Emerenciano
da 
Catalunha
Eu poderia ficar quieto no meu canto. Mas com tantas coisas acontecendo me vi, até na obrigação, de escrever, dar minha opinião sobre alguns fatos da cidade. Leiam e tirem suas conclusões

2013 

2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006
29/12/12
E a Íris foi presa...
Na segunda-feira, dia 17, por volta das seis e meia eu já recebia a notícia de que a polícia estava na porta do prédio da Íris Rodrigues à rua Gonçalves da Guia. Passados alguns minutos alguém desmentia a história, mas cerca de uma hora depois a notícia era confirmada. Seria uma prisão temporária, mas na sexta-feira, dia 21 já fora convertida em preventiva. Me veio à cabeça as maldades atribuídas a ela pelos servidores que contavam que ela gostava era de gritar com eles. Uma moça que trabalhava na recepção de uma secretaria contou que hoje ela enfrenta um trauma depois de ter perdido a mãe e ainda por cim despedida pela Íris e por isso passou por maus bocados. Na minha opinião, mandar essa moça embora foi uma criancice por parte da ex-chefe de Gabinete. Aliás a Íris nunca tolerou na prefeitura moças bonitas, todas foram perseguidas. Ela parecia uma rainha de Sabá.
Uma amiga da moça que foi covardemente despedida me contando a história terminou com: ela não perde por esperar, o que é dela está guardado. E assim foi, está sendo. Ela reinou, mandou mais que todo mundo, inclusive mais que o ex-prefeito Eugênio Pinto que acabou virando um capacho nas suas mãos mas a justiça prevaleceu no final. Dizem que ela chegou a pedir um capuz para não ser fotografada pela imprensa.
Engraçado que quando era para gritar com servidores e humilhá-los, saírem chorando da prefeitura ela dispensava capuz. Me lembro das suas perseguições com a Ana Beghini, mandando ela trabalhar na Granja Escola e uma outra servidora que se recusou a trabalhar na festa das mulheres que acabou também sendo mandada para a Granja Escola.
Se ela está sofrendo,não tenho dó nenhuma. Certa vez o Padre Edilson disse na missa que quem provoca dor e sofrimento recebe em troca dor e sofrimento. Quem sabe na prisão ela não aproveita para refletir e tenta mudar sua maneira de ser principalmente com seus subordinados, se voltar a tê-los algum dia. Talvez sua pouca idade a ajude a amadurecer mais a mente e ela perceba qe quem é superior a nós é somente Deus.
Quando me lembro o que o Adão do Pesque e Pague passou naquele Gabinete! Depois daquilo nunca mais foi o mesmo. Adoeceu seriamente. Muitas pessoas foram prejudicadas por ela, dentro e fora da prefeitura. Agora só esperamos a vez do ex-prefeito Eugênio pagar também pelos seus erros. A sorte dele é que não estará lá no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna passando o cargo para o prefeito Osmando Pereira da Silva. Se no passado recebeu palmas naquele local, hoje seria vaiado.
 
Bom ano novo para todos nossos leitores! E que no próximo ano, nossas palavras aqui escritas sejam de elogios e apoio ao novo prefeito.
 
22/12/12
Oposição
Já ouvi conversas que pessoas ligadas ao deputado Neider Moreira prometem infernizar a administração de Osmando, assim que ele tomar posse. Quantas mentalidades mais doentias e perversas! Se fizerem isto será pior para o Neider, pois ele já está com o filme bastante queimado por ficar só brigando com prefeitos e pouco ajudando a cidade. Daqui a dois anos haverá eleições para deputado e ele pode perder muito com isto, como já perdeu até agora. Então poderá ser lançado um nome de prestígio no meio do povo para concorrer com ele e mais uma vez quem mais perderá será Neider. Esperamos que sejam só boatos e se quiserem fazer oposição, o que é um direito deles, que o façam com responsabilidade.
 
Prioridade
Quando o Osmando tomar posse em janeiro, a primeira coisa que ele deverá fazer é mandar consertar três ambulâncias do SAMU que estão encostadas lá no canteiro. Coisas da saúde terão que ser prioridade. Já sabemos que a prefeitura recebeu duas ambulâncias novas para o Samu, da marca Renault Master, que até vi em exposição na porta da prefeitura no dia 13 de dezembro. Mas é preciso consertar para atender a demanda que é grande. E temos certeza que com a nova administração que entra em janeiro estas ambulâncias terão manutenção adequada.
 
Terceirizar a mecânica
Outro dia conversando com um antigo servidor da prefeitura, ele deu a ideia de que o próximo prefeito a tomar posse, deveria terceirizar a mecânica da prefeitura, a exemplo do que já faz a prefeitura de Itatiaiuçu. Segundo informações o maior problema da prefeitura hoje é estocar peças, pois são veículos de várias marcas e fica difícil fazer cotação de peças.
Então, a exemplo da prefeitura de Itatiaiuçu que tem sua frota própria e não precisa ficar pagando fortuna de aluguel por uma coisa que jamais será dona, que se faça uma licitação para escolher a oficina e terceirizar a mecânica, lanternagem e outras coisas mais. A própria oficina adquire as peças e põe os carros para rodarem. A oficina que presta serviço a Itatiaiuçu é de Itaúna.
 
Leilão não!
Carro e caminhão para irem para leilão só quando não tiver mais recursos. Dando para arrumar é preciso fazê-lo. Não se pode fazer igual a administração desastrada do afastado prefeito Eugênio Pinto, que leiloou Fiat Uno 2005, Van Dukato 2002 e algumas Kombis 2001, que tinham conserto. E não se esqueçam da famosa draga Poclain que tanto falo nela aqui, que era seminova e foi leiloada a preço de banana por causa de vazamento no motor. A draga era para limpeza do mato e desassorear o rio São João e os córregos. Vocês já viram como o matagal tomou conta das margens do rio São João em pleno centro da cidade? Adeus Eugênio e Íris! Pra nunca mais, se Deus quiser!
 
15/12/12
Denúncia com responsabiidade
Sempre que necessito de remédios gratuitos ou mais baratos procuro a Farmácia Popular, ali na Getúlio Vargas. Lá é super limpo, asseado e nada tenho a reclamar da farmácia. Estou comentando isto devido a denúncia feita aos jornais recentemente de que o local estava cheio de escorpiões. Mentira, pura balela. Escrevo esta coluna desde 2005 e ela foi criada para falar sobre a cidade, sobre a realidade da cidade, e neste tempo sempre em conversas ficamos sabendo de coisas erradas e verificamos a veracidade do fato antes de trazê-lo aqui, para os nossos leitores. Não queremos colocar em risco a credibilidade da coluna e muito menos do jornal. Qualquer denúncia que aqui fazemos é tudo comprovado antes para depois não termos que mandar papai à gráfica ler jornal a ser impresso para tentar salvar nossa pele de uma enrascada por nossa própria culpa. Denunciar é direito de quem vê situações incorretas que prejudicam as pessoas, mas com responsabilidade!
 
Delação premiada
Segundo comentários na cidade o ex-secretário de Administração, Afonso Nascimento, estaria disposto a contar tudo o que sabe, a chamada delação premiada. Ele deveria fazer isto mesmo, pois está segurando a "cabrita" sozinho, enquanto as pessoas suspeitas de envolvimento na história andam por aí, com um sorriso cínico, como se nada estivesse acontecendo. É dever do Afonso abrir a boca, porque a gente sabe que ele é peixe pequeno e que entrou de gaiato nessa história.
 
Cargos de confiança
Tenho lido em alguns jornais itaunenses críticas ao prefeito eleito Osmando Pereira da Silva porque tudo indica que ele deve nomear para as secretarias muitos nomes que já atuaram antes ao seu lado em governo anteriores. Não vejo nada demais, se isso acontecer. Cargo de confiança é de confiança mesmo. E não se pode bancar um aventureiro como o prefeito afastado Eugênio Pinto fez quando trouxe para seu governo pessoas que nunca tinha ouvido falar na sua vida e deu a elas carta branca para administrar nossa cidade e nossos recursos. Assim teve início a maior história da corrupção em Itaúna. Para o próximo mandato, é claro que alguns nomes, cidadãos e servidores não querem em cargos chaves, mas o prefeito eleito tem a palavra final e se vai cumprir um quarto mandato é com certeza, porque ele e suas equipes sempre foram honestas e responsáveis com a coisa pública.
 
Justiça não é brinquedo
Durante todos estes anos que escrevo esta coluna, cansei de alertar através do jornal que o prefeito afastado Eugênio Pinto não brincasse com a justiça porque um dia a casa iria cair. Eugênio nunca deu ouvidos às críticas, boas ou ruins. Sempre se julgou todo poderoso, acima da lei, mas agora com certeza viu que a coisa é séria e não deve estar nem dormindo.
 
Praça da matriz
A reforma da praça da Matriz nem bem terminou e já estourou um cano de amianto antigo que deveria ter sido trocado durante a reforma. Até na Câmara foi comentado que Eugênio não autorizou a troca do cano. E com isso arrancou-se tijolos e encheu os bueiros.
 
01/12/12
Jucof
Vocês se lembram quando há algum tempo atrás falei aqui sobre Jucof - Junta de Controle Orçamentário Financeiro? Pois bem, o meu amigo petista sempre me passava sobre o andamento das coisas, e que as pessoas que fazem parte da Jucof são as mesmas que estão sendo investigadas pelo Ministério Público. Sempre critiquei a Jucof porque eles não autorizavam a consertar quase nada e não compravam novos para substituir aquilo que não deixavam consertar. A Zenaide cansou de denunciar geladeira estragada nos postos de saúde, sempre denunciei carros e maquinários seminovos estragados. Tem carro estragado e parado por causa de conserto de R$ 300,00. Meu amigo petista me informou que muita coisa boa que tinha conserto e compensava consertar foi levada a leilão.
Agora o lado pior de tudo isto é que dinheiro para fazerem festas para Eugênio e Iris Rodrigues se perpetuarem no poder, jamais faltou.
Tive notícias que o canteiro de obras está totalmente sucateado e pelo que ficamos sabendo e até já vi, o Osmando vai ter que praticamente recomeçar tudo do zero, em vários setores. Sempre essa turma alegou falta de recursos mas quem via a disponibilidade de recursos era só a turma que está na mira do MP ou então procuravam dar a impressão que tudo estava legal, mas as investigações apontam que os recursos estavam sendo desviados para fins eleitoreiros. Vamos ver se há provas disto.
 
Amarribo
Se o MP quiser, não é Zenaide?, pode pedir aquela cartilha do Amarribo, organização não governamental, que descobriu a maior corrupção em uma prefeitura do interior de São Paulo. As provas para punir os culpados não foram localizadas nem pelo Tribunal de Contas, Legislativo ou Ministério Público. A Amarribo, esta organização, conseguiu com muito trabalho detectar todo o tipo de crime em documentos, crimes estes maquiados de todas as formas para que não fossem descobertos. A organização fez então uma cartilha orientando qualquer cidadão a detectar estes crimes na sua cidade. O jornal GAZETA DE ITAÚNA, publicou esta cartilha.
 
Sem adiantamento
Em conversa com um servidor ficamos sabendo que nos meses de novembro e dezembro não haverá adiantamento salarial, a metade do salário dos servidores. Eles compreendem perefeitamente a situação difícil que Eugênio e sua equipe deixaram a prefeitura, mas apelam ao prefeito em exercício Pedro Paulo Pinto, para que pelo menos pague em dia, até o dia 5 de cada mês, pois já tem muito servidor passando necessidade com seus familiares.
 
Bateu de frente
O amigo petista me contou que quando alguém não concordava em assinar alguma coisa errada era mandado embora. Diziam dentro da prefeitura que ele tinha batido de frente com os do poder.
 
24/11/12
Aumento do valor da passagem
O povo itaunense espera que o prefeito em exercício, Pedro Paulo Pinto, e o prefeito eleito, Osmando Pereira da Silva, não deem aumento no valor das tarifas do transporte da Autotrans tão cedo. Explico porque: a passagem em Itaúna é a mais cara da região perdendo por poucos centavos para o valor da passagem de Belo Horizonte.
A Autotrans, através da dupla Zetinho/Eugênio Pinto reduziu os horários de ônibus à noite e na fritada dos ovos são 800 horários a menos por mês. Assim, com a passagem cara e a redução de horários o lucro da empresa é fantástico. Na minha opinião o valor da tarifa deveria ficar congelado por uns dois anos ou mais. E mais que tudo isso é hora de se fazer uma licitação para o serviço na cidade.
Sabemos de vários empresários neste segmento que gostariam de prestar serviço a Itaúna e para tanto, participar de uma licitação.
 
Vergonha total
Uma grande vergonha para nossa cidade o fato de um secretário municipal ser preso. Não se conhece na história de Itaúna nenhum caso nem parecido desde 1901 quando Itaúna passou a município. Nunca um prefeito foi afastado e nunca um secretário foi preso. Outro fato vergonhoso desta administração que termina é o grande número de processos administrativos contra servidores.
Destes administrativos muitos são por pequenas coisas ou por castigo a servidor que não aceitou participar de alguma coisa obscura a pedido de algum chefe que hoje está na lista negra da justiça. Tem um ditado que diz: Não aponte a sujeira dos outros com o dedo sujo. Tem um servidor lá na prefeitura que está com depressão por causa destas pessoas que hoje estão sendo investigadas. Me contaram por exemplo que uma licitação estava sendo feita de forma correta, tudo certo, dentro da lei. Mas, quando o processo licitatório caía nas mãos do Osmar era todo modificado. Hoje este servidor está com problemas na justiça porque as licitações eram de sua responsabilidade, mas ele, coitado, tinha todo seu trabalho arruinado e ainda está pagando por isso.
Espero que a exemplo do mensalão, os suspeitos que aqui forem condenados sejam presos e paguem pelo que fizeram a Itaúna.
Lixo
Outra coisa que o próximo prefeito deveria estudar era a possibilidade da prefeitura se responsabilizar pela coleta de lixo como era até a década de 90. Ou se cria a superintendência do lixo, a exemplo de BH com a SLU. Terceirizar é caro demais e o valor pago a uma empresa deve dar para a aquisição de caminhões próprios para coleta de lixo e salários dos servidores.
 
Carros alugados? Não!
Outra coisa que esperamos que termine é essa coisa de pagar aluguel de veículos. Precisamos de nossa frota de volta e esperamos que Osmando recupere os carros parados e mostre à atual administração que trabalhar com honestidade é a solução para qualquer problema.
Vendas: Sinceridade acima de tudo – Ser sincero com o seu cliente é um sinal de respeito. Se o produto não atende as necessidades dele, informe, oriente, indique outra solução para conquistar a confiança daquele que, pode não ter comprado de você agora, mas com certeza será seu cliente em um futuro bem próximo.
 
17/11/12
E o bicho pegou
A prisão preventiva do ex-secretário de Administração, Afonso Nascimento, deixou algumas pessoas do primeiro escalão da prefeitura com as calças na mão. Acho que eles nunca acreditavam que tal coisa iria acontecer. Mas é que com o julgamento e condenação dos réus do mensalão, o PT, ficou bastante enfraquecido e sem moral nenhuma e quem tem culpa no cartório está com as barbas de molho. Eu sempre tive informações que há muito tempo a justiça queria pegar o prefeito afastado Eugênio Pinto e alguns de seus colaboradores da alta cúpula. Mas eles sempre davam um jeito de mexer os pauzinhos lá em Brasília e ficavam intocáveis. Com a condenação da turma do mensalão e o enfraquecimento do PT, ficou fácil agora para a justiça. A gente só espera que o Ministério Público faça uma verdadeira devassa nas contas da prefeitura. Alguma coisa errada tem, pois eu conheço pessoas que trabalham na prefeitura há vinte ou trinta anos e não tem um fusquinha para andar. Enquanto isto, estamos vendo gente com vários imóveis, carrões, chegam a falar em sítios e outros bens mais, em apenas oito anos?
A devassa nas contas não pode ficar só na coleta de lixo, é preciso ir fundo, contratar empresa especializada em auditoria e sindicância, pois queremos saber o que houve com o nosso dinheiro. Não se fez nenhuma grande obra na cidade e deixaram a prefeitura endividada para o próximo prefeito; está completamente errado. O eleitor que é obrigado a ir às urnas merece ser esclarecido em tudo.
 
Redução de horários
A Autotrans ou Turilessa ou Morro Alto ou Saritur ou sei lá o que conseguiu mais um benefício da dupla Zetinho/Eugênio. Eles reduziram os horários e à noite tem linha que o passageiro espera de cinquenta minutos até uma hora, por outro ônibus. Quando a empresa apresenta a planilha de custos, vem incluído a quilometragem rodada. Então o aumento da passagem é dado baseado na planilha de custos. Se houve reduções do quadro de horários e tive a informação de que são 800 horários por mês, a empresa tem um lucro extraordinário em cima do sacrifício e sofrimento do passageiro. Então o certo era o preço da passagem cair, mas ninguém faz nada. A empresa argumenta que precisa de aumento porque o número de passagens caiu, mas isso é consequência do alto preço que faz as pessoas preferirem andar a pé. Esta Câmara de vereadores atual à qual, que graças a Deus, o povo disse não, chegou a fazer um balão de ensaio, mas fica só no discurso, ninguém faz nada. O Ministério Público precisa investigar qual a ligação entre a empresa e o prefeito afastado, Eugênio Pinto, para saber por que ele faz todas as vontades da empresa em detrimento do povo e por que ele deu aumentos abusivos esses anos todos, sendo a passagem de Itaúna, a mais cara do interior de Minas, com itinerários que não são longos. Será que por acaso este pessoal está achando que nós temos árvore de dinheiro em nossas casas? Ministério Público, queremos uma investigação profunda porque muito se fala, mas nós não temos condições de provar nada por falta de acesso a documentos importantes para tal.
 
02/11/12
Eugênio Pinto rodou
O mês de outubro de 2012 vai ficar na memória de muita gente. Vai ser um mês inesquecível. Primeiro a vitória sensacional de Osmando sobre o Neider. Depois o que a maioria da população esperava desde o início do segundo desastre, digo, do segundo mandado do prefeito Eugênio Pinto era ver ele fora da prefeitura. Segundo informações, Eugênio Pinto foi afastado por improbidade administrativa baseado principalmente por ele passar mais de sete anos sem fazer a licitação da limpeza urbana, ou seja, a licitação do lixo e da varrição de ruas. Eugênio Pinto desafiou e brincou com a justiça estes anos todos, mas chegou a hora em que a casa caiu. Eugênio achava que ficava na prefeitura ate 31 de dezembro e eu, mais a população achávamos também. E teve gente que, com certeza e da mesma laia, que achou ruim, dizendo que estava faltando dois meses para ele sair e que deveria ter continuado. Não, não e não! Antes tarde do que nunca. A gente espera não ver Eugênio Pinto dentro da prefeitura nunca mais, a não ser como um mero contribuinte. Ele que poderia sair da prefeitura com muita popularidade e em 2014 poderia se candidatar a deputado. Mas ele não ganha nada mais, nem para presidente de CIPA, tamanho é o desgaste dele. Ele que quando entrou para a prefeitura em 2005, não tinha nenhuma amarra política poderia estar saindo de cabeça erguida e não correndo de oficiais de justiça este tempo todo. Ele sai sem moral nenhuma e terá que enfrentar sem o poder de prefeito os vários processos que terá que responder.
 
Lei de responsabilidade fiscal
Outra coisa que vai dar muita dor de cabeça no prefeito afastado é a lei de responsabilidade fiscal. Em 2008 nós criticamos as contas dele que não fecharam e ele deixou dívida do primeiro mandato para o segundo, o que não poderia e me parece que ele está sendo processado por isto também. Agora recentemente vão deixar uma dívida de mais de 10 milhões de reais (há quem acha que seria em torno de 20 milhões) e se não tiver dinheiro em caixa para o prefeito eleito Osmando pagar, Eugênio Pinto vai amassar a tampa da binga de novo. O Eugênio é um ingênuo mesmo, pois nós criticamos a sua dívida de 2008 para 2009 e ele deveria ter tomado todo cuidado para não deixar a prefeitura atolada em dívidas. Mas não nos ouviu. Ele bem sabe que lei de responsabilidade fiscal não cumprida, dá cadeia. Aprontou agora aguenta!
 
Alertamos
Tanto este colunista quanto a Zenaide alertou aqui na GAZETA ao agora prefeito afastado que aquela turma de Ipatinga que o Eugênio colocou na prefeitura ia lhe deixar em maus lençóis. Principalmente o Osmar e a Shirley. A Zenaide e este colunista sempre falaram que este pessoal de fora ia embora e o Eugênio Pinto ia ficar com a batata quente nas mãos. Ele como sempre não nos ouviu. Eu sempre falo que a saúde financeira da prefeitura começou a adoecer quando o Eugênio Pinto pagou uma fortuna naquele projeto de transposição da linha férrea e que nunca saiu do papel. Depois foram as consultorias as oscips e outras coisas mais. Avisado e alertado ele foi, mas não adiantou. Aprontou agora aguenta!
 
27/10/12
Bastidores da campanha
 
Caduco
Um grande fora, uma verdadeira falta de pensar ou um ato de desespero de quem ia perder, mexeu com os brios da terceira idade. É que Neider disse que Osmando aos 64 anos estava caduco para administrar a cidade. Resultado: a turma acima de 60 anos e até acima de 70 anos que não é mais obrigada a votar, compareceu em massa às urnas para votar no Osmando e repudiar Neider.
 
Fizeram a diferença
Outra classe que fez a diferença nestas eleições foi a dos professores e seus familiares. Eles jamais esqueceram o voto contrário de Neider contra o plano de carreira deles e por melhores salários. Com todo professor que a gente encontrava na rua eles diziam: o Neider que nos aguarde, nossa vingança será maligna.
 
Processo
Mais um grande fora da turma de Neider, foi seu irmão Silmar ameaçar processar a imprensa caso alguém publicasse o episódio do parque de exposições. As pessoas não gostam de mordaça na imprensa. Eles chegaram a entrar com representação contra os jornais. A Juíza Regina Silva aceitou o pedido de Silmar contra o Jornal Integração. Já a GAZETA, o pedido de representação foi julgado em Mateus Leme por causa do parentesco entre a juíza itaunense e a direção do jornal e foi indeferido, já que o Juiz de lá levou em consideração a liberdade de imprensa. É como diz o jornal Super: aprontou agora aguenta.
 
Parabéns
As ameaças de processo não adiantaram, pois os jornais publicaram o episódio e inclusive a Zenaide tirou a matéria da página 4 e passou para a 1ª página para mostrar para eles que não tem medo de ameaça. Parabéns para a Zenaide e a Beatriz Chaves que não temeram a ameaça e levaram a verdade a seus leitores.
 
Ingratidão
Nesta história de processo que o Silmar tentou contra os jornais, ele se esqueceu de quando foi absolvido daquela avalanche de acusações que o vereador Delmo Barbosa lhe fez por causa de sua presidência na Câmara. Os jornais todos deram ênfase à sua absolvição e ele teve como mostrar para a sociedade que não era nada daquilo que o Delmo lhe acusou. É aquela velha história: as pessoas se esquecem tão rápido das outras pessoas qe um dia lhe ajudaram.
 
Padre Amarildo
Na ânsia de querer ganhar eleição na marra, o pessoal do Neider acabou envolvendo o padre Amarildo na reta final da campanha. Por pouco que o padre não colocava tudo a perder; ele que era muito admirado e querido na cidade ficou bastante chateado por ter seu nome envolvido.
Sem comentários sobre o envolvimento do sargento reformado. Um absurdo que não merece nem comentários.
 
Perguntar não ofende
Será que os 21.103 eleitores que votaram em Neider gostam de vandalismo, baixaria, mentiras, jornal picareta, sujeira, desumanidade, falar mal dos outros, abandonar o cargo que o povo lhe conduziu? Se sim que me perdoem, mas jamais poderão dizer que moram numa cidade educativa.
 
20/10/12
Sete pecados capitais
Dos sete pecados capitais, o quarto fala sobre a ira que é a raiva acentuada contra alguém; vontade de vingança. Já o quinto pecado capital fala sobre a soberba ou manifestação de orgulho e arrogância.
Deixamos este assunto para depois das eleições para que o deputado Neider Moreira não dissesse que estávamos tentando derrubar sua candidatura. Mas eu tinha certeza absoluta que o deputado não ganharia as eleições municipais exatamente baseado no que fala estes dois pecados. A ira de Neider era visível, física como a Zenaide gosta de dizer e, simplesmente porque na sua primeira candidatura à Assembleia, Osmando não o apoiou, mas também não o atrapalhou. Tanto isto é uma verdade que Neider sempre foi eleito com expressiva votação. Só na última ele deixou de levar mais de 11 mil votos por culpa única e exclusiva dele que tentou derrubar Osmando usando de uma mentira. Os apoiadores de Osmando, que sempre apoiavam Neider para deputado estadual deram-lhe o troco e ele perdeu este respeitável número de votos.
Outra coisa que o povo não gostou e não gosta nunca é que Neider abandone sua cadeira na Assembleia para ser prefeito aqui na cidade. Muita gente não queria que Itaúna perdesse sua representatividade no Estado; já é ruim não termos um deputado federal e ainda iríamos desistir do estadual? Outra coisa que incomoda muito o eleitor é um candidato falar mal do adversário e Neider fazia muito isso.
Conforme já disse aqui, quando há muitos anos fui candidato a vereador, cismei de falar mal de adversários e dei com os burros n’água. Perdi muito voto já contado por causa disto. Eu aprendi que política se ganha com propostas e não falando mal do adversário.
 
Padre Amarildo
A gente também espera que nas próximas eleições nenhum padre entre no meio. Padre pode até aconselhar fiéis, abrir os olhos do seu povo para que não vote errado, que saiba escolher melhor seus candidatos.
Até hoje ninguém entendeu porque o Padre Amarildo tomou partido na campanha eleitoral. Parece que ele se esqueceu muito rápido que quem lhe deu terreno para construir a Comunidade Magnificat para recuperação de alcóolatras e drogados foi o então prefeito Osmando.
Se ele, o padre, é amigo da família Moreira de Faria, o tio de Osmando também o tinha como a um filho e ele sabe disto. Portando não deveria ter tomado partido.
 
Sozinho ninguém ganha nada
E para encerrar o Neider deveria saber que só com um jornal a favor de sua candidatura não dá pra ganhar uma eleição. A imprensa não deveria também se meter nas questões, mas no interior entra uma paixão no meio e a mídia acaba tomando partido. Feliz do candidato que consegue reunir mais meios de comunicação a favor de seu nome. O Neider perdeu apoio dos jornalistas desde o episódio da pesquisa falsa, mas como tá dizendo a Zenaide aqui do lado. "Vamos deixar isto para lá. Já fez estrago demais para a cidade tal episódio!"
 
12/10/12
A humildade vence a arrogância
Foi uma campanha eleitoral dura, muitas mentiras, maldades, vandalismo com destruições de faixas, envolvimento do Padre Amarildo e outras coisas mais. No dia das eleições partidários de Neider Moreira mandavam mensagens para celulares, dizendo que Osmando estava enfartado. A Folha do Povo, cheia de maldades e muita falta de ética tentava desacreditar pesquisas sérias, uma delas feita pelo Estado de Minas, um jornal que diferente da Folha, tem um nome a zelar. Eu jamais esperava uma campanha com tantos ataques perpetuados pelo deputado Neider Moreira. Logo ele, que com seus irmãos, alguns ministros da eucaristia, vivem na igreja. Quem via o Neider em campanha para deputado, assustou-se com o que ele fez ou deixou os outros fazerem em 2012. Acho que ele tem tanta raiva do Osmando porque ele não o apoiou sua candidatura para deputado, mas Osmando nunca o atrapalhou. Osmando poderia em 2010 ter entrado na disputa para deputado e atrapalhado o Neider, depois daquela pesquisa falsa em 2008 que atrapalhou a vitória de Osmando e nos deu de presente mais quatro anos de Eugênio Pinto. Mas Osmando, com sua humildade, foi engolindo os sapos da campanha e com muito trabalho seu e do Toinzinho, foram superando os obstáculos. E pela quarta vez o povo elege Osmando como prefeito de Itaúna.
Sabemos que os primeiros meses não serão fáceis para colocar a prefeitura em ordem. De cara terão que recuperar mais de 20 carros parados, alguns há anos, para terem condições de trabalho. E é isto que espero do Osmando. Que ele mostre, como sempre mostrou, zêlo com o patrimônio do município. Eu através das informações de meu amigo petista consegui impedir o leilão de mais vinte carros, o que iria deixar o prefeito eleito osmando com muitas dificuldades. De tanto eu falar aqui na Gazeta sobre o leilão dos carros que ainda restam na prefeitura, atual administração recuou e não fez o malfadado leilão.
Deputado em 2014
Após a consagradora vitória de Osmando e Toinzinho os dois compareceram no comitê central ali na prainha. Toinzinho fez um discurso emocionado, onde chegou a chorar quando falou de sua mãe D.Nevita, falecida há dois meses. Depois foi a vez de Osmando que falou de sua mágoa por tudo que o Neider e a Folha do Povo fizeram com ele. Disse que o povo de Itaúna não merece isto e que nunca em sua vida política viu tanta agressividade por parte de Neider e do Renilton. Depois Osmando disse que vamos pensar em um novo nome para disputar a eleição para deputado estadual em 2014. Foi muito aplaudido. Eu também concordo que devemos procurar um novo candidato para deputado estadual, pois como vamos ficar com um deputado que só sabe ficar brigando com os prefeitos. Precisamos de um deputado que trabalhe afinado com o prefeito e que traga verbas para Itaúna. Osmando não apoiou o Neider para deputado, mas nunca o atrapalhou e o Neider vem atrapalhando o Osmando desde 2008. Então está na hora de lançar um candidato a deputado estadual, que tenha sintonia com o prefeito para o bem de Itauna.  
 
05/10/12
Quem apóia a baixaria é contra a cidadania
Prezado leitor, hoje é a última coluna que escrevo antes das eleições. No domingo à noite já saberemos quem será o novo prefeito de Itaúna 2013/2016. Particularmente não voto em candidato que apóia a baixaria. Não voto em candidato que vive rezando na igreja e mal sai de lá esquece tudo que aprendeu a praticar em nome do amor de Deus e faz coisas ruins aqui fora. Nunca esperei ver o que todos nós vimos nestes últimos dias, quanta agressão, quanta falta de caráter vindo de pessoas que se dizem a elite refinada de nossa sociedade. Pessoas com curso superior, com diploma e anel no dedo que não levantaram uma única vez para fazer cessar o vandalismo eleitoral que tomou conta da cidade nos últimos dias.
Um candidato já havia dito que a campanha ia ser dura; só que nem em nossos piores pensamentos acreditamos que as pessoas poderiam jogar tão baixo, querendo mudar a opinião dos eleitores na marra, na força bruta, na mentira.
Até cheguei a dizer para a Zenaide que nós combatemos todos estes anos, quase oito, a administração do prefeito Eugênio Pinto e que, apesar da administração dele ser ruim, ele não jogou tão baixo nas suas campanhas eleitorais. Claro que foi reeleito por causa de uma baixaria, mas esta não foi cometida por ele, sejamos justos e sim pelo deputado Neider quando colocou nas ruas aquela pesquisa mentirosa, falsa.
Quero pedir ao eleitor que quando chegar na sua seção que vote com consciência, que não acredite nas mentiras, em quem há 4 anos publicou pesquisa falsa e acabou dando a Eugênio Pinto mais 4 anos de governo. Já alertei aqui para o cuidado com as mentiras que podem ainda aparecer na calada da noite, em panfletos criminosos acusando candidatos disso ou daquilo. Não se esqueça, eleitor, que foi por causa de um panfleto assim que ficamos sem um deputado federal nas últimas eleições.
 
Cuidado redobrado
No domingo, dia da eleição, o eleitor bem informado tem que ficar atento porque algumas pessoas não vão admitir perder de jeito nenhum. Podem apelar feio, falando mal do ex-governador Aécio Neves e outras autoridades. O desespero de quem perde mais que uma vaga para a prefeitura. Que a polícia esteja preparada com reforço policial porque podemos precisar. Vai ter muita gente fazendo boca de urna, e tentanto virar a mesa do jogo. Por isso precisamos de nossa polícia, para evitar que esta boca de urna seja mais intimidadora. Que nossas autoridades judiciais tenham mãos de ferro na hora de julgar os inúmeros crimes eleitorais que podem vir a acontecer.
 
Que Deus nos ajude
E por fim, peço a Deus que ilumine cada eleitor itaunense na hora do voto. Confio muito que Deus e o Divino Espírito Santo vão ajudar aos que não usaram da mentira, da soberba, do desejo de vingança, do ódio , da falsidade para enganar as pessoas. Confio em Jesus Cristo e sei que com sua benção as pessoas saberão escolher o que é o mais correto e o melhor para Itaúna! 
 
29/09/12
No fundo do poço
A prefeitura, nesta administração não anda conseguindo equilibrar suas contas. E o resultado é atraso no pagamento dos servidores, pagamento escalonado.
E tem mais! Nos informaram que, além de ter mais de vinte carros parados por falta de pequenos consertos, os poucos veículos que ainda rodam estão parando também, desta feita, por falta de gasolina e diesel.
Ninguém na prefeitura está conseguindo trabalhar direito por causa da má administração que começou no dia 2 de janeiro de 2005 e graças a Deus termina definitivamente em 31 de dezembro deste ano. Gostaria de pedir desculpas ao meu amigo petista e outros petistas históricos por quem tenho consideração, mas o governo do PT acabou com a nossa Itaúna. Creio, isto é minha opinião, que enquanto o povo lembrar do governo do Eugênio Pinto o PT não ganha mais nada fácil nesta cidade. E o maior erro do PT foi que demoraram a tomar uma atitude contra o prefeito. Só tomaram depois que a vaca já tinha ido para o brejo. Sei que tem petistas sérios e honrados mas eles mesmos reconhecem que a barra para eles não está boa, tanto que nem cogitaram participar da eleição majoritária. Mas para terminar esta matéria, meu amigo petista disse que em breve vão parar todos os carros da prefeitura por falta de combustível. E tem carro lá com manutenção tão ruim que está andando a poder de reza. É o fundo do poço. Venham depressa 7 de outubro e 1º de janeiro!
 
Velho é o seu preconceito
O renomado ator Fábio Assumpção faz uma propaganda na rede Globo, muito interessante, onde aparece numa montagem de maquiagem com o rosto bem velhinho e a imagem vai se modificando até mostrá-lo com sua face atual, quando o ator fala que "velho é o seu preconceito". Estou recordando esta publicidade porque a equipe do Neider anda dizendo por ai que o Osmando é velho. Que nada! Se os cabelos branquearam, a cabeça está funcionando muito bem, não tem idade, nem velhice ali. É puro preconceito contra os da melhor idade , isso sim, ou melhor ainda, falta do que dizer.
Mas é até bom para que a gente já possa perguntar uma coisa muito importante para nós que temos mais idade que o Osmando, 64 anos. Se vocês vencerem o pleito podemos esquecer todos os eventos voltados para a Terceira Idade? Não contaremos com nenhum servidor, comissionado ou não, mais velho que 65 anos? Nada de melhorias para nós, mas será que pelo menos poderemos contar com a construção de asilos? Que vergonha para o Neider! Tem muito idoso por ai, de 70, 75 anos que comete menos besteiras que o Neider Moreira e ainda falo uma coisa. Meus amigos, na sua maioria idosos como eu, também criticaram esta postura de Neider. Para ele a experiência de vida não vale nada?
Vamos esperar para depois do pleito para falarmos sobre este ódio, desejo de vingança, soberba e outros assuntos que se encaixam muito bem neste momento. O famoso pecado capital condenado por Deus.
 
22/09/12
Nosso amigo petista nos informou que a Vigilância Sanitária Estadual esteve fazendo vistorias nos postos de saúde de Itaúna e reprovou a maioria deles. O motivo maior foram móveis estragados. São cadeiras rasgadas, em mau estado de conservação, mesas de madeiras carunchadas, mesas e cadeiras de ferro enferrujadas e várias outras coisas.
Ainda segundo suas informações a Vigilância pediu que sanassem as irregularidades imediatamente, mas várias enfermeiras, chefes dos postos, disseram que pedem, pedem , pedem mas que nunca são atendidas em suas necessidades. Como elas dependem de outras secretarias, fica aquele jogo de empurra e no final não fazem nada. Quando dependem então do canteiro de obras, a preguiça é, segundo dizem, tanta, misturada com a má vontade que nem vale a pena tentar.
O próximo prefeito em primeiro lugar terá que melhorar o salário do pessoal de lá que está bastante defasado. O servidor, se perde a auto estima passa a fazer tudo empurrando com a barriga. Melhorando o salário, o prefeito poderá exigir mais do servidor e se não for atendido, processo administrativo nele e manda embora.
Nesta administração atual faltou comando, faltou hieraquia e respeito pelos chefes. Alguns dos nomeados chefes, sem capacidade de comandar pessoal, apenas usava do cargo como um pavão, por status. Da hierarquia só sabiam que era superior aos seus comandados e implicavam com os servidores. O resultado foi que perderam o respeito de seus subordinados.
Mas voltando ao assunto dos postos de saúde a prefeitura comprou várias cadeiras novas, mas isso não é o suficiente. Precisa ainda adquirir arquivos, armários, mesas, macas etc.
Tem posto de saude por aí que tem encanamento antigo, talvez ainda com canos de ferro e torneiras que não saem água. Isto eu mesmo vi quando fui ao posto de saúde central fazer um curativo.
O secretário de infraestrutura deve consertar a parte hidráulica dos postos, mandar lixar e pintar os móveis de ferro. Isto vamos cobrar do prefeito até o dia 31 de dezembro porque, quando não era prefeito gostava de cobrar dos secretários qualquer coisinha em relação à saúde. Hoje a coisa é 100 mil vezes pior.
 
Saída honrosa
O prefeito Eugênio está tentando uma saída honrosa dia 31/12. Está fazendo o SAAE trocar toda a rede antiga de água e asfaltando as principais vias de nossa cidade, cuidados que deveria ter dito logo no início de seu primeiro mandato. Muita gente falou, até nós aqui do jornal cansamos de falar mas de que adiantou? "O pior cego é o que não quer ver". Eugênio poderia estar saindo da prefeitura com uma popularidade incrível, daqui a dois anos se candidatar a deputado, como fez o Ramalho. Mas, infelizmente ele deixou a soberba tomar conta e deu no que deu. Tenho plena convicção que o prefeito um dia ainda vai chegar perto da Zenaide e lhe dizer: Se eu tivesse ouvido suas críticas e procurado mudar meu modo de administrar, se não tivesse levado tudo para o lado político, se não tivesse feito ameaça de processo e fizesse das críticas um aprendizado, hoje eu estaria saindo da prefeitura ovacionado pelo povo. Estou saindo de uma maneira que acho que não me elejo mais nem para síndico de prédio.
 
14/09/12
Vandalismo Eleitoral
A cidade ficou perplexa com os atos de vandalismo praticados por indivíduos ligados ao candidato a prefeito Neider Moreira. Não acreditamos que o deputado teve conhecimento disto, mas ele precisa se reunir com seus comandados e dar um basta nisto, pois acaba influenciando negativamente a sua campanha.
Foram mais de 200 faixas do candidato Osmando queimadas por um indivíduo conhecido como Pimentinha que apóia a campanha de Neider e que já está sendo alvo das investigações feitas pela polícia e Ministério Público Eleitoral.
Queremos uma campanha honesta, digna e limpa. Que cada candidato apresente suas propostas e não será com vandalismo que se chegará ao poder. O ato da queima de faixas do adversário foi coisa tão impensada que poderia ter tido consequências graves e trágicas. Imaginem se pega fogo em uma residência? Que atitude eles tomariam? Ficamos sabendo que cabos de internet chegaram a ser queimados.
O Neider não pode permitir que seus apoiadores cometam estes desatinos porque no final tudo se volta contra ele também e ainda prejudica sua campanha. Além do nome do principal suspeito da polícia, o Pimentinha, dois outros nomes foram citados e estão sendo investigados. Depois de confirmados pela polícia, divulgaremos aqui.
 
Faltam remédios
Novamente faltam remédios na Farmácia Básica da rua Marechal Deodoro. Estão faltando remédios para pressão arterial como anlodipino e clorama e a receita só vale por seis meses e eles não dão tolerância para prorrogação da receita pelos meses que não entregaram os medicamentos. Agora vai ser aquela novela. Até que façam licitação, a receita só vai vencendo e depois o cidadão tem que enfrentar fila nos postos de saúde para pegar nova receita. Graças a Deus que faltam apenas três meses para ficarmos livres desta administração, na minha opinião, a pior da história de Itaúna.
 
Taxa do Somma
O SAAE continua cobrando indevidamente a taxa do Somma que deveria ter acabado em 2009. Estão desafiando a lei, a justiça e a paciência do povo. A cobrança agora é totalmente ilegal. Nós e os outros órgãos de comunicação estamos sempre denunciando a cobrança. Aqui em Itaúna não existe um vereador ou um advogado que entre na Justiça contra a cobrança abusiva e ilegal? Por isso que sempre digo que o brasileiro tem sangue de barata e acaba aceitando tudo passivamente. Pobre Itaúna!
 
Atacando a si próprio
O candidato Neider Moreira para atacar a administração e seu adversário Osmando fala que Itaúna não mudou nada desde a virada política com Ramalho, em 1982. O Neider se esquece que ele foi líder na Câmara do Osmando e portanto fez parte daquela política que hoje ataca. E afirmo ao Neider que Itaúna cresceu e se desenvolveu foi depois da virada política; antes não constava nem no mapa. Por isso não deve ficar falando abobrinhas porque tem muita gente com boa memória e se não falamos mais é em respeito aos políticos que já faleceram.
 
07/09/12
Falando mal
Outro dia uma candidata a vereadora e uma apoiadora da candidatura de Neider Moreira estiveram em minha casa pedindo voto para ela sem se esforçar muito pelo seu candidato a prefeito. Mas fiquei abismado em ouvir ela se dedicando a falar mal do Osmando. Também há alguns anos fui candidato a vereador e achava que falando mal dos adversários me elegeria. Acabei amassando a tampa da binga, ou seja, perdi um monte de votos por causa disto.
Olhem, defeitos e qualidades todos nós temos, por isso não podemos sair por aí falando mal dos outros; o feitiço acaba virando contra o feiticeiro.
Enquanto a candidata fica falando mal do Osmando, ele e Toinzinho, Zé Luiz e Moisés seguem fazendo suas campanhas, mostrando os problemas da cidade, apresentando seus planos de governo, sem se ocuparem de falar mal de quem quer que seja. E também não se ocupam de mentiras.
Desta vez o povo está esperto, não acreditará mais em pesquisas falsas, em sites piratas e outras coisas que aconteceram há 4 anos. Afinal, quem tem trabalho e propostas coerentes para mostrar não tem que ficar preocupado com o adversário, nem precisa apelar para fofocas, mentiras e intrigas.
Estou procurando manter esta coluna a mais isenta possível na hora de falar de campanha e a linha que o jornal adotou é de oferecer gratuitamente espaços iguais para os candidatos a prefeito que enviarem seus releases. Mas é que acabam acontecendo coisas que a gente percebe que nosso leitor e o eleitor está sendo vergonhosamente enganado e apenas por isso a gente acaba emitindo alguma opinião. O eleitor precisa ficar de olho nisto, nas mentiras e nesta coisa de falar mal do outros, que é mania dos desesperados ou de quem não tem o que mostrar.
 
É preciso cuidado
Certa vez li um artigo do jornalista João Gabriel endereçado a um vereador que está na ativa. João dizia para ele ter cuidado quando fosse falar dos outros pois quando fazemos isso acabamos por atingir a família que toma as dores do personagem da fofoca. E o jornalista está coberto de razão. Melhor aqueles que gostam de uma intriga serem contidos pelos seus mandatários para evitar perda de votos e mágoas nos familiares de candidatos que não têm nada com a história.
 
Fica esperto
Na semana atrasada pedi aqui que se os folhetos anônimos começassem a aparecer caluniando algum candidato que o eleitor não confiasse. Em época de eleição isso é, infelizmente corriqueiro, ainda mais nesta fase final. Mas eleitor, fique esperto. Nós aqui da GAZETA esperamos que a campanha seja limpa e digna e que vença o melhor.
 
Carros estragados
Fomos informados que cada dia que passa esta administração municipal vai encostando mais um carro. O aluguel caríssimo que a prefeitura paga por estes carros daria para consertar todos os mais de vinte carros que estão parados. Por isso a cidade está carente de tudo, porque nem carro para locomoção de trabalho os servidores têm mais
 
01/09/12 
Santanense e o padre
 A cidade viveu nas últimas semanas muitos comentários sobre cartas anônimas e até ameaça de morte que o padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus teria recebido. Pessoas que já moraram no bairro me disseram que tem um grupinho ou grupelho de pessoas lá que só sabem fazer inferno na vida de todos os padres que vão trabalhar lá. Me disseram que assim foi com o padre Gilmar, padre Adilson e outros e agora estão tentando desestabilizar o padre Ulisses César Nogueira. Cheguei até ouvir alguns dos nomes que fazem parte deste grupelho mas não devo citá-los sem provas, porque compete à polícia civil e não a mim descobrir qual deles teria feito a ameaça de morte e que tem ferido a dignidade do padre. Pessoas ligadas à Igreja Católica me disseram que o bispo não quer mandar mais padre para Santanense porque todo padre é derrubado, e se eu fosse o bispo não mandava mesmo, mas como Dom Tarcísio está indo embora para o Rio de Janeiro não sei qual será a decisão do bispo que ficar em seu lugar. Pessoas de outros bairros que pertencem à Paróquia de Santanense soltaram uma carta em desagravo ao padre Ulisses. Uma cópia desta carta chegou às minhas mãos. Vamos aguardar se a polícia vai investigar o autor das cartas anônimas e da ameaça de morte, porque isso está indo longe demais e alguem precisa tomar uma providência para evitar o pior. O padre Ulisses deveria se afastar de Santanense e levar seus trabalho para outros bairros deixando para trás pessoas do mal. 
 
A Igreja precisa evoluir
Critico o que estão fazendo com o padre Ulisses, mas a Igreja Católica precisa evoluir de modo geral. Há pouco tempo li na imprensa nacional queo Brasil que era o país mais católico do mundo já está sendo ultrapassado pelos evangélicos. A Igreja Católica não aceita a comunhão de uma pessoa separada ou que vive sem casamento católico com outra pessoas. Por isto muita gente parou e deixou o catolicismo. Por isso quando as pessoas criticam a Igreja Católica e fala que ela não evolui, os padres ficam bravos e não aceitam mesmo a mudança. Com isso ano após ano eles vão perdendo seus fiéis para outras igrejas ou seitas.E quando o Vaticano se assustar poderá ser tarde demais. Agora, se uma mulher casada é vítima de maus tratos, de humilhação, sofre por causa de bebedeira ou uso de drogas do marido tem que aguentar senão será excomungada pela igreja. O mesmo acontece com o homem que pode ter uma mulher ruim, mas que não tem o direito de se separar dela. A igreja não permite que as pessoas depois que descobrem que aquele que conheceu um doce no período do namoro é uma pessoa cruel na verdade? Enquanto a igreja não entender que quem sofre deve se separar, pocurar encontrar em um novo parceiro um nova vida honesta, voltada também para Deus, vai perdendo fiéis; Eu espero continuar católico até os fins de meus dias, mas a igreja precisa se modernizar
 
.25/08/12
Cuidado com boatos
Em época de campanha política começa uma boataria danada conforme a GAZETA colocou na semana passada. Eu já ouvi cada coisa, mas procuro não me deixar levar por boato, não acredito em muita coisa nesta época, principalmente se estão falando mal de alguém, até que me provem ao contrário.
Já ouvi muita coisa mais absurda, uma mais sem lógica que a outra. Então temos que bater nesta tecla até os dias das eleições. Não acreditem em folhetos anônimos que caluniam e difamem qualquer um dos três candidatos. Eleição a gente ganha é no voto, nunca com mentiras ou calúnias. O eleitor itaunense conhece os três candidatos, conhece suas famílias e até um pouco de suas vidas particulares. Não são de forma alguma estrangeiros em nossa terra. Por isso, analisem que poderá ser o melhor para a cidade, para recuperar a prefeitura, colocar Itaúna de novo no cenário nacional. Itaúna tem que voltar a ser o que era antes e o eleitor é quem vai escolher quem vai nos administrar pelos próximos 4 anos. Então, não acreditem se surgirem calúnias envolvendo os candidatos, suas famílias, pedofilia e tantos outros crimes que surgem nesta ocasião.
Já vimos acontecer isso em Itaúna e por causa de um folheto injusto, mentiroso e até mesmo criminoso, perdemos a chance de eleger um deputado federal em 2010.
 
Difamação
Uma pessoa muito conhecida na cidade, filha de família conhecidas por suas brigas, valentia e até macumbaria anda conversando fiado pela cidade, falado inclusive mal dos servidores da prefeitura, só porque a maioria decidiu apoiar determinado candidato. E que mal há nisso? O servidor quer se sentir em segurança, não ser perseguido como sempre acontece em uma troca de prefeito. Sabemos que o prefeito tem o direito de trocar todos os cargos de confiança porque são cargos que atendem legalmente apenas à sua vontade. Tirando isto, nenhum prefeito tem o direito de perseguir servidor algum por causa de suas preferências políticas. Aliás, o Ministério Público deveria ficar de olho nas perseguições políticas que sabemos existir com os servidores concursados que ocupam cargos que defenderam através de concurso público e ganharam, pelo seu esforço, o direito de trabalhar neste ou naquele setor.
Dizem que a psicóloga da Casa do Servidor está sempre às voltas com vários pacientes com depressão, uma doença muito triste. Portanto, o mínimo que se espera é que respeitem o servidor e suas preferêncas politicas.
 
Plantas morrendo
A empreiteira que está fazendo a eterna reforma da praça da Matriz, a reforma da fonte luminosa, que nunca fica pronta não está regando as plantas e elas estão morrendo antes de fixarem ao solo. Em frente ao Fórum, perto das árvores cisalpinas férreas dá para ver a tristeza que é a secura em que vivem as plantas. Antes de inaugurar a praça as plantas terão que ser trocadas porque já terão morrido por falta de água. Dizem que a prefeitura não pode regar porque a praça ainda está sob cuidados da empreiteira. Então, quem pode dar água às plantas e porquê não o faz?
 
 
18/08/12
Dois mandatos e nada
A conversa que mais se ouve em Itaúna é sobre o fato do prefeito Eugênio Pinto não ter conseguido fazer um nome para seu sucessor. Mas, como um prefeito pode lançar um candidato e vir a apoiá-lo se politicamente anda queimado diante do eleitorado? O apoio do prefeito Eugênio não faria muita diferença e podia acabar tirando votos do candidato que tivesse seu apoio. Sempre quem teve a prefeitura na mão conseguiu fazer seu sucessor. Minto. O ex-prefeito Osmando Pereira da Silva também não conseguiu trabalhar um nome para sucedê-lo em 2005.
Mas voltemos ao Eugênio, que emplacou dois mandatos. A maioria de seus cargos comissionados (de confiança) o traiu agora nas eleições e se debandou para o lado do candidato Neider Moreira. Eles mamaram na prefeitura, alguns "morcegaram" bastante e depois deram uma banana para o prefeito que os colocou lá. Para quem não sabe, "morcegar" é chupar o sangue de que o ajuda, ou seja, iam para a prefeitura, não faziam nada, mas levavam limpinho seu gordo salário ao fim de cada mês. Muitos servidores têm raiva destes morcêgos que chegavam tarde para o trabalho e saíam mais cedo, enquanto a maioria tem que bater cartão na chegada, às 7 horas e na saída, às 17 horas. Os morcegos chegam tarde e ficam poucas horas e hoje...
 
Perseguição
Não gosto de ficar criticando nem falando mal de colega de imprensa. Acho até fora de ética um colega de profissão falar mal o outro. Já vi casos em Itaúna de um barbeiro e de um fotógrafo que gostavam de falar mal de seus colegas de profissão e sempre achei feio.
Mas li na semana passada o editorial de um jornalista que anda pegando pesado no pé de um candidato, falando que ele é café requentado, que não será capaz de impulsionar o município porque não o fez nos 12 anos que teve oportunidade. Não estou fazendo defesa de ninguém, mas é preciso lembrar que muitas foram as indústrias que este candidato trouxe quando esteve à frente da prefeitura, salvando a cidade do estrago que aconteceria com a falência da Companhia Industrial Itaunense. Este jornalista acha que somos bobos, que acreditamos em tudo que ele escreve, atacando quem já deu mostras que sabe trabalhar pela nossa cidade. Ao defender o seu candidato ele se esquece da falsa pesquisa que publicou em 2008 e que acabou desequilibrando o resultado da eleição.
Esperamos que o povo faça seu próprio julgamento. A maioria dos eleitores viveu os últimos mandatos e sabe o que tem que fazer em outubro para que Itaúna volte a crescer, volte a ter respeito no cenário mineiro como tinha antigamente.
Precisamos pensar com bastante calma, medir prós e contra das três candidaturas. Pesar na balança quem será capaz de fazer o quê por Itaúna.
Com a mesma responsabilidade precisamos escolher nosso representante na Câmara que, além de legislar, criar boas leis para melhorar nossa vida, vai fiscalizar o trabalho do novo prefeito itaunense, para que nossos recursos não sejam gastos de outra maneira que não seja em nosso benefício.
 
 
11/08/12
Declaração de bens
A bela casa do deputado Neider, ao lado do Tropical Tênis Clube vale somente 146 mil reais? Então eu sou muito mais rico que ele pois a minha velha e antiga casa, em bairro popular, foi avaliada no início do ano passado em 400 mil reais. Não vou falar de outros bens do ilustre deputado porque não tenho com que comparar. Dois jornais tradicionais da cidade deram destaque em suas primeiras páginas dizendo que Osmando era o mais rico dos três candidatos, segundo suas avaliações dos valores dos bens declarados ao TSE. Sendo assim, se o deputado tiver interesse em vender, nem precisa procurar o Dilson da Minerita, eu mesmo compro.
 
A cratera parou de novo
A obra que resultou na famosa cratera das ruas Dr. Miguel Augusto com Jove Soares parou de novo. Mal recomeçou e foi novamente interrompida. A cratera já foi coberta de terra e recebeu óleo preto para iniciar o asfaltamento. Mas isto foi há semanas. Não chegaram a asfaltar e deixaram para resolver com a Ferrovia Centro Atlântica, o desnível dos trilhos para solucionar de vez a opção do novo escoamento para o trânsito, que o prefeito Eugênio Pinto deixou interrompido por quase oito anos. Do jeito que a coisa anda, só mesmo o próximo prefeito vai terminar a obra. Esta administração tem esta mania, deixa as obras sempre pela metade. Veja por exemplo a creche do bairro Aeroporto, o asfaltamente da Jove Soares que nunca teve continuação e os eternos buracos que nunca acabam. Mas falar nisto é chover no molhado.
O rei Pelé, ficou famoso pela sua desenvoltura com a bola e ainda pela frase "brasileiro não sabe votar". Ele estava certo naquela época e sua frase continua atualizada. Deixemos os brasileiros e vamos nos ater apenas aos itaunenses. Desta vez o eleitor tem três opções para votar para prefeito. Nenhum grupo está lhe enfiando um candidato goela abaixo. Então que pesem os três candidatos, analisem quem pode ser o melhor, mais capacitado, mais experiente para não errarmos novamente. O eleitor itaunense viu com seus próprios olhos o que é votar errado ou por gozação. Depois não tem vereador ou justiça que tire o mau político do cargo, mesmo com as evidências mais concretas.
Outra coisa que escuto nas ruas é eleitor falando que vai votar em fulano porque é "bonito, meu amigo, meu parente",etc. Não podemos e nem devemos pensar assim. Precisamos escolher candidatos a vereador que tenham capacidade de apresentarem projetos que beneficiem a cidade. Vereador não pode ganhar a eleição e depois fugir de seu eleitor, ter ataques de raiva se cobrado por seus atos. É preciso que a nova Câmara a ser formada em outubro apague de vez o que temos ouvido quase todos dias; que este atual mandato é pior de todos. O eleitor é quem forma o Legislativo e para isso deve ouvir os candidatos escolher entre aqueles que se mostrarem mais sérios e mais comprometidos com a cidade. O eleitor não deve se vender por favores. O promotor eleitoral tem alertado que voto é coisa séria. O eleitor não escolhe direito na hora de votar e depois fica reclamando que a Câmara não faz nada. É preciso tentar acertar no que é mais correto, mais capacitado.
 
 
04/08/12
Abandono dos centros comunitários
Muitas pessoas ainda perguntam pelos centros comunitários dos bairros e da zona rural. Na verdade acabaram. Construídos em sua maioria durante o mandato de Francisco Ramalho e os demais nos mandatos de Osmando, estes centros eram usados para reuniões da comunidade, bailes, arrecadação de recursos para melhorias da própria comunidade e até como capela velório. A comunidade se organizava para eleger a diretoria dos centros que era responsável, além de comandar o local e suas diversas utilidades, de levar reivindicações e buscar melhorias junto ao poder público.
Nos dois governos que citamos acima a coisa funcionou bem; na época do Bandinho como prefeito chegou a sofrer intervenções políticas, mas nada que não pudesse ser revertido, mas foi no atual governo que a coisa desandou de vez. A interferência política nos centros foi grande, passaram a "eleger" somente pessoas politicamente ligadas à administração municipal. Mas estes presidentes, mesmo sendo escolhidos, não conseguiam as melhorias reivindicadas pelos bairros e foi todo mundo desanimando até que os centros comunitários acabaram sendo abandonados de vez e o resultado do abandono foi a depredação.
Outro dia um amigo me mostrou o centro comunitário de Campos que virou curral de gado. O centro dos bairros Morro do Sol e Pio XII está com o telhado todo danificado e fui informado que a maioria dos centros está assim. O próximo prefeito terá muito trabalho para recuperar os centros comunitário
 
Plano de recuperação
Fui informado que um dos candidatos a prefeito em uma reunião com seus candidatos a vereador apresentou um plano de recuperação para Itaúna que vai levar três anos para recuperar o que precisa ser recuperado deixando apenas um ano para este candidato, se eleito, por em prática seu trabalho.
E o que não vai faltar é coisa para arrumar. Terá que recuperar todas as ruas da cidade porque nem a lua tem tanto buraco assim. Recuperar todas as praças. A frota de veículos da prefeitura terá que ser remontada com novos maquinários e caminhões. Terá que comprar uma draga nova para a limpeza do mato e o assoreamento do rio São João. A draga Poclain foi uma das primeiras peças a ir a leilão nesta administração. Mas o maior trabalho será a recuperação da auto estima do servidor municipal, principalmente dos mais humildes como os do canteiro de obras, faxineiras, cantineiras que tanta humilhação sofrem diariamente. Não vi o plano de recuperação do candidato mas me garantiram que é muito bem elaborado e terá que ser registrado em cartório para não ficar apenas nas promessas. Quem não se lembra da promessa do atual prefeito de montar a guarda municipal? Tomou Doril e sumiu? Registrado em cartório qualquer um pode chegar e exigir o cumprimento da promessa.
 
28/07/12
Prorrogar horário para quê?
A secretaria de Saúde anunciou há alguns dias que o horário de atendimento da farmácia básica na rua marechal Deodoro, será até as 15h45 para melhor atender às pessoas. Só que está faltando vários medicamentos há meses. Isto mostra o que sem falei aqui, sobre a falta de planejamento do governo municipal. Recebemos a denúncia de que falta remédio para pressão arterial, como anlodipimo, enalapril, clorana e vários outros medicamentos. Então prorrogar o horário de atendimento para quê, se não tem vários medicamentos que o povo precisa? É a administração Eugênio Pinto, que quando conselheiro da saúde pegava no pé do Irineu Macedo e hoje nem medicamentos em estoque ele consegue manter.
 
Contando nos dedos
A maioria dos servidores de todos os setores e secretarias da prefeitura, estão contando nos dedos, os dias e as horas para ver quem será o próximo prefeito, para dar uma reviravolta na prefeitura. São materiais que sempre faltam, mandaram carros, caminhões e maquinários para o leilão e não compraram novos, falta constante de material de limpeza e muita coisa vários servidores mandam consertar do próprio bolso, para não ficarem parados e o dia não passar. O amigo petista me informa que na recepção do prédio da prefeitura, você entra e vê lá no saguão tudo bonito, cadeiras vermelhas(marca do PT) mesas novas, mas é só fachada. É somente na parte da secretaria de finanças que tudo é bonito e arrumado. Em muitas salas e outros setores fora da prefeitura, são mesas caindo aos pedaços, bancos e cadeiras rasgados e ressecados pelo tempo. Segundo o amigo petista se você ver cadeiras em bom estado lá no prédio da prefeitura, a não ser as cadeiras vermelhas (do PT) é porque o servidor pagou do próprio bolso para arrumar sua cadeira, porque não aguentava estragar suas roupas em tanta sucata e molambo de cadeira.
 
Convênio
O amigo petista ainda disse que deveria ter um convênio com alguma capotaria da cidade para consertar cadeiras, bancos, sofás, etc. mas a prefeitura de Itaúna exige tanta papelada, tanta burocracia, que ninguém hoje tem interesse em fazer serviço para ela e ainda ter que esperar trinta dias, ou só Deus sabe quando para receber. Bem diferente de outros tempos em que todo mundo queria ganhar concorrência da prefeitura que era dinheiro garantido. O próximo prefeito vai suar muito para recobrar a confiança dos fornecedores. E o amigo petista me disse que tem firmas que prestam serviços e fornecimento de material para diversas prefeituras e a mais complicada, burocratizada de todas as prefeituras é a de Itaúna. Segundo estes fornecedores, outras prefeituras não pedem a burocracia que a daqui pede. Com toda a certeza o Tribunal de Contas investiga todas elas. Então por que a daqui exige tanto e tem tantos processos na justiça? Vai entender!
 
14/07/12
Pulando fora
Bem que eu disse aqui na coluna que muitos daqueles que o prefeito Eugênio Pinto deu emprego (e para isso encostou muita gente boa e competente) e que viraram seus protegidos acabariam por traí-lo na reta final, lembram? Pois não foi de outra maneira. E o pior de tudo é que a maioria foi justamente para o lado do candidato que passou os últimos sete anos e meio sendo o principal adversário do prefeito, o deputado Neider Moreira. Assim o candidato natural da atual administração, Heli Maia, acabou sem apoio político, tendo apenas dois partidos para apoiá-lo. O resultado de tudo isso é que sem apoio, Heli, que era um bom candidato, acabou desistindo, deixando a disputa apenas entre Osmando, Neider e Zezé.
 
A obra da cratera
Depois de deixar a nova ponte entre as ruas Silva Jardim e Dr. Miguel Augusto interrompida por sete anos, o prefeito Eugênio Pinto está tentando uma saída menos desgastante do cargo. Parece que desta vez a tão polêmica obra sai, mas deixou os motoristas que usam o trecho, sofrendo com os engarrafamentos comuns no local por muito tempo. O ex-prefeito e agora novamente candidato Osmando, tinha deixado a obra quase pronta. Até mesmo a negociação com a Ferrovia Centro Atlântica estava adiantada, porque não teriam gasto recursos com a obra senão tivessem o sinal verde da ferrovia. Agora no final de seu governo, Eugênio vai acabar inaugurando a obra como se fosse de seu mandato.
 
Tinha tudo para dar certo
O prefeito Eugênio Pinto quando assumiu a prefeitura em 2005 tinha tudo para fazer um governo bom, deixar seu nome gravado com honras na história da cidade e hoje poderia deixar a prefeitura e voltar em 2014 na eleição para deputado. Mas Eugênio confiou muito em pessoas que não tinham o mínimo interesse pela nossa cidade a não ser se dar bem. Estas pessoas, que hoje na sua maioria está bem longe, além de deixarem a cidade à míngua, deixou o prefeito em situação ruim politicamente. Pois é, mas ele não disse que não confiava nos itaunenses? Pois agora amarga a confiança que deu a quem não merecia e nem conhecia.
 
Postos de saúde
Muitos postos de saúde foram reformados graças às denúncias de Gilmar Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Saúde, feitas à imprensa. Gilmar expôs a situação calamitosa de todos os postos e assim a administração teve que reformá-los. Gilmar fez o mesmo papel que Eugênio Pinto fazia quando era ele o conselheiro. Eugênio cobrava melhorias, pegava no pé do secretário de Saúde, Irineu Macedo, denunciava na imprensa. Gilmar fez o mesmo e conseguiu as reformas.
 
Centros comunitários
A atual administração vai entregar para o próximo prefeito os conselhos comunitários, em sua maioria, estragados, depredados. Apenas o conselho do Alto do Rosário está em bom estado porque lá a Paróquia de Santana assumiu para trabalhos sociais. 
 
07/07/12
Convenções
A semana que passou foi dedicada às convenções partidárias e coligações dos partidos. O quadro sucessório ficou assim definido para prefeito e vice: Osmando e Toinzinho do Sô João; Neider Moreira e Virgílio Rocha; José Luiz Guimarães e Moisés Perilo. Agora é rezar e torcer para que o eleitor itaunense escolha o melhor para a cidade.
 
Abandonando o barco
Como disse há algum tempo aqui, muita gente que fez parte da atual administração ou que a apoiou, está abandonando o barco que está à deriva. Muita gente deu uma banana para os seus, até então, aliados se bandeando para o lado do desafeto. O desafeto de ontem é o aliado de hoje. Cabe ao povo observar e saber votar. Política é coisa séria e temos que parar de votar na base da gozação e em oportunistas.
 
Fidelidade
Ficamos sabendo que o senador Aécio Neves e governador de Minas, Antonio Anastasia, não participarão das campanhas eleitorais nas cidades que tiverem dois candidatos adversários ligados a eles. No caso de Itaúna, Osmando é do mesmo partido que os dois, o PSDB, e Neider é da base aliada do governador. Engraçado é que exigem fidelidade partidária dos filiados, mas os caciques podem ficar em cima de muro. Vai entender!
 
Presídio parado
Li na imprensa, onde foi divulgado a reunião do Consepi - Conselho de Segurança Pública de Itaúna, que a construtora que tocava a obra do presídio desistiu por não conseguir ajustar os preços com o governo e outra construtora deve ser chamada.
O deputado Neider Moreira divulgou através de outdoors que o seu compromisso da construção do presídio estava cumprido. Só que não está. Só depois de pronta e entregue a obra é que o compromisso estará cumprido. Sendo assim, o deputado, que foi eleito para representar Itaúna, deveria continuar na Assembléia para ficar na cola do governo do estado para a obra do presídio continuar. Do presídio e de tantas outros compromissos de campanha ainda não cumpridos como aumentar nosso efetivo policial, efetivo este que o major Marciel Araújo já avisou que vai diminuir devido a aposentadorias e outras razões. Tem ainda o tão prometido trevo do Morro do Engenho. Portanto, como bem disse o advogado e ex-diretor do SAAE, Eduardo Barbosa, o suplente de Neider não é itaunense e portanto vai se preocupar com suas bases eleitorais e não vai brigar por Itaúna. Se o Neider for mesmo candidato a prefeito, Itaúna vai perder e muito com a falta de um deputado para nos defender junto ao Estado.
 
Pará de Minas
Enquanto Pará de Minas elegeu três, em Itaúna já faz tempo que não elege um deputado federal. Em 2010 quase elegemos Gustavo Mitre mas por causa de boatos maldosos que a população teima sempre em confiar, mesmo sabendo que alguns adversários não medem consequências na briga pelo poder, perdemos a oportunidade de ter um deputado federal e melhor ainda, um deputado na pessoa de um homem íntegro, de família, de caráter e principalmente humilde, diferente de uns e outros que temos por aí. Com isso quem saiu prejudicada foi Itaúna.
 
23/06/12
Camisa nova com calça velha
Pelo que estamos vendo o asfalto da praça da Matriz vai ficar só no remendo. Reformaram todo o interior da praça e estão recuperando a fonte luminosa, graças ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público. Mas de que adianta reformar a praça toda e na hora do acabamento, ao invés de asfaltar toda a praça, fazer só remendos? É como disse no título acima, colocaram camisa nova com calça velha. Pensávamos que, além de um asfalto novo, seria toda sinalizada, mas com este asfalto velho, irregular e trincado, toda a beleza da reforma fica comprometida. Será que a verba acabou antes de fazer o contorno da praça?
Iluminação
Outra coisa que pode ter ficado bonita, mas insuficiente, foi a nova iluminação da praça; clareia pouco. Do lado debaixo, perto da área das agências bancárias, está bem escuro e pode ser um prato cheio para assalto por causa da deficiência da iluminação. Apesar da delegacia estar do mesmo lado, sabemos que a bandidagem anda descarada e não seria o prédio da delegacia que intimidaria. Mas nem tudo está perdido porque sabemos que esta falha pode ser sanada melhorando a iluminação e transformando nossa praça principal em um belo espetáculo de luzes.
 
Elevador
Toda vez que chegam novos ônibus para o transporte coletivo, com elevador, eles são apresentados ao prefeito Eugênio Pinto. Depois que ficam mais velhos é comum o elevador ser o primeiro a ficar comprometido por causa da falta de manutenção adequada. Com a palavra o departamento de trânsito e de vistoria nos ônibus.
 
Agiram
Sempre cobramos do departamento de trânsito que, na linha Jadir Marinho/Lourdes, quando o ônibus estivesse indo para o bairro de Lourdes que o nome do bairro fosse colocado no itinerário para facilitar para os passageiros que utilizam o ponto da rua Silva Jardim, quase esquina com rua Professor Francisco Santiago. Assim já era feito na linha Leonane/Morro do Sol e agora parece que o departamento de trânsito atendeu à nossa solicitação e a melhoria foi feita. Uma coisa simples de resolver, que beneficia os usuários dos coletivos e que, no entanto, demoraram para aplicar. Mas antes tarde do que nunca.
 
Cratera
A obra ou cratera que completou sete anos de abandono (a obra foi parada quando Eugênio assumiu seu primeiro mandato), está sendo, mais uma vez, retomada mesmo que a passos lentos. O prefeito foi contra a obra ainda durante sua campanha eleitoral, mas hoje parece que está percebendo o quanto a via está fazendo falta para escoar o trânsito das ruas Silva Jardim e Miguel Augusto Gonçalves que estão sempre congestionadas. Eugênio escutou demais gente errada. Há alguns anos, o então secretário Lessandro Lessa inventou uma ciclovia no lugar, a menor do mundo, retirando da obra seu objetivo principal. Lessandro era tão antenado com as coisas de Itaúna que ele chamava nossa principal avenida Jove Soares de "Jovem Soares", a rua Antônio do Bá de "Antônio do Bar" e assim por diante. De zona rural então, não entendia nada, mas era secretário. Que triste!
 
16/06/12
Ética e tráfico de influência
Causa espanto na nação a declaração de ministro do Supremo Tribunal Federal, sobre a falta de ética e tráfico de influência e porque não dizer da intromissão indevida do ex-presidente Lula pedindo que o Supremo não julgasse o caso do Mensalão agora. O ministro Gilmar Mendes, conforme noticiou a imprensa nacional, disse que Lula está tentando influenciar o julgamento e a decisão do Supremo.
Como diz o próprio Lula, nunca antes na história deste país, aconteceu de um presidente da República intrometer no Poder Judiciário. É por isto que no Brasil, crimes do colarinho branco não dão em nada, pois nos bastidores a pressão em cima de juízes é muito grande. Isso pegou mal para o Lula e foi muito falta de ética. É como por aqui quando o povo comenta que para certo político a coisa não dá em nada porque gente poderosa em Brasília trabalha para sua proteção.
Estas pessoas não querem saber de nada e não estão nem aí para os desvios de dinheiro público, apenas trabalham para seus próprios interesses.
Tem gente que não pensa jamais nos cidadãos que pagam seus impostos e sem escrúpulos algum surru-piam o dinheiro do povo e ainda tem um outro mau caráter que dá cobertura para proteger o primeiro.
 
Diretas já
Por isto que as entidades de classe e o povo deveriam voltar às ruas e exigir diretas para a escolha dos ministros do Supremo a exemplo da eleição para presidente, governador, senador, deputado, prefeito e vereador.
Se os ministros do Poder Judiciário fossem escolhidos pelo povo e não pelo presidente da república não teriam que submeterem-se a uma situação vexatória como a que o Lula deixou o Supremo. E os ministros não teriam que aceitar influência de ninguém por causa da dívida de gratidão. E assim que penso que está certo.
 
Racha na oposição
O deputado Neider lançou-se mesmo como pré-candidato a prefeito rachando mais uma vez a oposição à atual adminstração. Tudo bem, é direito dele. Se ele vencer a eleição deste ano será prefeito de 2013 a 2016. Se não ganhar volta a ser deputado, ou seja, reassume sua cadeira na assembleia tranquilamente. Não arrisca nada.
Se ele não ganhar e dependendo de quem ganhar, com o racha que ele está provocando vamos ver o que vai acontecer com nossa Itaúna nos próximos quatro anos. Esta eleição pode ser vitoriosa ou por fim na carreira do deputado Neider Moreira. É aguardar para ver.
 
Por onde anda?
Muita gente comentando que o prefeito Eugênio Pinto sumiu há muitos dias da prefeitura. Dizem que ele está em Brasília, com certeza tentando apoio para salvar o restinho de seu mandato que anda por um triz. Para mim tanto faz porque quem aguentou até agora tanto sofrimento por sete anos, aguenta mais seis meses.
E com a lentidão da justiça quando derem a sentença final, faltará apenas um mês para o término do mandato. Então para que tirá-lo?
 
09/06/12
Gente à toa
Nosso amigo petista contou que há algum tempo o prefeito Eugênio Pinto cobrou de um ex-secretário de Infraestrutura (secretário que se afastou para concorrer a uma vaga de vereador, mas que continua na prefeitura trabalhando em um cargo menor, porque ninguém larga o osso) que havia muita gente à toa no Canteiro de Obras. E o amigo disse que existe mesmo muita gente parada lá, mas explicou os motivos.
O prefeito leiloou quase todo o maquinário e caminhões da prefeitura. Então fica operador de máquina pesada e motorista de caminhão que ficam sem fazer nada mesmo porque não tem o que fazer. Colocá-los para fazer outra coisa não pode por causa do "desvio de função", o que dá problema na Justiça trabalhista. Disse ainda que às vezes fica até bombeiro hidráulico à toa, mesmo tendo serviço para fazer, porque não tem material. Assim não tem como trabalhar. Segundo ele, há muito tempo falta de tudo e muitas vezes servidores pagam do próprio bolso pequenos consertos para continuarem trabalhando. O engraçado é que não existe dinheiro para quase nada mas tem para acertos vultuosos para cargos de confiança e festas com cara de eleitoreiras. São coisas deste tipo que causam indignação nas pessoas.
 
Mais indignação
O amigo petista nos informa que o relógio de ponto da prefeitura "de baixo", onde era o escritório da Itaunense, teria sido danificado por gente que está insatisfeita com algumas coisas.
Tive informações que foi feito até um caixote de madeira para proteger o relógio. O motivo de tanta indignação é que tem muita gente ganhando muito e fazendo pouco, trabalham só seis horas por dia e vão embora e não precisam bater cartão. E depois os chefes puxa-sacos vêm cobrar da turma que carrega a prefeitura nas costas e que cumpre o horário integral. Dizem que está um verdadeiro barril de pólvora e já teve gente indo até o promotor de justiça pedir eleição de 1976 quando houve um racha na Arena que era o partido forte da época, comandado por Guaracy e Miguel Augusto. O Nelson decidiu bater de frente com os dois e dividiram o partido em Arena 1 e Arena 2. Quando o Nelson ficou fortíssimo, lançando o slogan "Vamos Quebrar a Panela" e tinha todas as chances de se eleger prefeito não sei o que aconteceu, mas ele desistiu e deixou o Dr. Célio ganhar. O resultado foi que os seguidores de Nelson ficaram decepcionados, o deixaram e o seu declínio político foi inevitável. Portanto, não entendo porque o Nelson está tão espantado com a chapa, caso se concretize, Osmando e Fernando, se ele fez o mesmo em 1976. Portanto, a panela só foi quebrada em 1982 com a eleição do Ramalho.
 
Ingerência
Um grande erro do Edinho de Santanense, atual presidente da câmara foi aceitar a ingerência da turma do Neider no seu mandato, conforme denunciam. Prefeito e presidente da câmara municipal não podem aceitar palpites de deputado pois senão não conseguem governar, fica na marra, ou seja, o famoso rabo preso. Marcos Lima não gostava do Ramalho porque este não aceitou sua ingerência política na prefeitura. Então começou a fazer pirraça até os itaunenses descrentarem dele e sua carreira política foi para o vinagre. O Edinho ao colocar censura em cidadãos que usam a tribuna da câmara queimou seu filme. E tudo isso depois que dois cidadãos criticaram o deputado Neider e suas ações.
Esta mania do Neider em não aceitar críticas não é novidade para nós da imprensa. Quando criticamos a sua atuação política nas eleições de 2008, quando ele deu a prefeitura de presente para o segundo mandato de Eugênio Pinto a primeira coisa que ele fez em resposta às críticas foi cortar as publicidades da assembleia nos jornais que o criticaram. Mas com isso acabou perdendo espaço também e tem que recorrer a outdoors, correndo o risco de propaganda extemporânea, para divulgar suas ações. Algumas pessoas são assim mesmo, não suportam as críticas, só querem bajulação e como não estamos aqui para isso...
 
Asfalto
O asfalto da avenida Manoel da Custódia que deve ter uns três ou quatro meses está uma tristeza só, cada dia arranca mais uma boa parte. Foram colocar uma camada fina demais para render para outras ruas e deu no que deu.
Agora o serviço terá que ser todo refeito e com certeza o gasto será maior e por tão pouco tempo de uso. Isto se chama jogar dinheiro fora.
 
Agradecimentos
A oposição agradece a alguns secretários pelas suas atitudes. Que bons cabos eleitorais!
 
04/02/12
Estão certos
Os vereadores estão certo em controlar as finanças da prefeitura (foram eleitos para isto) durante o último ano do governo Eugênio Pinto e portanto, ano eleitoral.
O prefeito teve oito anos para fazer inúmeras obras e não as fez. Deixou tudo para este ano para tentar melhorar a sua imagem e tentar fazer um prefeito seu sucessor. Na minha opinião vai ser difícil a proeza. Os jornais, formadores de opinião e lidos por pessoas que detêm a opinião de muitos eleitores como familiares, empregados, vizinhos, tem deixado a opinião pública contrária a qualquer nome que o prefeito coloque como seu sucessor. Mas a imprensa comete também alguns disparates como quando quer comparar o prefeito Eugênio Pinto com ex prefeitos. Acho que a comparação não tem como existir. Parece que este governo não vai deixar saudades e, se este nome entrar para a história será como o pior prefeito que a cidade já teve. Exemplo de como deixou tudo por último é o desafogamento do trânsito da avenida Miguel Augusto com Jove Soares. Ele paralizou a obra por 7 anos e agora a retoma.
Quando tomou posse em 2005 já anunciava a paralisação da obra, agora, em ano eleitoral o prefeito resolve concluir o canal e executar a obra da tão sonhada avenida para dar mais fluidêz no trânsito. Mas antes tarde que nunca!
 
Rotatórias
Outra coisa que a atual administração do muncípio inventou de colocar foram as rotatórias no cruzamentos ao invés de semáforos. Rotatória o povo não respeita, parece que tem motorista tão roda dura que não sabe qual é a preferência na rotatória e acaba colidindo.
No domingo, dia 29 de janeiro, uma saveiro colidiu com uma moto na rotatória da avenida Jove Soares coma rua Bolívia e Lilia Antunes. Se fosse semáforo o acidente talvez pudesse ter sido evitado.
Pelo menos cores alguns motoristas ainda reconhecem.
 
Servidores
Vários setores da prefeitura de Itaúna estão precisando de contratação imediata. Faltam rondantes em muitos lugares da prefeitura como praças de esportes, postos de saúde etc. Faltam capinadores, a cidade está cheia de mato, o Rio São João virou rio sujão com o mato tomando conta de seu leito. Tudo isso no centro da cidade. É o que eu vivo dizendo: a falta que faz a draga Poclain que era feita para este tipo de serviço e nunca colocaram outra no lugar depois que leiloaram a que a cidade tinha. A draga foi leiloada semi nova ainda. Até hoje nunca entendemos esta decisão.
 
Carros
Quando é que a prefeitura de Itaúna vai consertar aqueles carros que estão parados por falta de manutenção no seu pátio?
 
28/01/12
Falta de manutenção na prainha provoca ferimentos
Na sexta-feira, dia 20 de janeiro, um conhecido fotógrafo itaunense tomou um tombo feio quando fazia sua caminhada matinal na pista da Jove Soares. O resultado foi um dente quebrado, um corte no queixo e alguns pontos na boca. O motivo do tombo foi a falta de conservação da pista de caminhada, trabalho que deveria ser feito pela prefeitura de Itaúna. Uma das lajes que cobrem o canal está sem cimento por cima, na esquina da rua Cassiano Dornas, em frente à Foreman Sports. Por causa disso o fotógrafo acabou caindo e se ferindo. Já vi um pedreiro da prefeitura fazendo alguns remendos na pista e achei que iam fazer o serviço em toda a extensão da Jove Soares. Mas como nesta cidade tudo tem início mas não tem fim, a manutenção foi feita só entre a rua Manoel Correa e a rua João Dornas.
Já se passaram uns bons três meses e ainda não voltaram para terminar o serviço de manutenção. Um empresário itaunense, que trabalha com aluguel de veículos, também tomou um tombo e acabou parando no hospital, tal a violência da queda. A gente espera que a prefeitura, ao ler esta nota, tome as providências necessárias, o mais breve possível para evitar ferimentos em outras pessoas e até mesmo uma possível ação de indenização para cobrir gastos decorrentes das quedas, o que é de direito de quem se machuca em lugares públicos com buracos, mal feitos ou sem manutenção.
 
Propaganda enganosa
Quando iniciaram a demorada reforma da Praça da Matriz, o Cristiano Carneiro, então secretário de Meio Ambiente, disse que os laguinhos próximos ao Edifício Benfica seriam restaurados e voltariam a ter peixes novamente. Mas os laguinhos, que estão rachados, não foram consertados e acabaram por serem aterrados novamente para receber plantas.
Não deveriam ter enganado a população com tal promessa. Quando fizeram o projeto da praça esta reforma foi incluída e, se foi, verificaram a situação das paredes do lago? Pessoalmente me senti enganado pelo ex-secretário.
 
Fora do alinhamento
Outro dia passando pela reta de Santanense vi a reforma que o prefeito está fazendo na sua casa. Se não estiver enganado, achei que o muro da frente está fora do alinhamento com as outras casas da rua. Como a lei é para todos a fiscalização deveria dar uma olhada e, se constatado a irregularidade, pedir que o muro seja refeito e acompanhe o alinhamento correto da rua. Lei é lei e o prefeito Eugênio Pinto deve dar o exemplo.
 
21/01/12
Pensar muito
Esta é a primeira coluna do ano de 2012. É ano eleitoral e o último ano sob a administração do prefeito Eugênio Pinto. O que esperamos é que quando estiverem definidos os candidatos a prefeito, lá pelo meio do ano, os eleitores itaunenses reflitam cada nome apresentado. Pensem muito em suas propostas, analisem cada candidato e suas capacidades. Não temos bola de cristal para saber como será o futuro, mas que tentem acertar seus votos em um candidato honesto, com transparência em todos os seus atos, que tenha estudo para não ficar vislumbrado com a inteligência de gente esperta e, se possível, com experiência em administrar ainda que seja um negócio.
Precisamos escolher bem o nosso candidato porque eleição é coisa séria. Chega desta coisa de votar por gozação, por rebeldia porque no final dá tudo errado e aí sim, a gente sofre mais ainda. Hoje sabemos o quanto nossas leis são cheias de brechas para aqueles mal intencionados que vão passar 4 anos deitando e rolando em nossa cidade.
 
Continuísmo
O continuísmo não é bom para ninguém e graças a Deus a reeleição acabou e se alguma coisa der errado teremos que aturar apenas 4 anos. Continuísmo só é bom quando tudo vai bem ou seria então como dar murro em ponta de faca. Que Deus nos ajude na escolha de nossos candidatos. Errar é humano, permanecer no erro é burrice.
 
A cratera
Pois é minha gente, depois de oito anos de pirraça parece que finalmente a cratera próximo à redação da GAZETA vai ser arrumada. Outro dia, passando por lá, vi um baú de caminhão, destes que são utilizados para guardar ferramentas além de muita tela vermelha que cerca obras para impedir que pessoas se aproximem muito e corram riscos de acidentes. Só agora, em ano eleitoral, que decidiram por terminar o acesso de veículos, desafogando o trânsito da confluência conhecida como "Esquina do Guimarães". A obra poderia estar pronta há anos ajudando o trânsito do local a fluir melhor. Não tem uma única hora que a gente passa pelo local que não vê um engarrafamento até próximo do posto de gasolina do Alemão. Mas... antes em ano eleitoral que nunca.
As noivas
As noivas agora não podem descer do carro em frente à Igreja Matriz de Sant’Ana. Colocaram meio fio para impedir a entrada de veículos no local, além do que, ao meu ver, aqueles tijolinhos não aguentam por muito tempo o peso de carros sobre eles. Assim as noivas terão que descer de seus carros na rua paralela à Matriz, correndo o risco de acidentes porque uma noiva demora para descer de um veículo por causa da roupa, cabelo etc., e isso vai fazer o carro ficar muito tempo com a porta de trás aberta. Sem falar que perde muito o glamour da chegada à igreja, fica ruim para fotos, e muitos outros rituais de casamento. Falta de pensar, não é mesmo?
 
Caçambas
Como será que a prefeitura, que está entijolando toda a praça, vai colocar lá no meio aquelas caçambas para o entulho de jardim? Será que ao redor da praça para complicar ainda mais o trânsito?