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Agência Minas Gerais | Processo de Peticionamento Digital para concurso público do Ipsemg é referência para outros órgãos do Estado

Sex 01 março 2024 12:35 atualizado em Sex 01 março 2024 12:48

Processo de Peticionamento Digital para concurso público do Ipsemg é referência para outros órgãos do Estado

Com o objetivo de otimizar o trabalho e tornar processos mais eficientes, a ferramenta é vista como boas práticas de gestão

Ipsemg / Arquivo download da imagem

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) tornou-se pioneiro no Poder Executivo ao implementar o Peticionamento Digital para concursos públicos. Essa ferramenta, concebida em 2018 com o objetivo de otimizar o trabalho das equipes e tornar o processo de posse dos novos servidores do Instituto mais eficiente, tornou-se uma referência para outros órgãos do Governo do Estado de Minas Gerais. “Desde 2018, o Ipsemg já adotava o Peticionamento Digital para outras finalidades. Em relação ao concurso público realizado em 2023, estudamos a possibilidade de aperfeiçoar este recurso para uma melhor condução nos processos de posses dos novos servidores. Após a idealização da ferramenta, começamos a receber todos os documentos em formato digital, o que, além de auxiliar na otimização do trabalho das equipes, proporciona maior flexibilidade para os servidores”, explicou a chefe de Departamento de Registros Funcionais do Ipsemg, Mônica Moreira Bracarense. O analista de seguridade social do instituto, Kelson Messias de Carvalho Soares, foi um dos idealizadores do projeto, e destaca a importância de modernizar os processos para a melhoria dos trabalhos dentro do Ipsemg. “O uso de ferramentas digitais para modernizar os processos de trabalho é essencial para aumentar a eficiência, agilidade, produtividade e colaboração no instituto. Em 2023, realizamos todo o processo de nomeação para o Concurso do Ipsemg através do Sistema SEI. Foi uma grande oportunidade de contribuir para a criação de soluções inovadoras que melhoram como as pessoas trabalham e colaboram”, destacou. Boas práticas de gestão Em 27/2, a equipe do Departamento de Planejamento e Orçamento (Depo) em parceria com o Departamento de Administração de Pessoal – Registros Funcionais (Deap-REF) do Ipsemg realizou um treinamento para os servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) sobre o Peticionamento Digital. O benchmarkig aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Considerando que a Fhemig realizou um concurso público em 2023 e está em processo de posse dos novos servidores, o treinamento teve como objetivo apresentar as funcionalidades do sistema e seus recursos. “Foi muito gratificante receber a equipe da Fhemig para este treinamento. Ficamos surpresos ao ver que algo que foi pensado há algum tempo e construído com muito trabalho, está gerando frutos e sendo compartilhado com outros órgãos do governo”, salientou o auxiliar administrativo, Marcelo Sousa Silva, que foi quem ministrou o treinamento.

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