Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado em Itaúna – Rádio Santana FM – Notícias de Itaúna e Região

Boletim sobre a situação na região foi divulgado nesta sexta 05/8, pelo estado – Foto Radio Santana FM

 

 

Oito casos suspeitos da varíola dos macacos são investigados em cidades do Centro-Oeste de Minas, conforme atualização divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira 05/8.

 

Ao todo, são 11 notificações na região. O primeiro caso da doença na região foi confirmado em Bom Despacho.

 

As cidades em que os casos são investigados são: Bom Despacho, Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana, Pará de Minas, Pompéu e Santo Antônio do Monte.

 

1º caso confirmado no Centro-Oeste 

 

A Prefeitura de Bom Despacho divulgou na quarta-feira (3) que o caso suspeito investigado na cidade teve resultado positivo para a doença. Desde semana passada a Secretaria de Saúde do município acompanha o paciente de 42 anos. É o primeiro caso confirmado da doença no Centro-Oeste de Minas.

 

O homem está estável e em isolamento domiciliar e as equipes de saúde seguem monitorando o caso.

 

 

Situação no estado

 

Até as 14h desta sexta-feira, 81 casos da doença foram confirmados em Minas Gerais. Outros 158 casos foram descartados, 291 são suspeitos e 2 casos foram classificados como provável.Um caso confirmado para Monkeypox que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clinicas graves evoluiu para óbito no dia 28 de julho. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.

 

A SES-MG informa que, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas. A SES-MG informa ainda que foi notificada na segunda-feira (1º) de um caso suspeito da doença em uma criança com 1 ano e 6 meses de idade, residente no município de Contagem. No entanto, após avaliação, foi observado que o paciente não atendia aos critérios de definição de caso.

 

Ainda de acordo com a pasta, demais dados quanto aos casos não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).

 

O que é a varíola dos macacos?

 

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

 

 

 

 

 

 

 

 

Casos na região 

Cidade Suspeito Confirmado Descartado Notificações
Bom Despacho 1 1 2
Divinópolis 2 2
Itaúna 1 1
Nova Serrana 1 1
Papagaios 1 (mora fora do país) 1
Pará de Minas 1 1 2
Pompéu 1 1
Santo Antônio do Monte 1 1

Fonte: SES-MG