Sorocaba

“Ação Cidadania Noturna” leva “Cinema para Todos” ao Habiteto nesta quarta-feira (22) – Agência de Notícias

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), segue com a programação de serviços oferecidos às comunidades em horário diferenciado, na próxima quarta-feira (29), também na região Norte da cidade.

A noite desta quarta-feira (22) foi de descontração e lazer para os moradores da região do Habiteto, no bairro Ana Paula Eleutério, Zona Norte da cidade. Isso porque a comunidade recebeu a atividade especial “Cinema para Todos”, realizada ao lado do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Habiteto, uma ação promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), que garantiu monentos de diversão aos moradores.

Durante a programação em família, a secretária da Secid, Ana Cláudia Fauaz, também esteve presente e cumprimentou os munícipes, em nome do prefeito Rodrigo Manga. “Tudo foi preparado com muito carinho para que a população do bairro aproveite bastante. Essa é uma opção de lazer que busca aproximar os serviços do CRAS dos moradores, criando um vínculo e proporcionando momentos de interação”, destacou a secretária.

A atividade faz parte do programa “Ação Cidadania Noturna”, que teve início no dia 1 de novembro e acontece em várias unidades dos CRASs no município e também na sede da Secid. Nesses locais, serão oferecidos diferentes serviços de assistência social à população, em horário diferenciado noturno, possibilitando a ampliação dos atendimentos.

A moradora Maiara Kauani compareceu ao CRAS Habiteto com os três filhos, Davi, Sofia e Natali, para aproveitar a sessão de cinema ao ar livre e aprovou a iniciativa. “Fico feliz de participar. Eles gostam e quase não consigo fazer algo parecido, então, ter algo diferente para fazer com as crianças é sempre muito bom”, falou.

Uiara Silva foi acompanhada dos dois filhos, Miguel e Maria Eduarda, mais a vizinha Isabela, e ressaltou a relevância de ações para a comunidade, como essa. “Esta iniciativa diverte a comunidade e as crianças precisam de opções para lazer, assim. A maioria não tem outras alternativas, além de brincar nas ruas. Se essa ação for realizada constantemente vai impactar positivamente o bairro”, destacou a munícipe.

O “Ação Cidadania Noturna” segue com a programação na próxima quarta-feira (29), também na região Norte da cidade, onde estarão disponíveis os serviços: cadastramentos e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico); pesagem requerida do Auxílio Brasil; atendimentos do Concilia Sorocaba (Centro Municipal de Prevenção e Conciliação de Conflitos) e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), além de orientações sobre benefícios sociais disponíveis à população.

Para os interessados em realizar a atualização cadastral periódica do CadÚnico, evitando perder os benefícios governamentais que exigem esse cadastramento, é necessário levar os documentos de todos os moradores da residência, inclusive comprovante de endereço e, para maiores de 18 anos, o RG, o CPF, o Título de Eleitor e a Carteira de Trabalho (se estiver trabalhando, levar também o último holerite). Para menores de 18 anos, são solicitados o RG ou a Certidão de Nascimento, além da Declaração Escolar (se estiver em idade escolar).

Por sua vez, para realizar a pesagem de mulheres e crianças, uma exigência às famílias beneficiárias do Bolsa Família, é preciso levar a Carteira de Vacinação e o Cartão do Benefício ou o NIS (Número de Identificação Social). Devem passar pela pesagem crianças, de zero a sete anos, e mulheres, de 14 a 44 anos.

Confira, na arte, os locais que receberão a ação especial:

Fotos: Carlos Salles – Secom