Sorocaba

Secretaria da Educação de Sorocaba sedia encontro formativo sobre Alfabetização e Letramento – Agência de Notícias

A Secretaria Municipal da Educação (Sedu) participou, nesta terça-feira (16), no Centro de Referência em Educação (CRE), de um encontro formativo com representantes de 53 municípios do estado de São Paulo. A iniciativa é uma das ações previstas pelo Programa Alfabetiza Juntos São Paulo.

O programa pretende unir os 645 municípios e as 91 Diretorias de Ensino com o objetivo de atingir a alfabetização dos estudantes, com isso, alcançar mais de 50 mil profissionais da educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, incluindo professores especialistas em Currículo, além de coordenadores Pedagógicos e professores alfabetizadores.

O encontro, conduzido por coordenadores do Núcleo Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE), aconteceu em 16 polos do estado, reunindo os articuladores regionais das Diretorias de Ensino e formadores municipais, indicados pelas Secretarias da Educação, a fim de promover diálogos e reflexões sobre o processo de aquisição da linguagem dos nossos estudantes, visando a multiplicação da formação em todo o território paulista, garantindo a formação continuada de professores e demais profissionais da educação.

O município de Sorocaba integra o Polo 10, com a participação das gestoras de Desenvolvimento Educacional Danila Paschoine Firmino e Tully Vicentin de Almeida, que serão as responsáveis pela articulação do programa junto às equipes das instituições educacionais da rede municipal.

“A alfabetização não é apenas um marco no processo educacional, mas sim é considerada um direito fundamental das crianças segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que proporciona às crianças as ferramentas necessárias para explorar o mundo que as rodeia. Por meio do domínio da leitura e da escrita, elas adquirem acesso ao conhecimento, à comunicação e à expressão, capacitando-as a participar ativamente na sociedade”, destacou a articuladora municipal e coordenadora administrativa e responsável pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da Sedu, professora Izaura Mendes.

A professora Ana Lúcia Favoretti, do Núcleo EFAPE de Formação e Monitoramento agradeceu a Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba pela recepção e enfatizou a importância do encontro. “Trabalharemos visando uma educação de qualidade, para que possamos aproveitar as oportunidades de aprendizagens e exercer esse direito aos estudantes”, disse.

Os encontros têm um cronograma mensal, todos com temas já definidos pela EFAPE, que versam sobre a Alfabetização e o Letramento, propondo estudos e estratégias para apoiar as ações dos professores alfabetizadores nas instituições educacionais.