Novos tanques da ETA Barra Velha. Foto: Acervo CASAN
Com o objetivo de garantir maior eficiência ao tratamento de água em Barra Velha, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) instalou dois novos tanques de 25 mil litros na Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro Sertãozinho. O investimento nas estruturas foi de R$ 132 mil. Os tanques vão reservar o Policloreto de Alumínio, uma substância utilizada na separação de partículas sólidas da água líquida.
“Esse é um material coagulante, que aglutina e forma flocos de partículas sólidas. Esses flocos então vão ao decantador e são depois separados para descarte”, explica o chefe de Agência, Luciano Schossler Mendonça, que reforçou também a segurança proporcionada pelas estruturas. “Dentro dos tanques, há a garantia de que esse produto químico esteja seguro e em boas condições de armazenamento para a operação”.
Nos últimos meses, a CASAN vem executando uma série de melhorias no setor de água de Barra Velha. No Bairro Itajuba, um dos mais visitados durante a temporada, a Companhia faz atualmente, a instalação de 5 km de novas redes. Já no Bairro Quinta dos Açorianos, 1,2 km de novas tubulações foram assentadas e mais 1,5 km estão previstos até o fim do ano. Em 2023, a cidade também recebeu 2,5 milhões de litros de água divididos entre quatro reservatórios de aço inoxidável no Morro das Antenas (1 milhão de litros) e um reservatório de aço vitrificado no Bairro Itajuba (1,5 milhão de litros).