O Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu início nesta quarta-feira, 31, à Operação Caminho dos Cânions.
As atividades foram planejadas em conjunto com os municípios e envolvem diversos segmentos, tais como meio ambiente, trabalho, saúde e direitos humanos e justiça.
Dentre os temas das oficinas estão primeiros socorros, segurança no trabalho rural, produção de textos e educação inclusiva.
Sete cidades do Sul catarinense fazem parte da operação com aproximadamente 30 ações em cada localidade envolvendo oficinas e vivências que duram no mínimo duas horas cada. O evento de encerramento será realizado em Praia Grande, no dia 10, às 10h.
Segundo o coordenador do NER Udesc, Rafael Gué Martini, o projeto visa promover a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação para milhares de pessoas:
SONORA
Um dos diferenciais desta edição é a parceria com instituições do Brasil e exterior: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidad Diego Portales, do Chile; Universidad Nacional de Asunción e Universidad Santa Clara de Asís, do Paraguai.
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) também se uniram às universidades, colaborando nas negociações e planejamento.
No site https://www.udesc.br/nucleorondon é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações.