Imagem: Projeto Socioambiental / SES Itá
A CASAN reforça aos moradores de Itá as orientações sobre boas práticas no uso do Sistema de Esgotamento Sanitário. Uma das principais orientações é não descartar materiais como papel higiênico, cabelos, plásticos e óleo de cozinha na rede de coleta da Companhia. Esta semana uma equipe da estatal registrou um novo entupimento na rede de esgoto provocado pelo mau uso, desta vez na região da Vila Gerasul.
Os técnicos da CASAN estiveram no local tentando recuperar o sistema, mas será necessária uma intervenção com equipamento especial. Um caminhão de uma empresa que trabalha a serviço da Companhia fará o desentupimento da rede coletora de esgoto na próxima semana. Enquanto isso, uma equipe da prefeitura está coletando os efluentes no local, onde o entupimento está sendo monitorado por profissionais da CASAN.
De acordo com Edson Comin, chefe da CASAN em Itá, durante as visitas domiciliares do Projeto Socioambiental que está sendo desenvolvido na cidade a população está sendo orientada sobre a importância de destinar corretamente os resíduos domésticos, que não devem ser jogados na rede de esgoto. Destinar de forma adequada a água da chuva para a rede de drenagem é outra orientação fundamental para o bom funcionamento do sistema.
O novo Sistema de esgoto de Itá está em operação há 12 meses, beneficiando os bairros São João e Floresta e em parte dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul. A CASAN atua na ampliação do atendimento para as localidades de Pioneiros, Mirante e Palmeiras. A ligação na rede coletora de esgoto só pode acontecer em locais que já foram autorizados com aviso na fatura.
Saiba Mais:
Boas práticas para uso do Sistema de Esgoto
– Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico. Nos países em que se permite o descarte no vaso, os papeis são projetados para se desmancharem na água. No Brasil, a maioria das marcas não se desmancha facilmente e por esse motivo as tubulações podem entupir. Absorventes, cigarros e papéis, entre outros materiais, também causam o entupimento das redes de esgoto e ainda comprometem o bom funcionamento das estações de tratamento.
– Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.
– Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.
– Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em pontos de coleta para reciclagem.
– Em residências, verifique periodicamente a caixa de gordura, e se houver excesso muito material incrustado, providencie a limpeza. Em geral, a retirada da parte sólida deve ser realizada a cada seis meses e de forma manual (com auxílio de pequenas pás ou colher), mas esse período pode variar de acordo com os hábitos alimentares da família. O resíduo sólido deve ser descartado no lixo comum, em sacos plásticos.
– Em prédios, bares e restaurantes a limpeza da caixa de gordura precisa ser feita com muito mais frequência, e pode ocorrer mensalmente, semanalmente ou até diariamente, variando em função do número de moradores (no caso de edifícios) e da quantidade e do tipo de alimento que o estabelecimento produz (em caso de lanchonetes e restaurantes).
– Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. Nem a rede de coleta, nem a estação de tratamento, são dimensionadas para receber essa água. Esse tipo de ligação sobrecarrega o sistema, pode causar rompimentos e retorno do esgoto para as ruas ou até mesmo para dentro dos imóveis. A água da chuva também sobrecarrega e compromete o funcionamento das estações de tratamento, que são dimensionadas para receber exclusivamente esgoto.
– Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.
– Evite plantar árvores próximas às tubulações de esgoto, pois as raízes podem causar danos à rede.