Os reeducandos catarinenses que não concluíram os estudos na idade adequada, têm a oportunidade de obter a certificação nos ensinos Fundamental ou Médio, através do Exame Nacional do Certificado de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA).
A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina informa que na edição deste ano estão inscritas 12.598 pessoas privadas de liberdade, resultando em 47,4% da população prisional do Estado.
O Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional de Santa Catarina, para 2020-2024, define como meta o crescimento de 40% em inscrições dos Exames Nacionais.
O total do Estado nesse período foi de 46,52%, superando a meta, e demonstrando o comprometimento com as ações educacionais, como explica a secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini:
SONORA
O exame deste ano será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, e visa à elevação da escolaridade dos privados de liberdade.
O participante será considerado concluinte se atingir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas, e obtiver nota igual ou superior a cinco, na prova de redação.