Emerenciano
da 
Catalunha
Eu poderia ficar quieto no meu canto. Mas com tantas coisas acontecendo me vi, até na obrigação, de escrever, dar minha opinião sobre alguns fatos da cidade. Leiam e tirem suas conclusões

2013  

2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006
27/11/10
Mais CPI
Os vereadores criaram mais uma CPI, a do Edson do Varejão, para investigar obras particulares feitas com manilhas da prefeitura em uma fazenda . Com certeza será mais uma CPI que não dará em nada, é mais para desgastar desafeto político do que apurar denúncias. O Jornalista Célio Silva, do Jornal Brexó, em sua coluna "Da Rua da Gruta", do último dia 13 de novembro fez um comentário que é mais pura verdade. Quando os vereadores estão olhando coisas de seu interesse, eles agem com a maior presteza e agilidade. Vejam a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara. E como bem disse o jornalista: porque os vereadores não tomam medidas drásticas para acabar com a cobrança indevida da taxa do SOMMA? Porque não criam uma CPI para investigar os abusivos aumentos das tarifas de ônibus coletivo? A passagem em Itaúna está entre as mais caras de Minas Gerais. E a gente sabe que está vindo novo aumento por aí. Diz meu amigo petista que eles não investigam porque vivem pedindo emprego para motorista e trocador na empresa para garantir votos na próxima eleição. Sendo assim, não há mesmo interesse em apurar nada. Fazem um farolzinho na Câmara, em sinal de protesto, mas não agem como deveriam.
Quando o assunto é coleta de lixo, por exemplo, eles discursam na Câmara, citam diversas cidades do porte de Itaúna e até maiores onde o valor mensal da coleta é menor que o de nossa cidade. Reclamam da falta de licitação para contratação do serviço, falam, falam, falam e não passa disso. Porque não usam a mesma destreza que usaram para a eleição da Mesa de forma tão antecipada para cuidar de assuntos como esses?
 
Está melhorando
A ida expontânea da secretária de Saúde, Ângela Amaral, à Câmara para explicar os problemas referentes à sua pasta, mostrou que ela tem interesse em ver a saúde pública itaunense funcionando a contento. E ainda mais, mostrou que não tem receios de ser questionada em qualquer assunto referente à sua secretaria. Essa transparência, esse diálogo são muito importantes para a cidade. Precisamos saber o que acontece por lá, o motivo de tantas dificuldades que os itaunenses estão enfrentando quando precisam de cuidados médicos. Mostra ainda a vontade que ela tem de acertar e a humildade de dividir os problemas e as soluções.
É claro que não se conserta tanta coisa errada do dia para a noite. A situação que o ex-secretário José Oscar deixou a saúde em Itaúna é lamentável. E além da sua incompetência tivemos ainda que conviver com sua arrogância.
Mas nós torcemos para que a Ângela consiga colocar a casa em ordem.
 
Os dois, de novo
A Zenaide Gomes comentou em seu "Observatório da Corte" e eu também li no Super Notícias, que o prefeito de Ipatinga está sendo investigado por uma CPI. Além do Executivo, os jornais da cidade e o Ministério Público de lá estão de olho em outros dois nomes que já passaram por Itaúna (e o afastamento deles daqui a gente tem que agradecer à chefe de Gabinete, Íris Léia): Osmar Andrade e Shirley Regina. Todos nós temos interesses nesta investigação, até porque os dois, mais cedo ou mais tarde, terão de nos dar explicações também.
 
20/11/10
Ainda a Polícia Federal
A Polícia Federal veio a Itaúna pela segunda vez em busca de documentos suspeitos de irregularidades. Mais uma vez Itaúna foi destaque negativo em todo o país. Bastou acessar a internet e lá estávamos nós, itaunenses, passando vergonha de novo.
Se comprovarem alguma irregularidade será que os servidores é que serão culpados? Falo assim porque no caso da CPI da Prescon Informática o prefeito Eugênio Pinto disse ao cidadão Lincoln que a culpa era dos servidores municipais. O sindicato, Sindserv, deve tomar sua posição quando destas acusações. Denigrem a imagem do servidor municipal. O médico Inácio Campos Cordeiro Junior sugeriu na imprensa que os servidores entrassem em greve e exijam que, se caso há servidor corrupto que ele seja apontado. Já o Virgílio Rocha foi mais longe. Pediu a renúncia do prefeito.
Se há indícios de irregularidades a Polícia Federal e o Ministério Público deveriam pedir ajuda à ONG Amarribo, de Ribeirão Bonito, interior de São Paulo. A história da ONG e suas ações para provar corrupção na cidade foi contada aqui no jornal GAZETA em uma série de encarte. Amarribo - Amigos Associados de Ribeirão Bonito- cansada de ver a prefeitura investigada e nada encontrado, fez suas próprias investigações e conseguiram provar todo tipo de corrupção na administração de lá. A cartilha, divulgada aqui, ensina as artimanhas que são usadas para encobrir as mais diversas irregularidades.
 
Rotina
Ainda falando da visita da PF aqui em Itaúna, o prefeito Eugênio Pinto, deu entrevista afirmando que era uma fiscalização de rotina e que acontecia em várias cidades do país. Se era rotina é coisa recente porque Itaúna, em outros governos, nunca recebeu aqui este tipo de visita.
Pelo que entendemos nas entrevistas dadas pela PF, o governo federal liberou a transposição dos trilhos em 2006; já foi consumido muito dinheiro por empresas que participaram de uma licitação que pode ter sido fraudada por elas mesmas, já que a acusação da PF é de que essas empresas formam na verdade um cartel para que o resultado das licitações sempre as beneficiem. Fingem ser concorrentes e no entanto estão todas em uma só sala em BH. Uma leva o contrato mas no final todas elas levam alguma vantagem...
 
Mais aumento
Já circula rumores de que a passagem de ônibus vai subir novamente. Não há necessidade de subir tanto todos os anos. A passagem em Itaúna é das mais altas no Estado considerando principalmente o itinerário.
 
13/11/10
Parou por quê?
O secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Cristiano Carneiro, disse que nós passaríamos o reveillon na praça da matriz, totalmente nova, mas não disse de que ano. A reforma, parada há semanas por causa da insistência da construção do banheiro público, com certeza não retorna a tempo para cumprir a promessa do secretário. Ainda mais agora, nesse período de chuvas é que a coisa não vai mesmo. Na semana passada o impasse do banheiro foi resolvido em audiência pública. Foi aprovado com votos duvidosos. O que se comenta é que Cristiano se armou de servidores públicos para que o projeto do banheiro fosse aprovado mas, como bem disse o vereador Anselmo, já que a população não participa de nada, não há o que reclamar agora. Vamos ver em que ritmo essas obras voltam e se conseguem cumprir o cronograma.
 
Candidatura
Candidatar é um direito que qualquer pessoa tem, mas já tem gente por aí achando que vai conseguir se eleger em 2012. Gente que nada fez em benefício de nossa cidade, que está aí mais por sorte que por competência. Mas fazer o quê? Deixa que se candidatem. É bom que pelo tamanho do susto que vão levar, talvez aprendam.
 
De Olho
Outro dia um membro do PSDB dizia que se o Osmando for candidato a prefeito e ganhar, muitos filiados do partido não vão querer nenhum secretario da atual adminstração ocupando cargos na administração dele. Ninguém esquece que quando ele disputou a eleição de 2000 com o Ramalho, Osmando não aproveitou ninguém. Agora a turma está de olho nele e se ele aproveitar qualquer secretário vão acontecer desfiliações no PSDB. O Osmando, se for mesmo disputar as eleições de 2012, deve pensar bastante. Ninguém vai aceitar que gente que está servindo a esta administração em cargos de confiança permaneça, enquanto muitos amigos e gente da confiança de Osmando sofreram e sofrem horrores com esta turma que está no poder hoje. Portanto, que o Osmando não venha ressuscitar defunto pois todos estão de olho nele.
 
Pendurando as chuteiras
É, parece que o Marcos Lima desta vez pendurou mesmo as chuteiras. Deu adeus à vida política. Durante algum tempo reinou sem precisar de Itaúna, mas chegou uma hora que a cidade lhe fez muita falta. Se tivesse mais humildade e tentado corrigir os erros que cometeu com sua terra natal, estaria talvez com mais um mandato nas mãos. Mas o povo não é mais bobo e se cansou de esperar alguma melhoria na cidade em troca de seu voto. Outro que se não ficar esperto, procurar se entender com os políticos da cidade, se aproximar mais da comunidade e tirar pelo menos um dia da semana para ouvir o povo, não representantes do povo, mas o povo mesmo, a dona Maria, o seu José, o rapaz que procura serviço e não consegue encontrar. O aviso veio este ano com as urnas. O eleitorado aumentou e, no entanto os votos do deputado diminuíram. Culpou-se então as abstenções, de número elevado em 2010. Bobagem. O número de abstenções aumentou porque o povo não quis votar nos nomes que foram apresentados. E isto é outro sinal de que o eleitorado não está satisfeito e cobra mais retorno do seu voto. Só se abstém de votar quem não encontra nada que o satisfaça na imensa lista de candidatos. Outra desculpa é o grande número de candidatos de fora que vêm aqui pegar alguns votinhos. Outra bobagem. Se os nomes itaunenses fossem mesmo fortes junto ao eleitorado, se trouxessem tanta confiança, não haveria motivo para votar em candidatos de fora. Olho vivo, políticos.
 
30/10/10
Baixaria
Mas que baixaria, que sujeira, que pobreza de espírito, que erva daninha, que pessoa mal amada a que teve a infeliz idéia de criar e espalhar pela cidade aquele folheto caluniando o candidato a deputado federal Gustavo Mitre. É preciso que na próxima eleição, em 2012, os partidos políticos coloquem gente nas principais ruas da cidade para evitar que estes palhaços façam este tipo de coisa, achando que na política vale tudo. E o pior é que apelam para as duas coisas que mais chocam a sociedade: o tráfico de drogas e a pedofilia. Os principais suspeitos, já identificados pela polícia, devem ser julgados e comprovadas as suas participações receberem penas altas, ir mesmo para a cadeia. Nada deste negócio de prestação de serviços à comunidade ou pagar em cestas básicas. Senão farão tudo de novo. São pessoas que querem mudar o sentido da democracia.
Lembro-me que nas eleições de 1996 os adversários de Osmando tentaram fazer isto envolvendo até os familiares do candidato. Acabaram levando tinta pois o Osmando se tornou vítima e teve uma votação histórica.
A pessoa que fez e distribuiu este folheto calunioso acabou interferindo nas eleições para beneficiar seu candidato e continuar tendo sua boquinha como assessor. A insanidade do tal acabou prejudicando toda uma cidade porque Itaúna não elegeu seu deputado federal. O estrago foi feito e a justiça tem que ter a mão pesada na hora de julgar este palhaço.
 
Se deixando levar
Agora, o povo tem que ser mais esperto e não se deixar levar por folhetos anônimos. Se fosse verdade as acusações não precisaria fazê-las em folhetos. Bastava uma ligação para a polícia e ele seria preso e investigado. O povo tudo que vê acredita e não procura saber a verdade por algum outro meio. É muito comum em véspera de eleição aparecer esses folhetos nas cidades para tentar virar o jogo aos 45 minutos do segundo tempo. E, repito, a justiça tem que ter a mão pesada e punir exemplarmente esses fora de conduta.
 
Só brigando
Eu às vezes critico o vereador Marcinho Bernardes mas outro dia ele falou uma coisa muito certa. O Neider prefere ficar brigando com prefeitos. Primeiro foi com o Osmando agora, com o Eugênio. Com o Eugênio eu até dou razão em parte porque ele é um político que não dá para ter nem relação institucional. Agora, se o Osmando for candidato em 2012, o Neider e ele terão que ficar mais unidos porque a cidade depende desta boa relação. E Neider deve ter sentido que perdeu muitos votos dos simpatizantes de Osmando que não se conformam até hoje das mentiras lançadas na véspera da eleição de 2008. A gente critica aqui o lançamento de folhetos criminosos mas o que foi feito de anunciar uma pesquisa mentirosa não está muito longe disto. Da mesma forma que os panfletos prejudicaram a nossa cidade que não conseguiu eleger o Gustavo Mitre, naquele ano, da eleição para prefeito, a divulgação de uma pesquisa que não era confiável prejudicou as eleições de 2008 e isto Neider jamais poderá negar e vai ter que conviver com as consequências deste seu ato. Não fosse a tal pesquisa, a Gláucia teria desistido, Osmando teria ganho as eleições e a gente estaria mais tranquilo nesta cidade, sem a Polícia Federal fiscalizando pela segunda vez documentos.
 
23/10/10
Macumba
Na primeira sexta-feira do mês, ou seja, dia 1º de outubro, aconteceu um fato inusitado na praça da Matriz. Em frente ao laguinho que fica próximo ao Banco do Brasil foi encontrada uma macumba despachada para o prefeito. Por coincidência, eu passava por ali para ir ao caixa eletrônico do banco quando vi um aglomerado de gente. Me aproximei e vi um pano preto com alguns símbolos da magia negra e uma grande vela vermelha acesa, bem como uma caricatura do prefeito. Se foi uma brincadeira de mau gosto ou se foi macumba de verdade não se sabe, mas o prefeito anda desagradando muito a Deus e ao mundo e a cidade toda sabe disto. Muitas vezes eu disse aqui que essa perseguição que ele faz com os servidores e mais um monte de coisas provoca ira nas pessoas que elas acabam se vingando da maneira que podem. Depois de um bafafá danado, um servidor do Gabinete tirou o despacho de lá e o jogou dentro de um carrinho de uma varredoura de lixo das ruas.
 
Constrangimento
E um conhecido casal no dia 7 de setembro entrou em uma tradicional churrascaria da cidade para almoçar. No horário haviam onze mesas ocupadas por clientes que quando viram a chegada do casal levantaram-se todos, pagaram suas contas e foram embora. Me disseram que o comerciante ficou um fera, porque perdeu um monte de fregueses que costumam gastar muito. Tanto constrangimento poderia ser evitado se o casal fosse boa gente e fim de papo.
 
Frase infeliz
Muita gente nega que a candidata Dilma Roussef tenha falado durante uma entrevista que "nem Jesus tirava esta eleição dela". Acontece que muitas pessoas ouviram ela dizer isto durante o debate da Rede Globo na última quinta-feira, antes do primeiro turno. Na hora o repórter conversava com outro candidato e ela falou a infeliz frase.
Agora o que mais me admira é ver uma mulher que saiu há pouco tempo de um câncer fazer um desafio desses. Dilma nega que falou, outros a defendem, dizem que é fofoca de internet, mas muita gente também jura que a ouviu dizer. E ela acabou dando com os burros n’água e deu segundo turno. Melhor a gente pensar sempre antes de falar e jamais dasafiar Ele.
 
Privatizações e Imprensa
A Dilma começou a bater no ex-presidente FHC para desestruturar José Serra falando das privatizações feitas naquele governo. Mas coisa pior fez o Lula que tentou amordaçar a imprensa. Eu sempre disse que o PT não gosta de ser criticado mas adorava quando a imprensa batia em governos aos quais o partido era oposição. Lula é amiguinho de ditadores como Evo Morales, Hugo Chavez, Fidel Castro e vive ameaçando controlar a imprensa. Que Deus no ajude! Lula não se parece nem um pouco com o operário de 1979, presidente de um sindicato. Está mostrando que o Lulinha Paz e Amor acabou. E isto prejudicou a Dilma no primeiro turno também.
 
09/10/10
Votação ridícula
A votação que os candidatos apoiados pelo prefeito Eugênio Pinto, os deputados Miguel Correa e Adalclever Lopes tiveram em Itaúna foi ridícula. Miguel teve pouco mais que dois mil votos e Adalclever pouco mais que mil votos. Um antigo servidor da prefeitura me ligou dizendo que quando Osmando era prefeito e pedia ajuda, pedia, não impunha, para elegerem o Rafael Guerra, por exemplo, todos iam à luta e deram quase sete mil votos ao Guerra. Eugênio pedir apoio à população para seus candidatos é perda de tempo, porque seu desgaste é grande demais e eu ainda acho que, apesar de ser inexpressiva a votação nos dois nomes, ainda foi muito voto. Eu tinha certeza que a votação seria bem baixa e não preciso repetir porque. Mas eles tinham certeza que arranjariam muitos votos para seus preferidos. Agora, decepcionados, começam a caça às bruxas, responsabilizando os servidores pelos poucos votos e a promessa já foi feita: cabeças vão rolar!
 
Caiu a votação
A votação do deputado Neider Moreira em Itaúna caiu bastante em relação à eleição passada. Conforme eu já disse aqui, os Osmandistas que sempre votaram nele não votaram desta vez pois ele se envolveu na campanha eleitoral de 2008 e para prefeito lançou a Gláucia e acabou ajudando na reeleição do atual prefeito e muita gente ainda não engoliu isto. Muitos disseram que dariam o troco e deram mesmo e vejam o que aconteceu! Que o deputado fique mais esperto, pois do contrário vai ficar igual ao Marcos Lima, com votação baixa em sua própria cidade natal. Outra coisa também é que o Neider só prestigia um jornal na cidade e (isto virou notícia em todo o Estado) e acha que não precisa dos demais. Tomara que agora ele tenha percebido que outros jornais lhe fizeram muita falta. Com certeza Neider vai ter que repensar sua maneira de fazer política e a gente espera que no pleito de 2012 ele não entre no meio para atrapalhar as eleições para prefeito, senão o troco virá de novo em 2014.
Cerco fechando
O cerco está se fechando para o lado do prefeito Eugênio Pinto. O Ministério Público pediu seu afastamento da prefeitura para melhor investigar o caso da Prescon Informática. Me disseram que tem muita gente revoltada com o prefeito, pois sobrou até para os servidores da Comissão de Licitação. Eu conheço os dois indiciados e sei que são pessoas idôneas e tenho certeza que quando passou o processo nas mãos deles estava tudo certo. Deve ter acontecido alguma mudança depois disso, em outras mãos. Eu torno a repetir que esta turma de Ipatinga deixou o prefeito numa sinuca de bico mas isso é bom para ele aprender, pois ele sempre dizia que em Itaúna não tinha profissional competente para fazer parte de seu governo. E a turma que que ele trouxe de fora pisou na bola. Agora, aguente as consequências.
 
Não atender
Dias atrás um amigo meu procurou a prefeitura para a realização de um serviço. Mas ele pediu usando o nome do Neider e lá na prefeitura eles não atendem nada que o Neider pede. Conforme fiquei sabendo através de um assessor dele. Eu, sinceramente, não sei porque o Eugênio tem tanto ódio do Neider já que ele só foi reeleito com a ajuda do deputado quando Neider enfiou os pés pelas mãos e na ânsia de impedir que Osmando ganhasse as eleições de 2008 arrumou uma confusão com uma pesquisa que as urnas mostraram depois ser mentirosa. Só falei neste assunto agora, depois das eleições, para o deputado não achar que faço campanha contra ele.
 
04/09/10
Só no discurso
O cidadão Júnior Capanema em matéria do jornal Brexó do dia 14 de agosto disse que os vereadores ficam só no discurso e há muita falta de ação. Concordo plenamente com ele. Os vereadores quando é época de eleição vêem às nossas portas prometendo mundos e fundos e quando chegam à Câmara, depois de eleitos, ficam fazendo jogo de compadre, ou seja ficam só no discurso. Júnior Capanema lembrou muito bem a quinze famílias quem moram na região do Morro do Engenho. Estas famílias não conseguiram, nem través do deputado Neider Moreira e nem dos vereadores  a isenção do pedágio para eles. Ninguém agiu quando o prefeito pediu a dispensa de 47 atiradores do TG. Ninguém fiscaliza os R$ 2 milhões que a Oscip Face a Face quer receber da prefeitura. Ninguém fiscaliza os vários contratos sem licitação de empresa de coleta de lixo. Ninguém fiscaliza porque anunciaram em mais de R$1 milhão as obras de reforma do Teatro Sílvio de Matos e o diretor de Cultura na época, João José, conseguiu colocar o teatro em funcionamento por R$ 250,00 mil, graças a uma parceira com os supermercados Rena. Ninguém investiga nada sobre a obra sair por mais de um milhão. Denúncia existe sempre, mas infelizmente só fazem showzinho no microfone da Câmara e fica tudo nisso mesmo. Ninguém fiscaliza porque há anos aquela cratera da ponte da Silva Jardim (Jove Soares) e quando aquilo será arrumado. Ninguém fiscaliza os aumentos abusivos das passagens de coletivos e principalmente na calada da noite pegando muitas vezes os passageiros de surpresa. Falam da cobrança ilegal da taxa do SOMMA vencida em novembro do ano passado, mas não tomam sequer um única providência. Mas numa coisa os nosso edis são muito atentos: em dar título de cidadania honorária a torto e direito, moção de congratulações, mérito desportivo cultural e comunitário, votos de pesar, minuto de silêncio etc. Acredito eu que em 2012 muito dos atuais edis não assentarão ali mais. É esperar pra ver.
 
Homem de sorte
Algumas pessoas comentaram comigo que o prefeito Eugênio Pinto é um homem de sorte pois é a segunda vez quem ele consegue parar uma CPI. Então que os vereadores esqueçam essa CPI ou seja lá que sigla for pois não conseguirão cassar o prefeito. Nunca. o jeito é esperar pelas suas condenações na justiça e quem sabe uma hora não venha uma condenação de perda do cargo? Apesar da lentidão da Justiça, é nela que ainda confio e ainda creio. A verdadeira justiça , mais cedo ou mais tarde será feita. É só uma questão e tempo e paciência. 
 
Quem avisa
Existe um ditado que diz que quem avisa, amigo é. Pois bem, na imprensa saiu há algum tempo que uma servidora de alto escalão tentou abrir os olhos do prefeito sobre a enorme dívida da secretaria de Finanças, cuja titular era a ipatinguense Shirley Regina. Sabem o que fizeram? Perseguiram a servidora ao invés de ouvi-la e quem se lascou por causa desta dívida foi o prefeito porque suas contas de 2008 não foram aprovadas e agora ele está inelegível por 8 anos. Ele deve estar pensando como é ruim não ouvir o que as pessoas têm pra dizer. Bem que a Zenaide sempre dizia que a turma de fora ia acabar deixando o prefeito Eugênio em maus lençóis e deixou muito mau mesmo...
27/08/10
Atraso desagrada
Servidores da prefeitura nos telefonaram mostrando desagrado com o atraso no pagamento que deveria ser feito dia 11 de agosto e só pagaram no dia 12. E pelo que disseram a tendência é atrasar mais daqui para frente. Apesar do atraso ter sido de apenas um dia, a reclamação tem fundamento porque o servidor programa o pagamento de suas contas com a data do salário. Quando atrasa, o comerciante deixou de saber. Ele cobra juros e não adianta chiar. Tem servidor cuja conta do SAAE vence na data do pagamento e quer saber do prefeito Eugênio Pinto se ele pagar a conta d´agua atrasada por causa do atraso do salário, se o SAAE vai perdoar a multa no mês seguinte? Haverá alguma resolução interna proibindo a multa ou darão algum aumento para compensar? Afinal de contas, se os servidores não reclamarem vão ficar só vendo seu minguado dinheirinho escorrendo pelo ralo. Não se pode esquecer que nos mandatos anteriores aos de Eugênio o salário era pago no dia 30 de cada mês. Quando atrasava caia até o dia 5, mas nunca depois disso. Agora não se paga nem adiantado nem em dia. Com a palavra o prefeito e o secretário de Finanças. 
 
Dia dos pais 
Muita gente pensava que o pagamento ia sair na sexta-feira, anti-véspera do dia dos pais para que na data tivessem um dinheirinho no bolso para os presentes e o almoço em família e atrasaram mais ainda. O prefeito não deve penalizar o servidor porque ele não tem culpa da maneira coomo andam administrando as finanças da prefeitura. E olha que, segundo me informaram, vem desde os tempos da secretária Shirley. Nós aqui da GAZETA cansamos de alertar o prefeito Eugênio Pinto que esta turma de fora iria deixá-lo em maus lençóis, mas ele não deu a mínima. Agora está caladinho e vendo que tínhamos razão. E o pior de tudo é que o prefeito chegou a dizer várias vezes que em Itaúna não tinha profissionais competentes para secretários dele. Mas felizmente o tempo é o senhor da razão. 
 
A lei 
O prefeito Eugênio Pinto teve as contas de 2008 rejeitadas pelos vereadores por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. As dívidas naquela época ultrapassavam  a casa dos dez milhões de reais. A secretária de Finanças era a ipatinguense Shirley Regina que tinha a obrigação de saber que não se pode deixar dívidas de um mandato para outro, exceto quando há recursos em caixa para saldá-las. E, repito, como o tempo é o senhor da razão tornamos a perguntar ao prefeito Eugênio Pinto: se em Itaúna não existia gente competente para ocupar alguns cargos de confiança, principalmente no primeiro escalão, como é que a sua "competente" secretária Shirley foi lhe deixar esta batata quente nas mãos? Segundo as notícias o prefeito está inelegível por oito anos. É mais um caso para o prefeito refletir e pensar no que errou. 
 
Olho Vivo
Eu sempre comento com meus amigos que quem acaba e arrebenta com o prefeito são as pessoas de fora e alguns cargos de confiança. O pessoal antigo da casa trabalha de verdade e  quer ver o bem da cidade enquanto alguns protegidos dele pouco estão se lixando, só querem mesmo saber é do gordo salário. Isto também será uma coisa que o tempo vai mostrar para ele, pois muita gente ali não veste a camisa da administração e finge que é eugenista.
 
 
21/08/10
Tarifa social
O SAAE, a exemplo da Cemig, deveria ter uma tarifa social para as pessoas que gastam pouca água, que trabalham o dia inteiro e gastam apenas o mínimo.
A taxa mínima do saae é tão injusta que se nós gastarmos apenas cinco metros cúbicos de água temos que pagar por 15 metros, que é o valor estipulado para a taxa mínima.
Agora a tarifa do SAAE teve um aumento de 8% e muita gente está chiando. Já estamos sendo obrigados a pagar pela taxa do SOMMA que deveria ter sido extinta em novembro de 2009, portanto uma taxa totalmente ilegal hoje e ainda temos que suportar mais 8% de aumento. O povo, principalmente a classe mais pobre, está uma arara com o prefeito Eugênio Pinto porque ele foi eleito em 2004 quando dizia que ia ser o prefeito mais popular do Brasil, o prefeito dos pobres e agora dá uma rasteira dessas em todo mundo. O prefeito anda tão mal assessorado que dá aumento em pleno ano eleitoral, a apenas dois meses das eleições. Nem jogo de cintura o prefeito sabe fazer. Prefeitos anteriores não davam aumento em ano eleitoral de jeito nenhum. Mas como vamos acreditar nele se nas eleições de 2008 jurou de pés juntos que a passagem dos ônibus coletivos não ia aumentar naquele ano, mas bastou passar apenas dois meses das eleições e o valor das tarifas passou de R$ 1,70 para R$ 2,00 e agora com o aumento do ano passado, R$ 2,10.
Já está passando da hora de um vereador corajoso pedir uma CPI destes aumentos para saber porque numa cidade onde os bairros não são tão distantes uns dos outros, paga-se uma passagem quase igual a de Belo Horizonte onde tem linha que a gente anda quase duas horas e paga R$2,30. Não seria um caso a ser investigado?
 
A volta das cisternas
Um amigo meu contou que pediu ao SAAE para cortar a água de seu comércio porque acha um absurdo a taxa mínima comercial por uma simples torneira de lavar copos e uma descarga raramente usada. Lembrou que em breve as pessoas mais pobres vão voltar a furar cisternas em seus quintais e colocar bombas d’água por não suportar aumentos tão altos todos o anos. Deus deu a água de graça para a humanidade e entendemos que o SAAE precisa tratá-la para oferecer uma água de qualidade mas é preciso também promover uma taxa social, igual a da Cemig. É um absurdo sem tamanho pagar por um produto que você não está usando, não concorda Leitor/Eleitor?
 
Campanha política
A campanha política não está empolgando ninguém mais como antigamente. Também com tanta sacanagem que um grande número de políticos está fazendo com o povo! Todo mundo anda querendo distância de político. Corrupção, esperteza, ladroagem, desvio de dinheiro, promessas feitas e não cumpridas e promessas requentadas em ano eleitoral andam fazendo o povo tomar nojo das campanhas e eleição.
14/08/10
Desrespeito
Há pouco tempo o prefeito Eugênio Pinto foi notícia na imprensa itaunense por causa da sua rispidez e falta de educação com os delegados de polícia por causa de um vidro quebrado na porta da delegacia. Agora ele volta a ser notícia por causa de sua grosseria com o capitão PM Frederici por causa de um comentário que, se tiver sido daquele jeito mesmo, o capitão não tem que ser questionado em nada. O Eugênio sendo também uma autoridade deveria respeitar mais seus colegas, as outras autoridades. Garanto que se fosse um cidadão comum sairia dali preso por desacato. Mas o homem tem o cargo de prefeito e vai nadando de braçada. E vou discordar da Zenaide quando afirmou no seu Observatório da Corte, do dia 24 de julho, que Eugênio acha que é Deus. Não, Zenaide, ele não acha não, ele tem certeza. E a certeza é tanta que ele se esquece que, quando se apear do poder e voltar a ser um cidadão comum, muita gente que tem mágoa dele e da namorada, vai tirar uma casquinha, vai xingar, insultar, pois mágoa ninguém esquece. E o pior de tudo é que vira e mexe precisam chamar a polícia para alguém que perde a paciência com eles. E ainda fingem que foram agredidos e se fazem de vítima para deixar a pessoa em maus lençóis.
Assim fizeram com o advogado Lincoln de Melo. Nunca incitei a violência e não concordo com ela de jeito nenhum, mas eles precisam respeitar os outros para serem respeitados. Mas agora nossas autoridades estão vendo com os próprios olhos a perseguição e os maus tratos sofridos por servidores e outros, como comento aqui quase toda semana. Se eles tratam assim delegados e PMs, imaginem como tratam servidores? E caso o prefeito venha cancelar o convênio com a PM ele estará punindo a população, e conforme disse antes e repito, eles precisam muito mais da polícia do que nós. Vai ser igual ao caso do Hospital. A pirraça acabou prejudicando muito mais os pacientes que os  médicos. E foi justamente o povo que lhe deu o segundo mandato que foi o mais prejudicado. Portanto, Capitão, não se deixe abater por ameaças pois quem vai sair perdendo, mais uma vez, é a população que pode até se manifestar de forma diferente, na porta da prefeitura. E como diz a Zenaide: eta homem mal assessorado!
 
Acúmulo de pastas
Até hoje o prefeito não conseguiu um nome para o SAAE, para a Assistência Social e para a Controladoria. O acúmulo de cargos continua e acaba que o secretário não consegue desempenhar de forma satisfatória suas funções nem numa secretaria, nem na outra. Será que o prefeito não tem um nome na manga do paletó ou ninguém aceita participar deste governo? Quanta falta de prestígio para não conseguir ninguém para ocupar as pastas vagas!
 
07/08/10
A reforma da Praça 
No dia 15 de julho iniciou-se a tão sonhada reforma na praça da Matriz. Esta reforma está vindo de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta -, entre o Ministério Público e a Prefeitura. Esperamos e torcemos para que seja uma reforma de verdade, com plantio de mais árvores, que a praça seja da mesma maneira que era no original, quando foi ajardinada e arborizada em 1956 pelo então prefeito Dr. Milton Penido. Aquelas alamedas precisam voltar a ser do jeito que eram. Os laguinhos deveriam voltar a funcionar e, é claro, a fonte luminosa. Mas parece que funcionamento da fonte também está no TAC. É preciso que nossa praça volte a ser o cartão postal da cidade e que levem as festas para outro lugar, pois a cidade cresceu muito e a praça não suporta festa toda a semana, o que vai deixando estragos cada vez maiores.
Era muito bonito ver aqueles laguinhos cheios de água e com um peixe de bronze abastecendo os mesmos. Não se pode dar a
 desculpa que pode causar dengue porque pode-se usar produtos para evitar ou melhor ainda e mais perto do original, colocar peixes. Torcemos para que seja uma reforma de verdade e não um embondo como foi a reforma da Praça Vereador Antônio Italiano.
 
Perguntar não ofende
O conhecido cidadão Regaço mandou correspondência ao presidente da Câmara Municipal de Itaúna, Antônio de Miranda, solicitando várias informações a respeito do carro oficial da Casa. Até aí, tudo bem. Concordo  com o Regaço porque nós, os contribuintes com os impostos temos todo o direito de saber como está sendo aplicado o nosso dinheiro. Como sabemos que o Toinzinho se prontificou e respondeu ao Regaço, aproveitamos para perguntar também e confirmar o que disse o meu amigo petista. O Siena, ano 2006, de placa HMN 4680, que foi capotado e deu perda total tinha seguro para este tipo de sinistro ou somente o seguro normal, contra terceiros? Será que a prefeitura vai receber do seguro outro carro correspondente ao sinistrado ou o seguro não estava em dia? O espaço para a respostas às minhas perguntas está assegurado aqui.
 
E a sindicância?
E a sindicância que foi feita na saúde a respeito dos desmandos do ex-secretário José Oscar já teve fim? Ficou provado alguma das irregularidades que vazaram para a imprensa? Estamos falando do salário de 35 mil reais mensais percebidos por um médico, o dobro do salário do prefeito. O povo precisa de uma resposta. O dinheiro, se recebido a mais, voltará aos cofres públcios? Porque nesta atual administração o que meu amigo petista mais me diz é que quando um servidor mais humilde comete um deslize, às vezes até por falta de conhecimento, adoram abrir processo administrativo. Agora queremos ver se as mesmas providências serão tomadas contra estes desmandos ou se serão engavetadas? "Para os amigos, tudo. Para os inimigos todos os rigores da Lei". É assim que a coisa funciona para certas pessoas, investidas de um poder que é efêmero. Temos o direito de saber e queremos saber se esta sindicância será enviada ao Ministério Público para devidas providências.
 
24/07/10
Aprender a votar
Estamos vendo a candidata Dilma Rousseff subindo nas pesquisas de intenção de voto, já ultrapassando o candidato José Serra. Isto porque o presidente Lula conseguiu colar sua imagem na de sua candidata e o inocente do brasileiro não vota com a razão, vota com o coração. O povo já se esqueceu da luta que foi, a pressão que foi, para conseguir que o Lula desse um aumento mísero de 7,7% para os aposentados e ainda vetou o fim do fator previdenciário prejudicando todos nós que estamos prestes a nos aposentar. Esta miséria de aumento para os aposentados só sairá por ser ano eleitoral, pois nos oito anos que o barbudo esteve no poder ele só sacaneou e muito com os aposentados. O Lula se esqueceu que a maioria das pessoas depois dos 50 anos de idade é movida a remédios porque quase sempre a aparece uma doença em decorrência desta idade. Ele criou a farmácia básica e a farmácia popular, mas muitos remédios não constam no programa e não são encontrados lá. Por isso o pobre do aposentado tem que ir na farmácia comum deixando por lá quase todo seu dinheiro por causa dos preços caríssimos dos remédios. O Lula gasta com o bolsa família para lhe render dividendos eleitorais, mas não dá uma aposentadoria digna para o seu povo.
A cada ano que passa a previdência dá um novo desconto e vai só caindo. Tenho amigos que se aposentaram com 10 salários mínimos e hoje recebem seis apenas. Outro aposentou com quatro e só recebe dois. E o aposentado só não recebe menos que um salário mínimo porque a lei não permite. Se não fosse assim, acho que o governo tomaria era tudo da gente.
O Pelé (e muita gente) diz que o brasileiro não sabe votar. Assim, quando vê a zorra em que se transforma alguns governos fica revoltado.
Certo dia, um amigo me disse que o povo não gosta de gente boa, Quanto mais ruim, mais o povo gosta, aplaude. Para mim  o povo brasileiro é masoquista, como gosta de sofrer!
Aqui em Itaúna quem se lembra da administração do Ramalho quando a  cidade progrediu muito, virou um canteiro de obras, com construção de muitas creches, escolas, postos de saúde, asfaltamento de ruas, organização da sociedade civil e muitas coisas mais? Mas como Ramalho era exigente, fazia os empregados trabalharem direito (mas recebiam bons salários), obrigava os ricos a pagarem seus impostos e não aceitava pressão de ninguém, ele nunca mais conseguiu voltar à prefeitura. Fez um bom governo, aplaudido até pela oposição e concorrentes seus na prefeitura. O atual prefeito enfiou os pés pelas mãos, perseguiu servidores e foi conivente com coisas não corretas feitas por alguns secretários que vieram de fora, entre outras coisas. E o povo ainda lhe deu um segundo mandato. Agora o povo vaia, peleja para cassá-lo e não consegue. Bem feito, cada povo tem o governo que merece.
 
Sugestão
Muita gente denuncia que é tratado com ironia e desrespeito no Gabinete  da prefeitura. Assim foi com o Adão do Pesque Pague, como o sr. Marco Antônio, pai da atleta Bárbara, e outros que não me recordo mais. Depois a pessoa envolvida nega e ainda acusa a outra parte de desacato, grosseria etc. Sugiro à essas pessoas que tiverem que ir até lá se munam de um gravador, mais duas testemunhas ou um vereador ou até mesmo alguém da imprensa porque só assim o povo vai saber quem é quem.
 
 
17/10/10
Que vergonha!
No dia 30 de junho eu passava pela avenida São João, onde acontecia no poliesportivo da Universidade de Itaúna, os jogos estudantis. O local estava cheio de atletas de fora e eu fiquei observando a sujeira do Rio São João que está puro mato e muito assoreado. Também pudera! Foram leiloar a draga Poclain que estava em bom estado e não tiveram dinheiro ou não quiseram comprar outra. Fiquei com vergonha de ver familiares dos estudantes/atletas comentando a sujeira do rio. Outra vergonha é a entrada da cidade. A rua Silva Jardim, do trevo até a linha férrea está com o asfalto em frangalhos. É preciso cuidar da cidade primeiro e só depois pensar em sediar evento para que não passemos vergonha.
 
Perguntar não ofende
Porque o Santana que a Câmara Municipal repassou para a secretaria de Saúde ainda não está rodando? A secretaria precisa muito do carro mas tivemos notícia que teve ordem para que o carro não rodasse. Será a famosa picuinha que tanto tem prejudicado nossa cidade? Queremos uma explicação, seja da secretaria de Saúde, seja da prefeitura. O direito de se defender está assegurado aqui, mas queremos explicações.
 
A copa e a política
Passada a euforia da Copa do Mundo, onde o time incompetente do Dunga não conseguiu trazer a taça e nem ao menos chegar às finais, começa a campanha para as eleições deste ano.Veremos muitos candidatos com suas eternas promessas, dizendo que vão mudar muita coisa, que trarão muitos benefícios para nossa cidade. Mas a gente sabe que depois de eleitos vão esquecer tudo que falaram com uma facilidade incrível, esquecerão todas as promessas feitas na campanha. Tem candidato aí que pode até ser reeleito mas verá seus votos caírem muito por causa de sua atuação na eleição de 2008. E no mais que Deus nos dê paciência e que possamos escolher melhor quem pode nos representar com respeito e decência e, principalmente, honestidade.
 
Guarda Municipal
E a  guarda municipal que não sai de jeito nenhum? Entra mês, sai mês, entra ano, sai ano e as promessas continuam e não se resolve nada. Numa reunião do Consepi, uma alta autoridade cobrou esta promessa do prefeito, promessa de campanha, mas até agora nada.
 
E as bombas?
É preciso que a polícia civil entre para valer mesmo nas investigações para descobrir quem é o mandante e quem está jogando bombas nas residências dos outros. Já fizeram isso na casa do advogado Odair Assis, na casa do presidente da Câmara, Antônio de Miranda. Não podemos nos esquecer daquela outra bomba jogada na Câmara há meses. Isto não pode continuar porque uma hora destas acontece o pior.
 
Malcriação
O vereador Lucinho de Santanense reclamou na Câmara da malcriação do vice-prefeito Pedro Paulo Pinto quando teria indagado dele o porquê do não apoio à atleta Bárbara Poline. Lucinho se mostrou surpreso com a resposta de uma pessoa com pretensões políticas e experiente. Se continuar assim, a atual administração vai ter só oposição na Câmara pois se estão maltratando os aliados quem terá a perder é só a atual administração. Como diz o colunista Adolfo Osório: Devagar que cavalo não desce escada. Se vocês perderem o apoio de pelo menos mais dois vereadores então podem  renunciar porque estão "lascados".
 
03/07/10
O caso da Atleta
Conforme eu disse aqui há pouco tempo, o ex-vereador e atual vice-prefeito Pedro Paulo Pinto gostava de criticar as administrações de Ramalho e do Osmando, principalmente. Ele sempre dizia na Câmara que via muita coisa errada nas duas administrações, mas nunca dizia que coisas eram essas. Agora, o pai de uma atleta usa a Tribuna Livre da Câmara para denunciar a discriminação contra sua filha que é atleta de taekwondo, a Bárbara Poline, dizendo que o patrocínio foi  dado a atleta parente de Pedro. Os vereadores Lucinho e Marcinho se mostraram indignados com tal atitude, mas não deixam de apoiar a administração. Eles deveriam exigir o apoio financeiro à atleta e, se caso fosse negado, deveriam romper com o governo municipal, não só por este caso mas, por mais este caso. Assim conseguirão ajudar a atleta porque se o prefeito perder o restinho de apoio que ainda tem na Câmara, está lascado. Portanto, Lucinho e Marcinho, não basta reclamarem, xingarem, se mostrarem indignados com o fato, é preciso ação ou do contrário em 2012 o povo é que vai dar um basta em vocês. 
 
Doloroso
Eu fico imaginando como deve ser doloroso para um pai e uma mãe perderem seus filhos gêmeos, os bebês Gabriel e Felipe, porque nosso único hospital não tem uma UTI neonatal para que as vidas de seus filhos pudessem ser salvas. E de quem será a culpa pela perda da vida dos bebês? O Luciano, presidente da Crediuna, tem toda razão em ficar indignado com tudo que presenciou conforme consta na matéria veiculada aqui na GAZETA. Mesmo não sendo seus filhos, ele é mais um que não aguenta ver a política sendo mais importante que o povo e suas necessidades. Nesta hora, todo mundo fica caladinho, ninguém assume a responsabilidade de nada. O Ministério Público deveria investigar mais isso, apontar os culpados para que outras vidas não sejam ceifadas.
 
Descaso
Outra denúncia que vi na imprensa foi na carta escrita por Adriano Sena que ao ver uma pessoa passando mal na rua tentou socorrer chamando SAMU, Bombeiros e até a Polícia Militar. No final, depois que ninguém veio em seu socorro, ele próprio teve que encaminhar o doente ao hospital. Agora imaginem se o paciente morre dentro do seu carro, o aborrecimento que isto lhe causaria depois? Porque quando acontece algo assim, a pessoa é chamada na delegacia de polícia para prestar esclarecimentos sobre a causa da morte. E todo mundo sabe também que omissão de socorro é crime, sujeito a pagamento de pena. É lamentável a gente solicitar socorro nos órgãos destinados a isso e ninguém nos ajudar, ninguém estar nem aí para uma vida. Lamentável sob todos os aspectos.
 
Projeto SOMMA
Os vereadores continuam fazendo pressão pelo fim da cobrança da taxa do projeto SOMMA, mas nem o diretor do SAAE, nem o prefeito estão se importando. Não parecem estar dispostos a acabar com a cobrança que agora se tornou ilegal. O ex-vereador João José anda dizendo que vai entrar na justiça para suspender a taxa, pois só assim pode-se conseguir acabar com tal desmando. E caso a justiça suspenda a cobrança, o contribuinte vai ter o direito de receber de volta tudo que pagou após o mês de novembro de 2009, com juros e tudo que tem direito. O povo não pode continuar pagando por uma coisa que já foi paga.
 
Acúmulo de pastas
E a administração atual continua com gente acumulando pastas. Heli Maia acumula as pastas de Educação e Assistência Social. Vandick  Pincer, as do SAAE e IMP. O Frederico Dutra acumula a Procuradoria e a Controladoria. E o prefeito nunca tem uma carta na manga para nomear outros nomes para as pastas. Que falta de prestígio!
 
30/06/10
Moralmente cassado
O prefeito Eugênio Pinto conseguiu depois de muitas tentativas impedir que os trabalhos da CPI fossem encerrados. Mas ele deixou de ser cassado? Moralmente Eugênio está cassado pelo povo. Em qualquer aparição pública ele é hostilizado pelo povo, sua presença constrange empresários. Para evitar vaias tem que mandar representante. Ainda em seu primeiro mandato o prefeito já tomava vaias, principalmente em campos de futebol. Ele e seus defensores diziam que era coisa de oposição, mas estava enganado. Era o descontentamento do povo com seu governo que já estava se desgastando. Prova disto é que ele ganhou por apenas quinhentos e poucos votos  de frente; isto graças aos moradores do Morada Nova e porque haviam três candidatos a prefeito. E hoje esses mesmos moradores também vaiam o prefeito. O povo, vai indo, começa a prestar atenção nas notícias e vê que os jornais sérios de nossa cidade, aqueles que não estão sob o jugo da administração, estão noticiando a verdade.
 
Enfim uma luz
Até que enfim uma luz no fim do túnel. A prefeitura resolveu abrir concorrência para recuperar e consertar os vinte carros que estão parados lá no Canteiro de Obras. O jornal oficial de número 732, de 02 de junho de 2010, trouxe edital de concorrência pública para recuperar os veículos da prefeitura, seja na parte mecânica, na lanternagem, serviços de capotaria etc. Depois de tanto denunciarmos e reclamarmos neste espaço, pedir providências aos vereadores, o prefeito acordou e resolveu recuperar os veículos, pois a prefeitura, segundo meu amigo petista estava prestes a parar por causa da falta de veículos para os servidores realizarem seus serviços. Vamos aguardar e ver se realmente os veículos serão recuperados e a que custo, porque só acredito vendo.
 
A taxa do SOMMA
Nossos vereadores têm dado mostras que ninguém os respeita mais. Basta lembrar a cobrança da taxa do SOMMA, que expirou em novembro de 2009, e que continua sendo cobrada, apesar das inúmeras denúncias feitas na Câmara. Com isso nossos vereadores estão deixando passar a imagem de que ninguém os respeita mais, que não têm força para impedir que o povo seja extorquido. Também, depois de quererem fazer a CPI da Informática de maneira intempestiva e deu no que deu... Afinal, o que os vereadores têm feito de concreto a respeito desta cobrança indevida?
 
Desrespeito aos idosos
Os idosos têm ficado em pé em enormes filas na portaria da Autotrans para a troca de carteirinha de passe livre por outra que lhes dá o direito de passar na roleta e assentar onde quiserem. Lá na garagem, na Chácara do Quitão, não tem lugar para os idosos se sentarem. Segundo conversas não oficiais teria sido determinado um prazo para a troca das carteiras. Isto não pode ser pois o prazo é indeterminado e muita gente não aguenta ficar na fila por muito tempo. Portanto, chega de desrespeito com os idosos, pois muitos são maltratados por certos motoristas, como já presenciamos. Mas o estatuto do idoso é bem claro e eles têm que ser respeitados e não serem tratados como um qualquer.
 
E a cratera?
A cratera abandonada na ponte da avenida continua mais abandonada a cada dia que passa. É a famosa pirraça do Eugênio porque foi obra deixada por Osmando e o atual prefeito está pouco se lixando para os inúmeros engarrafamentos no local. Este é mais um caso que só o Ministério Público pode resolver.
 
26/06/10
Aumento dágua
A resolução interna do SAAE de número 0008/2010 concedeu um reajuste na tarifa de água de 9,5%. O ano passado foi de 8% totalizando então, 17,5%. Coitadas das pessoas que recebem salário mínimo! Seu suado dinheirinho vai ser praticamente para pagar tarifa d'água e esgoto. Enquanto a Cemig anda diminuindo nas contas o SAAE vai só aumentando. Fica uma pergunta, já que perguntar não ofende: será que este aumento  na água não seria uma precaução para cobrir a tarifa do projeto SOMMA que foi extinta em novembro de 2009 e que até hoje o SAAE não deixou de cobrar? A autarquia pode temer que, como os vereadores entre eles, o Edinho de Santanense, pedem todos os dias a suspensão da cobrança, ficar sem esta fonte de recursos.  Assim o aumento exagerado nas tarifas supriria o cancelamento da cobrança.
 
Isenção
O pior de tudo é que o SAAE  através do prefeito Eugênio Pinto consegue isenção de pagamento para quem não precisa  como o caso do CDE, um edifício enorme, com várias pessoas, andares e salas. Imaginem o gasto de água. Será que o CDE conseguiu o mesmo com a Cemig? Nada contra eles, mas arrancarem o couro do pobre também  não está certo. E quando o hidrômetro está localizado dentro de casa e o SAAE não consegue fazer a leitura vem uma multa pesadíssima de quase um salário mínimo até que a pessoa mande colocar o hidrômetro do lado de fora. Só tem um detalhe: a caixa do hidrômetro é muito fraca e os vândalos, com simples chute, quebram a porta dela e estragando o aparelho medidor. Resultado: se for noite e o dono da casa não perceber a água vaza madrugada  inteira. Prejuízo na conta e prejuízo para a compra de novo medidor.
 
Condenação 
Os releases enviados à imprensa pelos assessores da prefeitura  quando o prefeito conseguia alguma vitória na justiça traziam títulos pomposos como "Eugênio vence mais uma" sumiram. Agora que foi condenado a devolver 75 mil reais pelo contrato com a banda Rapazolla em 2006 e ainda perdeu seus direitos políticos por três anos, esses assessores nem piaram, não comentaram nada com a imprensa, não publicaram nada no jornal coletivo, feito para promover a atual administração. Será que eles não souberam da notícia? 
 
Como será? 
Se caso a expulsão do prefeito Eugênio se concretizar em seu partido, o PT, como irá proceder no futuro? Pois muita coisa na prefeitura faz alusão ao PT, por exemplo, o carro oficial Vectra, preto, caríssimo, que fica mais parado que rodando, tem a placa 0013, que o número do partido. As cadeiras vermelhas e os uniformes dos servidores, também vermelhos, cores do PT. Vai trocar tudo? E  a famosa, mas não menos misteriosa, Transportadora 13? Mudará de nome? É bom lembrar que uma lei do ex-vereador Edno de Oliveira proíbe às administrações usarem cores na alusão à qualquer partido político. Isto para conter gastos desnecessários, porque as administrações passam, as cadeiras ficam.
 
19/06/10
Secretária de Saúde
A sra Ângela Amaral, também conhecida por Ângela da Farmais, foi nomeada pelo prefeito Eugênio Pinto, como nova secretária de Saúde, em substituição ao Cristiano Carneiro que assumiu a pasta interinamente desde a queda de JOsé Oscar. Desejamos muita sorte à Ângela e que ela faça uma boa administração na Saúde, resolvendo principalmente o problema do Plantão 24 horas. Agora se você não tiver automonia, Ângela, creio que entrou numa fria, pois para dar conta de consertar tanta coisa errada na Saúde, o prefeito tem que lhe dar autonomia, porque se ficar de pés e mãos atados não conseguirá fazer nada. O próprio vereador Delmo Barbosa disse que chegou a ser convidado para ser secretário de Saúde e não aceitou porque não ia ter autonomia. A primeira coisa que a Ângela tem que fazer é tirar o Plantão 24 horas de dentro do hospital Manoel Gonçalves, pois só vai funcionar bem como antes, quando foi criado pelos vereadores Delmo Barbosa, Medeirinhos e pastor Noé, referendado pelo prefeito da época, Osmando Pereira da Silva. Se não conseguirem levá-lo de volta para as dependências do INSS,  que leve a Casa do Servidor para outro local, ou unifique com outros setores. Ali onde está a Casa do Servidor me disseram que é o ideal para instalar o Plantão 24 Horas. E ainda é centro da cidade, o que facilita o deslocamento de todos os cidadãos. Tudo é uma questão de pensar, jeito e solução existem. Só falta coragem política para fazer a coisa funcionar. 
Qua a  Ângela tenha autonomia para trabalhar, porque competência a gente sabe que ela tem; é só o prefeito deixá-la trabalhar que as soluções virão.
 
Veículos parados
Meu amigo petista me disse que tem quase vinte carros parados por falta de conserto no pátio da Prefeitura de Itaúna. E a coisa tá virando uma calamidade só, os servidores não têm como realizar seus serviços por falta de veículos. Ainda disse que o que mais impressiona é a prefeitura gastar  uma fortuna para pagar locação de veículos tendo carros lá no canteiro de obras parados há seis meses por falta de consertos que custam 100, 200 ou 300 reais. Mesmo os consertos mais caros compensa serem feitos ao invés de alugar veículos, caros, e que nunca serão do patrimônio da prefeitura. Os vereadores precisam ser mais combativos e investigadores nestes casos, tantas vezes denunciados aqui, do contrário no próximo leilão eles serão vendidos a preço bem baixo e nunca serão substituídos por novos. 
Para o leitor e eleitor ter uma noção do que falamos, na administração anterior, só a saúde tinha 25 carros para resolver problemas dentro da cidade e transportar pacientes para outras cidades. Hoje são apenas 3, com muitos parados aguardando conserto e outros foram leiloados sem necessidade. Bastava uma manutenção, o que hoje é coisa completamente inexistente dentro da prefeitura, segundo o meu amigo. Portanto, senhores vereadores, façam jus aos seus salários que nós, o povo, lhe pagamos e verifiquem essas denúncias. Apuradas como verdadeiras, exijam da prefeitura a manutenção dos veículos para atender a população que anda precisando muito deles.
 
Gustavo Dornas
Gostei muito da atuação do jovem dentista Gustavo Dornas Barbosa, filho do vereador Delmo Barbosa. Gustavo, vice presidente do Democratas, teve presença muito bem aproveitada nas reuniões da Câmara durante a CPI da Informática, recordando e mostrando aos vereadores as várias denúncias que a GAZETA já fez e que os vereadores do mandato passado e deste também, não deram a mínima. E quantas vezes Gustavo tentou alertar aos vereadores que a condução dos trabalhos da CPI estavam incorretos e eles também não deram bola? Se os vereadores não deram, teve quem o fez e olha no que deu!
 
12/06/10
Uma luta apenas
A liminar conseguida na justiça pelo prefeito Eugênio Pinto, seguida da condenação pelo Axé Itaúna, demonstra que ele chegou a ganhar uma batalha, mas não a guerra. Conseguiu a liminar porque a juíza lá de Belo Horizonte não conhece a nossa realidade e suspendeu o prosseguimento dos trabalhos. Aqui, o prefeito bem que tentou de todas as formas paralizar a CPI na justiça, mas não conseguiu, porque nossas autoridades judiciais estão vendo a realidade das coisas e, com certeza, viram que a CPI era necessária e estava no caminho certo. Mas se Deus permitir que a justiça seja realmente feita, ainda acreditamos que tudo será apurado. Político é assim mesmo. Gosta de falar que não teme nada, que está sendo perseguido, mas sempre recorre à justiça para impedir que investigações sobre sua vida pública sejam levadas adiante. Estranho, né? Quem não deve...não teme...
 
Santo nome em vão
Na entrevista que o prefeito deu à TV Cidade no dia que conseguiu a liminar, disse que confiava em Deus e que sairia vitorioso da perseguição dos vereadores. Então, analisando que, além de ter usado o santo nome de Deus em vão, como pode ele falar em perseguição? Quantos servidores municipais se afastaram do trabalho com atestado médico por causa dele? Quantos outros estão com depressão profunda por causa da humilhação que sofreram? Até o ex-vereador Medeirinhos esteve na Câmara para denunciar a perseguição que sofre sua esposa Ana! Eu também já falei aqui de outra servidora que sofreu muito, a Bete.
E logo após as eleições de 2008, a perseguição andou de  bandeja lá na prefeitura. Um rapaz foi perseguido porque seu avô teria simplesmente recebido a candidata Gláucia em sua casa. O que um neto tem a ver com os atos do avô? Foi uma perseguição implacável a sofrida pelo garoto.
E agora vem o prefeito falar que é perseguido e que confia em Deus para se livrar de tudo? Quanta blasfêmia!
A única coisa que espero é que Deus faça realmente justiça, pois conforme ele mesmo diz nas Escrituras Sagradas: Nada que passa entre o céu e  a terra ficará escondido.
 
Nas mãos dos vereadores
Se a Procuradoria do Legislativo conseguir derrubar a liminar e a CPI puder fazer justiça, esperamos que os nossos vereadores não fujam à suas responsabilidades e não compactuem com coisas erradas. Conforme tem dito o vereador Gleisinho, as irregularidades são muitas, há   indícios claros de superfaturamento e muito dinheiro escorrido pelo ralo. Os vereadores sabem que suas carreiras políticas estão em jogo e que o povo está de olho neles. Eles podem ser vaiados a exemplo do prefeito Eugênio, em todos os eventos que comparecerem. Isto a menor das consequências. Portanto até aqui, o povo está botando confiança no trabalho do Legislativo, que dará um basta na situação que está aí. O povo está numa decepção sem tamanho, de ver que todo o trabalho de manifestações públicas, passeatas, carreatas e abaixo assinados, por enquanto, foram em vão.
 
05/06/10
Nas mãos de Deus
Até o dia de entrega desta coluna,  desconhecemos o resultado dos trabalhos da CPI. A intervenção de um mandado de segurança pegou alguns de surpresa, outros nem tanto. O prefeito Eugênio Pinto já tinha tentando por quatro ou cinco vezes barrar a CPI, entrando com mandados na justiça itaunense. Como os nossos juízes estão por dentro do que se passa, não lhe deram chance. Foi então a BH na busca de um que não tinha total conhecimento do que Itaúna se transformou e conseguiu o que queria. Não entendo nada desta parte da lei, mas acredito que ele apenas vai conseguir tempo. Pelo que sabemos, o procurador da Câmara, meu amigo Gatão, já foi a Belo Horizonte defender a continuação dos trabalhos e hoje, sábado, quem sabe a alegria do prefeito já terá terminado?
E o povo quer a cassação. Basta ir à Câmara para ver a manifestação mais aberta de uns, conversar nas ruas, com vizinhos e amigos. E a cada declaração do prefeito Eugênio Pinto, se fingindo de vítima, ainda mais se enfurece o povo que já percebeu suas manobras para enganar a população e conseguir algum apoio. Mas este tempo já passou, graças a Deus. O povo pode até ser rebanho quando o pasto é verde e farto, mas faltando o necessário para sua sobrevivência ele passa a indagar, a berrar, a querer saber o que anda acontecendo. E o Eugênio tirou tudo do povo: moradia, saúde, educação, lazer e até dignidade quando o cidadão precisa implorar, mendigar por algo que é seu de direito. Agora esse povo se revolta contra ele querendo de volta tudo que lhe foi tomado com tanta voracidade. E, como disse minha chefa hoje: se essa CPI para, o que não falta é motivo é assunto para várias outras. Um dia, a casa cai.
Vamos aguardar, vamos colocar na mão de Deus porque Ele é o único em quem podemos confiar. 
 
Ficou feio
Podem até ser legais, mas são muito imorais os últimos fatos envolvendo aquela denúncia sobre as verbas do deputado Neider Moreira. Para quem tem aquela cara fechada e que dizia que ninguém iria vê-lo envolvido em escândalo nenhum, ficou feio. E, além do mais, muitos osmandistas querem dar o troco nele, nestas próximas eleições, por causa da sua atuação na eleição passada que acabou ajudando a reeleição do prefeito Eugênio Pinto. O comentário sobre a matéria, que primeiro saiu no jornal Estado de Minas foi grande na cidade e não foi ofuscada nem pela CPI.
 
Perda de votos
O Neider perdeu uma grande oportunidade em 2008 de ficar quieto. Antes, ele tinha votos de osmandistas, eugenistas, glaucistas etc. Agora ele perdeu muitos votos por causa desta atuação e ninguém, até hoje, engoliu isso.  
 
22/05/10
Praça Antônio Italiano
Fui ver outro dia a reforma que a prefeitura de Itaúna fez na praça Vereador Antônio Italiano. Chamar aquilo de reforma dá uma tristeza danada. As mesas e os banquinhos de cimento, que foram quebrados pelos vândalos, foram substituídos por mesas e banquinhos de troncos de árvores. Algumas pessoas desconfiam que são de árvores cortadas do cemitério central. Achávamos que iam colocar mesas e bancos de ferro mas, como sempre, optaram pelo mais barato e simples. Quem aguenta ficar sentado naqueles bancos por mais que cinco minutos sem a bunda doer, é herói. Ficou pior do que estava antes. Os troncos são tão finos que não dão o mínimo de conforto. É preciso que se faça umas rodas de madeira e colem por cima porque do jeito que está ninguém vai querer se sentar ali. Façam a coisa direito, pelo amor de Deus. E a vizinhança ainda reclama que não asfaltaram o trecho da praça. Quando chover, o calçamento tende a afundar tudo de novo. Sem chuvas, tem  a poeira do trânsito, incomodando passageiros e moradores. Vamos fazer as coisas direito, com planejamento?
 
Denúncia
O vereador Medeirinhos esteve na Câmara para denunciar a perseguição que sua esposa Ana anda sofrendo por causa do que ele escreve a respeito da administração municipal nos jornais. A Ana não tem nada a ver com o que o Medeirinhos escreve, e a gente precisa lembrar ao prefeito e sua equipe que a liberdade de expressão nos é garantida pela Constituição Federal? Já disse aqui muitas vezes que a perseguição na prefeitura é de amargar. A Bete, que é uma excelente servidora, foi perseguida porque se recusou a trabalhar na Semana da Mulher no antigo prédio do Caixa Econômica Federal. Ela trabalhava na Casa do Servidor e os servidores dependiam muito dela para resolver seus inúmeros problemas  e por isso Bete disse que não tinha como ir. Bastou isso para que a "poderosa"  a mandasse lá para a granja São José. Então para que serve a Casa do Servidor?
E a "poderosa", é bom lembrar, adora ficar em eventos falando de direitos. Direitos, ao que parece, ela só defende os dela. Resta saber se depois desta participação do Medeirinhos os vereadores vão reagir ou vão continuar de braços cruzados. A Câmara não tem um comissão dos direitos humanos?
 
 
Quem avisa...
Esta história de perseguição na atual administração já vem de um bom tempo. Meu amigo petista contou que uma servidora antiga da prefeitura há tempos teria alertado o prefeito Eugênio sobre a monstruosa dívida da prefeitura  que a turma de Ipatinga escondia dele. E sabe o que ela ganhou com isso? Foi perseguida, seus parentes foram todos mandados embora e só não aprontaram mais com ela porque é advogada e conhece seus direitos, senão a coisa teria sido pior. Mas se o prefeito a tivesse ouvido ele não estaria nesta enrascada, com dívidas, com Lei de Responsabilidade Fiscal em cima, com CPI e esta cassação que parece certa. Quem avisa, amigo é, mas infelizmente tem gente que não acredita, e só abre os olhos quando vê que o barco já afundou.
 
15/05/10
Vaiaram por quê?
Ficamos sabendo e foi muito comentado que o prefeito Eugênio Pinto tomou uma baita de uma vaia na inauguração do Rena/São Geraldo. Lá estavam muitos moradores do bairro Morada Nova e região que vaiaram o prefeito. Mas pergunto: porque vaiaram o prefeito? Não foi essa região que decidiu a vitória dele em 2008? A imprensa cansou de alertar o perigo da reeleição, mas preferiram ignorar dizendo que era fofoca, despeito de jornal. Agora acordaram? Estão vendo? Muitos de vocês que hoje sofrem e reclamam do plantão 24 horas deram a ele este segundo mandato. Na época, após as eleições ainda escrevi aqui que achava uma ingratidão do bairro para com o Osmando, porque foi ele o prefeito que lá colocou água, luz, calçamento, meio fio e asfaltamento. Claro que isto não foi mais que sua obrigação, foi eleito para isso, para melhorar a cidade, mas fez. E enquanto uns fizeram muito por Itaúna, outro vem destruindo todo nosso patrimônio em todas as áreas. 
 
Dois pesos, duas medidas 
Uma coisa que meu amigo petista me contou esta semana foi que um fiscal do Meio Ambiente foi trocado de função porque multava pessoas poderosas da nossa cidade por causa de lotes sujos. Segundo meu amigo, o fiscal primeiro notificava, mas como o proprietário não mandava limpar o lote, ele multava, ou seja, agia conforme a lei. Aí os poderosos decidiram pedir a cabeça do fiscal para não serem mais incomodados. É um absurdo! Lote sujo ajuda na proliferação do mosquito da dengue, serve de ninho para animais peçonhentos e depósito de lixo para pessoas sem consciência ambiental. Achamos que os vereadores deveriam investigar o fato pois o servidor ser punido porque cumpria seu dever é caso de polícia. Com certeza nem os poderosos e nem quem mudou o fiscal de função mora perto desses lotes. Quem mora é que sofre...
 
Expulsão
As informações que me chegam sobre a expulsão do prefeito Eugênio do PT é que, por enquanto está sendo resolvido internamente, mas o partido vai mesmo dar um adeus a ele. O PT, na verdade parte do PT, aquela parte séria que desejava o poder com os antigos ideais do partido e não para virar o que virou neste país (quem estiver seguindo os capítulos do livro "A Revolução dos Bichos aqui na GAZETA vai entender o que o poder pode fazer e faz com os ideais de um grupo que chega ao governo), não aguenta mais a falta de coerência do prefeito com suas idéias e vem há muito pedindo explicações sobre o que está acontecendo  na cidade. Querem explicações sobre o caos da saúde, a CPI da Informática, o nepotismo, o acúmulo de pastas, entre outras coisas. Só que o prefeito ignora seu partido como ignorou a CPI (agora tenta correr atrás do prejuízo depois que percebeu que a cassação é quase certa). Portanto, o PT também resolveu dar um basta e a cabeça do prefeito deve rolar em breve. 
 
Fiscalização 
Outra coisa que os vereadores e o Partido dos Trabalhadores precisam exigir da administração municipal é uma maior fiscalização no transporte público. Já soubemos de várias quedas de idosos dentro dos coletivos por causa de motoristas que não têm paciência de esperar que eles se sentem. Até parece que eles um dia não serão também idosos. Eles correm muito, param longe do meio fio, dificultando os usuários para subir ou descer do ônibus. Agora com a modificação da roleta para a frente do ônibus sobraram poucos lugares para os idosos se sentarem. Muitos viajam em pé, espremidos. Esta é mais uma coisa para nossos vereadores apurarem, principalmente o Delmo Barbosa que já tomou as dores dos usuários deste tipo de transporte. Será que teve uma lei para que esta mudança ocorresse? Um decreto? Qual seria a lei ou decreto? Esperamos respostas.
 
08/05/10
Transposição
Pelo jeito a transposição da linha férrea não vai sair do papel. Segundo uma  fonte bem ligada ao prefeito a transposição há algum tempo ficava em torno de 110 milhões de reais. A contrapartida da prefeitura seria de 55 milhões de reais. E onde a prefeitura vai tirar tanto dinheiro? Na época, quando havia dinheiro gastou-se tudo com inúmeras consultorias e oscips. O Denit não faz obra sozinho. Portanto, o projeto que custou um milhão de reais vai ser sepultado pois a julgar pela atual situação financeira da prefeitura não há como pensar numa obra desta.
 
Carros parados
O amigo petista me disse que existe uma dezena mais ou menos de carros parados no canteiro de obras e não há dinheiro para o conserto. São várias kombis, Fiats Uno, entre outros. E, para piorar a situação, ficamos sabendo que  um servidor capotou um Siena 2006 que deu perda total. Resta saber se o carro estava segurado e se o seguro estava em dia para a prefeitura receber outro veículo no lugar. Além dos vários carros parados, sem dinheiro para conserto, ainda se perderá mais um? Felizmente o servidor nada sofreu, apenas um pequeno corte na cabeça, não correndo risco de morte.
 
Combate à dengue
E por falar em veículos estragados e sem dinheiro pra conserto, apesar dos vários casos de dengue que têm acontecido na cidade (até o vereador Delmo foi acometido pela doença), o amigo petista me disse que a kombi da 

Zoonoses que carrega o pessoal que faz a prevenção da dengue está estragada e não há previsão de quando será consertada. Segundo ele, tem carro parado lá na canteiro de obras há mais de um ano e nunca que sobra dinheiro para os consertos. Afinal o que está acontecendo com a prefeitura?

 
Dívida e cobrança
A prefeitura de Itaúna teria parcelado suas dívidas com fornecedores em 13 prestações fixas, sem juros e correção monetária. Dívida esta confessada publicamente pelo prefeito Eugênio Pinto. E foi uma dívida do ano de 2008, que era ano eleitoral e esta dívida não poderia ter ficado para 2009, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas a prefeitura cobra o IPTU com multas por atraso e juros dos contribuintes. Ou seja, a prefeitura não pode ter prejuízio mas pode dar prejuizo ao contribuinte/fornecedor.
 
Vinte anos
Um político que já teve mandato eletivo me disse que tem dó dos próximos prefeitos que assumirão a prefeitura. Ele acha que eles vão levar 20 anos para recuperar, ou seja recompor a frota de veículos e principalmento do maquinário pesado como tratores de esteira, motoniveladora (Patrol), carregadeiras etc. Depois que andaram leiloando tudo e não comprando nada, vai ser difícil mesmo. Caminhões próprios hoje só restam sete, sendo que quatro deles estão bem velhos, mas uma reforma ajudaria. E ainda os três Mercedes Benz que a atual administração adquiriu. Mas em compensação leiloaram quase uns vinte caminhões desde quando começaram a administrar em 2005. 
 
1º/05/10
Ele sabe  sim
O prefeito de Itaúna,Eugênio Pinto anda tentando fazer a população de boba. Eu bem disse aqui a pouco tempo que ele já está querendo se passar por vítima. Aquele negócio de entrar na Justiça pedindo chance para se defender é pura balela. Nunca negaram a ele a chance de defesa, pelo contrário, os vereadores tentaram de tudo para lhe entregar a papelada e ele fez até o protocolo da prefeitura negar este recebimento.
A chefe de Gabinete também não quis receber nada. Como pode o prefeito dizer que não sabia da CPI, se ele tem quatro vereadores ligados a ele? E o vereador Marcinho ainda é lider do prefeito na Câmara. Todos os jornais falaram e ainda falam sobre a CPI. Ele estava era fazendo estilo Lula: não sabe de nada. Foi preciso a OAB nomear um advogado para defender o prefeito na CPI porque ele não se permitia encontrar e nem foi dar seu depoimento. E ainda houve notificação no jornal Minas Gerais e o prefeito dizer que não sabia de nada? Pelo que sei o prefeito e seus advogados lêem o Minas Gerais, aliás têm obrigação de lerem todos os dias à procura de coisas que interessam à cidade. E, além disso, existe a assessoria de Comunicação que recebe ou compra os jornais itaunenses todas as semanas e os jornais falam da CPI.
Depois de tentar enganar a população dizendo que desconhecia a CPI, viu que a coisa era séria. E acompanhando os depoimentos, seja pelos jornais, seja pelas cópias que agora ele recebe, viu que os depoimentos dados até agora não o ajudam em nada, pelo contrário. Agora ele foi de novo à Justiça, desta vez para barrar a CPI, mas a tentativa não deu certo. Nenhum juiz lhe concederia tal coisa. Sua administração não tem mais segredos para ninguém.
 
Lê sim
Outra coisa que o prefeito disse há algum tempo é que não lia os jornais de Itaúna, mas é claro que lê. Quando sai alguma matéria que o contraria ele gosta de processar jornais e pessoas que os escrevem. Este negócio de político processar quem lhe faz críticas é como dar um tiro no próprio pé. O feitiço vira contra o feiticeiro pois a raiva da população aumenta mais e mais. E depois tem o resultado das urnas.
 
O PT acordou?
Parece que o PT de Itaúna está acordando. No Observatório da Corte, do dia 23 de março, a Zenaide já falava de fonte segura sobre o assunto da expulsão do Eugênio pelo partido. Uma parte do PT, aquela parte ligada ao prefeito de olhos fechados, preferiu processar jornais a se sentar e debater tudo que estava acontecendo. A outra parte, envergonhada com tudo que via, estudava um jeito de cortar o mal pela raiz e reaver a sua credibilidade na cidade. E é bom que reajam mesmo porque senão em 2012  podem dar adeus ao poder. Não elegem nem vereador. A insatisfação do povo é grande. Não perdoam mais o prefeito nem em inauguração de supermercado. Viram as vaias que ele recebeu na inauguração do Rena?
Numa reunião do partido o filiado Célio Costa disse que a maioria dos jornalistas não gosta do PT. Isto não é verdade. No PT estão pessoas muito sérias, muitos amigos de todos os jornalistas da cidade como eram o Zé Luiz Pasteleiro, Onofre Bacalhau e Peri Tupinambás que já faleceram. Hoje grandes nomes do PT como Mirinho, Maria Ângela, Joãozinho continuam amigos dos jornalistas da cidade porque estes nomes não temem críticas. Afinal, é o nome do partido que está em jogo. A expulsão não deve demorar muito mais.
Outra coisa que achei um absurdo foi ver gente séria que, para criticar a atual administração, está tentando compará-la com as anteriores. Espera aí, gente. Quem viu Itaúna ser administrada por outros prefeitos não pode jamais aceitar comparações. Essa doeu. A gente só espera que o PT realmente aja, que converse com os vários segmentos da população para ver como é grande a decepção e a insatisfação do povo itaunense. 
 
17/04/10
Viu no que deu?
A Pastora Evangélica Vanda Aparecida quando eleita vereadora em 2004 e tomou posse em 2005 era oposição ao prefeito Eugênio Pinto. Durante um certo tempo ela fez oposição até que, não se sabe porque cargas d'água acabou virando eugenista e passou a apoiar o prefeito em tudo.
Em 2008, ela não tentou sua reeleição mas acabou sendo convidada para ser secretária de Assistência Social. Teve atuação um pouco apagada na secretaria e na sua administração a proliferação de mendigos na cidade aumentou muito. Mas teve seu lado bom, ela era querida pelos servidores da pasta que tratava  com educação e respeito.
Mas seus serviços na secretaria foram bruscamente interrompidos. Segundo uma pessoa bastante ligada a ela, Vanda foi muito maltratada, com toda a falta de educação do mundo, recebeu adjetivos nada recomendáveis, e foi praticamente enxotada do seu trabalho. A Vanda e uma servidora que sempre a acompanhava. Tudo isso pela "poderosa" que diz: eu faço, aconteço, eu mando. Só falta ela fazer igual ao general Golbery Couto, do Exército brasileiro, que dizia durante a ditadura militar: eu prendo e eu arrebento.
Pois bem, se a pastora e a servidora pediram demissão ou foram enxotadas, eu não sei, mas sei que a atual adminstração perdeu o apoio de todos os evangélicos de Itaúna. Pelo menos com os quais conversei, ninguém quer saber desse povo que está no poder. Pode até ter evangélico que aceite, mas a maioria não quer nem saber.
Então, pastora Vanda, viu o agradecimento que recebeu por mudar de lado? Viu que como pastora de uma igreja evangélica e secretária de Assistência Social você foi duramente desrespeitada? Agora imagina o servidor comum, principalmente aqueles de cargos mais baixos, o que passam, o que sentem na pele. O meu amigo petista, que sempre me passa as informações das perseguições, disse que já chutou o balde. O fim de nosso partido no poder está chegando e vamos levar muitos anos para reconquistarmos a confiança do povo. Nós, os petistas históricos, não queríamos mostrar nada disso para o povo, me disse ele. Mas sabemos que o partido tem muita culpa em tudo que está acontecendo, pois estamos vendo e não fazemos nada, não tomamos providência nenhuma, continuou.
E ele tem razão. Na administração do Osmando, o Mirinho pegava o ônibus do Sindicato e ia para a praça, ao lado da fonte luminosa, xingar o Osmando. Hoje ele e outros petistas ficam quietinhos, vendo as coisas mais absurdas acontecerem e seu irmão, que preside o sindicato também não faz nada. Estão deixando o barco correr solto, mas na administração do Osmando, o Mirinho era um inferno na vida dele. O Eugênio Pinto fazia o mesmo inferno na vida do secretário de Saúde na época, Irineu Macedo.
Então, petistas vocês vão tomar providências contra este monte de coisas erradas, esse abuso de poder ou vão esperar CPIs fazer o trabalho? Vão se deixar enterrar politicamente para sempre junto com o casal que nos desgoverna?
 
10/04/10
Assédio moral
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) reconheceu ocorrência de assédio moral sofrido por um trabalhador do município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que recebia ameaça de perder o emprego, caso se recusasse a fazer horas extras. Além de ter que conviver com as constantes ameaças, o trabalhador ainda era vítima de conduta abusiva do superior hierárquico (o chefe) que agia de forma velada para transformar o local de trabalho em ambiente hostil. Portanto, entendendo que ficou caracterizado o assédio moral, o TRT deferiu ao trabalhador a indenização no valor de 10 mil reais.
 
Assédio moral II
É comum a gente ficar sabendo que em algumas indústrias de nossa cidade se pratica o assédio moral. Uma pessoa que trabalhou numa determinada indústria de Itaúna nos disse que seu chefe vigiava até os minutos que ele ficava no banheiro. Coitado, se o cara estivesse com diarréia, estava lascado. Um moça, nossa amiga, teve um aneurisma cerebral por causa da pressão constante que uma conhecida advogada fazia nela durante o trabalho. Por sorte a moça se salvou e não ficou com sequelas. Isto é apenas exemplo das coisas que ficamos sabendo que acontece em empresas particulares e públicas. Eu já fico sabendo, através de meu amigo petista, das constantes perseguições que acontecem praticamente toda a semana, na prefeitura, onde alguns servidores sofrem e na mão de quem?
Portanto, é bom que as pessoas fiquem por dentro de seus direitos porque esta gente que está por ai, deslumbrada com o poder e fazendo  gato e sapato dos empregados, inclusive com abuso de poder; gente que procura prejudicar até esposa e filhos em outras empresas que tenham algum vínculo com o poder que ela ocupa. Não denigro a imagem de ninguém, sou contra a baixaria, mas defendo qualquer pessoa que, por precisar de emprego, tenha que sofrer abuso de poder, humilhações e até passar fome por causa de capricho, ciúmes e vaidade excessiva. Que as pessoas se conscientizem de seus direitos e quem se sentir prejudicado procure a justiça comum ou do trabalho.
 
Centralizador
Os jornais da cidade antigamente gostavam de criticar o Ramalho na prefeitura e diziam que ele era muito centralizador e que controlava as verbas de todas as secretarias em seu Gabinete. Mas o Ramalho não era nada bobo porque sendo o ordenador de despesas, ele sabia que se alguma coisa desse errada o responsável seria ele. Estou relembrando este fato porque a Folha do Povo do dia 13 de março trouxe notícia sobre a auditoria que está sendo feita na secretaria de Saúde, onde existe a suspeita de que um médico estaria recebendo cerca de 35 mil reais, ou seja, o dobro do salário do prefeito. E se caso tiver ocorrido estas irregularidades vai sobrar para quem? Para o prefeito, é claro. Portanto, cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. E estamos de olho na sindicância e torcemos para que o Cristiano faça uma boa administração na Saúde.
 
27/03/10
Ontem e hoje
Quem estiver disposto a pesquisar os arquivos do jornais antigos da cidade, vai encontrar lá uma crítica (do então vereador Pedro Paulo Pinto, hoje vice-prefeito) sobre a administração do Osmando naquela época. Pedro Paulo, por ser um pupilo de longa data do deputado federal Marcos Lima, nunca engoliu o Ramalho e o Osmando. O Ramalho não deixou o Marcos Lima mandar na prefeitura, afinal o prefeito era o Ramalho e quem mandava era ele. Então, como o Osmando foi lançado para substituir o Ramalho em 1989, e por ser sua "cria política", o Pedro Paulo para agradar ao Marcos Lima nunca aceitou os dois. 
Mas voltando ao assunto da crítica em que peço a quem quiser, pesquisar nos arquivos dos antigos jornais da cidade, certa vez o Pedro Paulo ao criticar a administrção do então prefeito Osmando Pereira, disse que via muitas coisas erradas em sua administração. Ele disse só isto, mas jamais disse que coisas erradas seriam estas. Ele devia ter mostrado quais seriam pois era até uma forma de procurar corrigir as falhas, caso elas tenham existido. Agora que é vice do prefeito Eugênio Pinto, Pedro Paulo deve ver um monte de coisas erradas mas fica caladinho, aceita tudo passivamente e deixa tudo rolar da maneira que está. 
Você sabia, Pedro Paulo que o amigo petista me contou que esta administração que aí está e da qual você faz parte, deixou um caminhão fundir o motor porque simplesmente não compraram um filtro de ar para o mesmo na época certa? Então, Pedro Paulo, por causa de um filtro de ar de pouco mais de cem reais, agora vão gastar quantos mil reais para retificar o motor do caminhão? E quantos veículos e máquinas foram e serão colocados em leilão ao invés de serem consertados? Os motoristas da prefeitura são concursados, não podem ser dispensados e estão sendo obrigados a ficarem à toa, porque não tem mais veículos para dirigirem. Ficam colocando todos os anos os veículos e tratores para  leilão e não compram novos. E você, Pedro Paulo, sabe que não há como mandar um motorista que está sem fazer nada, fazer outro serviço. Afinal de conta, ele estaria em desvio de função, não é? 
Isto é apenas uma das coisas erradas que você, que tanto gritou no microfone da Câmara contra as administrações anteriores, deveria estar investigando e alertando o Eugênio, para o que está acontecendo. Ou é dos que acham  que pimenta nos olhos dos outros é refresco? E você, Pedro Paulo, que sempre foi ligado politicamente ao deputado Marcos Lima, que apoiou a sua chapa ao lado de Eugênio, por que não consegue através dele ,verbas federais para recompor o asfalto de nossas avenidas que não aguentam mais remendo? Você, Pedro Paulo, gostava muito de criticar quando estava na Câmara, mas agora cruzou os braços, fica caladinho, quietinho, achando que está tudo certo?
13/03/10
Em Brasília
Até que enfim a justiça começa a ser feita. Ver o governador José Roberto Arruda na cadeia é bom demais! Lá que é lugar de político corrupto e safado. A justiça fica prendendo um pobre que rouba um pote de margarina para matar sua fome e com os criminosos de colarinho branco que roubam nosso dinheiro existem sempre brechas na lei e aí gera a impunidade. Mas ainda assim acredito na justiça pois do contrário as Forças Armadas teriam que tomar de novo o poder para restabelecer a ordem na anarquia que virou este Brasil de uns tempos para cá.
 
CPI
O prefeito Eugênio Pinto sofreu uma grande derrota na Câmara pelo placar de 9 a 0 (presidente não vota) quando foi votada a continuidade da CPI da Prescon Informática. Tive paciência de Jó de ler todo o relatório que tem uma riqueza de detalhes impressionante que o relator do mesmo, vereador Gleisinho, que é um cientista da informática, fez. Gleisinho é um entendido a fundo do assunto. Os vereadores aliados do prefeito assinaram pela continuidade dos trabalhos da CPI para que se ponha tudo em pratos limpos porque não são nada bobos. Sabem que suas carreiras políticas também estão em jogo já que o povo está de olho em cada passo desta CPI. Até petistas, que são do partido do prefeito, querem apuração, conforme vimos  cartazes de manifestação nas galerias da Câmara.
Agora, interessante é o Osmar e a Shirley que quando deixaram a administração disseram que estariam aqui para defender o prefeito quando ele precisasse, mas foi só da boca pra fora porque eles estão correndo desta CPI igual ao diabo está correndo da cruz. Vamos ver se, convocados, eles virão.
 
Perseguição
A "poderosa" vai acabar arranjando problemas com essa sua mania de perseguição. Com aquele sorriso bonito, quando não consegue perseguir a pessoa que ela quer dá um jeito de descobrir se a pessoa tem algum parente em alguma empresa que tem bons contratos com a prefeitura e aí faz de tudo para prejudicar o parente para atingir quem ela não pode prejudicar. Sei de muita gente que foi prejudicada por ela e que uma delas deve procurar a Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas que, com certeza, vai acionar o Ministério Público por causa do abuso de poder. A pessoa vai caçando até que uma hora ela acha. Afinal de contas nem todo mundo é bobo.
 
06/03/10
Ingratidão
O amigo petista me contou que o enfermeiro Rodolfo que prestou bons serviços por muitos anos no ambulatório da prefeitura de Itaúna, teve que deixar o cargo porque completou 70 anos de idade e no serviço público este é o limite. Até aí, tudo bem. Ficamos sabendo que os colegas da prefeitura fizeram uma pequena festa de despedida para o Rodolfo  que até ganhou uma placa de agradecimento, de seus colegas de labuta, friso. Segundo  ainda o meu amigo petista a administração não deixou colocar faixa e nem fazer uma festinha para o Rodolfo. Mas colocar faixa para o prefeito Eugênio Pinto, pode. É muito comum quando o prefeito recebe qualquer benefício estadual ou federal para a cidade colocarem faixa na porta da prefeitura, alardeando aquilo que é apenas sua obrigação. Mas, para a despedida de um amigo de tantos anos e de tão bons serviços prestados, não pode. Como disse meu amigo, não há de ser nada não. Se ele não recebeu um agradecimento do secretário de Saúde, José Oscar e de outros, pelo menos teve o de seus colegas. Ao invés de Rodolfo receber pelo menos obrigado do secretário ele recebeu foi carta de exoneração, que o deixou boquiaberto. O servidor sabia que tinha que sair, mas merecia pelo menos uma saída honrosa. Espero que os secretários da prefeitura revejam seus conceitos pois cada dia que passa a alto estima do servidor cai mais e mais. 
 
Inimigos
Outro assunto que meu amigo petista tem falado é sobre a quantidade de inimigos que o prefeito Eugênio Pinto e a chefe de Gabinete, Iris Léia andam arrumando. O amigo disse que isso é preocupante pois quando o prefeito deixar o cargo não terá mais ambiente na cidade.
Eles brigou com quase todos os aliados e levou os adversários para trabalhar com ele. Aquelas pessoas que falavam dele coisas impublicáveis, hoje trabalham do seu lado, em bons cargos, com bons salários. Mas a mim não assusta, pois me recordo do ano de 2005 quando Eugênio tomou posse pela primeira vez. De cara ele pegou para secretários e cargos de segundo escalão todas as pessoas que subiram no palanque do Dr. Élvio e trabalhavam contra ele. Com a turma que trabalhou para ele, que votou nele, ele brigou e a alguns até passou a perseguir. Essa foi uma das razões que o fez quase "dançar" nas eleições de 2008. E atualmente, pelo andar da carruagem seus candidatos estão correndo sério risco de não se elegerem, nem agora em 2010 e muito menos em 2012. Esse negócio de ficar perseguindo os outros e ainda dando carta branca para outras pessoas também perseguirem está acabando com os dois. E ao que parece a alto estima anda baixa também entre os servidores do primeiro escalão pois não se vê mais cara de entusiasmo em ninguém. É o feitiço virando contra o feiticeiro. Quem precisa de voto e do povo não pode nunca agir como os dois mandantes estão agindo. Quantos inimigos, credo!
 
27/02/10
Quem cala, consente
O ditado "quem cala, consente" é antigo, mas estou me lembrando dele porque o prefeito Eugênio Pinto não procurou em nenhum momento se defender na CPI da Informática. Ou ele não tem como se defender ou está querendo se passar por vítima. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. 
 
Perseguição 
A Zenaide em seu Observatório da Corte do dia 06 de fevereiro  respondeu a nota de esclarecimento assinada pelos secretários municipais Heli Maia e Adriano Machado onde os mesmos reclamam que a pessoa que fez denúncia ao jornal sobre o processo seletivo e que seria um professor, se escondeu no anonimato. Concordo plenamente com a Zenaide que disse que a pessoa não quis ser identificada por medo da perseguição, porque eles perseguem mesmo. E não precisa trabalhar na prefeitura para ser perseguido. Se uma determinada empresa que fica na dependência da prefeitura tem alguém envolvido em política de lado contrário aos atuais mandatários do poder são perseguidos também. Digo isto porque um motorista de uma empresa de ônibus, que já foi visto com o presidente da Câmara, Antônio de Miranda e me parece que até com o deputado Neider Moreira foi dispensado da empresa onde trabalhava por gostar de política e ser contra a atual administração. E a ordem de dispensa veio da diretoria da empresa lá de Belo Horizonte. Então fica uma dúvida no ar: Tem ou não tem o dedo de alguém que se sente poderoso pedindo a cabeça dos adversários políticos? 
 
Candidatura 
Outra coisa que quero dizer é sobre a candidatura de pessoas do alto escalão da prefeitura nas eleições deste ano. Como vocês podem pensar em lançar candidato seja a deputado, senador ou o diacho? Acham que vão angariar votos perseguindo pessoas que precisam trabalhar, por questões meramente políticas? Ao perseguirem pessoas vocês do alto escalão, com algumas exceções é claro, provocam o ódio e a antipatia da pessoa perseguida e de seus familiares, amigos,  conhecidos e ainda de pessoas de bem que não aprovam a covardia que fazem. Teve gente que foi mandada embora da prefeitura por perseguição política e crises de ciúmes que passa até fome e que está ainda desempregada. Mas não há de ser nada não. A resposta com toda certeza virá primeiro nas urnas e depois na justiça divina porque o que está guardado por Deus ninguém tira. 
Aproveito para parabenizar o Medeirinhos pelo seu artigo na Tribuna do dia 06/02 onde ele também relata a perseguição que se instalou no poder municipal.
 
 
13/02/10
É verdade
Lendo a ótima coluna do Guto Terranova, no jornal Integração de 28/01/10, refleti sobre o texto a respeito da administração do ex-prefeito Francisco Ramalho (1983-1988). O Guto disse que mesmo o Ramalho tendo feito tantas obras e feito a cidade progredir tanto no seu governo, nunca mais conseguiu voltar à prefeitura. 
Concordo plenamente com o Guto. Campanha política hoje é muito cara e o Ramalho era exigente e rigoroso em tudo. Os peões do Canteiro de obras, por exemplo, não gostavam dele porque tinham que trabalhar duro, mas pelo menos tinham um salário digno e decente na época. Ao contrário de hoje, que quando passamos pela rodovia MG 431 avistamos muita gente sentada no Canteiro jogando baralho. E de quem é a culpa? Da própria administração que está aí, pois o atual prefeito defasou o salário de todos com os aumentos mínimos nos salários e a maioria dos trabalhadores perdeu a alto estima. Como é que um peão vai produzir a contento com um mísero salário de R$ 535,00 por mês que não dá para suas necessidades básicas? No ano passado o prefeito de um aumento de 6% para o funcionalismo e deu 8% de aumento na tarifa d'água e 18% nas tarifas de ônibus.
O prefeito se esqueceu que servidor também come, bebe, paga aluguel, tem que se vestir, tem gastos com farmácia, tem que vestir, dar de comer e beber e remédios aos filhos e alguns têm até que ajudar os pais idosos.
A Morro Alto ou Autotrans ou Turilessa ou Saritur, ou sei lá o que  já entrou com pedido de mais 15% de aumento nas tarifas dos ônibus coletivos e a passagem deverá ir para R$2,30, se igualando a algumas linhas de Belo Horizonte. E, pelos comentários, o prefeito deve dar mesmo o aumento muito acima da inflação. E olhem que o serviço da empresa deixa muito a desejar, com ônibus com bancos apertados para pessoas grandes, goteiras, atraso ou adiantamento de horários, correria, maus tratos, ou seja, muita falta de educação com os idosos de certos motoristas. 
Quando o Eugênio assumiu em 2005, cancelou o aumento dado pelo Osmando no finalzinho de seu mandato para fazer gracinha para o povo. Depois deu o aumento e ainda conseguiu fazer com que o último itaunense que explorava o transporte urbano na cidade vendesse sua linha para a atual empresa. O itaunense era o senhor João Morais, do Coletivos Nossa Senhora de Lourdes. E agora o "prefeito do povo", o "prefeito mais popular do Brasil" não para de dar aumentos . Quando a passagem passou de R$ 1,70 para R$2,00, durante a campanha eleitoral ele disse que não aumentaria de jeito nenhum, e depois de uns três meses permitiu o aumento. O jeito é o povo comprar bicicleta e deixar os coletivos só para os idosos. 
 
06/02/10
Os veículos
A Zenaide em seu Observatório da Corte do dia 23 de janeiro comentou sobre o leilão de veículos que a prefeitura de Itaúna fez e agora precisa contratar caminhões terceirizados para prestar serviços na cidade. Pois é, Zenaide,você sabia que todos os veículos que foram leiloados no dia 01 de outubro de 2009 estão rodando? Tem uma kombi que está carregando estudantes e olha que veículo para este tipo de transporte não pode ter nenhum problema não. O Fiat Uno 2005 está rodando e um dos caminhões Chevrolet que foi comprado pelo Ramalho e descartado pelo Eugênio está rodando todo reformado e pela reforma que foi feita nele ainda vai rodar muitos anos. É o tal negócio: Para a prefeitura não serve, mas para terceiros, serve.
Há alguns anos eu conversava com um servidor antigo da prefeitura, que me disse que o então prefeito Ramalho herdou um caminhão Ford, ano 1970, adquirido pelo prefeito Jadir Marinho. O caminhão tinha motor V8, à gasolina, que era barata na década de 70. Com a crise do petróleo de 1973, o caminhão ainda rodou uns tempos, mas depois acabou sendo descartado pelo prefeito Dr. Célio porque o caminhão "bebia" demais, agora com a gasolina mais cara. Esse caminhão ficou debaixo das árvores do antigo canteiro de obras, onde hoje é o Sesi, parado por 4 anos mais ou menos. Quando o Ramalho assumiu a prefeitura em 1983, mandou que tirassem o caminhão e dessem nele uma boa reforma, com motor de Mercedez Benz, a diesel. O caminhão ficou novinho em folha e prestou serviços por muitos anos para a cidade e só não está aqui até hoje porque foi leiloado no governo do Bandinho. 
Mas a frota de veículos da prefeitura na época do Ramalho, segundo este antigo servidor era muito bem cuidada e o Ramalho todo final de semana ia ao canteiro de obras e dava uma inspecionada nos veículos e máquinas da prefeitura. Ele sempre teve muito zêlo pela coisa pública, disse o servidor e disse ainda que, naquele mandato foi leiloado apenas uma kombi 74 que não tinha mais recuperação, com a lataria completamente podre; não compensava.
Então, Zenaide, fico aqui pensando com os meus botões. Quando se tem responsabilidade, quando se pensa na cidade, quando se tem zêlo com a coisa pública, quando a pessoa se preocupa com seu nome e com sua administração, quando você responde as críticas dos adversários e da imprensa com obras, com responsabilidade e os servidores vestem a camisa da administração a coisa é totalmente diferente, não é?
 
30/01/10
Impunidade e regalia
A sociedade está pasma por ver o empresário Luciano Farah, que em 2002 assassinou a tiros o promotor de justiça de Belo Horizonte, Francisco Lins do Rego, em regime aberto. Ele sai durante o dia para trabalhar e à noite dorme no presídio. É claro que o juiz que lhe concedeu tamanho benefício o fez baseado na lei. Por aí o cidadão vê que as nossas leis não valem de nada mesmo. Hoje em dia se você matar uma cobra que está prestes a lhe picar, a pena que vai receber por este crime é mais pesada do que se matasse um ser humano. E o empresário e assassino condenado Luciano Farah, além de matar o promotor ainda matou alguns dias antes um assaltante ao seu posto de combustíveis. De gasolina adulterada. Este crime, o da venda de gasolina adulterada, é que colocou o promotor na sua vida. Francisco foi morto porque investigava isto. Hoje quem tem dinheiro e pode pagar bons advogados não fica na cadeia por muito tempo. Só fica preso quem não pode ter bons defensores como o pobre, a maioria dos negros, a prostituta. A vida humana hoje não vale muito. Vejam como agem os menores infratores. Aproveitando a impunidade que lhes dá a lei, se sentindo intocáveis, andam por aí, armados de faca e até de armas de fogo exigindo dinheiro para sustentar o vício das drogas. E não se importam se em uma destas investidas a vítima morrer. Eles, os menores, estão seguros. Os pais não fazem muita vigilância em cima de seus filhos. O jeito, para nós, os alvos, é contar com Deus e a sorte, porque com as nossas leis ninguém tem medo de matar.
Mas se a gente tiver em casa um passarinho, papagaio ou qualquer animal da fauna brasileira, o Ibama vem e além de pesadas multas, o infrator ainda tem muitos aborrecimentos. Mas este é o Brasil, assim são os políticos que fazem as nossas leis. Luciano Farah matou um promotor de justiça e por esta mesma justiça está solto. 
O Ministério Público disse que vai recorrer da decisão, mas duvido que consiga fazer o Farah voltar para a cadeia de novo com estas leis injustas que temos...
É por estas e outras que os políticos, com raríssimas exceções roubam, saqueiam os cofres públicos e ainda debocham da cara do povo, porque simplesmente confiam na impunidade. Todos os dias a gente vê um escândalo, uma ladroeira na imprensa. Faz-se aquele bafafá todo e depois tudo fica esquecido. Ninguém hoje está temendo mais a cadeia. O preso tem a proteção dos direitos humanos, se cumpre um terço da pena e tem bom comportamento sai rapidinho. E onde estão os direitos humanos para quem perdeu um ente da família, muitas vezes aquele que provia a casa? Onde estão os direitos humanos para a vítima de estupro? Os direitos humanos protegem o bandido, que acaba sempre voltando para sua família, isto quando não são pegos de volta para a cadeia por mais algum crime cometido a caminho de casa. 
Esperamos sinceramente que o Ministério Público consiga colocar o Farah de volta ao seu lugar, na cadeia.
 
23/01/10
Interino
Até hoje ninguém entende o prefeito Eugênio Pinto manter interinamente no cargo de secretário de Infra Estrutura, o Célio Gonçalves. Desde que assumiu a pasta a gente viu com que seriedade ele procura resolver todos os problemas, e são muitos, da nossa cidade. Na atual administração tem sido um dos melhores secretários. Só não consegue resolver de imediato todos os problemas porque falta dinheiro, maquinário e caminhões que foram a leilão ao invés de irem para a manutenção. Portanto, o Célio merece ser efetivado no cargo pois trabalha muito, é uma pessoa muito humana, respeita a todos os colegas, seus subalternos, outra coisa que também é rara neste governo. Um prefeito tem que procurar manter pessoas assim no cargo, quem está dando certo, quem trabalha de verdade e não fica apenas procurando composição política.
 
Dificuldade
O amigo petista nos informou da dificuldade que os servidores estão tendo para trabalhar por causa da falta de veículos para os serviços fora do prédio da prefeitura. Leiloaram muitos veículos e quase não repuseram a frota. Andaram comprando, veículos em 2005 e 2006 e depois pararam de comprar. E foram só leiloando. O amigo petista disse que o temor dele é que os 12 veículos que estão parados não sejam consertados e acabem indo também a leilão em 2.010. Os vereadores precisam ser mais corajosos e fiscalizar estas coisas, do contrário vão acabar deixando a cidade em dificuldades.
 
Kombis
O amigo petista disse que a prefeitura tem 3 kombis paradas há mais de seis meses e este tipo de carro é o que mais se precisa para deslocar operários do canteiro de obras para os locais onde irão trabalhar. Todos nós sabemos que pelo Código Brasileiro de Trânsito não é permitido carregar pessoas em carrocerias de caminhões. Quando será que o prefeito vai acordar para isso e consertar os carros?
 
Manutenção
Outra informação que tivemos é que tem certos carros rodando lá na prefeitura com os pneus completamte carecas, com a direção com problemas de embuchamento, sem amortece-dores, e quando passam por algum buraco haja coluna vertebral. Carro não tem problema por ser velho, o que ele precisa é ter manutenção adequada, revisão na hora certa. Não custa lembrar a quem é responsável pelo transporte de vidas humanas que, se houver um acidente grave e se for provado que a falta de manutenção foi a causa, terão aí uma série de problemas e muita indenização na justiça
 
16/01/10
Falha nossa
Tem razão a pessoa que reclamou quando elogiamos os médicos caridosos que existiam em Itaúna. Quando citamos o saudoso dr. Walter nos esquecemos do dr. Délio e também do saudoso dr. João Raimundo. Isto para dizer dos médicos mais recentes. Mas, realmente, o dr. Délio é um profissional muito caridoso que não deixa as mães aflitas com a doença dos filhos, tendo dinheiro ou não para as consultas. E, certa vez, ouvi no programa do Maurício Aguiar muitas mães elogiando também o dr. João Raimundo. Então, fica aqui a correção até por uma questão de justiça. E além de dr. Délio, graças a Deus temos outros nomes na medicina de Itaúna que honram seu juramento.
 
Amizades
Tenho acompanhado a administração do Eugênio Pinto desde 2005 e tenho notado que o seu círculo de amizades e até mesmo de conhecimento de pessoas é bem pequeno. Quando ele tem que mexer em uma secretaria acaba trocando seis por meia dúzia justamente por isso. Não conhece os profissionais itaunenses e acaba fazendo pessoas acumularem pastas ou recorrendo a ex-secretários de Osmando. Se ele recorre aos ex-secretários porque não pensou com mais sensatez em 2005 deixando algumas pastas continuarem com os titulares do ex-governo. Assim ele poderia analisar com mais clareza quem tinha ou não a cara do seu governo que começava e isto poderia ter feito a diferença, evitando que as coisas desandasse como aconteceu. Mas, não, ficou com alguns, perseguiu outros e na sua posse, para fazer gracinha, querendo aparecer para cima do então secretário de Finanças Elmo Nélio, falou que Osmando deixava dívidas de três milhões de reais. Não era nada disso, mal informado como sempre, e o que vimos foi o feitiço virar contra o feiticeiro. Hoje quem está com a carroça atolada em dívidas é seu governo. Ele que procure recompor a administração para não levar pito em público como fez com o ex-secretário na sua posse. Se o Osmando deixou de pagar alguma coisa deixou também os recursos para salda-la ou então a Lei de Responsabilidade Fiscal o teria pego. E o atual governo deixou sim dívidas de seu primeiro mandato para o segundo. Dívida confessa, tanto que foi dividida em 13 longos meses. Mas este é outro assunto que tem sido investigado pelo Tribunal de Contas. Em breve vamos nos inteirar de todas estas investigações pois temos o direito de saber já que envolve dinheiro público. Conforme já disse, por causa da sua limitação de amizades e de conhecimento da qualidade dos profissionais itaunenses Eugênio não consegue formar um bom secretariado. Das duas uma: Ou ele não confia em ninguém mais ou ninguém mais aceita ser secretário de seu governo.
 
Peso do cargo
Uma coisa que nosso amigo petista comentou estes dias foi que o prefeito teria confiden-ciado que já está sentindo o peso do cargo. Ele está sentindo porque quer, não foi por falta de aviso. Recebeu muitas críticas aqui neste jornal e também de outras pessoas, mas preferiu ignorar a todos e deu no que deu.
 
02/01/10
CPI
Os vereadores anunciaram mais uma CPI. Esta para investigar os contratos com a Prescon Informática. Serão meses e meses de investigação e será que dará em alguma coisa? A população anda tão descrente com a classe política que ninguém acredita em mais nada. Uma prova disto é que os vereadores que apóiam o prefeito não aceitaram participar da CPI. O leitor acha que o Lucinho, que tem parente empregado na prefeitura vai contra o prefeito? O leitor acha que o Paulinho Morada Nova que era suplente de vereador e só tomou posse porque o prefeito chamou o Edson do Varejão, para secretário de Esporte, abrindo vaga para Paulinho, vai ajudar a investigar o prefeito e perder um salário de mais de seis mil reais por mês?
O Marcinho, que cuspiu no prato e rejeitou as contas do ex-prefeito Osmando vai ter que trabalhar muito para explicar as irregularidades que o Tribunal de Contas tem encontrado nas contas do seu novo patrão. O Delmo eu não sei qual é a dele, mas na campanha esteve junto com o Osmando e depois de eleito passou para o lado do Eugênio.
Vamos aguardar o andar da carruagem para ver no que isso vai dar, mas é bom irmos preparando a pizza com bastante orégano porque sinceramente, só acredito em punição para político, vendo. Mas parece que o Tribunal de Contas, que esteve em Itaúna várias semanas deve nos dar uma solução.
 
Fim do SOMMA
Conforme a imprensa noticiou e os vereadores confirmaram, o projeto SOMMA, que causou o aumento na taxa de esgoto para custear suas despesas teve seu fim em novembro. Então, nas contas de água de dezembro, com vencimento em janeiro, a taxa não poderá mais ser cobrada. É bom que o SAAE e a prefeitura de Itaúna fiquem de olho nisto pois a ANAEL, Agência Nacional de Água e Energia está fazendo a Cemig devolver o que cobrou a mais. E se a taxa de esgoto não for cancelada, a agência pode intervir também.
 
Tribunal de contas
O Tribunal de Contas anda fazendo uma verdadeira devassa nas contas da prefeitura de Itaúna. A GAZETA e este colunista cansamos de alertar o Eugênio das irregularidades que vinham acontecendo com os contratos milionários, projetos megalomaníacos que não saem do papel, a Lei de Responsabilidade Fiscal e muitas outras coisas. Mas o prefeito e a turma de Ipatinga resolveram ignorar o nosso alerta, acharam melhor chamarem o jornal de segunda categoria quando eles faziam um governo de quinta. Várias vezes alertamos Eugênio de que, quando a bomba estourasse, ele seria deixado para trás e em maus lençóis. Nos julgava seus inimigos e o faz até hoje, sem ver os seus inimigos eram os que estavam ao seu lado. Agora, só do TC ter cancelado o contrato com a Oscip Face a Face, acredito que muita coisa pode ainda ser descoberta. E quem sabe que, com o cancelamento deste contrato, sobre algum dinheiro para consertar os 12 carros e 5 caminhões parados há meses por falta de dinheiro para a manutenção.