NOTÍCIAS

Em evento da Polícia Civil, ministro do STF, André Mendonça, diz que governança é fundamental para enfrentar o crime organizado

Fotos: Roberto Zacarias / SECOM

O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, recebeu nesta sexta-feira, 16, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. O ministro veio a Santa Catarina para participar do evento Governança e Segurança Pública, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis.

O Ministro do STF, André Mendonça, explorou o tema governança pública e crime organizado e começou sua manifestação dizendo que a governança nas instituições de segurança pública é fundamental para o enfrentamento das associações criminosas. Para uma plateia formada por policiais civis e integrantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, dentre outras autoridades, o ministro elencou quatro grandes desafios para o enfrentamento do crime organizado: a falta de liderança política; governança no setor de segurança pública; atuação do sistema de justiça e gestão do sistema penitenciário.

André Mendonça foi enfático ao destacar a importância do papel da polícia junto à sociedade e que deve haver mecanismo de correção e conduta dos agentes públicos. “Digo isso porque o cidadão confia no policial e, quando não o agente público falha, no cumprimento de seus deveres, quebra essa relação de confiança”, assinalou.

Ele também discorreu sobre aspectos relacionados ao sistema de justiça. “Há muito por se fazer para combater à criminalidade, mas os policiais não podem desistir e nem fraquejar, pois o cidadão confia no agente público. Vençam os obstáculos, melhorem a gestão, aprimorem a investigação. Há espaço para melhorar e vocês podem ser influenciadores desta melhora”, finalizou.

Foto: Roberto Zacarias/Secom

A palestra do ministro foi precedida pela apresentação do juiz de Direito de Santa Catarina Marcio Schiefler Fontes. Ele elogiou o trabalho das Forças de Segurança de Santa Catarina no socorro às vítimas das recentes enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. Ele também destacou a atuação da PCSC. “A PCSC do meu estado vem sendo dirigida por um amigo, delegado Ulisses e, em menos de dois anos, já registra uma queda significativa nos índices de criminalidade. Importante ressaltar que a melhora desses índices são em cima de índices altamente positivos”, pontuou.

O procurador do MPSC, Fábio Trajano de Souza, elogiou o desempenho da PCSC. “A Polícia Civil de Santa Catarina é uma das que mais combate corrupção, facções criminosas, identificação de autores de crimes digitais. E isso acontece porque temos harmonia e integração entre as polícias e um Poder Judiciário que dá uma resposta rápida e célere”, observou.

O secretário da Segurança Pública, Flavio Graff, disse que ficou honrado pelo convite para participar do evento. “Segurança é um tema que recebe especial atenção do governador Jorginho Mello e tenho certeza que as palestras vão contribuir para que, cada vez mais, vamos trabalhar e colocar a governança no dia a dia do gestor público”, assinalou.

O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, destacou que a PCSC vem alcançando índices históricos como, por exemplo, 80% na resolução de crimes e que isso é resultado da cooperação entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. “Nossos bons resultados vem de um planejamento estratégico pautado na determinação do governador Jorginho Mello que é atuar mantendo uma linha dura contra o crime e prestar um atendimento qualificado ao cidadão”.

Foto: Roberto Zacarias/Secom

Ulisses Gabriel também fez a entrega simbólica de cinco viaturas com proteção balística, com recursos liberados na gestão do ministro André Mendonça quando estava à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As cinco viaturas caracterizadas foram entregues para as delegacias especializadas. A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) recebeu duas viaturas; a Delegacia de Combate ao Crime Organizado na Capital (DECRIM); a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) receberam uma cada.

A solenidade também contou com a presença do secretário da Casa Civil, Marcelo Mendes; do procurador-geral de Justiça do MPSC, Fábio Trajano; do primeiro vice-presidente do TJSC, Cid José Goulart; da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do TRE, entre outras autoridades.