Nugs adquire 26 títulos para os 41 campi, enriquecendo o material de referência e apoio para a comunidade acadêmica
As bibliotecas dos 41 campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estão recebendo uma significativa ampliação de seus acervos, com a aquisição de 26 novos títulos focados em estudos de gênero e sexualidade. Essa iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs), que visa proporcionar mais recursos para pesquisas, formação de servidores e apoio educacional.
A curadoria, atenta à diversidade nos gêneros literários, selecionou obras fundamentais para o campo dos estudos de gênero e aquelas que interligam a temática com a educação. Cada campus receberá 26 exemplares, abrangendo uma variedade de formatos e abordagens, desde literatura e histórias em quadrinhos até teorias feministas e análises sobre a educação.
Os novos materiais estarão disponíveis para consulta e empréstimo, beneficiando tanto estudantes quanto servidores. A iniciativa responde a uma necessidade identificada pelo Nugs, que constatou a carência de recursos adequados nas bibliotecas do IFSP para a realização de pesquisas e atividades acadêmicas na área. A busca pelos títulos pode ser realizada no sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum, utilizando a sigla “Nugs” no campo de busca.
Os primeiros 22 títulos por unidade estão em processo de distribuição, com os quatro restantes a serem enviados posteriormente. O Nugs espera que esse novo acervo contribua para um ambiente acadêmico mais inclusivo e acolhedor, incentivando a expressão e compreensão das diversas formas de ser e estar no mundo.
O IFSP, com essa iniciativa, reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e o apoio à diversidade, enriquecendo o debate e promovendo um espaço de aprendizado mais inclusivo.
Categorias e Sugestões de Uso
Literatura e HQ
Nessa seção, o tema da construção da identidade é tratado de modo sensível e leve, por meio de textos literários e relatos memorialísticos. A maioria das obras são do gênero história em quadrinho que, por contar com linguagem visual além da verbal, propicia diferentes níveis de compreensão, possui grande apelo entre jovens eleitura rápida
Sugestão de trabalho
Roda de leitura; proposta de redação.
Obras
Canção para ninar menino grande – Conceição Evaristo
Nos olhos de quem vê – Helô D’Angelo
A origem do mundo: Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado – Liv Strömquist
Gênero Queer: Memórias – Maia Kobabe
Fun home – Alison Bechdel
Velhice transviada – João W. Nery
Vidas Trans – Amaira Moira
Feminismos
Nesta seção abordam-se diferentes perspectivas teóricas sobre a construção da categoria “mulher”. A maioria das obras contempla a interseccionalidade de raça, classe e gênero, em consonância com os debates feministas mais contemporâneos.
Sugestão de trabalho
Grupo de estudos e pesquisa; formação política.
Obras
A invenção das mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero – Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí
Pensamento feminista hoje: sexualidades no sul global – Heloisa Buarque de Holanda
Feminismo e política – Flávia Biroli
Gênero e desigualdades – Flávia Biroli
Manifesto antimaternalista – Vera Iaconelli
Teoria feminista: da margem ao centro – bell hooks
Gênero e Educação
Nesta seção explora-se a relação entre os estudos de gênero e educação. Além de conceituar gênero e educação, as obras apresentam experiências na educação formal e não formal de pessoas LGBTQIA+, meninas e mulheres, a fim de problematizar práticas discriminatórias e esboçar possibilidades para a construção de espaços educacionais inclusivos.
Sugestão de trabalho
Formação para educadores; grupo de estudos e pesquisa.
Obras
Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+ – Fauston Negreiros
Vozes e vidas de jovens escolares LGBTQIA+ – Sandra Carvalho Cavalcante Freitas
Pedagogias das travestilidades – Maria Clara Araújo dos Passos
Gênero, sexualidade e educação – Guacira Lopes Louro
Diferentes, não desiguais – Beatriz Accioly Lins
Estudos de Gênero
Nesta seção explora-se o debate teórico e filosófico dos estudos de gênero. As obras selecionadas figuram nas bases dos estudos e pesquisas sobre Gênero e Sexualidade, e apresentam reflexões importantes como o combate à violência e à discriminação de corpos não normativos.
Sugestão de trabalho
Grupo de pesquisa; estudos avançados
Obras
Desfazendo gênero – Judith Butler
Problemas de gênero – Judith Butler
História da sexualidade: A vontade de saber (Vol. 1) – Michel Foucault
História da sexualidade: O uso dos prazeres (Vol. 2)- Michel Foucault
História da sexualidade: O cuidado de si (Vol. 3) – Michel Foucault
Manifesto contrassexual – Paul B. Preciado
Devassos no paraíso – José Silvério Trevisan