar. Uma funcionária incompetente da Autotrans nem para dizer que os ônibus não estavam passando por lá. É incompetência também do departamento de trânsito da prefeitura que não mandou nenhum fiscal para alertar os passageiros da mudança. Fica aqui registrado o pouco caso da empresa de coletivos e da prefeitura com os usuários. 
20/0908
Tentando explicar
O prefeito Eugênio Pinto está tentando explicar até hoje  a denúncia que foi feita por servidores da prefeitura e saiu atirando para todos os lados. Na Folha do Povo do dia 06 de setembro de 2008, Eugênio culpa Osmando por parte da dívida. Só que o Eugênio se esqueceu de uma coisa: o Osmando deixou dívida porque não deu tempo de quitá-las, mas deixou dinheiro em caixa para pagá-las. E o prefeito Eugênio Pinto sabe muito bem disso. A lei de Responsabilidade Fiscal é muito clara, não se pode deixar dívidas de um mandato para outro, o que pode até mandar um prefeito para a cadeia. Portanto, meu caro Eugênio Pinto, você sabe muito bem que, se o Osmando deixou dívidas, também deixou dinheiro para pagá-las. Se assim não fosse, hoje o Osmando estaria respondendo por isso. É melhor você pensar antes de sair atirando a torto e direito, falou???
 
Patriotismo
A maioria ou praticamente todos os nossos jovens, principalmente na escola, acha que ser patriota é  brega. Enquanto em outros países os jovens têm orgulho de serem patriotas, aqui no Brasil acontece o contrário. Os nossos jovens acham que ser patriota, ter orgulho de ser brasileiro é só quando tem jogo da seleção brasileira ou quando o Brasil ganha o ouro nas Olimpíadas, ou ainda quando o Felipe Massa ganha uma corrida. Jovem acha que ser brasileiro é só isso. E os pais não estão nem um pouco preocupados. Prova disso foi o boicote ao desfile de 7 de Setembro, independente do protesto que foi feito à secretária de Educação. E por aí vai se acabando os nossos valores e nossas tradições.
 
Que vergonha
Enquanto nos Estados Unidos as pessoas procuram se envolver e participar de debates para qualquer tipo de eleição, outro dia uma pessoa me disse que ruim por ruim ia votar no .... para prefeito. É por isso, é por causa de uma mentalidade tacanha assim que a classe política vai só aprontando. Eleição é coisa muito séria e eu analiso o candidato mesmo. Posso até errar mas não foi por falta de análise. Se temos quatro opções de candidatos é preciso analisar muito para não se arrepender depois e não ficar reclamando, ligando para jornal para reclamar. Que o eleitor vote em quem quiser, mas que pelo menos vote consciente, com a razão, não por medo, e não apenas com o coração. Voto é coisa séria, gente!
 
 
13/09/08
As denúncias contra a prefeitura
No ano passado eu escrevi aqui na GAZETA que infeliz é o prefeito que tem servidores municipais como inimigos. Estes servidores ficam doidos para passar para a imprensa tudo que consideram incorreto. Se o prefeito Eugênio Pinto tivesse cumprido o que prometeu, de não perseguir ninguém, nada disso estaria acontecendo agora. Mas apesar de ser anônima a denúncia deve ser apurada com rigor.
 
SAMU
Domingo, dia 31 de agosto, um senhor passou mal na avenida Jove Soares. Ligaram várias vezes para o SAMU e nada deles atenderem o chamado, pensando que era trote. Segundo informações de quem presenciou a cena, um médico que passava pelo local foi quem socorreu o senhor. Porque o SAMU não atendeu? Eles não possuem bina? Se não, porque não pediram o número de quem estava discando e ligaram de volta para confirmar a veracidade do pedido de socorro? O serviço do SAMU foi xingado por pessoas que estavam em um bar nas proximidades do ocorrido e alguns chegaram até a entoar uma vaia. Afinal, o SAMU é para socorrer doentes ou é obra eleitoreira? O secretário de Saúde deve uma resposta ao povo.
 
Ainda o SAMU
A cidade tem SAMU com aquele monte de médicos enquanto o plantão 24 horas fica sobrecarregado, com poucos médicos para atender a demanda da população. Será que é vantagem ficar exibindo SAMU na cidade, com sirene ligada, muitas vezes sem necessidade, enquanto o plantão que é de responsabilidade da prefeitura de Itaúna fica jogado às moscas?
 
Nepotismo
O STF proibiu o nepotismo. Ainda não vimos parente de uma autoridade ser exonerada. Será que alguém terá que fazer a denúncia ao Ministério Público?
 
O  desfile
Muita gente criticou as escolas municipais por não terem desfilado  na parada de 7 de setembro. Por ser dia da Pátria foi mesmo uma falta de civismo e patriotismo. Mas na semana passada alguns jornais já anunciavam o boicote ao desfile pelas escolas municipais. A razão seria a insatisfação com a secretária de educação, Sra. Marisa Pinto. Não é de hoje que a gente ouve diretoras e professores reclamando dela com os candidatos a prefeito. Por isso que acho que este negócio de levar parente para trabalhar no governo não dá certo. Se o prefeito manda ela embora cria um clima na família. Se deixa, dá no que deu. É caso para o prefeito pensar e muito.
 
06/09/08
Pegou mal
Pegou muito mal para o candidato a prefeito Marcos Penido falar sobre a vida particular dos adversários . Essa colocação do Marcos de falar que até hoje é casado e que os outros candidatos são separados não é correto. O fato de estar em um segundo casamento não desmerece ninguém. Para votar a gente tem que escolher é quem tem um bom programa de governo, em quem é honesto, em quem a gente acredita que saiba governar. A vida particular de candidato nenhum nos interessa, a não ser que sejam bandidos, ladrões. Cada qual segue a sua vida em busca da sua felicidade e pronto. É melhor estar em um segundo, terceiro ou quarto casamento do que ser infeliz e passar isto depois para a população. Porque quem não tem controle sobre a própria vida não saberá governar.. Portanto, Marcos, pense melhor antes de falar, porque temos certeza que você tem outras qualidades que apenas ter tido até hoje uma única esposa.
 
O voto é livre
Ficamos sabendo que os cacifes da prefeitura que ocupam cargos de confiança andaram dizendo que se algum servidor for visto em horário de serviço no comitê de adversários serão punidos. No horário de serviço, tudo bem, não devem ser vistos nem em comitês e nem em nenhum outro lugar que não seja o do trabalho. Mas após as 17 horas, qualquer servidor tem o direito de apoiar o candidato que quiser, estamos em um democracia e o voto é livre. E se algum servidor se sentir ameaçado ou perseguido por sua escolha de apoiar um outro candidato que não seja o prefeito, basta entrar com uma representação no Ministério Público por tortura psicológica ou abuso de poder. O servidor tem todo o direito de escolher quem ele julgar que será o melhor para si e para a cidade. Ninguém é obrigado a votar em que lhe prejudica. Fica aqui o alerta.
 
Rua João Dornas
E não é que o trânsito na rua João Dornas voltou a ser o mesmo de antes? Dizem que a ordem lá na prefeitura é não mexer com nada até passarem as eleições.
 
A lei
A lei de Responsabilidade Fiscal prevê que não pode deixar dívida de um mandato para outro. Como será que pagarão tantas dívidas até 31 de dezembro?
 
30/08/08
Perueiros
Dono de empresa de ônibus pode até não gostar, mas com o preço absurdo das passagens, e a tendência é que aumentem ainda mais após as eleições, as pessoas começam a procurar os perueiros e suas vans. Além de ter um preço mais competitivo a gente viaja sentado e com mais conforto. Bem diferentes dos coletivos que em hora de pico a gente anda igual porco, ou seja, todo espremido. A moto, apesar de ser um transporte mais perigoso, com apenas um litro de gasolina, coisa de R$ 2,20, a gente pode se deslocar por até 40 quilômetros. Nos ônibus a gente não pode confiar nem nos seus horários, atrasa-se muito, ninguém merece. A linha Jadir Marinho/ Lourdes, por exemplo, se você perder um determinado horário é melhor chegar ao seu destino a pé. O ônibus que deveria vir 15 depois passa por outro itinerário e do último ponto da Jove Soares ele só pára novamente nas proximidades do Banco Bradesco. Por isso é que o povo está preferindo o transporte alternativo porque além de ter a passagem mais cara, a empresa de transporte coletivo não procura ouvir as reclamações e melhorar o serviço, principalmente nos horários de pico. Durante o período escolar, o povo vem todo amontoado feito gado, a empresa só coloca reforço em algumas linhas e em outras o povo que se dane. Depois fica brava quando o povo usa táxi, moto-táxi ou van, só pensam nos lucros exorbitantes e nada de melhorias. A linha Jadir Marinho/Lourdes piorou muito depois de ser transformada em bairro a bairro, pois conforme eu disse antes, se você perder o ônibus é só meia hora depois, porque o de 15 em 15 minutos faz outro itinerário. E a prefeitura fazendo vista grossa. Eta vida!!!
 
Ficha suja
E não é que o Supremo Tribunal Federal deixou os candidatos com ficha suja na justiça se candidatarem? Então resta ao povo pensar em quem votar com mais cuidado. Só varrendo estes maus políticos da vida pública é que vamos restaurar a moralidade. Agora, quem achar que é tudo farinha do mesmo saco e continuar dando o poder a quem não merece, não reclame depois. Afinal de contas, "cada povo tem o governo que merece".
 
Infidelidade
Será que o governador Aécio Neves estaria cometendo infidelidade partidária? Nós sabemos que o Neider é seu vice-líder na Assembléia Legislativa, mas por outro lado o Osmando é do mesmo partido do governador. Melhor não entrar na discussão, afinal quem entende os políticos?
 
Quem é o vice? 
A gente vê a Gláucia nos santinhos mais ao lado do Neider do que do Élvio. Será que existe alguma preocupação em não expor muito o vice? Quando o Élvio era do PT a imprensa sempre falava que ele não colocava a estrela do partido nos santinhos e quando o fazia era de forma tão discreta que quase não se via. Quem entende os políticos?
 
23/08/08

PERGUNTAR NÃO OFENDE
Aqui vão algumas perguntas para os candidatos a prefeito que os servidores municipais pediram para publicar: 

Se o Eugênio Pinto for reeleito, nós teremos que suportar o pessoal de Ipatinga nos mandando por mais 4 anos? 

Se a Gláucia Santiago for eleita  levará aquela turma do pai dela que só sabia perseguir e humilhar os outros? Ou será que ela tem outra cabeça e vai trabalhar com gente de bom coração? 

Se o Osmando for eleito vai aceitar essa turma que era dele e que hoje está em cima do muro? Será que o secretário de Administração será aquele que foi por último e que os servidores não gostam dele de jeito nenhum? Ou haverá mudanças? Os servidores não querem um secretário que fique "enchendo o saco" e não recebe nenhum servidor. 

E se o Marcos Penido for eleito e se algum servidor se sentir prejudicado e levar a prefeitura na justiça, ele, o Marcos que sempre se disse ao lado do servidor não fará nenhuma retaliação ao servidor depois? 

Espero que os candidatos respondam com sinceridade, principalmente para os servidores da prefeitura porque toda vez que um novo prefeito inicia o mandato  eles sofrem horrores. 

Pesquisas
Cada um puxa a sardinha para o seu lado. A gente encontra com um candidato na rua e pergunta como ele está nas pesquisas. Todos falam que estão na frente e você não sabe em quem acreditar. Por isso que devemos conversar com o povo para se ter uma idéia de quem está forte no páreo.

Passe livre
Li em alguns jornais da cidade que se a Autotrans (antiga Morro Alto) continuar se negando a conceder o passe livre para os deficientes físicos,a multa que ela poderá pagar é de 500 reais por dia. Concordo com o passe e depois é a lei e o portador de necessidades especiais merece. Mas garanto a vocês que assim que passarem as eleições teremos um novo aumento de tarifa para compensar o pessoal que eles carregam de graça. As passagens dos idosos já saem do nosso bolso. E o governo, seja federal, estadual ou municipal, não subsidia as empresas em nada. É sempre o povo é quem paga a conta. Poderia fazer para eles o óleo diesel mais barato para a passagem não ser tão cara, quase se igualando ao preço de algumas capitais do país.

 

16/08/08
Asfalto
O SAAE esburacou o centro da cidade por todos os lados e é seu dever e obrigação consertar o que estragou, mas a prefeitura colocou matéria em jornais da capital no dia 3, domingo, dizendo que o centro de Itaúna ganhou novo asfalto. Ora, ganhou porque a imprensa da cidade vem criticando sistematicamente o SAAE por ter feito o estrago e depois passar apenas remendos, principalmente na rua Silva Jardim. É sua obrigação consertar o que estragaram.
 
Mais uma
O que eu temi aconteceu, a casa que era residência do Sr. Geraldo Magalhães, pai do conhecido Paquela, foi derrubada. Mais uma construção antiga, da nossa história, que não existe mais. Não temos uma política séria de tombamento para salvar que o resta da cidade antiga. Se fosse em Belo Horizonte a derrubada de uma casa como esta estaria dando o que falar, fora a aplicação de multa que os demolidores receberiam. Mais um pedaço da nossa história que está indo pelo ralo. O conhecido Bigode, José Maria de Aquino, também tem dado o grito, mas de nada adianta. Em artigo escrito aqui na GAZETA, no ano passado, eu já dizia o temor pela derrubada desta casa que citei na matéria, fiz o alerta publicamente para nossas autoridades, mas de nada adiantou. Eles só levam em consideração quando falamos alguma coisa que lhes prejudica; aí sim, correm para a justiça. Mas coisas de sua responsabilidade cuidar, não adianta a gente lembrá-los. Eles lêem, mas entra por um olho e sai pelo outro. Não tomaram providências e mais uma casa foi para o chão e parte da nossa história, junto. Enquanto isso, quem se dispôs a recuperar um dos nossos patrimônios, a Igreja do Rosário, não teve apoio, acabou em embargo. Onde está o Sr. Jerry Adriane agora? Porque nada fez por nosso patrimônio, conservando aquela casa?
 
Teatro
Li na imprensa itaunense duas ameaças que o jovem Capanema Junior teria sofrido por causa da panfletagem pedindo a imediata reabertura do teatro Sílvio de Matos que está fechado há 3 anos. Houve até registro de ocorrência policial por causa das ameaças recebidas. Mas assombração sabe para quem aparece. Se fosse comigo eu teria me atracado com o ameaçador até a chegada da polícia. Aí, sim, perante o delegado queria saber quem seriam as pessoas que mandaram a ameaça. Quem estaria por trás de todas as ameaças? E para quem tem boa memória há uns três anos atrás outras pessoas sofreram ameaças como o Mussum, que era presidente do Conselho de Saúde, a vereadora Gláucia Santiago, por causa de suas críticas oposicionistas, a nossa diretora Zenaide Gomes, etc. É preciso que a polícia investigue a fundo quem está por trás de tudo isso.
 
09/08/08

Campanha morna
A campanha dos candidatos a prefeito está muito morna. E parece que assim vai ficar até setembro. Não estamos mais vendo aquele entusiasmo de antes quando a turma arregaçava as mangas e trabalhava mesmo para o seu candidato. Mas o povo parece que anda um tanto decepcionado com os políticos e não mais se vê a movimentação de antes. Pelas conversas que andávamos tendo com as pessoas, mais ou menos já sabemos em quem o povo irá votar e quem serão os dois que irão brigar para assentar na cadeira de prefeito, mas não podemos dizer para não termos problemas com a justiça eleitoral. Mas a melhor pesquisa é conversando com o povo e já dá para mais ou menos termos uma idéia do quadro sucessório. 

Nepotismo
Se existe uma coisa que político em sã consciência não deve fazer é praticar o nepotismo, ou seja, colocar parentes seus em órgãos públicos. Pois se de repente o seu parente é truculento, começa a ser antipatizado por servidores e pelo povo em geral. E se você fica numa verdadeira sinuca de bico, pouco pode fazer. Se você manda seu parente embora, cria um clima familiar horrível e, se não dispensa, o desgaste é inevitável. Mas este é preço que se paga por prática de nepotismo. A pessoa fica entre a cruz e a espada, ou seja, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

Filme na Gruta
Na terça-feira, dia 22/07, compareci à nossa gruta de N.S. de Itaúna para assistir ao filme sobre a história da aparição da Santa. Depois de muito esperarmos ficamos sabendo que a alta cúpula da Igreja mandou cancelar a apresentação dos dias 22 e 23, depois de ter sida divulgada em toda a imprensa itaunense. Foi uma decepção muito grande, principalmente para aquelas pessoas que vieram de bairros distantes e de última hora sem praticamente prévio aviso, cancelaram a exibição do filme com a desculpa de que atrapalharia as barraquinhas de Santana. Não atrapalharia nada e não precisavam ter decepcionado o povo daquele jeito. E quem tinha compromisso no domingo ficou sem ver o filme como foi o meu caso. E quando um evento é divulgado em toda a imprensa como foi aquele, é preciso pensar muito antes de cancelar. Xingamento não foi o que faltou lá, pois afinal muita gente cancelou compromissos ou veio de bairros distantes para assistir ao filme. Depois ficam chateados quando a imprensa critica. Dizem que o cineasta Guto Aeraphe ficou muito triste com tudo isso, pois a preparação do filme levou mais de um ano e de repente tudo é cancelado. Fiquei sem ver o filme.

02/08/08
PEDOFILIA
Ao ler todos os jornais da cidade dos dias 18 e 19 de agosto, onde um ex-servidor do primeiro escalão da prefeitura teria atacados uma indefesa criança de apenas 8 anos, fiquei pensando várias coisas. Uma delas, se isso seria tentação do demônio, falta de Deus no coração ou falta de vergonha mesmo? O suspeito, Wellington, quase todo final de semana promovia churrascos lá na pracinha de seu bairro para seus amigos mais chegados. Será que num sábado ou domingo nunca sobrou um tempinho  para procurar  Deus, rezar, pedir sabedoria?. Não, como a maioria das pessoas o negócio hoje é só farra e diversão. Alguns chegam a falar que missa, igreja e padre é bobagem. Hoje essas pessoas falam bobagem, mas na hora que a coisa fica feia para o lado delas, se lembram de igreja, de Deus, de missa, de padre. Já vi pessoas que debochavam de  doença grave, correram para a Igreja. Olha, a gente não deve procurar Deus só na hora do aperto não. A gente tem que procurá-lo sempre, pois a hora que tudo parece perdido é ele o nosso refúgio. Eu fico pensando em crianças indefesas sendo atacadas por verdadeiros monstros e me dá uma dor terrível no coração. Em minha família tem crianças pequenas e inocentes. A gente vê que elas são tão frágeis e precisam mais do que nunca de nosso proteção e carinho. E Jesus disse também: '' Vinde a mim as criancinhas porque delas é o reino dos céus''. Portanto quem faz maldades com os pequeninos pode ter certeza que o fogo do inferno já está aceso para eles.
 
Desistência
É uma pena o Dr. Guaracy ter desistido de sua candidatura a vereador, vez que ele na Câmara como historiador, como um homem voltado para a educação seria ainda mais valioso para o município. Mas ele deve ter lá os seus motivos e devemos respeitar sua opinião
 
Reinado
O reinado de 15 de agosto está chegando e por mais um ano teremos a igrejinha do Rosário fechada. O Iepha embargou a obra de recuperação que estava sendo feita pelo Sr. Igor Dornas. Se caso as obras estivessem em ritmo normal pode ser que até já estivessem no final ou realmente finalizada. Outro dia passei lá na porta da igreja e continua tudo parado desde aquela época em que deu o que falar. E agora, hein?
 
Puxou o tapete
Recebemos alguns telefonemas de pessoas que foram perseguidas por aquele servidor do alto escalão que puxou o tapete de alguns servidores. Segundo eles quem puxa o tapete dos outros, mais cedo ou mais tarde tem o seu tapete puxado de uma maneira bem pior. É a justiça divina.
 
 
26/07/08
Os escândalos
Estamos cada vez mais surpresos com a podridão que virou a classe política neste país. A prisão de Celso Pitta, Daniel Dantas e Naji Nahas está mostrando que a maioria dos políticos quer se dar bem às custas dos cofres públicos. Isto nos deixa com nojo deste povo que não está nem aí para o povão. Eles entram para lá pensando em seu conforto e no de seus familiares. E o que tem deixado nós, cidadãos indignados, é que depois da Polícia Federal fazer um trabalho minucioso de meses e meses de investigação, eles prendem os bandidos de colarinho branco e o Supremo Tribunal manda soltar. Com esta atitude eles estão deixando a população perder a confiança na Justiça e causando revolta na Polícia Federal. Basta que a Polícia Federal começou a protestar contra o Supremo no final de semana dos dias 12 e 13 de julho. Alguns juizes andam concedendo Hábeas Corpus para esta turma de colarinho branco com uma rapidez incrível, enquanto pessoas que estão presas há meses e que têm o direto de responder em liberdade, têm a maior dificuldade para conseguir o benefício. O presidente do STF, Gilmar Mendes vem a público criticar as prisões da Polícia Federal mesmo sabendo que se ele quiser, solta os presos ou não. Atitudes como essa pode gerar uma crise institucional entre o Supremo e a PF e até desestimular o trabalho desta polícia. E agora eu digo para os políticos desonestos: de que adianta riqueza exagerada se vocês não podem sair de casa, ou quando saem, têm que usar de segurança e não têm quase nenhuma privacidade? Existe um ditado popular que diz que caixão não tem gaveta. Esses políticos desonestos ficam preocupados com tanto poder e tanto dinheiro e estão se esquecendo que Deus vê tudo. Mais cedo ou mais tarde terão que prestar contas e tomara que acabem queimando no fogo do inferno, sem salvação para suas almas. Vem os engraçadinhos de plantão falando que céu e inferno não existem. Existem sim, com toda a certeza e que estes safados e desonestos irão prestar contas a Deus pois com a Justiça do homens eles conseguem bons advogados e se safam da cadeia. Aproveitem a ganância e a safadeza, pois o que espera a gente é o cemitério. Ninguém fica para semente. O juiz Lalau roubou muito, hoje está muito doente  e foi abandonado pelos "amigos", perdeu quase tudo, principalmente a moral e está com depressão; não pode sair na rua que é xingado de ladrão pelo povo. Adiantou a ganância, a roubalheira? Hoje, se ele se arrependeu, foi tarde e ainda vai enfrentar Deus na sua hora final.
 
19/07/08
Opções
Agora a população itaunense não pode reclamar ou votar sob protesto como foi em 2004. Temos várias opções de candidatos a prefeito e que a população reflita, analise e pense muito na hora de votar para não se arrepender depois. Voto é uma coisa séria e o eleitor tem até outubro para escolher sua opção. Se não foi tudo que o  eleitor queria, está vendo a mesmice conforme tenho ouvido na rua, pelo menos tem opções. Nada de candidato enfiado goela abaixo do eleitor. Torcemos para que os eleitores votem em quem tem compromisso com a cidade, que tenha um plano de governo, que quando começar uma obra que ela seja terminada. Torcemos para quem for o próximo prefeito que ele faça obras desde o dia 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2012. Afinal senhores candidatos, o que o povo quer ver é obra. A hora está chegando e queremos que o povo pense, pense e lembre-se de que o voto é a arma mais poderosa que temos. Através do voto nós colocamos ou apeamos alguém do poder. E, no mais, que Deus, Jesus Cristo e Nossa Senhora iluminem a cabeça de cada itaunense para que no dia 5 de outubro saibam escolher o melhor para Itaúna.
 
Mais um cassado 
O prefeito de Timóteo, no Vale do Aço, Geraldo Nascimento e seu vice, Marinho Teixeira, foram cassados pela Câmara de vereadores de sua cidade. E o segundo colocado não pode assumir pois está com bronca na justiça por crime cometido. Então o terceiro suplente seria empossado no lugar do prefeito cassado segundo a imprensa da capital. Dias atrás noticiamos que o prefeito de Conselheiro Lafaiete, foi cassado pela Câmara por improbidade administrativa. Pobre Brasil.
 
Propina
O jornalista Eduardo Costa, do Jornal Aqui e da Radio Itatiaia, também em sua coluna do dia 07/07/08 citou que a montanha de dinheiro que foi encontrada com o ex-prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani era propina da empresa de transporte coletivo daquela cidade para o aumento das passagens. Por aí o leitor vê que a ganância daquele dinheirinho do pobre, que é o quem sai pagando tudo, deu errado pois a trama foi descoberta pela Polícia Federal. O Bejani perdeu o cargo e está preso. É assim que se faz. 
 
Lista suja
Cadê a lista suja dos candidatos que a AMB vai divulgar? Queremos ver em quem podemos confiar o nosso voto. Que venha rápido a tal lista!
 
12/07/08
Polícia Federal
Muitas pessoas indagaram porque não comentamos em nossa coluna sobre a vinda da Polícia Federal à prefeitura de Itaúna. Não comentamos porque as investigações em todo o Estado ainda estão em curso e não queremos acusar ninguém de nada sem que as provas sejam mostradas. Então, vamos aguardar as investigações e se não apontarem nada, melhor para Itaúna, mas se houver culpados a Justiça cuidará deles.
 
Adesivos nos carros
Já estamos percebendo que a frota da prefeitura anda pela cidade sem os adesivos da administração. De acordo com a nova legislação eleitoral a logomarca da administração não poderá circular em carros, uniformes, papéis timbrados e outras coisas. Eu acho que a Justiça deveria proibir qualquer administração municipal de usar estas logomarcas exclusivas de seus mandatos. Deveriam simplesmente usar o brasão do Município e parar com esta mania de logomarca. Uma pessoa me disse que faz pena jogar tanto dinheiro fora, dinheiro do povo, ao ver os carros sem os adesivos agora. Se fosse o brasão não precisaria tirar. Me contou ainda que quando o Carlos Ney era assessor de Comunicação ele teria mandado recolher vários impressos da administração anterior por causa da logomarca da orquídea, marca do governo Osmando. Isso foi um absurdo pois o nosso pobre dinheiro está indo para o ralo. É preciso que nossas autoridades fiquem de olho nestas logomarcas e criem uma lei onde qualquer administração deveria usar apenas o brasão ou as cores da bandeira de Itaúna. Chega de desperdício.
 
Sem identificação
A administração precisa colocar, pelo menos, "Prefeitura Municipal de Itaúna" na porta dos veículos de nossa frota para que seja possível a identificação destes. Muitos são carros locados e não possuem placa branca. E ninguém quer ver abuso pois em período eleitoral todo mundo está de olho.
 
Teatro
Recebemos dias atrás um folheto cobrando a reabertura do Teatro Sílvio de Matos, fechado pela prefeitura, para reformas, há mais de dois anos. Os atores amadores cobram do prefeito a imediata reabertura do teatro pois não aguentam mais esperar pela reabertura. É terrível, hein gente?
 
Conspuri e Etenge
A imprensa noticiou que a Conspuri, empresa responsável pelo recolhimento do lixo em Itaúna, varrição e capina, teve seu diretor preso pela Polícia Federal. E o dono da Etenge, que fez a maioria das obras do orçamento participativo também foi preso. Vamos aguardar as investigações e depois comentaremos mais.

 

05/07/08
Crimes na internet
O Ministério Público Estadual fechou o cerco contra os cibernéticos que cometem crimes na internet, principalmente através do site Orkut. A medida visa principalmente resguardar a imagem de pessoas e crianças que constantemente são vítimas de gente maldosa que é verdadeira besta humana que fica a detonar imagens de outros. Os bandidos pedófilos que gostam de colocar fotos de crianças e adolescentes nuas na internet podem colocar suas barbas de molho pois o sigilo da fonte será quebrado e serão presos e processados criminalmente. Pessoas que costumam fazer montagens de fotos colocando o rosto de uma no corpo de outra pessoa em situações vexatórias ou de intimidades também responderão criminalmente por isso. Aqui em Itaúna já aconteceu dos babacas de plantão fazerem isso com pessoas conhecidas de nossa cidade. Só que agora, quem fizer isso terá o sigilo quebrado e vai enfrentar todos os rigores da lei. Cuidado, engraçadinhos! 
 
Os corruptos 
Na imprensa de todo o Estado está sendo noticiado que a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) vai lançar uma página na internet sobre todos os corruptos que tenham processos na justiça para que o povo possa refletir em quem irá votar. A medida foi tomada depois que o Supremo Tribunal Federal deu o direito a todos que estão respondendo a processos na justiça de se candidatarem com aquela velha e conhecida história de que o processo ainda não tramitou em julgado. Então a saída que foi encontrada foi a de colocar os nomes de todos os candidatos a prefeitos e vereadores que estão com bronca na justiça para o povo ver e analisar. O meu voto, já posso garantir que, quem tiver problema na justiça não o terá. Parabéns à AMB que mesmo o Supremo dando chance a quem não merece, nossos juízes e promotores do Brasil estão tentando abrir os olhos do povo para a arma poderosa que é o voto. 
 
A CPMF e os deputados 
Aqui vai a relação dos insensíveis deputados federais que votaram a favor da volta da CPMF: Ademir Camilo (PDT);Antônio Andrade (PMDB), Aracely de Paula (PR),Carlos Willian (PTC), Elismar Prado (PT), Fernando Diniz (PMDB), George Hilton (PP), Gilmar Machado (PT), Jaime Martins (PR), Jô Moraes (PcdoB),João Magalhães (PMDB),José Santana Vasconcellos (PR),Leonardo Monteiro (PT), Lincoln Portela (PR), Luiz Fernando Faria (PP), Maria do Carmo Lara (PT), Maria Lúcia Cardoso (PMDB), Mário Heringer (PDT),Miguel Corrêa (PT),Miguel Martini (PHS), Odair Cunha (PT), Paulo Piau (PMDB), Reginaldo Lopes (PT), Saraiva Felipe (PMDB), Virgílio Guimarães (PT). Que Deus tenha piedade de todos nós pelos políticos que temos!
 
 
28/06/08
Fim do 13º Salário
Outro dia um amigo viu na internet que o 13º salário estaria chegando ao fim e já aprovado na Câmara dos Deputados, restando apenas sua aprovação no Senado. O que me deixa indignado é o sangue de barata do brasileiro que só leva "tinta" e não reage. É preciso que nós, o povo, vá para as ruas reagir contra tanto desmando dos políticos. Alguns deputados federais, safados, já conseguiram aprovar até, em benefício deles próprios, o auxílio funeral no valor de R$ 17 mil, enquanto uma pessoa pobre sofre para enterrar um morto. Tem que escolher caixões e outros apetrechos de qualidade inferior para enterrar seus entes queridos, senão o dinheiro do funeral do parente vai fazer falta depois. Agora eu quero ver a reação dos sindicatos de classe e de toda a sociedade em geral se o fim do 13º for mesmo aprovado.
Os deputados federais safados nada fazem que reduza seus próprios salários e as demais mordomias que têm, além de todo o santo dia a gente ler na imprensa ou assistir na televisão alguns deles envolvidos em fraudes, corrupção etc. Um deles, sem falar ainda da Operação João de Barro, é o tal Paulinho da Força Sindical. A Dilma Rousseff também está sendo alvo de denúncias envolvendo a Varig e pode ser um balde de água fria em sua candidatura à presidência da República com o apoio do Lulinha Paz e Amor. Vamos aguardar o que vai acontecer com o 13º e vamos reagir, gente. Não dá mais para aceitar tanto imposto e ainda nos cortarem um direito sagrado do trabalhador. Coisas do PT, não é? "O pior atentado que se pode cometer contra Lula, além de alvejá-lo com um mortífero dicionário, é atirar-lhe uma Carteira de Trabalho" ( Esperidião Amin )
 
Ditadura Monetária
O Brasil não é de hoje, e piorou mais ainda com o PT, vive uma ditadura monetária. Já não agüentamos mais pagar tanto imposto e vem o Lula querendo ressuscitar a CPMF de todo o jeito. Agora ela voltará com o nome de CSS que, segundo o povo, significa Contribuição Sem Serventia ou Como Saquear a Sociedade. Quando o governo arrecadou bilhões e bilhões com a famigerada CPMF não aplicou na saúde como deveria ser e vimos de volta a febre amarela, surto de dengue, principalmente no Rio de Janeiro, onde centenas de pessoas morreram. Você acredita mesmo que o governo Lula vai investir na saúde? 
 
Cassação
O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Júlio César de Almeida Barros, é o primeiro prefeito a ser cassado pela Câmara de Vereadores por causa de proibição de acesso a documentos públicos, descumprimento do orçamento aprovado pela Câmara e a falta de informações pedidas pelos vereadores. O que será que o Partido dos Trabalhadores, que antes de estar no poder se dizia um partido de ética, da honestidade de todos os seus filiados, vai dizer ao povo na época da campanha política para pedir votos depois de tanto escândalo ? O leitor esclarecido ou tentará dar o voto a algum candidato honesto ou então anulará o voto. E acho que nestas eleições deverá ter muito voto nulo, já que o povo está descrente com os seus representantes.
 
21/06/08
Respeito
É incrível como é que as pessoas que eram respeitadas como homens públicos se deixam contaminar e passam a ser pessoas que não merecem mais esse respeito dos cidadãos. Pessoas que tinham a mais conceituada admiração passam agora uma imagem de gente que entrou no joguete de pessoas que são tidas como repugnantes e de caráter duvidoso. Nada mais me surpreende.
 
Rua Otávio de Brito 
Os moradores da rua Otávio de Brito já perderam a esperança de que a rua seja asfaltada. Tentaram com o Osmando e não conseguiram e com o Eugênio não vão conseguir também. O trecho é itinerário de ônibus e a atual administração anda asfaltando ruas onde não passam ônibus e que têm movimento quase nulo. Nem sendo ano eleitoral esse pessoal asfalta a rua. E os moradores são obrigados a agüentar o baque dos ônibus passando o dia inteiro na rua, trincando as suas casas, e nada de asfalto. E não adianta insistir pois eles não vão asfaltar mesmo!
 
Mudança 
Enquanto o vereador Orlando Rodrigues deu apoio à atual administração, o vereador era tudo para eles. Bastou ele mudar de lado e ser contra o empréstimo de R$ 18 milhões que a turma do poder e os jornais atrelados a ele começaram a crucificação. E assim acabaram fazendo a campanha política para o Orlando, mostrando que ele realmente ajuda às pessoas na área da saúde. O tiro saiu pela culatra; se queriam acabar com o Orlando, acabaram foi ajudando politicamente o edil, pois quem não sabia o quanto ele ajuda na área da saúde, agora sabe.
 
Tarifas caras
A água já está cara e o Nilzon, juntamente com o prefeito Eugênio Pinto, mesmo em ano eleitoral, resolveu aumentar a tarifa na calada da noite. E, segundo a imprensa o SAAE investiu alto em mobiliário. Enquanto isso a prefeitura não tem coragem de asfaltar um pequeno trecho na rua Otávio Brito, que fica ao lado da ETA. Coisas do PT.
 
Mais aumento?
Rumores dão conta que a Morro Alto vai trazer entre cinco e sete novos ônibus para substituir outros. Mas, com certeza a tarifa deve subir também de R$1,70 para R$1,90 ou até R$2,00. O preço da passagem aqui já se iguala a de algumas capitais do Brasil. Mas como o desgaste do prefeito já é grande e é provável que este aumento seja apenas após as eleições. Mas aguardem que ele vem. 

 

07/06/08
Aumento
Enquanto a Cemig está reduzindo as tarifas de energia elétrica, o SAAE "presenteia" a população com um aumento de 9,4% na tarifa de água. E isso em pleno ano eleitoral onde não estão se lixando para o povo. Acho este povo corajoso demais em dar um aumento desses em ano eleitoral. Quem tem boa memória sabe que prefeitos anteriores não davam aumento em ano eleitoral de jeito nenhum, sabiam do desgaste que isso causa ao prefeito. Como não há alegria que dure para sempre a Cemig reduz a tarifa e o SAAE aumenta. Pobres itaunenses.
 
Não aos corruptos
O jornal Estado de Minas, do dia 23 de maio de 2008, trouxe importante matéria a respeito das eleições para prefeitos e vereadores em outubro próximo. Segundo a matéria o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues não poupa o verbo para apontar o que chama de reclames da cidadania contra a infestação de candidatos que são réus em processos penais por corrupção ou outros graves crimes de improbidade administrativa. A população está cansada de fraudes contínuas e grita por um basta. A cidadania quer moralidade e probidade que são duas exigências constitucionais para o registro de candidatura. A reportagem do Estado de Minas, da jornalista Bertha Maakaroun, traz ótimas explicações para nós eleitores esclarecidos, que não nos deixamos enganar pelos espertalhões de plantão. O desembargador Herculano disse que a Justiça Eleitoral não deve conceder registro aos políticos corruptos mesmo que a sentença ainda não tenha transitado em julgado. O desembargador faz coro com outros 17 presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, além das entidades de classe como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a Associação Nacional dos membros do Ministério Público (Conamp), que são defensores da tese: réus em ações criminais e de improbidade administrativa que, sob abrigo do mandato popular conquistam foro especial, afrontam os princípios constitucionais da moralidade e da probidade. Foi citado até o exemplo do ex-deputado Eurico Miranda que é presidente do Vasco da Gama que, juntamente com mais quatro colegas esteve envolvido no escândalo dos sanguessugas. O TRE do Rio de Janeiro negou a candidatura de Eurico. O também ministro e presidente do TSE, Carlos Ayres Brito, sempre foi um dos maiores defensores da tese da moralidade e na época, em 2006, votou contra Eurico Miranda porque o passivo dele era incomumente pesado. A matéria de uma página inteira (página 4) do Estado de Minas deve ter deixado muita gente de cabelo em pé. Quem aprontou ou está aprontado vai cair do cavalo pois o desembargador vai se reunir com todos os juízes eleitorais de todas as cidades e vai recomendar que candidatos com a folha corrida maculada  com condenações criminais ou qualquer ação penal na justiça terão seu registro barrado. Parabéns Justiça!
 
31/05/08
Independente
Quando o PT era oposição eu lia nos jornais de Itaúna eles criticarem as administrações do Ramalho, Osmando e Bandinho. Não saíam das redações e diziam que os jornalistas eram corajosos, independentes e sérios. E sempre lutavam pela liberdade de imprensa e quando qualquer político da época ameaçava processar qualquer jornal, os petistas davam o grito, escreviam para o jornal ameaçado dizendo que aquilo era uma absurdo, um acinte à imprensa, à liberdade de expressão etc. Hoje, que estão no poder, agem na contra-mão da história do PT, de tudo aquilo que pregavam, só porque alguns jornais não bajulam o prefeito. Chegam até a chamar estes jornais de imprensa marrom. Como o PT mudou a maneira de pensar tão depressa, não é? Dá até pena.
 
Perseguição 
Ficamos sabendo que até parente de um político no poder, naquele prédio lá perto da Matriz de Santana, está sendo perseguido. O que a política não é capaz de fazer? Por causa de poder de política, não se respeita nem os laços sanguíneos. E, na fritada dos ovos os parentes, acabam virando inimigos mortais por causa de poder e vaidade. Coisa de gente mesquinha e tacanha. 
 
Graças a Deus  
Ficamos satisfeitos com a nota oficial que o vice-presidente do PSDB, Gustavo Mitre, enviou a alguns jornais da cidade desmentindo matéria de um jornal da cidade em que o jornalista afirmava que o ex-prefeito Osmando estava se unindo ao prefeito Eugênio Pinto visando as eleições de outubro próximo. Graças a Deus que tal fato não está acontecendo; se isto  ocorresse muita gente já havia manifestado interesse em deixar o PSDB. Não dá pra fazer nenhuma aliança com  atual administração porque eles ''pisaram no pescoço'' de muitos servidores que ocuparam cargos de confiança na administração do Osmando. E olha que a maioria destes servidores votou no Eugênio e foi arrancada de seus setores onde conhecia bem o serviço e jogada em algum canto de outro setor. E a revolta destes servidores é que justamente na posse do Eugênio, lá no poliesportivo da Universidade, ele disse que a eleição tinha acabado naquele dia 3 de outubro. Se passou por bonzinho na posse e depois arrebentou com todo mundo. Então, felizmente, não haverá nenhuma aliança com eles para o bem do próprio partido. O PSDB tem bom nomes para candidatos e não precisa fazer nenhuma aliança com este pessoal que está atualmente no poder. E outros partidos também que estão na disputa tem bons nomes e não será desta vez que o povo vai  votar em protesto como foi em 2004. Naquela época o povo não tinha opção de escolha. Lançaram dois candidatos e o grupão resolveu enfiar o candidato goela abaixo do eleitor e deu no deu. Mas em outubro será diferente. Vamos aguardar os lançamentos das candidaturas, que então o povo escolherá quem poderá ser nosso próximo prefeito. E que sirva de lição para todos os candidatos. Não persigam os servidores porque eles também votam, seus familiares votam e seus amigos também votam e esses votos na hora que o candidato precisa faz uma falta...
24/05/08
Mil empresas?
Eu já estava indignado quando via em horário nobre na Rede Globo propaganda da prefeitura dizendo que nesta atual administração foram instaladas mais de mil empresas. Ao ler na GAZETA a  relação, fiquei estarrecido em ler nomes como os Supermercados Rena, a Cooperita, Geisiane Calçados, Núcleo 27 Graus, Senai, Sesi e vários outros como sendo instalados na administração de Eugênio Pinto. Não sabia se ria ou chorava. Quando a GAZETA circulou, nos bares, na praça da Matriz, a coisa virou chacota geral. Nem parecia que era jornal. Parecia aquelas revistas antigas de piadas. O povo gargalhava e dizia que nunca tinha visto nada mais engraçado em uma administração. Como pode minha gente? 
Dei uma guinada na memória e me lembrei das administrações Bandinho e Osmando que trouxeram grandes indústrias para Itaúna como a Belgo Mineira, Ergon, Intercast, Sapporo, entre tantas outras. Bastou a imprensa começar a divulgar que Itaúna estava caindo em arrecadação e que a atual administração não trouxe nenhuma grande empresa ainda que num instante eles fizeram uma lista e colocaram nela empresas instaladas aqui há décadas. Com isso caíram no ridículo, foram motivo de piadas pela cidade. Agora pergunto: o que será que os empresários da cidade acham disto? Porque nenhum se manifestou dizendo que 'sim, eles aumentaram ou fundaram nossas empresas por causa e com a ajuda do prefeito Eugênio Pinto'. Pedreiros, advogados, manicures, dentistas, faxineiras, costureiras não são empresas e não devem nada à administração pelas suas formações. Será que estão achando que a gente é bobo e engole uma coisa destas com a maior facilidade? Quem sabe não mandam derrubar minha casa para instalar uma empresa lá? Porque já deve estar faltando terreno. Pobres infelizes!
 
Inaugurações 
Na minha opinião a Justiça Eleitoral deveria colocar um oficial de Justiça de prontidão nas inaugurações que a prefeitura fizer de agora em diante. Aqui na GAZETA qualquer crítica que se faz eles entram na Justiça alegando propaganda extemporânea e na inauguração da Praça Luzia Zenóbia, após os discursos e a cerimônia de praxe, o locutor fala abertamente em "colocar o Eugênio lá de novo". É como eu digo sempre: Eles podem fazer de tudo, mas qualquer coisa que a imprensa critica eles falam em propaganda eleitoral extemporânea. Por isso, na minha opinião, um Oficial de Justiça deveria comparecer munido de gravador e caso aconteça novamente fossem processados por tal atitude. Já que eles podem e só eles, é melhor vigiá-los de perto. 
 
Tchau e benção 
Em pleno ano eleitoral várias pessoas importantes do governo estão deixando seus cargos. O Heli Maia saiu e foi reconduzido ao Gabinete, o Luiz Guimarães e parece que o Tarcísio Rocha, o Tarcisinho da Infra-estrutura, está saindo também. Conversando com alguns parentes de um dos demissionários notava-se que eles estavam bastantes chateados e contrariados na prefeitura. Com isso acaba perdendo a atual administração que fica sem o apoio de pessoas importantes e respeitadas na cidade. É de dar pena né, gente?
 
 
17/05/08
FARTANÇA
Ficamos sabendo que na prefeitura está uma ''fartança'' danada. ''Farta'' de tudo, como açúcar, papel toalha, copos descartáveis, etc. Segundo os reclamantes, há mais de dois meses que os copos de água com propaganda do SAAE estão sendo lavados e reaproveitados várias vezes. Com a palavra a Administração.
 
CRECHE
Uma mãe de criança também denunciou que em uma creche da cidade, a diretora está comprando merenda para as crianças de seu próprio bolso, pois graças ao estilo petista de governar até hoje as compras necessárias não chegaram à prefeitura. Essa mesma mãe disse que em outros governos em janeiro ou, no máximo, em fevereiro todas as creches e escolas estavam abastecidas de merenda. Ela diz que já estamos no mês de maio e a situação chegou a este ponto. Ela pede para não citarmos o nome da creche para evitar represálias e perseguições, mas ela está indignada com isso.
 
ISENÇÃO DE ÁGUA 
Outro dia fui à Casa Paroquial marcar missa para um parente falecido e vi um casal de idosos com uma conta d'água na mão pedindo ajuda ao padre para pagar a conta. A conta no valor de R$43,00; para quem ganha salário mínimo é alta. Principalmente para o idoso que gasta muito com remédio e se alimenta muitas vezes mal, pois o salário que é uma merreca não dá para nada. Enquanto isso o prefeito isentou de água o CDE, Centro de Dirigentes Empresariais. Não tenho nada contra eles, mas o prefeito que veio de um berço humilde, deveria pensar mais em tanta gente que está suando para pagar a conta d'água que é muito cara e parar de dar isenção de pagamento para quem pode pagar. Isso pegou muito mal.
 
ENTREVISTA
No dia 23 de abril, na parte de manhã, o prefeito respondia a perguntas dos cidadãos itaunenses em um programa de rádio. Dependendo da pergunta ele soltava uma resposta bem brava no cidadão e indagando porque estavam perguntando isso a ele. Eu fiquei admirado de ver como ele é mal assessorado. Pessoas que já trabalharam na prefeitura em outras administrações nos disseram que a maioria dos prefeitos quando ia falar em público, tinha o maior cuidado com o que ia falar com o povo, pois dependendo da maneira como se fala pode por tudo a perder. Eu até me lembrei do então candidato Ciro Gomes que estava lá nas alturas e pôs tudo a perder por ter chamado um eleitor de burro no rádio. Aquilo foi o fim dele para a Presidência da República. Quem depende do voto do povo para ter o poder nas mãos, tem que ter muito cuidado e humildade com o que fala e como fala, pois é como diz o velho ditado: quem bate esquece, quem apanha nunca esquece.
 
 
10/05/08
Propaganda?
No domingo, dia 13 de abril de 2008, assisti de longe a inauguração da Praça Luzia Zenóbia no bairro Pio XII, quase no final da Jove Soares. Como sempre os discursos, o foguetório, a quantidade de ocupantes de cargos de confiança presentes e o povo ali das redondezas. Até aí tudo bem, nada demais, mas após os discursos o locutor do evento pediu uma salva de palmas para o prefeito Eugênio e disse que ele seria eleito de novo. "Vamos colocar o Eugênio Pinto lá de novo", teria dito o locutor. Ora isso foi propaganda eleitoral extemporânea e como eu estava de longe não sei se o locutor recebeu alguma advertência, por isso, ou se ficou por isso mesmo e o prefeito e seus aliados devem ter rido "até aqui’’. Como eu disse aqui no início deste ano, quando o PT acusou a GAZETA de estar fazendo propaganda eleitoral extemporânea: eles podem fazer de tudo mas, para os outros que não tem as mesmas opiniões deles, gostam de acionar a justiça. Será que alguém gravou? Mas se não gravou, não tem problema. Gente que ouviu é que não falta. E vai um aviso para vocês: tomem muito cuidado pois a legislação eleitoral este ano está bastante rigorosa com os candidatos. E qualquer coisa que se faça fora da lei, candidaturas serão barradas, posses serão impugnadas. Que tenham gente preparada para lidar com microfone ou muita gente vai cair do cavalo.
Braço a torcer
Um dia desses eu conversava com um petista amigo e ele dizia que assim que assumiram a prefeitura o combinado entre eles, era só de trocar o secretariado e algum cargo de segundo escalão, pois a base de todo o trabalho, a técnica, o conhecimento do serviço da prefeitura estava montado. Só que depois começaram a chamar a turma de Ipatinga e a coisa foi tomando outro rumo e começaram a mexer em todos os cargos. Foram encostando as pessoas competentes para um lado e chamando pessoas que nunca tinham nem entrado dentro de uma prefeitura. Pois bem, como o castigo anda a cavalo, eles perderam o fio da meada e a situação não ficou nada boa.
Eles (PT) perceberam a burrada que fizeram, mas não dão o braço a torcer. E nessas alturas do campeonato (administração) não precisa convidar ninguém mais para voltar ao cargo que ninguém aceita. Ficamos sabendo que quando o ex-diretor de Cultura, Charles Teles, pediu demissão, eles convidaram pessoas ligadas ao Osmando, ao Ramalho ao Bandinho para assumir a diretoria da Cultura. Ninguém quis. Tiveram que engolir o orgulho e chamar uma pessoa que era arqui-inimiga da atual administração e principalmente da irmã do prefeito. Como disse o petista arrependido: Esse povo não sabe a sepultura política que cavaram com tanta burrada.
26/04/06
Dia desses, o prefeito Eugênio Pinto, em entrevista a um jornal da cidade, disse que para ser um bom administrador, não precisa ter curso superior. Citou até o presidente Lula, como exemplo. Então porquê nesta administração petista é exigida a escolaridade de quem vai ser contratado,  se o prefeito não tem curso superior? O que conta, prefeito, é a experiência, a sabedoria, a escola da vida. 
A maioria das pessoas que têm uma boa situação financeira em Itaúna, não possuem diploma de curso superior. Mas são pessoas inteligentes, que souberam administrar suas finanças e não se deixaram enganar por quem quer que seja. A pessoa pode ter curso superior mas precisa entender e gostar do que faz. Assim a pessoa  se dedica de corpo e alma àquilo e faz carreira e fortuna. 
Agora os servidores mandam uma pergunta: se o que manda é a competência, porque foram afastados todos os servidores ou quase todos que vinham servindo a prefeitura há anos, para colocar em seus lugares pessoas que nada sabem do serviço? E de onde tiraram esse povo de Ipatinga para vir trabalhar aqui? Temos  itaunenses prá lá de competentes que se estivessem no governo, se o prefeito não ficasse dando ouvido apenas a partido, a sua situação hoje seria outra. E desde que me entendo por gente foi o primeiro prefeito a andar protegido por seguranças. Não acho que prefeito precisasse de seguranças. O povo de Itaúna é bacana e sabe respeitar uma autoridade. E como eu já disse aqui várias vezes, sou contra xingar parentes de políticos e sou contra a qualquer tipo de violência. A resposta deve ser sempre dada na ocasião certa.
Mas acho uma grande ironia do destino exigirem curso superior se o próprio prefeito não o tem, que é o gestor, o ordenador de tudo que se passa na prefeitura. E olhe, prefeito, muitas informações que chegam até nós são de amigos petistas que não concordam com muita coisa que estão fazendo na administração. Segundo estes petistas, o que queriam por aqui é que nossa gente admirasse o PT como em Belo Horizonte e outros locais, Queriam ver o prefeito afinado com o deputado Neider Moreira, como o Aécio Neves é com o Fernando Pimentel, prefeito de BH. E quem ganharia com isso seria Itaúna. Mas as vaidades pessoais, o medo de perder a liderança, os maus conselhos não deixam a coisa andar. Desde que a atual administração sacaneou o Dalton Nogueira, que foi o secretário de Finanças, a ligação entre o prefeito e o deputado ficou estremecida. E tudo isso para dar vaga para mais alguém de Ipatinga.

 

19/04/08
É bom lembrar que ninguém é contra a construção da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto -,  e que ninguém é contra obras que tragam benefícios para a cidade. Mas a gastança com consultorias, aluguéis de carros e outras coisas acabaram fazendo os vereadores ficarem com um pé atrás com o Executivo. 
Já procurei me informar e até hoje não moveram uma palha para a reforma do teatro Sílvio de Matos. Continua do mesmo jeito e pelo andar da carruagem não conseguirão entregar o teatro, como prometido, até 16 de setembro. Também até hoje não revitalizaram a Praça da Matriz, mesmo sendo condenados a isto pela Justiça.
A praça na antiga EMA já virou novela e não acho que ela seja terminada ainda este ano. O interessante é que deixaram para fazer algumas obras em ano eleitoral e nem assim estão conseguindo. Tiveram três anos para fazer muitas obras e agora, no final do mandato, querem fazer as chamadas obras de ano eleitoral. Na revista oficial que circulou há pouco tempo o que se viu foi a continuidade de obras de antigos prefeitos. Nenhum obra de vulto nesta administração. E porquê não sobra dinheiro? Não se vê grandes obras quando alguma coisa começa, acaba antes de terminar. Vejam o caso  da avenida Jove Soares que também não conseguiram terminar. Fizeram praticamente só um lado e na revista mostraram uma avenida linda, mas até a presente data, nada mais foi feito.
O Rio São João está que é mato puro, mas foram leiloar a draga Plocain que era usada para esse tipo de limpeza e não conseguiram comprar outra. De vez em quando eles dão uma roçadinha com foice. Depois acham ruim quando a imprensa fala que eles não têm planejamento.
Mas, no caso do teatro, por exemplo, eles não deveriam tê-lo desmanchado sem recursos certos para a reforma. Deveria tê-lo deixado funcionando e quando tivessem o dinheiro fizessem a reforma. Mas não. Desmancharam o teatro há três anos e nada de reconstruí-lo. A igreja do Rosário está parada por causa do senhor Jerry Adriane, cujo ato respingou e muito na atual administração. Fiéis queriam fazer passeata de protesto, mas nossos padres, que não são políticos, pediram ao povo para não fazê-lo, e sim rezar para que a melhor solução fosse encontrada. Mexeram com a fé do povo e deu uma confusão sem igual. Colocam em postos chaves da administração pessoas arrogantes e mal educadas e acham que seus filmes não estão sendo queimados. Desmancharam uma obra que foi feita pelo Estado, só porque que foi obra do prefeito  anterior e com a ajuda na liberação dos recursos pelo deputado majoritário Neider Moreira. E ainda vem o ex-prefeito querendo ser conselheiro político do atual. O povo está de olho e por falta de aviso não foi. Se tivessem aceitado as inúmeras críticas feitas por jornalistas e principalmente pelo povo, se fizessem delas aprendizado, estariam hoje num situação mais cômoda. 
E para encerrar pergunto: o quê a nossa diretora Zenaide Gomes vai fazer com aquela cratera no final da sua rua? O que os motoristas da cidade vão fazer com tantos buracos nas ruas? O que a Justiça vai fazer com a desobediência na restauração da praça? O que os artistas vão fazer com a inércia na reconstrução do teatro? O que o povo vai fazer com tanta sujeira pela cidade? O que os pacientes vão fazer sem remédios na farmacinha? 
 
 12/04/08
Na chuva e no sol
Dia destes precisei ir a negócios em Pará de Minas. O dia estava chuvoso e o ônibus que vai até aquela cidade é igual aos lotações que rodam aqui nos bairros. A passagem é pouco mais barata que em ônibus rodoviário que não existe mais, nem para Pará de Minas, Juatuba, Santa Terezinha e Igarapé. Mas voltando ao assunto tive que ficar de pé e na chuva, pois os ônibus saem de fora da rodoviária. E, conversando com alguns passageiros eles disseram que tanto faz, não há lugar mesmo para esperar pelo ônibus sentados e o jeito é ficar no tempo, sob a chuva ou um sol escaldante. Tomado pela raiva, ao chegar em Pará de Minas, procurei o DER, lá na saída de Florestal, Conversei com o senhor Carlos que é chefe da fiscalização e ele disse que quem manda na cidade é o prefeito e desde que não seja cobrado a taxa de utilização na Rodoviária, pois os tipos de tabela do DER não permitem tal cobrança, ele pode baixar decreto obrigando as empresas de ônibus a saírem de dentro da Rodoviária, onde o passageiro poderia se abrigar do sol e da chuva e teria lugar para se sentar.Lá no DER informaram que em várias cidades os prefeitos estão baixando decretos neste sentido pois a Rodoviárias estão virando espaços fantasmas. Os ônibus estão parando nas ruas e atrapalham o estacionamento de outros veículos, a visão de outros motoristas de ônibus que param no terminal, correndo o risco de acidentes e deixando os passageiros assustados. Fiquei sabendo que a linha de Santa Terezinha, aqui em Itaúna, daqui a alguns dias deixará de sair de dentro da Rodoviária também (já é um lotação) e como aquele espaço entre a Rodoviária e a Marvel não cabe mais ônibus está se cogitando levar os ônibus para a rua Zezé Lima, ao lado da Itaunense. Mas se o prefeito fizer baixar um decreto isentando os ônibus lotação da taxa de utilização e obrigá-los a sair de dentro da Rodoviária acaba-se o problema. 
Segundo o DER, em Pitangui e outras cidades, os prefeitos tomaram esta atitude e evitaram que terminais rodoviários se transformassem em elefantes brancos. Então, a população usuária deve pressionar o prefeito para que ele baixe este decreto pois o passageiro paga a passagem e merece respeito, dignidade e conforto.  E o Eugênio, que segundo somos informados, gosta de gritar com servidor, chamando todo mundo de incompetente, que mostre pois sua competência e olhe pelo que acontece com os usuários de ônibus intermunicipais. A Rodoviária está abandonada há anos pelo poder público e nós, usuários, somos tratados como gado amontoado na beira de estrada, à espera de ônibus, no sol ou na chuva. Caso este problema não seja solucionado rapidamente, várias pessoas já se manifestaram dispostas a fazer até mesmo uma passeata em protesto.
 
Carta aberta
Outro dia achei em minha caixa de correspondência uma carta aberta à população itaunense, onde  a prefeitura, em ano eleitoral (tiveram 3 anos e meio e dinheiro para fazer e não fizeram), diz que querem fazer obras e os vereadores estão contrários ao projeto. Mas a população, a que é bem informada, que lê jornais, que se preocupa com o endividamento da prefeitura estava contra também. A prefeitura arrecada muito dinheiro e se esses recursos fossem melhor aplicados não precisaria de empréstimos. O vereador Donizete da Areia, em boa hora, mostrou os gastos astronômicos com projetos, consultorias e outras coisas que a a prefeitura não precisava fazer. Poderia fazer com recursos próprios. O vereador esqueceu de dizer que a administração anterior tinha cera de 1.800 servidores e na atual tem 2.700. Só a folha de pagamento consome boa parte dos recursos. Lembro-me que uma vez pedi emprego para um amigo que estava passando até fome e o prefeito da época, nos anos 80, me disse que a prefeitura não era um cabide de emprego, senão jamais sobraria dinheiro para fazer obras. E esse prefeito mostrou serviço desde o dia em que assumiu até seu último dia de mandato provando para a população que dinheiro bem administrado dá pra fazer muitas e boas obras.
 
05/04/08
Insatisfação
Servidores que apoiaram o Osmando em seus três mandatos como prefeito, que apoiaram o deputado federal Rafael Guerra a pedido do Osmando, dando ao deputado quase sete mil votos na época, estão insatisfeitos com o ex-prefeito. O motivo são as notícias de que ele deseja apoiar o atual prefeito, Eugênio Pinto e que, inclusive, tentou ajudar o Eugênio na tentativa de conseguir aquele financiamento de R$ 18 milhões.
Segundo esses servidores, a turma do Eugênio perseguiu e persegue os osmandistas, principalmente os que ocuparam cargos de confiança em suas administrações. Quem tem prestígio com essa atual administração são os figurões de primeiro escalão como o Nilzon Borges, Cristiano Carneiro, Adriano Machado, etc. Os servidores que ocuparam cargos de segundo e terceiro escalões foram massacrados pela administração que aí está. E o Osmando está querendo servir de conselheiro político para este prefeito. O pessoal está bastante insatisfeito porque na época de lançar os candidatos em 2004, o Luiz Guimarães aparecia em primeiro lugar em todas as pesquisas, mas a alta cúpula da prefeitura naquele tempo preferiu apoiar o Dr. Élvio e tentaram enfiar ele na marra no eleitorado. Resultado: deu Eugênio de balaiada para mostrar aos políticos que o povo quer ter opção de escolha e não candidatos enfiados na marra. Os políticos agora estão dizendo que a quantidade de candidatos que está aparecendo, ao cargo de prefeito, seria bom para a reeleição de Eugênio. Não acredito nisso, pois o povo vai analisar quem é o melhor candidato e o colocará na prefeitura.
Em 2004 a votação no atual prefeito foi feita por protesto. Agora a coisa será diferente. 
Mas voltando ao assunto do início da coluna, o pessoal está insatisfeito com o Osmando por causa da perseguição que a turma do Eugênio faz em cima dos antigos companheiros e aliados de Osmando. Eles pegaram a maioria  dos osmandistas e jogaram em algum canto da prefeitura e tem gente fazendo até serviços ruins ou em setores onde não são usadas as suas capacidades. A maioria da época do Osmando queria ter lançado o Luiz Guimarães, que é uma pessoa boa e jamais perseguiu qualquer pessoa. Mas não, eles fazem as reuniões secretas deles, resolvem apoiar quem os servidores não queriam, sem falar na sacanagem que fizeram com os cargos de confiança em 2003 quando mandaram todo mundo embora para depois readmitir alguns. Isto depois dos servidores terem dado quase sete mil votos ao deputado Rafael Guerra. Até hoje ninguém engoliu isso. E agora vem o Osmando querendo ajudar o Eugênio. Ora, faça-me o favor, Osmando. Você quer acabar com sua carreira política? Você quer ficar igual um outro ex-prefeito que abandonou os companheiros e foi ficar do lado dos adversários achando que só o nome dele ganhava eleições sozinho? Pois é. Ele dançou e nunca mais se elegeu na vida. Você, Osmando, tem um passado de grandes realizações, de obras, de muito trabalho, de honestidade e não gostaríamos de ver você manchando sua biografia se unindo à pessoas que maltratam seus antigos companheiros. Vamos pensar antes de agir? 
No Brexó do dia 29 de março, Osmando desmente estas notícias. Esperamos, sinceramente, que assim seja.
 
29/03/08
Adutoras do SAAE
Se não me engano, as adutoras de abastecimento de água à população de Itaúna são de 1964, no mandato do então prefeito Dr. Milton de Oliveira Penido. As adutoras são de amianto. Em minha casa tenho uma caixa d'água de mil litros que é de amianto. Em Itaúna, em milhares de casas as caixas são de amianto e existe milhares de barracões de telhas de amianto. Eu já tinha ouvido falar que o amianto causa câncer mas para aquelas pessoas que trabalham na fábrica por ficarem respirando o pó do produto diariamente. A prefeitura e o SAAE fizeram circular por estes dias na cidade um panfleto dizendo que Itaúna tem um dos mais altos índices de câncer de Minas Gerais e que as nossas adutoras de água são de amianto e provocam câncer. Foi mais uma infeliz idéia deste governo que graças a Deus está chegando ao fim. Imaginem agora se todas as pessoas de Itaúna que perderam seus entes queridos vitimados pelo câncer ou os que padecem da doença, resolvem processar a prefeitura e o SAAE solicitando indenizações já que eles admitiram publicamente que o amianto causa câncer. Por causa de um empréstimo de 18 milhões de reais, que graças a Deus não passou, eles partiram para o ataque para ver o projeto aprovado e não mediram e nem pensaram nas conseqüências de seus atos. Depois do triste episódio do embargo da restauração das obras da igreja do Rosário, agora a atual administração nos dá de presente mais esta das adutoras. E o pior de tudo que lembraram disto em ano eleitoral quando desde de 2005 tiveram tempo de sobra para fazer a troca das adutoras. Tempo e dinheiro. Durante estes três anos ficaram preocupados em arrumar emprego para os companheiros petistas desempregados  de Ipatinga, em perseguir servidores que deram suas vidas pelo município. Este pessoal que aí está não tem um pingo de consideração pelo servidor velho de casa. Então, não me venham com essa de que as adutoras provocam câncer, pois conheci muita gente que morreu idosa usando caixa de amianto sem ser vítima da doença. E vocês com mais este ato impensado poderiam ter causado um pânico sem precedentes na população. O cidadão Odair Assis inclusive representou na justiça contra a atual administração e a inconseqüência deles. Vamos ver no que vai dar.
 
Passeata
Já era para ter comentado este assunto, mas todo dia aparece uma novidade na atual administração que não teve jeito de comentar sobre a passeata pela reforma do teatro Sílvio de Matos. Teve pouca gente na passeata, não sei se por medo ou pressão, mas os poucos que foram deram conta do recado. Afinal, desmancharam o teatro há três anos e nada de reforma. Naquele teatro passaram nomes respeitados como Saulo Laranjeira, Pedro Bismarck, Paulinho Pedra Azul, Belchior, Gorete Milagres, o saudoso Rogério Cardoso que chegou a chamar aquele teatro de "Palácio das Artes". Muitos nomes fizeram a história daquele teatro, inaugurado em dezembro de 1988, pelo então prefeito Francisco Ramalho e até hoje desmanchado em 2005 pela administração Eugênio Pinto. A atual administração prometeu reformá-lo e entregá-lo dia 16 de setembro, data do aniversário de Itaúna. Estaremos cobrando e faremos o teste de São Tomé, ou seja, só acreditamos vendo. Eu disse aqui que uma das coisas boas que funcionou nesta administração em 2005 foi a cultura, mas depois a coisa foi esfriando, desmancharam o teatro, o Charles Teles desanimou com a demora e pediu exoneração. Mas estaremos de olho e cobraremos.
 
22/03/08
Lei de Imprensa
O ministro do Supremo Tribunal Fed0eral, Carlos Ayres Britto, suspendeu, com uma liminar, parte da Lei de Imprensa que foi criada durante a ditadura militar em 1967, quando estava no governo o presidente Costa e Silva. Quando a medida for julgada no plenário do STF, com toda a certeza toda a lei deve cair. Foi uma feliz decisão do ministro que disse que a democracia e a imprensa são irmãs siamesas. Muita gente diz que a imprensa  é o quarto poder neste país, mas eu já acho que hoje é o primeiro pois, se não fosse a imprensa, o povo não ia ficar sabendo nunca das coisas erradas lá em Brasília e por aqui também. Conforme eu já disse aqui, não concordo com pessoas que aborrecem os parentes de políticos que não têm nada a ver com o que eles fazem de errado. Mas é um direito constitucional que temos de criticar qualquer político, pois somos nós, o povo, que pagamos seus salários. E a derrubada quase total da Lei de Imprensa da ditadura veio em boa hora pois o PT quando não estava no poder era fervoroso defensor da democracia e da imprensa. Nos governos municipais anteriores eram raros os processos contra a imprensa em nossa cidade, mas hoje, basta quaisquer comentários desfavoráveis ao prefeito que vem um novo processo, como recentemente tentaram por duas vezes uma liminar contra a nossa diretora Zenaide Gomes  e este colunista. Infelizmente  fomos informados que uma liminar conseguiu proibir o jornal Folha do Povo de falar na OSCIP Face a Face? Porquê? Se o jornal fala mentira nas suas matérias, basta a OSCIP e a prefeitura provarem que é mentira. Mas se o jornal está falando a verdade não é justo que o povo seja proibido de ter esta  informação. O ministro Carlos Brito disse que a liberdade de imprensa é a maior expressão de liberdade, porquanto o que quer que seja dito por quem quer que seja. A derrubada desta famigerada Lei de Imprensa  da ditadura militar veio em boa hora, principalmente por ser ano eleitoral, e qualquer crítica que se faz dos políticos eles querem processar. Não seremos desonestos de caluniar ninguém, mas manteremos sempre a nossa linha de fazermos críticas quando preciso e elogios, se merecidos.
 
Candidaturas
Outro ato excelente do ministro do STF, Carlos Britto, será com as candidaturas a prefeito e a vereador nas eleições deste ano. O ministro disse em entrevista, que quem não tem passado limpo e vida pregressa pautada na ética não tem qualificação para representar  povo. Pessoas desonestas terão seu registro de candidatura negado pelo Justiça Eleitoral. O ministro cita o artigo 14 em seu parágrafo 10, da Constituição que diz que a posse poderá ser impugnada se houver provas de abuso de poder, corrupção ou fraude. Então todos os prefeitos que estão no poder e  não é de hoje usam a máquina administrativa para se beneficiarem, detonando outros candidatos, que ponham suas barbas de molho, pois o bicho vai pegar. E quem tem processos na justiça, mesmo que não tenha transitado em julgado terá a candidatura barrada. E que os eleitores percebam a importância do voto, que é uma arma poderosíssima que temos em mãos. Parabéns à Justiça Eleitoral que, em pleno ano de eleições, vem com uma nova visão e poderá varrer da vida pública um grande número de pessoas que não tem ética e honestidade e fica querendo dar uma de defensores do povo. 
 
15/03/08
Guaritas
Depois do povo muito reclamar que a prefeitura tirou a guarita de ônibus em frente à Jove Soares, na avenida Miguel Augusto, e substituiu por uma de lata. Tenho que elogiar a iniciativa, mas tenho críticas a fazer também. Por ser uma guarita feita de lata, material leve, se acaso ocorrer um acidente, tipo um ônibus dar um esbarrão, quem está sob a guarita não corre o risco de se machucar muito; no caso das de concreto um acidente seria fatal, se uma laje caísse sobre o usuário. Mas elas são muito estreitas, sem nenhuma proteção para a chuva nas laterais e nas costas. Se chover, não há como não se molhar, ficando de pé ou sentado, o sujeito molha mesmo. Outro fato porém, é o tamanho das guaritas. Mal cabem 4 pessoas. Portanto, não sabemos se foi a prefeitura que comprou ou não, as informações são de que foram doadas pela Conspuri, na renovação da assinatura de mais um período explorando a coleta de lixo na cidade, o ideal seria guaritas maiores e mais preparadas para o tempo chuvoso.
 
Ainda a igrejinha do Rosário 
Além da deselegância cometida pelo Sr. Jerry Adriane contra o empresário Igor Dornas e com o Padre Edilson quando embargaram a obra de restauração da igrejinha do Rosário, ainda tiveram a coragem de convidar a se retirar de uma reunião o Dr. Guaracy. Como disse a nossa diretora Zenaide Gomes: uma pessoa em sã consciência jamais se atreveria a fazer tal pedido a uma pessoa que é um historiador respeitado, ex-reitor da Universidade de Itaúna, ex-diretor superintendente da Companhia Industrial Itaunense. Foi secretário de Cultura e que, principalmente, sempre se preocupou com a nossa história e nossa cultura. Ai de nós se não tivéssemos o Dr. Guaracy com a sua Fundação Maria de Castro para termos a história de Itaúna desde a sua fundação. Quantos empregos ele ajudou a gerar na Itaunense que beneficiou inúmeros pais de família? Além de tudo isso o Dr. Guaracy foi presidente da Arena por longos anos, foi vice-prefeito de Itaúna de 1993 a 1996 e na minha opinião jamais deveria ser tratado da maneira como foi. Um nome do qual o itaunense tem muito orgulho. Como diz um amigo: ninguém merece....
A desculpa que arrumaram é que ele não é mais membro do Condempace e por isso não poderia participar da reunião. Mesmo não sendo mais membro, este é o tipo de reunião onde ele sempre deveria ser convidado a participar e opinar. 
 
Inimizades 
Já faz algum tempo que comentei aqui que o coitado do prefeito Eugênio Pinto tem os servidores como seus inimigos. No início da sua administração, em 2005, todos que trabalhavam ou trabalham na prefeitura foram tratados muito bem porque a turma do PT não tinha conhecimento de serviço público municipal. Bastou eles pegarem este conhecimento para começar o festival de perseguição aos servidores, principalmente os que serviram na administração passada. Hoje você chega na prefeitura e vê pouquíssimos servidores antigos lá. A maioria está jogada em algum canto dos vários setores que a prefeitura tem. Isto causou uma revolta tão grande nos servidores e seus familiares que, com certeza, o Eugênio verá que o voto deles lhe fará muita falta e aí ele vai se lembrar que servidores e suas famílias votam. Servidores dizem que ex-prefeitos sempre que passavam por eles os cumprimentavam, mas o Eugênio não cumprimenta ninguém. Dizem que parece que ele desconfia de todo mundo e acham que, na verdade, ninguém gosta dele mais. E para quem disse após as eleições de 2004 que seria o prefeito mais popular do Brasil parece que a coisa deu errado e mudou de rumo, porque não é isso que vemos. Vamos continuar observando. Agora, quem continuou humilde foi o vice-prefeito Cláucio Corradi.
Falarei disto em uma próxima coluna.
 
15/03/08
Guaritas
Depois do povo muito reclamar que a prefeitura tirou a guarita de ônibus em frente à Jove Soares, na avenida Miguel Augusto,  e substituiu por uma de lata. Tenho que elogiar a iniciativa, mas tenho críticas a fazer também. Por ser uma guarita feita de lata, material leve, se acaso ocorrer um acidente, tipo um ônibus dar um esbarrão, quem está sob a guarita não corre o risco de se machucar muito; no caso das de concreto um acidente seria fatal, se uma laje caísse sobre o usuário. Mas elas são muito estreitas, sem nenhuma proteção para a chuva nas laterais e nas costas. Se chover, não há como não se molhar, ficando de pé ou sentado, o sujeito molha mesmo. Outro fato porém, é o tamanho das guaritas. Mal cabem 4 pessoas. Portanto, não sabemos se foi a prefeitura que comprou ou não, as informações são de que foram doadas pela Conspuri, na renovação da assinatura de mais um período explorando a coleta de lixo na cidade, o ideal seria guaritas maiores e mais preparadas para o tempo chuvoso.
 
Ainda a igrejinha do Rosário 
Além da deselegância cometida pelo Sr. Jerry Adriane contra o empresário Igor Dornas e com o Padre Edilson quando embargaram a obra de restauração da igrejinha do Rosário, ainda tiveram a coragem de convidar a se retirar de uma reunião o Dr. Guaracy. Como disse a nossa diretora Zenaide Gomes: uma pessoa em sã consciência jamais se atreveria a fazer tal pedido a uma pessoa que é um historiador respeitado, ex-reitor da Universidade de Itaúna, ex-diretor superintendente da Companhia Industrial Itaunense. Foi secretário de Cultura e que, principalmente, sempre se preocupou com a nossa história e nossa cultura. Ai de nós se não tivéssemos o Dr. Guaracy com a sua Fundação Maria de Castro para termos a história de Itaúna desde a sua fundação. Quantos empregos ele ajudou a gerar na Itaunense que beneficiou inúmeros pais de família? Além de tudo isso o Dr. Guaracy foi presidente da Arena por longos anos, foi vice-prefeito de Itaúna de 1993 a 1996 e na minha opinião jamais deveria ser tratado da maneira como foi. Um nome do qual o itaunense tem muito orgulho. Como diz um amigo: ninguém merece....
A desculpa que arrumaram é que ele não é mais membro do Condempace e por isso não poderia participar da reunião. Mesmo não sendo mais membro, este é o tipo de reunião onde ele sempre deveria ser convidado a participar e opinar. 
 
Inimizades 
Já faz algum tempo que comentei aqui que o coitado do prefeito Eugênio Pinto tem os servidores como seus inimigos. No início da sua administração, em 2005, todos que trabalhavam ou trabalham na prefeitura foram tratados muito bem porque a turma do PT não tinha conhecimento de serviço público municipal. Bastou eles pegarem este conhecimento para começar o festival de perseguição aos servidores, principalmente os que serviram na administração passada. Hoje você chega na prefeitura e vê pouquíssimos servidores antigos lá. A maioria está jogada em algum canto dos vários setores que a prefeitura tem. Isto causou uma revolta tão grande nos servidores e seus familiares que, com certeza, o Eugênio verá que o voto deles lhe fará muita falta e aí ele vai se lembrar que servidores e suas famílias votam. Servidores dizem que ex-prefeitos sempre que passavam por eles os cumprimentavam, mas o Eugênio não cumprimenta ninguém. Dizem que parece que ele desconfia de todo mundo e acham que, na verdade, ninguém gosta dele mais. E para quem disse após as eleições de 2004 que seria o prefeito mais popular do Brasil parece que a coisa deu errado e mudou de rumo, porque não é isso que vemos.  Vamos continuar observando. Agora, quem continuou humilde foi o vice-prefeito Cláucio Corradi. Falarei disto em uma próxima coluna.
 
8/03/08
Logomarca 
Recebemos denúncia, e checamos a sua veracidade, que dois carros Fiat Siena, cor prata, pertencentes à Prefeitura Municipal de Itaúna, de placas HMN 4678, dirigido pelo Ernane, motorista do procurador Osmar Andrade, e HMN 4681, do secretário de Saúde, José Oscar, estão sem a logomarca da atual administração. Como perguntar não ofende, gostaríamos de saber do Sr. Eugênio Pinto, porque estes dois veículos circulam sem a devida logomarca? Já que vocês enchem o saco do servidor por qualquer falha, ou às vezes até sem motivo, eles estão nos passando os muitos deslizes desta administração. Será que acham que o povo é bobo e não conhece placa branca? 
 
Igreja do Rosário
Estou acompanhado pela imprensa a paralisação das obras de restauração da igreja do Rosário que estava sendo feita pelo empresário Igor Dornas e achei a desculpa dada muito fajuta. Depois de dez meses de obras o Condempace resolveu meter a colher de pau no meio. E o pior é que nem foi o conselho, apenas seu presidente, o Jerry Adriane. Cansei de denunciar aqui neste jornal que várias casas antigas de Itaúna estavam sendo demolidas e ninguém nada fazia para preservar nossa história. Quantas vezes vi o Sr. José Maria de Aquino, conhecido como Bigode, cobrar uma ação da prefeitura ou de qualquer outro órgão, para evitar a demolição das casas antigas; era nossa história indo pelo ralo. Mas eles jamais ligaram para os nossos apelos. A igreja do Rosário estava prestes a cair ou mesmo incendiar por causa das péssimas condições de sua fiação. E assim se perderia mais um pouco de nossa história. O padre Zezinho pediu a colaboração do empresário Igor Dornas para a reforma  antes que o pior acontecesse. Mas, qual foi a nossa decepção de ver alguém se intrometer no trabalho que vinha sendo feito, num gesto de grande indelicadeza com o padre Edilson Antônio Manoel, responsável pela igreja, que nem comunicado foi. Enquanto a igreja estava com seu telhado caindo e a rede elétrica quase pegando fogo, não apareceu ninguém para salvar a igreja. Depois que o empresário estava bancando a reforma, sozinho, com a maior boa vontade, vem alguém e entra no meio e isto pode até fazer o Igor desistir de tudo. O comentário na cidade é que por ser ano eleitoral, esta atitude vai respingar no prefeito, porque a comunidade do Rosário está indignada é com ele, que bem que podia tomar uma atitude em favor da nossa história e de nossa cultura. 
O trabalho vinha sendo muito bem coordenado pelo empresário e pela Sra. Janete Rodrigues da Silva. Então, se a atual administração estivesse preocupada com nosso patrimônio procuraria recuperar a fachada em estilo neo-clássico francês do antigo hospital. Tenho certeza que o Dr. Peri, que era um petista histórico, de onde ele estiver vai bater palmas. O sonho dele era recuperar aquela fachada e não ficar brigando com o hospital. Agora quanto à demolição de casas antigas você não vê ninguém acionar o IEFHA-MG para preservar nossas antiguidades. Só nesta atual administração vimos várias casas sendo demolidas como a residência do Sr. Sérgio Santiago, a antiga casa na confluência das ruas Manoel Gonçalves com Zezé Lima. Vimos também ir para o chão a casa do Zé do Zimbo, a casa do Sr. Galdino, e ainda vamos ver também no chão a casa do Sr. Geraldo Magalhães, pai do conhecido Paquela e muitas outras. Portanto, se a prefeitura quisesse mesmo cuidar de nosso patrimônio, se tivesse realmente uma política séria de tombamento já estaria preocupada em salvar o pouco que nos resta. E pessoas como o presidente do Condempace nunca atrapalhariam o trabalho de empresários com o espírito coletivo do Igor Dornas que sempre se mostrou preocupado com nossas tradições e nossa cultura.
 
1º/03/08
Pinga e Prisão
Novamente é lá de São Paulo que a Justiça mais uma vez mostra que cadeia é para pobre, preto e prostituta. Li na grande imprensa que um juiz de São Paulo mandou para a cadeia um catador de papelão porque o mesmo pegou um litro de pinga em um supermercado, abriu-o e bebeu ali mesmo. O catador de papelão está preso desde julho de 2007 por causa disto. Vocês se lembram da faxineira que passou um tempão na cadeia por roubar um pote de manteiga em um supermercado? Pois é, ela queria matar a fome e comeu foi cadeia. Enquanto isso, leitores desta coluna, vocês devem estar admirados, tanto quanto eu, pois a turma do PT, Zé Dirceu, Zé Genoíno, Professor Luizinho, e outros como Paulo Maluf, Jader Barbalho, Romero Jucá e Celso Pitta continuam soltos e ainda são chamados de Vossa Exa.. Isso é uma verdadeira afronta à sociedade, porque eles, com as brechas da lei e os inúmeros recursos dos advogados, junta-se a isso a "lentidão" da justiça, não sofrem nada. Ou quando recebem alguma punição é coisa de, no máximo, uma prisão domiciliar como foi com o Juiz Lalau. Mas não tem problema não, essa turma pode conseguir escapar da Justiça do homens, mas não escaparão da Justiça de Deus. O dia deles prestar suas contas a Deus vai chegar e aí haverá choro e ranger de dentes. Afinal, no Evangelho tem um trecho que diz que é mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha do que um rico entrar nos céus. Portanto, essa turma de hoje nada de braçada mas na hora do acerto com Deus, verão. E tem um detalhe, não é só lá que se paga não. Aqui terra também se paga, de uma forma ou de outra. Inclusive as pessoas que nós amamos mais, que são nossos filhos, são quem costumam pagar pelos erros dos pais. É ou não é?
 
Semana Santa
Está chegando a Semana Santa e fico me lembrando daquela passagem da Sexta-feira da Paixão quando um dos ladrões que seria crucificado com Jesus Cristo, olhou para ele e disse: "Senhor, lembrai de mim quando estiveres no paraíso". E Jesus respondeu: "Dimas, hoje mesmo você estará comigo no paraíso. Eu tenho certeza que tanto o catador de papelão que roubou um litro de pinga de apenas R$1,50, quanto a faxineira que roubou o pote de manteiga, estarão com Jesus no paraíso no dia de seus julgamentos finais. Eles são vítimas de um sistema injusto de má distribuição de renda e da riqueza concentrada nas mãos de poucos. Enquanto isso os ladrões de Brasília roubam porque não prestam mesmo, querem o luxo, a riqueza, o poder e quanto mais têm mais querem, nada chega para eles. Vocês não estão vendo aí as notícias sobre os cartões corporativos? Até uma ministra já caiu pelo fato. Fico pensando quando leio na imprensa sobre pessoas pobres que acham grandes somas de dinheiro na rua ou em ba-nheiros, carros, aviões e fazem questão de procurar o dono para devolver e às vezes não recebem nenhuma recompensa por isso. Ficam com suas consciências tranqüilas e esperam a recompensa que é a glória de Deus.
 
Comparação
Quando o marginal é pobre, ele é chamado de batedor de carteira, trombadinha, assaltante, seqüestrador, bandido e outros adjetivos mais. Quando o bandido usa terno e gravata é chamado de Vossa Exa.. Basta ver nas CPIs como a bandidada é chamada só de Vossa Exa. e ainda é tratada a água mineral durante os depoimentos. Esse é o Brasil, gente!

23/02/08

Cartões eletrônicos
Sr. prefeito Eugênio Pinto, como perguntar não ofende e diante da vergonha que passageiros passaram por terem que descer dos ônibus da Morro Alto porque, mesmo tendo crédito, os cartões estavam zerados, pergunto a V. Ex.a:
Se acontecer dos cartões falharem novamente, o motorista e o trocador estarão preparados para a lidar com o problema?
É um direito dos usuários e sofridos passageiros de ônibus saber sobre este assunto. Estamos aguardando a resposta de V. Ex.ª.
 
Cartões corporativos
Depois de sucessivos escândalos do PT, como dólares na cueca, mensalinhos, mensalão e outras falcatruas, agora apareceu o escândalo dos cartões corporativos que, inclusive, já derrubou a ministra Matilde. A cada dia a imprensa noticia que usuários dos cartões corporativos pagaram despesas pessoais com o dinheiro público. Eu pergunto: outros partidos são santos? Claro que não! Mas o que causa revolta e indignação é que o PT sempre gostou de se mostrar como um partido ético, correto, direito, intocável, de conduta ilibada, imaculada, santo e etc. E, mais uma vez, a turma do presidente Lula está na mídia nacional e internacional com mais esse escândalo dos cartões corporativos. Como eu já disse aqui, outros partidos não são santos e ajudaram a varrer a sujeira para debaixo do tapete, mas o PT cada dia me surpreende mais de maneira negativa, mais e mais.
 
O candidato
A Justiça Eleitoral pede que a gente fique de olho no candidato que elegeu. Tem até propaganda no horário nobre de televisão pedindo pra gente vigiar nosso candidato. Diz ainda a Justiça Eleitoral: "o candidato que você elegeu é você lá". Mas a Justiça precisa ficar atenta é que, de acordo com a Constituição Brasileira ela nos garante o direito de criticar prefeitos, vereadores que nós elegemos. Mas acontece que, quando se critica as coisas erradas ou com as quais não concordamos, o PT quer amordaçar a imprensa através desta mesma Justiça Eleitoral ou da Justiça comum. Se cobrarmos, sofremos mordaça ou intimidação. O PT, através de duas liminares, tentou calar nossa diretora e este colunista. Portando, é necessário que a Justiça analise sempre as críticas, porque do contrário a propaganda da televisão não faz sentido.
Ouvir sempre
Se o prefeito Eugênio Pinto tivesse aceitado nossas críticas construtivas, como revitalizar a praça da Matriz, construção da pracinha da Ema, no bairro de Lourdes, alargamento do passeio da rua do Banco Real, conforme indicação da vereadora Dagmar Barbosa e muitas outras obras que falamos e ainda falaremos em outras edições, com certeza o prefeito estaria hoje em uma situação bem mais cômoda. Voltaremos ao assunto em breve.
 

02/02/08

Horas Extras
Servidores da prefeitura têm reclamado com a coluna que o secretário de administração não quer pagar as horas extras que alguns funcionários por exercício do cargo que ocupam têm que fazer. Dizem que estão pagando horas extras só para os rondantes porque se os mesmos resolverem boicotar o serviço vai ser o caos. Na reclamação os servidores dizem que esta atitude do secretário e do prefeito desmotiva o servidor. Pois o que interessa para o servidor, que ganha pouco, é o dinheiro para aumentar seus poucos rendimentos. Descontar hora não interessa para quase ninguém.
E, segundo informações, já nesse início de ano eles, mesmo arrecadando com IPVA, IPTU e outros impostos, não querem pagar as horas extras.
Mas é claro, pois em uma prefeitura com quase 2.700 servidores realmente não há dinheiro que chegue não é? O descontentamento com a atual administração é geral. Só dão leite para alguns servidores, não dão vale transporte para a hora de almoço, não pagam hora extra, tem chefe que enche o saco do servidor e quando chega na época de dar aumento de salário é aquela pindaíba. O PT, quando era oposição, batia forte em quem estava no governo por melhores salários. Hoje, agem igual aos outros. O negócio deles é só o poder e mais nada.
 
Salários
Os salários dos servidores estão bem defasados atualmente, mas antes, os ex-prefeitos sempre procuraram dar um aumento que não deixasse o salário cair tanto.
Segundo alguns servidores, o ex-prefeito Osmando foi um prefeito que sempre procurou não deixar o salário do servidor defasar.
Quando o Osmando dava aumento, procurava dar um aumento compensador para a inflação não comer o aumento. Me lembro de ter lido em um jornal em 2005, quando chegou o mês de abril, era época de reajustar os salários, se não me engano, o Sindserv tinha pedido 20% de reajuste.
E o prefeito do Partido dos Trabalhadores disse na época que 20 % era loucura. Pesquisem os jornais dessa época de 2005 que vocês verão lá.
E agora em 2008, que é o ano eleitoral, será que o prefeito será "bonzinho" e dará um aumento que compense? Ou será 5% ou no máximo 10%?
Hoje você vai a um supermercado coloca alguns pacotes de arroz no carrinho, alguns quilinhos de feijão que está a preço de ouro, açúcar, óleo e macarrão e já dá quase 100 reais. E para o Partido dos Trabalhadores não alegar que estamos fazendo propaganda eleitoral extemporânea é bom lembra-los que outros prefeitos davam aumentos melhores do que o de vocês.
 
Críticas
Quero parabenizar o ex-prefeito Bandinho que foi sempre criticado pela imprensa quando era prefeito, mas que nunca processou ninguém .
Soube aceitar críticas como um verdadeiro democrata e por isso que sempre conseguiu eleger a Gláucia, fazendo dela a mais votada nas eleições de 2004. Eu que já critiquei e agora parabenizo.

26/01/08

A revista
Gostei muito do artigo da Zenaide, na GAZETA nº 394 do dia 12 de janeiro. Na matéria a Zenaide relembra como o Partido dos Trabalhadores foi uma verdadeira pedra no sapato do então prefeito Osmando e do editor da Revista Cidade de Itaúna, Geovane Vilela, Tudo porque o nome da revista era idêntico ao slogan que o Osmando usava em seu governo. É exatamente como eu já disse aqui, o PT quando ainda não era governo não aceitava nada que os políticos faziam. Qualquer coisinha lá estavam eles incomodando a justiça. Agora, no poder, o governo petista tudo pode. Pode editar uma revista, em um trabalho muito caro para falar das "realizações" do prefeito. Segundo o expediente da própria revista o custo foi de quase 67 mil reais. Com esse dinheiro dava para fazer algumas obras, não é verdade? Mas parece que o "tiro saiu pela culatra" pois o comentário do povo é que foi um gasto desnecessário e que existem coisas mais importantes a serem feitas.
 
Relembrando
O pessoal mais antigo gostou muito do artigo deste colunista, principalmente quem acompanha a política há anos e se lembrou dos artigos do Peri Tupinambás, "Os Calhordas" e do José Luiz Marques, "O Ditador de Calças Curtas". O comentário de quem leu foi o mesmo que colocamos aqui. O PT quando era oposição gostava de xingar, criticar, aborrecer e outras coisas. Agora tudo seus filiados podem e não aceitam críticas. Eles são perfeitos, possuem carteirinha de Deus, como diz a Zenaide e são intocáveis. Como diz a nossa diretora. Este povo já cansou minha beleza.
 
Assédio moral
Outra matéria  que gostei na GAZETA foi sobre obrigar empregado a fazer campanha política. Isto é crime e caracteriza assédio moral. Nas prefeituras desse Brasil é muito comum os cargos de confiança do prefeito  querer que os servidores municipais entrem para a política. Depois aquele prefeito que está no poder perde  e os pobres servidores sofrem as mais horríveis perseguições. Aqui em Itaúna, quando houve a convenção do PPS, partido do deputado Neider Moreira, na época ficamos sabendo que diversos cargos de confiança do prefeito Eugênio Pinto estavam pressionando para saber quem estava na convenção. Ora, quem estivesse lá, inclusive em horário fora de serviço, tem todo o direito. Qualquer pessoa tem o direito de se simpatizar e apoiar quem ela quiser. Estamos, embora não acredite muito nisso, em uma democracia o voto é secreto e  a pessoa vota em quem achar que mereça seu voto. Uma servidora municipal me disse que este ano é perigoso e tem que tomar muito cuidado com o que se faz e o que se fala pois as paredes da prefeitura estão cheias de ouvidos. Então, todo o cuidado é pouco já que se trata de ano eleitoral e o servidor deve ficar mais calado, não manifestar simpatia por nenhum candidato, porque os cargos de confiança vão ficar de olhos nos seus subalternos. E em política é como já disse aqui na semana passada, o cara pode ser seu amigo, freqüentar a sua casa, beber cerveja com você, sentar no banquinho da praça para bater um papo, mas na hora que entra política no meio, você percebe que não tem amigo coisa alguma. A disputa pelo poder é uma coisa nojenta que queima o filme de qualquer um.
 
19/01/08
O Lula e os impostos
Quando acabou a CPMF, o presidente Lula disse que não ia aumentar os impostos. Mas ele deixou apenas que passasse a euforia das festas de fim de ano para aumentar o IOF e outras contribuições financeiras. Assim é o Lula do PT; fala uma coisa hoje e não cumpre amanhã! Acho que já vi esse filme por aqui, de promessas não cumpridas. Assim é o PT que não dava sossego ao Fernando Henrique em tudo que ele fazia em seu governo. O FHC, principalmente em seu segundo mandato, foi um desastre e o Lula segue pelo mesmo caminho. Acho um absurdo o Lula levar aquelas pessoas na televisão para dizer como a vida delas mudou com o Bolsa Família. Cinqüenta reais é esmola e, principalmente, com a volta da inflação, não dá para quase nada. A gente vai ao supermercado e qualquer tantinho que se põe no carrinho já custa R$ 100,00. O que o povo precisa é de emprego e não de paternalismo. PT, saudações!
 
Recordando
Quem acompanha os jornais de Itaúna e tem boa memória vai se recordar do que era o PT ontem e  e o que ele é hoje. Lá pela década de 80, um prefeito ameaçou de processo um repórter de um jornal tradicional da cidade. Isso revoltou o PT daquela época. Um de seus filiados, o saudoso José Luiz Marques, conhecido como Zé Luiz Pasteleiro, escreveu um violento artigo no citado jornal, chamando o então prefeito de "ditador de calças curtas", dizendo que o prefeito estava ameaçando um humilde repórter e pintou e bordou com o chefe do Executivo. O repórter do tradicional jornal que foi ameaçado é um membro da família Bernardes. Então, ao me lembrar disso, fico pensando com os meus botões: como é que quem ontem defendia a imprensa, a liberdade de expressão, chegou a ajudar a fundar o jornal ameaçado, hoje quer usar dos mesmos métodos que condenava? Um amigo outro dia me disse: Olha, você pode ter um amigo de infância, de juventude, de tomar um cerveja juntos em um bar, de bater papo num banco da Praça da Matriz, mas não deixe ele virar político e subir ao poder não. Político quando tem o poder esquece das amizades, tudo pelo poder sempre. Depois que o poder acaba começa a correr atrás dos antigos amigos, mas aí já é tarde demais. O ditado é certo quando diz que "quem bate, esquece, mas quem apanha não esquece nunca". Também já vi este filme antes. PT, saudações!
 
Recordando de novo 
Outro artigo escrito no tradicional jornal da cidade na década de 80, foi quando os políticos da época quiseram demolir a fachada em estilo neo-clássico francês da Casa de Caridade Manoel Gonçalves (Hospital Velho). O Dr. Perí Tupinambás, de saudosa memória, escreveu o artigo "Os Calhordas", xingando aqueles que queriam a demolição do que restou do hospital. Pararam a demolição e naquela época, apesar de ser um tempo de ditadura militar no país, respeitaram a liberdade de expressão do Perí. Quem se lembra disso? PT, saudações! 
 
12/01/08
O PT de ontem e o de hoje
O Partido dos Trabalhadores quando era oposição, ou seja, estava na condição de estilingue, era um. Hoje que está no poder e passou à condição de vidraça, virou outro. Na época em que era oposição era contra a ditadura militar, contra políticos que processavam jornais, contra qualquer tipo de agressão. Hoje que é poder não aceita críticas e mais uma vez tentou intimidar a GAZETA e seus colaboradores através de pedidos de liminar na Justiça Eleitoral. Quando era oposição achava um absurdo, um acinte, fazer isso com a imprensa. Basta pesquisar em jornais mais antigos da cidade como o atual prefeito quando ainda era oposição e conselheiro de Saúde, era uma verdadeira pedra no sapato do então secretário de Saúde, Irineu Macedo.
Portanto o leitor deve observar bem este fato. Antes eles podiam criticar, xingar, aborrecer quem estivesse no governo. Agora não aceitam críticas e gostam de incomodar a Justiça com coisas pequenas. Esse pessoal é tão bobo que eles nem conhece Lei de Imprensa,  não sabe que podem usar do Direito de Resposta, ao invés da intimidação? Mas veja que o Direito de Resposta tem que ser explicativo e não ofensivo como tentaram uma vez aqui na GAZETA também. Ao invés de explicarem o assunto falaram mal do jornal. Há algum tempo esta coluna criticou a Vigilância Sanitária. Eles enviaram uma resposta à crítica que foi publicada imediatamente e sem questionamento. Não somos donos da verdade, não podemos afirmar que estamos sempre certos. Quando recebemos uma denúncia, checamos se a mesma é procedente e depois publicamos e criticamos se preciso. Quando vemos coisas erradas temos que criticar mesmo, e quem não aceita ser criticado é melhor não estar na vida pública. O homem público está sujeito às críticas dos contribuintes que pagam seus salários.
Só sou contra uma coisa: não concordo quando xingam parentes dos políticos. Os parentes que estão lá em sua vida particular não têm nada a ver com os desmandos dos outros. Não concordo , em hipótese alguma, pessoas aborrecerem o pai do prefeito, o Sr. Afonso, que considero um homem íntegro e digno. Não concordo com pessoas que ficam aborrecendo primos ou irmãos de políticos. Mas a crítica ao homem público está na Constituição Federal e quem não gostar que peça seu Direito de Resposta de acordo com a Lei, ou largue a vida pública. O que causa revolta é ver essa turma que vivia pegando no pé dos prefeitos anteriores e hoje não aceitam o mesmo tratamento que davam. Um recadinho ao PT: Vocês ficam fazendo essas bobagens e irritam mais ainda o povo, vão perdendo cada vez mais pontos. Onde está a democracia que vocês tanto falavam? 
 
Aposentados
Cadê o presidente Lula que não equipara as aposentadorias ao salário mínimo? É justamente na velhice que a aposentadoria precisa render mais para comprar os remédios caríssimos que fizeram a indústria farmacêutica se tornar uma potência de riqueza neste país de distribuição de renda tão injusta. Hoje está dando para perceber que políticos e política são uma coisa só. Eles só querem o poder e quando o tem nas mãos nada fazem para melhorar a vida dos outros. Acham que a Bolsa Esmola já basta e garante os votos.